Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola - Ciências Econômicas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola

Extensão > Projetos
RTEE - Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola

Coordenação: Prof. Rúbia Beatriz Schwanke

O Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola pretende preparar estudantes e professores de escolas públicas e afins para compreender os processos de comunicação e de transformação tecnológica da sociedade, bem como proporcionar a formação para o empreendedorismo no ambiente escolar.

A implantação de uma rádio dentro da escola, o estudo e a aplicabilidade das novas tecnologias, aliados à busca de uma atitude empreendedora, a partir das ações que acontecem dentro da escola, constituem-se elementos importantes no processo educativo e na interação da universidade com a comunidade. Diante disso, são objetivos do projeto:

- Compreender os processos de comunicação na sociedade a partir da implantação de uma rádio na escola;
- Desenvolver ações empreendedoras por meio das rotinas e atividades criadas no universo da escola;
- Utilizar a os recursos audiovisuais e tecnológicos para o exercício de resgate e produção do conhecimento das comunidades relacionadas com as escolas;
- Promover a inclusão digital no âmbito da comunidade escolar, potencializando o exercício da cidadania e dos direitos humanos.

O Projeto propicia um aprendizado para a vida, porque utiliza-se das atividades do dia a dia na escola e das rotinas que envolvem o processo educativo para recriar espaços em que alunos, com o apoio dos professores preparam-se para exercer a cidadania.

As atividades visam à inovação e ao desenvolvimento de habilidades com o uso das tecnologias e das mídias, ferramentas indispensáveis no mundo do trabalho e da formação continuada, bem como preparam os sujeitos para fazer uso da oralidade e da escrita com mais confiança e eficiência.

A participação em atividades voltadas ao empreendedorismo desenvolve a autoconfiança, a capacidade de inovação e criatividade, e o espírito de liderança. O conjunto da proposta estimula o senso de grupo, a autocrítica, o gerenciamento de crises e negociações e a tomada de decisão.

As atividades do Projeto se desenvolvem por meio da implantação de uma Rádio Interna, da formulação de um plano de estudo e aplicabilidade do uso de tecnologias e da execução de ações empreendedoras nas rotinas das escolas. 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal