Oficinas sobre “finanças pessoais” promovem feira de lanches no colégio José Lange

O Colégio Estadual José Lange é um antigo parceiro do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola. Sua participação iniciou em 2011 e, a cada ano, novas atividades são organizadas. Em 2019, o Projeto de Extensão manteve seu foco no desenvolvimento de uma iniciativa de venda de lanches, executada pelos alunos do terceiro ano do ensino médio.

Desde o início de abril, ocorreram oficinas direcionadas às finanças, sendo trabalhado o tabelamento dos custos de produtos, o controle de estoque e o fluxo de caixa. As atividades foram coordenadas pela professora do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, Roselaine Filipin, que usou o programa Excel como ferramenta prática de aprendizagem, desafiando os estudantes a estruturarem planilhas de organização financeira.

No dia 02 de maio ocorreu a primeira venda de lanches no intervalo dos turnos da manhã, com participação ativa dos estudantes do terceiro ano e grande fluxo de venda. De acordo com a professora Roselaine, a participação dos alunos se tornou maior a partir do momento em que os mesmos perceberam a importância e a aplicabilidade das finanças para o dia a dia. “Finanças faz parte do cotidiano de qualquer cidadão. Dessa maneira, trabalhar a questão de quanto a família recebe e o que é possível adquirir com essa remuneração ajuda a evitar o endividamento. Assim, trabalhando por meio de planilhas no Excel, é possível calcular quanto custa emprestar dinheiro, buscar empréstimo, e até como economizar o quanto é ganho”, destaca a professora.

As abordagens financeiras trabalhadas no decorrer do planejamento das vendas dos lanches também possibilitaram aos estudantes construir noções básicas sobre o funcionamento do processo de produção e venda, tanto nas grandes organizações empresariais, bem como no dia a dia de cada um. “Entender sobre finanças deveria ser obrigatório nas escolas, pois ensina a organizar a vida financeira das pessoas, e a inserção junto aos adolescentes promove, desde cedo, o conhecimento do cenário financeiro ao qual estão inseridos”, complementa Roselaine.

A venda dos lanches no colégio José Lange seguirá até o final do ano. O dinheiro arrecadado será utilizado para os custos da formatura dos alunos participantes.