Histórico

Em 14 de março de 2006 foi lançado o edital público de expansão do Programa de Educação Tutorial – PET (Edital 03/2006), pelo Ministério da Educação. O referido edital relatava que o PET estaria vinculado ao Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM da Secretaria de Educação Superior – SESu. A última expansão do programa havia ocorrido em 1996.

Naquele edital foram apresentadas as condições de participação e que as propostas deveriam estar contidas em um dos três lotes. O primeiro lote foi destinado à formação de até dez novos grupos destinados a Instituições Federais de Ensino Superior – IFES localizadas em unidades da federação que ainda não tinham participantes do PET ou que possuíam no máximo 2 (dois) grupos PET. O segundo lote foi destinado à formação de até 10 (dez) novos grupos em Instituições de Ensino Superior – IES que, além de vinculados a seus respectivos cursos de graduação, apresentassem planos de trabalho que enfocassem e desenvolvessem atividades nos seguintes temas: meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais, políticas públicas de saúde, segurança alimentar, novos materiais e tecnologias, desenvolvimento urbano, recursos energéticos e biodiesel, ciências genômicas e biotecnologia e desenvolvimento de software. O terceiro lote objetivava a formação de pelo menos 10 (dez) novos grupos destinados a IFES em unidades da federação que possuíssem 3 (três) ou mais grupos PET, e demais Instituições de Ensino Superior independente da sua localização geográfica.

O resultado do Edital 03/2006 foi divulgado em junho de 2006 e contemplou 30 (trinta) novos grupos em todo o país, dentre eles o Curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, sendo esta a única universidade não estatal contemplada no edital. O PET da Engenharia Civil (UNIJUÍ) foi contemplado no segundo lote, sendo denominado PET TEMÁTICO, e teve como tema escolhido: “Novos materiais e tecnologias”.

Conhecido o resultado, o próximo passo foi a publicação do Edital nº01/2006, em 15 de maio de 2006, pelo Chefe do Departamento de Tecnologia, Prof. Fabiano Salvadori, para a seleção de quatro bolsistas e quatro suplentes. No dia 24 de maio de 2006, foi publicado o Edital n° 02/2006 (tendo este validade de um ano), selecionando os quatro primeiros bolsistas PET: Carina Mariane Stolz, Ricardo Forgiarini Rupp, Francielle Diemer e Sérgio Callai.

As atividades do Grupo PET iniciaram-se no dia 1º de julho de 2006, sob a Tutoria do Prof. Luciano Pivoto Specht. Foi providenciada a adequação do espaço físico e a infra-estrutura necessárias para o funcionamento do grupo, localizado no Prédio da Engenharia Civil, no Campus de Ijuí, sala B-101.

Na tarde do dia 27 de julho de 2006, um ato realizado na Sala dos Conselhos, na Reitoria da UNIJUÍ, marcou o início das atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Engenharia Civil da Universidade.

No dia 17 de julho de 2006, o Grupo PET promoveu a sua primeira palestra do “Ciclo de palestras PET”, ministrada pelo Engenheiro Civil Ederli Marangon, doutorando da COPPE/UFRJ, ex-aluno do curso de graduação de Engenharia Civil da UNIJUÍ, tendo como tema “Concretos auto-adensáveis”. O evento contou com número significativo de alunos e professores.

A partir de então, quatro novos bolsistas foram inseridos ao grupo em 2007 e mais quatro em 2008, totalizando os 12 integrantes do Grupo. Os bolsistas tem sido sucedidos por outros, escolhidos através de seleção, em atendimento ao Art. 20 da Portaria no 976, de 27 de julho de 2010. Em abril de 2011 a tutoria do Grupo PET passou do Prof. Luciano Pivoto Specht para a Prof. Cristina Eliza Pozzobon.

As atividades desenvolvidas pelo Grupo PET do Curso de Engenharia Civil são baseadas no Planejamento Anual de Atividades e descritas no Relatório Anual.