CC1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Cintia Fogliatto Kronbauer – UNIJUI – PROBIC/FABPERGS, Prof. Dra. Cátia Maria Nehring – UNIJUI, Prof. MSc. Marta Cristina Cesar Pozzobon – UNIJUI, Prof. MSc. Isabel Kolterman Battisti – UNIJUI
CC2 - A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE WINGEOM NA LICENCIATURA DE MATEMÁTICA
CC18 – A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CLUBE DE MATEMÁTICA
Halana Garcez Borowsky - UFSM, Andressa W. Marafiga - UFSM, Diaine S. Garcez da Silva - UFSM, Thiéli Tastch Niederaurer - UFSM, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM
CC19 - ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: APRENDIZADO NO AMBIENTE MOODLE PROPOSTA DE ATIVIDADES E ESTUDO DE CASO
Christiane Novo Barbato - Faculdade de Jaguariúna, Silvio Petroli Neto - Faculdade de Jaguariúna, Celso Roberto Maroso - Faculdade de Jaguariúna, Adriana Maria Cozzolino - Colégio Virgem Poderosa
CC21 - A FÍSICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
José Bohland Filho - IFES
CC22 - O ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
David Antonio da Costa - CED/UFSC, Ketlin Weiss - UFSC, Henrique César Silva - CED/UFSC, Germano Viegas - UFSC
CC23 - A RELAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA COMO PESQUISA E A CIÊNCIA COMO ENSINO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Marcos Francisco Borges - UNEMAT, Rita de Cássia Pereira Borges - IFMT
CC24 - PRATICAS DE EaD PARA CURSOS DE EXTENSÃO EM TECNOLOGIA
Octavio Cavalari Júnior - Universidade Cruzeiro do Sul / IFES – Campus Colatina, Juliano Schimiguel - Universidade Cruzeiro do Sul, Artur Ubaldo Marques Júnior - Universidade Cruzeiro do Sul
CC27 – SOBRE A TECNOLOGIA SOCIAL E A ETNOMATEMÁTICA DE UMA MARCENARIA COLETIVA FEMININA
Renata Cristina Geromel Meneghetti - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação/ Universidade de São Paulo, Geisa Zilli Shinkawa - Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência/Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Ricardo Kucinskas, Departamento de Matemática/Universidade Federal de São Carlos
CC28 - O LÚDICO NO AMBIENTE COMPUTACIONAL: focando o ensino e a aprendizagem de frações
Renata Cristina Geromel Meneghetti - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação/Universidade de São Paulo, Sergio Luiz Daltoso Junior - Instituto de Física de São Carlos/Universidade de São Paulo
CC29 - Sobre os documentos governamentais e institucionais do curso de Engenharia Elétrica: Uma análise da Relação Institucional Esperada
Joelma Iamac Nomura - PUC-SP
CC30 - USANDO MODELAGEM MATEMATICA, NO CUSTO DE UMA PIZZA
Paulo Cléber M. Teixeira - Universidade Federal do Tocantins, Luana Cristina Paludo - Universidade Federal do Tocantins
CC31 - OS CONFIGURADORES DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Josimar de Sousa, Unemat/Cáceres/Mato Grosso/Brasil
CC32 - DIFICULDADES E SUPERAÇÕES NA FASE INICIAL DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA SOB DIFERENTES OLHARES: PROFESSORES INICIANTES E PROFESSORES EXPERIENTES
Aline Mide Romano de Barros - Centro Universitário Anhanguera Leme
CC33 - O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM TRABALHO REALIZADO NO PIBID
Nilce Fátima Scheffer - URI Campus de Erechim/RS, Simone Fátima Zanoello – URI Campus de Erechim/RS, Camila Cristina Lopes – URI Campus de Erechim/RS, Camila de Aguiar – URI Campus de Erechim/RS, Elizandra Pires de Matos – URI Campus de Erechim/RS, Larissa Ronsoni – URI Campus de Erechim/RS, Sabrina Battisti – URI Campus de Erechim/RS
CC34 - MODELAGEM MATEMÁTICA DA PIRÓLISE DO ETANO EM FORNO
A. Patricia Spilimbergo - UNIJUÍ, Viktor G. Krioukov - KGTU
CC35 - AS MANIFESTAÇÕES DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DAS SOCIEDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA, SBEM, SBM E SBMAC E DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÕES SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE
Wilson Santana da Cunha - Universidade Luterana do Brasil, Arno Bayer - Universidade Luterano do Brasil
CC36 - FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DE RECURSOS DA INFORMÁTICA E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Tânia Michel Pereira – UNIJUÍ, Juliane Sbaraine Pereira Costa – UNIJUÍ
CC37 - FLUXOGRAMA DA CADEIA PRODUTIVA DE UMA MARCENARIA COLETIVA FEMININA: elemento para compreensão da Etnomatemática desse grupo
Ricardo Kucinskas - Departamento de Matemática/Universidade Federal de São Carlos, Renata Cristina Geromel Meneghetti - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação/Universidade de São Paulo
CC38 - INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanderlei Adriano Petry - ULBRA, Carmen Teresa Kaiber - ULBRA
CC39 - REVISÃO DE LITERATURA NA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
CC40 - OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O CONCEITO DE LOGARITMOS – APONTAMENTOS INICIAIS DE UMA PESQUISA EM SALA DE AULA
Roselia da Rosa Lütchemeyer - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus de Santo Ângelo, Nilce Fátima Schefer - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus de Santo Ângelo
CC41 - O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Rafael Silva Patrício - Universidade do Estado do Pará, Maysa Da Silva Leite Almeida - Secretaria de Estado de Educação do Pará
CC42 - MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONCENTRAÇÃO DE ÁLCOOL NO SANGUE E A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO CALC
CC47 - JOGOS DE VERDADE NA CONSTITUIÇÃO DO BOM PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Grace Da Ré Aurich - UFRGS, Samuel Edmundo López Bello - UFRGS
CC48 - INTERFACE DA LEITURA E ESCRITA NA MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E NUMERAMENTO A PARTIR DO INAF NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM MATEMÁTICA
Janeisi de Lima Meira - Universidade Federal do Pará, Marisa Rosâni Abreu da Silveira - Universidade Federal do Pará
CC50 - PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS: UM TEMA SOCIAL ABORDADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
CC51 - O ENSINO DE MATEMÁTICA E O CONTEXTO EDUCACIONAL DA EJA NO ESTADO DE MATO GROSSO
Osinéia Albina Brunelli - UFMT
CC52 - NUMERAMENTALIZAÇÃO: UMA ANALÍTICA SOBRE OS NÚMEROS, AS SUAS RELAÇÕES E OS SEUS REGISTROS NA CONTEMPORANEIDADE
Patrícia Moura Pinho - UFRGS
CC53 - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE TRATAM DE NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS POR ALUNOS DA EJA
Evanilson Landim Alves – UFPE, Andréa Paula Monteiro de Lima – UFPE, Dayse Bivar da Silva - UFPE
CC54 - PROJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA ALTERNATIVA AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS DO SÉCULO XXI
Eduardo Britto Velho de Mattos - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
CC55 - MARCAS DA DIVISÃO – UMA ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DA OPERAÇÃO DE DIVISÃO NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Michele dos Santos Ferreira - UFRGS
CC56 - ANÁLISE COMPARATIVA DO PROCESSO AVALIATIVO DESENVOLVIDO NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS
Francine Monteiro - UFSM, Ricardo Fajardo - UFSM
CC57 - JOGOS MATEMÁTICOS: SUA PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
Maria Christina Schettert Moraes – UNICRUZ, Maria Theresa Soares Schettert de Oliveira – UNICRUZ, Ana Elisa Klein Silvestri - UNICRUZ
CC58 - A RELAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A CALCULADORA
Lauro Igor Metz – FAEL, Darbi Jean Andrade da Silva Marcondes – FAEL
CC59 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COM O TEMA MULTIPLICAÇÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS
Claudia Lisete Oliveira Groenwald - Universidade Luterana do Brasil, Tania Elisa Seibert - Universidade Luterana do Brasil, Andrielly Viana Lemos - ULBRA
CC60 - EDUCAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA NO BRASIL SOB O REFERENCIAL FLECKIANO: UMA COMUNIDADE COMPARTILHANDO DE UM MESMO COLETIVO DE PENSAMENTO?
Afrânio Austregésilo Thiel - IFC-Camboriu
CC61 - A CONTEXTUALIZAÇAO NO ENSINO DE SEMELHANÇA NOS LIVROS DIDÁTICOS RECOMENDADOS PELO PNLEM 2009 - 2011
Maurício de Moraes Fontes - Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB –PA, Dineusa Jesus dos Santos Fontes - Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB -PA
CC62 - NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
Eulina Coutinho Silva do Nascimento – PPGEA/UFRRJ, José Roberto Linhares de Mattos – PPGEA/UFRRJ / Instituto de Matemática, Universidade Federal Fluminense, Josenilson Lopes Lola - Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta/ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
CC63 - SABERES DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO ENSINO DA ESTATÍSTICA
Alessandra de Abreu Corrêa - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, João Bernardes da Rocha Filho - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
CC64 - CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS IDEIAS PROPOSTAS NOS PCN E NO REFERENCIAL CURRICULAR DO RS
Catia Maria Nehring - UNIJUI, Danusa de Lara Bonoto – UFFS, Maria Arlita da Silveira Soares - URI/Santiago, Suelen Gavioli Machado - URI/Santiago
CC65 - OS NÚMEROS RACIONAIS NA REPESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 6º ANO
Carla Luciane Viero Bravo - URI/Santiago, Maria Arlita da Silveira Soares - URI/Santiago
CC66 - REFLEXÕES SOBRE A RELAÇAO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE LIECENCIATURA EM MATEMÁTICA DA URI SANTIAGO
MACHADO, F. M. - URI Campus de Santiago, CHAVES, T. V. - URI Campus de Santiago
CC67 - A FERRAMENTA METACOGNITIVA COMO ALAVANCA PARA INTRODUZIR A NOÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Clarice P. C. R. Pommer – FEUSP, Wagner Marcelo Pommer – FEUSP
CC68 - O APRENDER A APRENDER NO ENSINO MÉDIO: O USO DE SITUAÇÕES TEMATIZADAS NAS EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES
Wagner Marcelo Pommer - FEUSP, Clarice P. C. R. Pommer - FEUSP
CC69 - O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO VOLTADO PARA O COTIDIANO
Claudionor Araújo de Oliveira - Universidade Luterana do Brasil, Arno Bayer - Universidade Luterana do Brasil
CC71 - A MATEMÁTICA E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA EJA
Euguison Jorge Camargo – Universidade Federal de Mato Grosso, Marta Maria Pontin Darsie – Universidade Federal de Mato Grosso
CC72 - A ÁREA DE “MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS” NO “NOVO ENEM” – POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS NA AÇÃO DO PROFESSOR
Ana Queli Mafalada Reis – UNIJUÍ, Cátia Maria Nehring - UNIJUÍ
CC73 - PROFISSÃO PROFESSOR: PLANEJAMENTO DAS AULAS, FORMAÇÃO E EXPECTATIVAS
CC74 - O ENSINO DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO JÚLIO DE CASTILHOS: ESTUDO SOBRE AS PROVAS DE MATEMÁTICA DO CURSO COMPLEMENTAR (1936-1937)
Antonio Cesar dos Santos Esperança - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
CC75 - CONSIDERAÇÕES PÓS MODERNAS ACERCA DO PROGRAMA GESTAR II DE MATEMÁTICA
Emanuel Nogueira de Souza - PPGECM/IEMCI/UFPA, José Messildo Viana Nunes - IEMCI/UFPA
CC76 - MODOS DE DIZER-SE E VER-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO DISPOSITIVOS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Fernando Cezar Ripe - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Samuel Edmundo López Bello - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
CC77 - Onde está o problema para resolver problemas: capacidade leitora e linguagem matemática
Karen Muniz Feriguetti – IFES, Talmo Moraes Lucas - IFES
CC78 -MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE MOTIVAÇÃO DO ALUNO – O CASO DA FEIRA DE MATEMÁTICA
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos - Universidade Federal de Pelotas Edilon Trisc - E.M.E.F. Olímpio Vianna Albrecht, Rosana Figueiredo Salvi - Universidade Estadual de Londrina
CC79 - AS ATITUDES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VIAMÃO SOB O PARADIGMA DE DEMO
Vagner Jorge da Silva – PUCRS, João Bernardes da Rocha Filho - PUCRS