Brechó do Nôno marca história do projeto pelo sucesso da realização

No fim de mais um ciclo do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, relembramos de uma atividade que teve um grande envolvimento e um belo resultado: o Brechó do Nôno. A conexão entre as diferentes temáticas abordadas pelo projeto se estabeleceu de forma muito atrativa para os alunos participantes. Em quase todo o mês de maio, a atenção esteve voltada para o Colégio Estadual José Lange, de Augusto Pestana, ao qual foi proposto a realização de uma feira de usados, entre roupas, calçados, brinquedos e livros. A proposta teve por objetivo unir o conhecimento sobre finanças pessoais e empreendedorismo, possibilitando aos alunos a educação financeira, técnicas de controle e gestão de caixa, marketing de evento e atendimento ao público.

No início do mês de maio, os alunos arrecadaram os materiais para serem vendidos na feira. No dia 18, os educandos, auxiliados pela professora Roselaine Filipin, do curso de Ciências Contábeis, separam os produtos e determinaram o preço de cada, etiquetando-os de maneira organizada. Com a atividade, os alunos trabalharam com planilhas de preços e cálculos sobre um produto, o que possibilitou a eles um maior entendimento sobre a organização de uma feira, além da noção sobre finanças. Segundo a professora Marcia Sostmeyer, que acompanhou e auxiliou os alunos nas atividades, os mesmos se sentiram animados com a organização da feira. “O envolvimento dos alunos foi muito grande. Eu percebi neles uma ansiedade quanto ao projeto, um envolvimento, desde as planilhas do Excel, que eles não conheciam antes, até a separação e etiquetação das roupas. Percebi neles um trabalho voluntário, uma determinação muito grande em fazer essa feira acontecer”, conta Marisandra.

Na semana seguinte, no dia 24 de maio, foi a vez do empreendedorismo no Colégio Estadual José Lange. Com a orientação da professora Marisandra Casali, do curso de Administração, os educandos foram instruídos ao mundo do empreender, do qual puderam conhecer características do empreendedorismo, formas de empreender e o trabalho que enfrenta um empreendedor. Também receberam informações sobre o marketing, aparência pessoal e bom atendimento.

Toda a dedicação e esforço dos alunos na preparação da feira resultou na realização do Brechó do Nôno nos dias 12 e 13 de junho. A comunidade esteve presente nos dois dias, adquirindo os produtos que estavam à venda no ginásio do colégio. Centenas de artigos, entre roupas, calçados e bijuterias faziam parte da grande exposição. O entusiasmo dos alunos também foi grande, que se revezaram nas tarefas de vendedor, caixa, recepcionista e segurança da feira. A estudante Kauane Huth, que participou da feira como vendedora, conta que a oportunidade foi gratificante. “É uma experiência muito boa. Nós nunca tínhamos lidado com isso, contar preço, expor roupas. Então, foi uma experiência muito boa para nós da escola. A gente interagiu com pessoas novas e eu acho que está sendo muito legal”.

Segundo a professora do curso de Ciências Contábeis, Roselaine Filipin, a feira foi uma grande oportunidade para trabalhar com os estudantes diferentes temáticas do projeto. “A feira trouxe para os alunos uma visão de organização, tanto financeira quanto na questão de administração. Eles passaram a ter uma ideia de como funciona a feira enquanto um negócio. Foi muito especial, foi um envolvimento muito bacana que aconteceu, entre o projeto e os alunos”, argumenta a professora.

Resultado do Brechó do Nôno

Uma grande experiência e um belo resultado! Foi assim o Brechó do Nôno, realizado no Colégio Estadual José Lange, em Augusto Pestana. Os alunos participaram de forma entusiasmada, em todas as etapas de produção da feira. Nos dias 12 e 13 de junho, o Brechó do Nôno acolheu de portas abertas a comunidade, que foi recebida pelos educandos, que se dividiram nas funções de vendedor, caixa, recepcionista e segurança. Depois de várias atividades, coordenadas pelas professoras Roselaine Filipin e Marisandra Casali, dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, respectivamente, os alunos demonstraram seu potencial na realização da feira. Está na hora de conferir o belo resultado desta experiência 🙂

Publicado por Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola – Unijuí em Sexta-feira, 15 de junho de 2018