Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais - Ciências Econômicas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais

Extensão > Projetos
ADAPL - Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais

Coordenação: Professor Me. José Valdemir Muenchen
 
Resumo
 
O desenvolvimento da região de atuação da FIDENE/UNIJUI está baseado em uma ampla e diversificada estrutura produtiva, composta por grande número de empresas privadas ou associativas, em sua maioria de pequeno ou médio porte e por organizações cooperativas/associativas. Estes agentes do desenvolvimento regional constituíram vários Arranjos Produtivos Locais com o objetivo de potencializar os resultados através da cooperação e da ação articulada entre os mesmos e o apoio das políticas públicas. Alguns destes APLs, com o apoio da UNIJUI, elaboraram seus Planos de Desenvolvimento e precisam implementar as estratégias e ações definidas. É neste contexto de parcerias já estabelecidas e de novas interações com o setor produtivo da região que este Projeto de Extensão pretende realizar ações de pesquisa e extensão que contribuam para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais já estabelecidos, bem como apoiar o surgimento e constituição formal de novos arranjos. Terá como estratégia fundamental o diálogo com os agentes que compõem as distintas cadeia de produção, a identificação de suas necessidade e a elaboração de estudos sobre as alternativas de desenvolvimento com maior potencial de êxito. Não basta propor estratégias e ações de desenvolvimento, mas é necessário buscar as formas de realização das ações propostas, com apoio dos órgão públicos competentes. Além de proporcionar um conhecimento mais consistente sobre a realidade da região, o projeto possibilitará à UNIJUI um espaço para a realização de experiências empreendedoras e de socialização dos conhecimentos acumulados neste campo.
 
Tema Central
 
O tema do projeto de extensão é a realização de ações de apoio ao desenvolvimento de arranjos produtivos locais na região de atuação da FIDENE/UNIJUUÍ.
 
Delimitação do Problema Social
 
O desenvolvimento da região de atuação da FIDENE/UNIJUI está baseado em uma ampla e diversificada estrutura produtiva, composta por grande número de empresas privadas ou associativas, em sua maioria de pequeno ou médio porte e por organizações cooperativas/associativas. Estes agentes do desenvolvimento regional constituíram vários Arranjos Produtivos Locais com o objetivo de potencializar os resultados através da cooperação e da ação articulada entre os mesmos e o apoio das políticas públicas. Alguns destes APLs, com o apoio da UNIJUI, elaboraram seus Planos de Desenvolvimento e precisam implementar as estratégias e ações definidas. É neste contexto de parcerias já estabelecidas e de novas interações com o setor produtivo da região que este Projeto de Extensão pretende realizar ações de pesquisa e extensão que contribuam para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais já estabelecidos, bem como apoiar o surgimento e constituição formal de novos arranjos.
 
Definição dos Objetivos
 
Realização de atividades de apoio ao desenvolvimento de arranjos produtivos locais na região;
Ampliar e aprofundar o conhecimento sobre a realidade da estrutura produtiva regional;
Elaborar estudos e pesquisas para propor estratégias e ações para impulsionar o desenvolvimento regional;
Socializar informações e conhecimentos acumulados pela universidade e estreitar suas relações com o setor produtivo da economia regional;
Oportunizar espaços de atuação para estudantes e futuros profissionais.
 
Metodologia de Intervenção
 
Identificação de arranjos produtivos existentes na região. Conhecer a realidade de cada arranjo através do diálogo com os agentes que o compõem e da realização de estudos e diagnósticos. Elaboração de Planos de Desenvolvimento e implementação dos mesmos em suas respectivas áreas de abrangência. Elaboração de estratégias e ações com potencial de impacto no desenvolvimento regional. Realização de atividades de apoio ao desenvolvimento definidas pelos arranjos produtivos locais na região de atuação da FIDENE/UNIJUI.
 
