Conversa com a Corsan sobre o consumo e a economia de água

Nesta quarta-feira, dia 06, os alunos do ensino médio da escola Emil Glitz receberam a visita da Corsan, que veio nos falar sobre a Água, tão preciosa e necessária para sobrevivência humana e para o planeta.

Durante a fala da equipe da Corsan os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as informações apresentadas. Confira os assuntos abordados durante esta manhã chuvosa.

A água que bebemos vem de diferentes fontes, no caso do nosso município, Ijuí, vem do rio Potiribu e é tratada para ser distribuída e consumida.

Em outros casos vem de mananciais subterrâneos, ambos passam pela estação de tratamento e vão para a rede de distribuição.

A Ana (Agência Nacional de águas e saneamento básico) atua na gestão e regulação dos rios baseada no fundamento da lei federal de recursos hídricos e uma das suas funções é garantir acesso justo à todas as pessoas. Os reservatórios estocam água para o período de secas prolongadas.

Pegada hídrica é o volume de água utilizado para produzir algum produto, essa é a água que a gente não vê. É importante observar a pegada hídrica na produção de carne, por exemplo, na criação de gado e outros animais é utilizado cerca de 17 mil litros de água por quilograma de carne.

Cada brasileiro consome em média 200 litros de água por dia.

Foi apresentado também um vídeo mostrando os estágios de tratamento da água na estação.

Com o aumento populacional o consumo de água aumentou em 6 vezes e, de acordo com a ONU, estima-se que nos próximos 20 anos o homem vai consumir 40% a mais de água.

A partir dessa excelente oportunidade de informação e sensibilização podemos dar continuidade ao trabalho em sala de aula com foco na economia e preservação da nossa água. Cada estudante será desafiado a melhorar seus hábitos de consumo e economizar!