8º Seminário Municipal de Trânsito

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Ijuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, UNIJUÍ e Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes (COMUPA). O objetivo desta edição é conscientizar a população em geral e profissionais que atuam em diferentes áreas, na prevenção de acidentes de trânsito de trabalho, visando à acessibilidade das vítimas.

A abertura do seminário aconteceu pela manhã(20/11), contando com os pronunciamentos do secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, Ubirathan Erthal; da professora Cristina Pozzobon, coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ; da coordenadora adjunta da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Lúcia Crescente; e do Prefeito Municipal Fioravante Ballin.

A primeira atividade da manhã foi a palestra “Relato de Experiência do Acolhimento ao Trabalhador no Cerest e das notificações dos acidentes de trabalho na região de abrangência”, com a enfermeira Elizabete Maria Dal Molin Trevisan, especialista em epidemiologia em saúde do trabalhador. Na sequência, foi palestrante Carine Ferreira Nied, coordenadora do Programa HumanizaSUS, no Mato Grosso do Sul. A programação se estende nos turnos da tarde e noite, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí.

Disponível em: <http://www.unijui.edu.br/comunica/institucional/20153-8-seminario-municipal-de-transito-em-desenvolvimento-na-unijui-8-seminario-municipal-de-transito-em-desenvolvimento-na-unijui>

PET-EGC Representado na 24ª Mostra de Iniciação Científica da UPF

Petiano Lucas Pufal

Nos dias 07 a 10 de outubro de 2014 ocorreu a XXIV Mostra de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo (MIC 2014). Com o objetivo de complementar a formação dos jovens pesquisadores e divulgar os trabalhos de iniciação científica, organizou-se um evento com várias seções de Pôsteres, apresentação de trabalhos e Palestras.

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) se fez presente através do aluno Lucas Pufal que oralmente e através de Pôster, apresentou a pesquisa vinculada ao grupo PET de título:

ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E BRITA PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS – 2ª FASE, os demais alunos envolvidos nesta pesquisa são: André Zwirtes, Mariana Bamberg Amaral, Tatiane Thomas Soares e Carine Norback, instruídos pelo Professor Me. Carlos Alberto Simões Pires Wayhs.

PET-EGC Representado no 15º Salão de Iniciação Científica da PUC

Petiana Nicole Callai

Entre os dias 06 e 10 de outubro de 2014, ocorreu o 15° Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC – RS). O evento foi realizado na cidade de Porto Alegre, nas dependências da respectiva instituição de ensino, e proporcionou a estudantes de graduação e pesquisadores/professores de diferentes universidades a oportunidade de socialização de atividades de pesquisa e extensão. Tendo como objetivo principal promover o intercâmbio dos conhecimentos e resultados obtidos através de estudos, o evento buscou também divulgar as atividades de pesquisa e incentivar a participação de alunos em Programas de
Iniciação Científica. O 15° SIC – PUC foi aberto a Bolsistas de Iniciação Científica de Instituições de Ensino Superior de todo o país. O PET – EGC da Unijuí garantiu presença no evento apresentando três pesquisas:

ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E BRITAS PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS – Mariana Bamberg Amaral, André Zwirtes, Lucas Pufal, Tatiane Thomas Soares, Carine Norback, Carlos Alberto Simões Pires Wayhs.

ESTUDO PARA UTILIZAÇÃO DE AREIA DE FUNDIÇÃO EM BLOCOS DE CONCRETO – Cristiane Dos Santos, Geannina Terezinha Dos Santos Lima, Pedro Goecks, Gabriela Blatt, Diorges Lopes, Cristina Pozzobon.

ESTUDO DA VIABILIDADE NA REUTILIZAÇÃO DE AREIA DE FUNDIÇÃO NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO – Nicole Callai, Geisiele Ghisleni, João Paulo Avrella, Diorges Carlos Lopes.

As duas últimas pesquisas citadas receberam o Certificado de Trabalho Destaque, concedido aos trabalhos que receberam nota máxima, em todos os quesitos, da banca avaliadora.