UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA
E MATEMÁTICA
COMO USAR OS MATERIAIS DO
LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA (LVM) DA UNIJUÍ
Tânia
Michel Pereira
Juliane
Sbaraine Pereira Costa
Ijuí, abril de 2011
Introdução
Nesta apostila as tarefas estão
baseadas em materiais que foram elaborados com HTML e JavaScript ou com HTML e Cabri
II® e CabriJava®.
Os materiais a serem visualizados
podem ser acessados pelos links que se encontram no quadro, no final da
apostila.
Características dos
materiais
Os materiais construídos com HTML com JavaScript,
são materiais interativos e/ou peças arrastáveis, que podem auxiliar os alunos
a formarem certos conceitos de matemática. Entre os materiais construídos com
esta técnica, temos materiais tradicionais como o material dourado, o ábaco, as
barras de Cuisenaire e os blocos lógicos. Para movimentar as peças destes
materiais virtuais, basta arrastar as mesmas com ajuda do mouse.
Figura
1 – Peças arrastáveis para o ensino de frações
Nos materiais construídos com HTML com JavaScript,
o professor deve organizar uma seqüência de atividades, da mesma forma que
utilizaria caso estivesse trabalhando com materiais concretos, visando com isto
direcionar os educandos.
Os materiais elaborados com HTML e JavaScript
precisam ter habilitado um navegador da internet, mesmo que a máquina não
esteja conectada a internet, pois estes materiais são interpretados por um
navegador. Este navegador pode estar bloqueado para este tipo de código, para
desbloqueá-lo é necessário desabilitar o Habilitador de Pop-ups.
Nos materiais elaborados com HTML com Cabri II® e
CabriJava®, são disponibilizadas simulações envolvendo figuras geométricas e
gráficos. Nos materiais elaborados com esta técnica é necessário arrastar
pontos específicos para alterar as figuras. Nestes pontos aparece a expressão
“Este ponto” ou “This point”. Na primeira vez que abre a página é necessário
clicar duas vezes sobre o ponto para arrastá-lo.
Figura
2 – Simulação sobre triângulos com áreas equivalentes através da movimentação
de pontos
Alguns destes materiais vêm acompanhados com listas
de exercícios, para aqueles que não vem, é necessário que o professor elabore
um roteiro ou lista de atividades.
Para o perfeito funcionamento destes materiais é
necessário que seja instalado um plugin para interpretação do Java ou Máquina
Virtual Java.
Para instalação da Máquina Virtual Java para Windows em seu computador, execute o programa disponível na página http://www.java.com/pt_BR/ .
Clique no botão
“Download gratuito do Java”.
Clique novamente no
botão “Download gratuito do Java”.
Espere a instalação.
Clique em Executar.
Clique em Executar.
Clique no botão
Install>.
Clique no botão
indicado.
Espere a instalação
completa.
Clique no botão “Close”.
Tarefa 3 – LVM –
Laboratório Virtual de Matemática
Você deve explorar exaustivamente 4
materiais elaborados com cada técnica, totalizando 8 materiais, dos que seguem
listados no quadro abaixo.
Caso algum link não
funcione, copie seu endereço e cole-o na barra de endereços do seu navegador da
internet.
Depois de ter explorado os oito
materiais, escolha um entre estes para elaborar uma sugestão de aula, a ser
desenvolvida no Laboratório de Informática Educativa – LIE. Neste momento você
não precisa aplicar esta aula com os alunos. Porém, se você está desenvolvendo
um conteúdo para o qual a aula planejada seja adequada, você poderá aplicá-la. Neste
caso, faça um relatório e poste-o no fórum Relato de aulas dadas com utilização de materiais do LVM com
alunos
.
Itens
necessários na organização da sugestão de aula:
ü Conteúdo abordado;
ü Tempo previsto;
ü Objetivos: apresentar sucintamente a
finalidade da aula, aquilo que se pretende ensinar;
ü Desenvolvimento: descrever como a
aula será conduzida. Neste item é importante que os recursos didáticos que
serão utilizados na aula, bem como os procedimentos que o professor irá tomar,
sejam descritos detalhadamente, de forma que tal planejamento possa ser
utilizado por outro professor, sem necessidade de outras explicações sobre tal
planejamento. Consideramos como recursos didáticos: textos, listas de exercícios,
softwares, jogos, materiais manipulativos,...
ü Avaliação: como verificar a
aprendizagem dos alunos.
Coloque suas dúvidas no fórum
específico dentro do curso.
Bom
Trabalho!