Linha (s) de Ação
 
1. No Programa DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTABILIDADE
- Desenvolvimento social e sustentabilidade
2. No Programa de Extensão INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
- Inovação e capacitação técnica gerencial
- Inovação e transferência tecnológica
 
Público-alvo preferencial
 
Produtores rurais; empresas industriais, comerciais e de serviços; cooperativas e associações de produtores; organizações de empresas e de trabalhadores; órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
 
Descrever a perspectiva de impacto social do projeto
 
Segundo Basso et al (2005, p. 164) é crescente o número de estudos que buscam entender e explicar as especificidades e a forma como o desenvolvimento ocorre nas diferentes regiões. Experiências localizadas de desenvolvimento tiveram o mérito de evidenciar que a análise do desenvolvimento centrada unicamente no viés da dinâmica de acumulação capitalista é insuficiente para apreender a complexidade e diversidade das situações observadas em várias regiões e, por outro, estimular pesquisadores de várias áreas do conhecimento à busca de fundamentação científica para explicar o processo de desenvolvimento como um fenômeno local ou regional. Segundo os autores, possuir um diagnóstico adequado das atividades produtivas, que permita identificar a capacidade de produção de valor agregado e de geração de emprego, o valor do investimento exigido para a implantação e a capacidade de reprodução social, é indispensável para avaliar a contribuição das organizações no desenvolvimento regional.
 
Descrever a forma de contribuição do projeto na formação acadêmica profissional
 
Segundo a Politica e as Diretrizes Institucionais a extensão cada vez mais assume um papel importante no processo de ensino-aprendizagem na medida em que a institucionalização da prática extensionista reduz a distância que atualmente separa a atividade acadêmica dos interesses concretos da comunidade regional. Neste sentido, a extensão junto com o ensino e a pesquisa, deve ser visualizada como instrumento básico do exercício da função social da universidade. Considerando a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão o projeto se constitui em instrumento de formação profissional na medida em que permitirá a aplicação dos conhecimentos, práticas e instrumentos desenvolvidos no âmbito do ensino e da pesquisa. A partir deste viés, este projeto com o apoio dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação do DACEC, ACITEC, DALACTO e Pró-Reitorias dos Campus de Panambi e Três Passos, contribuirá na formação profissional dos acadêmicos dos cursos envolvidos na sua execução.
 
Descrever a contribuição do projeto na geração de pesquisas e produção de conhecimentos
 
O DACEC em recente discussão deliberou a aproximação das ações de pesquisa, de extensão e de ensino a partir das lindas de pesquisa do Mestrado em Desenvolvimento. O projeto está sendo apresentado a partir de uma articulação com a Linha de Pesquisa Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos e do Grupo de Pesquisa Economia, Cadeias de Produção e Desenvolvimento Local
Além destes, como resultados do trabalho, prevê a orientação de trabalhos de conclusão do curso, a participação da Jornada de Extensão da UNIJUí bem como a publicação de uma artigo apresentando e discutindo os resultados do projeto. De outra parte pela sua ligação com os programas de ensino e de pesquisa e com os demais projetos de extensão do DACEC,
estão previstos ainda a sistematização de um conjunto de conhecimentos práticos resultantes da relação dialógica que o projeto vai estabelecer com a comunidade.
 
 
Referências Bibliográficas
 
BASSO, D.; MUENCHEN, J. V. Contribuição de Diferentes Tipos de Empresas Industriais para o Desenvolvimento Local: o caso do município de Ijuí/RS. Desenvolvimento em Questão. Ijuí, Editora Unijuí. V. 4, N. 7, 2006, p. 95-125.
COULET, C. Novas dinâmicas de desenvolvimento e sistemas industriais localizados. In ENSAIOS FEE. Ano 14, no. 1. Porto Alegre, FEE, 1993.
GUIMARÃES, E. A. Acumulação e crescimento da firma: um estudo da organização industrial, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, 1987.
CASSIOLATO, J.E. e LASTRES, Helena (2003). “O Foco em Arranjos Produtivos e Inovativos Locais de Micro e Pequenas Empresas”. In: CASSIOLATO, J.E. e MACIEL, M.L. (orgs.). “Pequena Empresa: Cooperação e Desenvolvimento Local”. Rio de Janeiro: Relume Dumará Editora.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal