DIVERSIDADE E SUCESSO NA SOCIALIZAÇÃO DAS PESQUISAS NO PEC II

Sem título-2

Ocorreu na tarde do dia 01 de outubro de 2015 o PEC II – Segundo Painel Temático da Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ no belíssimo e recém-inaugurado auditório do DCEEng.   Com sucesso de público e apresentação de cerca de trinta ações de pesquisa, o evento tinha como principal objetivo informar as pesquisas desenvolvidas nas diferentes áreas da Engenharia Civil visando socializar as atividades de pesquisa à comunidade acadêmica e despertar o interesse dos alunos pela pesquisa.

 

a

Além disso, esta segunda edição teve a participação qualificada do curso de Engenharia Civil da Universidade de Santa Cruz do SUL – UNISC com a apresentação de três ações de pesquisa. Estiveram presentes o coordenador do curso de Engenharia Civil e doutorando Professor Leandro Olivio Nervis e as alunas Camila Stockey Erhardt e Mariana da Silva Carretta. Entre as apresentações dos alunos, o Professor Leandro proferiu a palestra intitulada “Desenvolvimento de Métodos e Critérios para a Previsão de Desempenho do Revestimento Primário de Vias Não-Pavimentadas”.

a

À noite, o evento foi encerrado com palestra do Professor Doutor da UFRGS Cesar Alberto Ruver, que teve o apoio da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – a ABMS. O tema da palestra foi “Base de Pavimentos: Brita Graduada ou Estabilização de Solos”.

a

A organização do painel temático ficou a cargo do Grupo PET do curso de Engenharia Civil com a coordenação dos alunos André de Freitas Zwirtes, Lucas Pufal e Pedro Goecks e do professor Mestre Carlos Alberto Simões Pires Wayhs.

 

Engenharia Civil participa de evento nacional em Foz do Iguaçu


11892279_1044504222235880_3156081451943451910_n

Os estudante do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ – campus Ijuí e Santa Rosa participaram da 44ª Reunião Anual de Pavimentação e 18º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária, em Foz de Iguaçu, nos dias 18 a 21 de agosto de 2015, maior evento brasileiro de pavimentação e engenharia rodoferroviária.

A Unijuí foi a universidade com a maior delegação no evento, com mais de quarenta inscritos, e ainda teve 3 trabalhos publicados em seus anais. Apresentaram trabalhos os alunos formandos André de Freitas Zwirtes, Lucas Pufal e Ricardo Zardin Fengler. Os três alunos são bolsistas do Programa de Educação Tutorial do MEC/Sesu, sendo os dois primeiros orientados pelo Prof. Mestre Carlos Alberto Simões Pires Wayhs e o último orientado pelo Prof. Mestre José Antônio Santana Echeverria. Também um trabalho foi apresentado pelo egresso da Engenharia Civil, o hoje mestre pela COPPE/UFRJ Carlos Filipe Santos Correia e Silva.

Com os seguintes trabalhos:

“Estudo de Misturas de Solo Argiloso Laterítico do Noroeste do Rio Grande Do Sul e Material Britado para Uso em Pavimentos Econômicos”

André de Freitas Zwirtes, Carine Norback, Lucas Pufal, Mariana Bamberg do Amaral,  Anna Paula Sandri Zappe, tendo como orientador o professor Carlos A. S. P. Wayhs

“Classificação de Solos da Região Noroeste do Rio Grande do Sul pela Metodologia MCT”

Lucas Pufal, Mariana Bamberg do Amaral,  Anna Paula Sandri Zappe, André de Freitas Zwirtes, Carine Norback,  tendo como orientador o professor Carlos A. S. P. Wayhs

“Avaliação Laboratorial da Utilização do Resíduo (Areias) de Fundição no Concreto Asfáltico Convencional”.

Emmanuelle Holdefer Garcia, Ricardo Zardin Fengler, Felipe Dacanal dos Anjos, Janaína Pizutti, Anna Paula Sandri Zappe, tendo como orientador o professor José Antônio Santana Echeverria.

Paralelamente ao evento foram realizadas visitas em caravana às Cataratas do Rio Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

44 RAPv - Trabalho André 44 RAPv - Trabalho Lucas 44 RAPv - Trabalho Ricardo11960061_947837431924715_4394021720655275524_n

 

 

Semana Acadêmica DCEEng 2015

dscn8777-jpg1432602150_gr

 

Na noite do dia 25 de maio de 2015 o Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da UNIJUÍ realizou a abertura da Semana Acadêmica dos seus cursos. Em evento realizado no Salão de Atos do Câmpus Ijuí, os estudantes assistiram ao Workshow “Soluções Criativas”, apresentado pelo músico, escritor e compositor da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa. Os alunos petianos da Engenharia Civil auxiliaram na organização da atração principal da noite.

Os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Matemática e o futuro curso de Engenharia da Produção, deram às boas-vindas aos estudantes que lotaram o Salão de Atos. Também participou da abertura a Vice-Reitora de Graduação, a professora Cátia Nehring.

A Semana Acadêmica é um evento de cunho acadêmico e de programação variada que contempla palestras, minicursos, oficinas, concursos com intuito de proporcionar aos acadêmicos uma formação complementar qualificada ao mesmo tempo em que oportuniza um espaço de integração entre os acadêmicos de todos os cursos do DCEEng. Pensando nisso o PET Engenharia Civil organizou um mini curso sobre curriculo lattes ministrado pela Professora Cristina Eliza Pozzobon.

ENGENHARIA CIVIL É DESTAQUE EM EVENTO SOBRE GEOTECNIA

Os estudantes do curso de Engenharia Civil dos Câmpus Ijuí e Santa Rosa da UNIJUÍ se destacaram no VIII Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul, que foi realizado nos dias 29 a 30 de abril, na Unisinos, em São Leopoldo. O grupo PET-EGC participou com os seguintes trabalhos:

MISTURAS DE SOLO LATERÍTICO E AGREGADOS GRAÚDOS PARA USO EM PAVIMENTOS

MISTURAS DE SOLO LATERÍTICO E AGREGADOS MIÚDOS PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS

Ambos realizados pelo grupo de pesquisa GPSolos: André de Freitas Zwirtes, Lucas Pufal, Mariana Bamberg do Amaral, Carine Norback, Anna Paula Sandri Zappe, tendo como orientador o professor Carlos A. S. P. Wayhs.

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA UTILIZAÇÃO DE AREIAS DE FUNDIÇÃO NO CONCRETO ASFÁLTICO CONVENCIONAL

Janaína Pizutti, Ricardo Zardin Fengler, Anna Paula Sandri Zappe, Felipe Dacanal dos Anjos, Emmanuelle Holdefer Garcia, tendo como orientador o professor José Antônio Santana Echeverria.

Além das apresentações de trabalhos, a também participou do primeiro GEOBOWL, competição acadêmica entre universidades, sendo representado pelos acadêmicos petianos Lucas Pufal (como capitão), Carine Norback, Ricardo Fengler e Mariana Bamberg Amaral, a UNIJUÍ ficou a frente da Universidade de Passo Fundo e classificou-se para a fase final do certame. Em disputa com outras três equipes acabou ficando na terceira colocação geral.

PET-EGC REPRESENTADO EM ENCONTRO NACIONAL EM GRAMADO

Grupo de Estudantes de Engenharia Civil da UNIJUÍ

Entre os dias 08 e 11 de abril de 2015 aconteceu o IV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil (ENEC), o evento que acontece anualmente foi realizado na cidade de Gramado-RS, na sede local da UNISINOS, com a temática “Construindo Agora o Brasil do Futuro”.

O encontro tem como objetivo criar um espaço para compartilhar conhecimentos, troca de experiências, discussões, inovações e também focar na produção de conteúdos, trazendo competências necessárias para a formação profissional acadêmica e humana do futuro engenheiro. Nesta edição do evento aconteceu o II Prêmio ENEC, espaço para apresentação de trabalhos realizados por estudantes ou grupos de estudantes visando inovações e sustentabilidade. O grupo PET-EGC da UNIJUÍ participou com os seguintes Trabalhos:

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DA UTILIZAÇÃO DE AREIAS DE FUNDIÇÃO NO CONCRETO ASFÁLTICO CONVENCIONAL

Anna Paula Sandri Zappe, Emmanuelle S. H. Garcia, Felipe D. dos Anjos, Janaína T. Pizutti, Ricardo Z. Fengler, José Antônio Santana Echeverria.

ESTUDO PARA UTILIZAÇÃO DE AREIA DE FUNDIÇÃO EM ELEMENTOS DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND

Pedro Goecks, Cristiane Carine dos Santos, Gabriela Blatt, Geannina dos Santos Lima, Cristina Eliza Pozzobon, Diorges Carlos Lopes.

ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E BRITA PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS – 2ª FASE

Entrega do Prêmio ENEC para a petiana Anna Zappe

Na premiação final o trabalho “Avaliação Laboratorial Da Utilização De Areias De Fundição No Concreto Asfáltico Convencional” ficou classificado, recebendo o prêmio de 3º Lugar no II Prêmio ENEC.

8º Seminário Municipal de Trânsito

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Ijuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, UNIJUÍ e Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes (COMUPA). O objetivo desta edição é conscientizar a população em geral e profissionais que atuam em diferentes áreas, na prevenção de acidentes de trânsito de trabalho, visando à acessibilidade das vítimas.

A abertura do seminário aconteceu pela manhã(20/11), contando com os pronunciamentos do secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, Ubirathan Erthal; da professora Cristina Pozzobon, coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ; da coordenadora adjunta da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Lúcia Crescente; e do Prefeito Municipal Fioravante Ballin.

A primeira atividade da manhã foi a palestra “Relato de Experiência do Acolhimento ao Trabalhador no Cerest e das notificações dos acidentes de trabalho na região de abrangência”, com a enfermeira Elizabete Maria Dal Molin Trevisan, especialista em epidemiologia em saúde do trabalhador. Na sequência, foi palestrante Carine Ferreira Nied, coordenadora do Programa HumanizaSUS, no Mato Grosso do Sul. A programação se estende nos turnos da tarde e noite, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí.

Disponível em: <http://www.unijui.edu.br/comunica/institucional/20153-8-seminario-municipal-de-transito-em-desenvolvimento-na-unijui-8-seminario-municipal-de-transito-em-desenvolvimento-na-unijui>

PET-EGC Representado na 24ª Mostra de Iniciação Científica da UPF

Petiano Lucas Pufal

Nos dias 07 a 10 de outubro de 2014 ocorreu a XXIV Mostra de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo (MIC 2014). Com o objetivo de complementar a formação dos jovens pesquisadores e divulgar os trabalhos de iniciação científica, organizou-se um evento com várias seções de Pôsteres, apresentação de trabalhos e Palestras.

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) se fez presente através do aluno Lucas Pufal que oralmente e através de Pôster, apresentou a pesquisa vinculada ao grupo PET de título:

ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E BRITA PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS – 2ª FASE, os demais alunos envolvidos nesta pesquisa são: André Zwirtes, Mariana Bamberg Amaral, Tatiane Thomas Soares e Carine Norback, instruídos pelo Professor Me. Carlos Alberto Simões Pires Wayhs.

PET-EGC Representado no 15º Salão de Iniciação Científica da PUC

Petiana Nicole Callai

Entre os dias 06 e 10 de outubro de 2014, ocorreu o 15° Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC – RS). O evento foi realizado na cidade de Porto Alegre, nas dependências da respectiva instituição de ensino, e proporcionou a estudantes de graduação e pesquisadores/professores de diferentes universidades a oportunidade de socialização de atividades de pesquisa e extensão. Tendo como objetivo principal promover o intercâmbio dos conhecimentos e resultados obtidos através de estudos, o evento buscou também divulgar as atividades de pesquisa e incentivar a participação de alunos em Programas de
Iniciação Científica. O 15° SIC – PUC foi aberto a Bolsistas de Iniciação Científica de Instituições de Ensino Superior de todo o país. O PET – EGC da Unijuí garantiu presença no evento apresentando três pesquisas:

ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E BRITAS PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS – Mariana Bamberg Amaral, André Zwirtes, Lucas Pufal, Tatiane Thomas Soares, Carine Norback, Carlos Alberto Simões Pires Wayhs.

ESTUDO PARA UTILIZAÇÃO DE AREIA DE FUNDIÇÃO EM BLOCOS DE CONCRETO – Cristiane Dos Santos, Geannina Terezinha Dos Santos Lima, Pedro Goecks, Gabriela Blatt, Diorges Lopes, Cristina Pozzobon.

ESTUDO DA VIABILIDADE NA REUTILIZAÇÃO DE AREIA DE FUNDIÇÃO NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO – Nicole Callai, Geisiele Ghisleni, João Paulo Avrella, Diorges Carlos Lopes.

As duas últimas pesquisas citadas receberam o Certificado de Trabalho Destaque, concedido aos trabalhos que receberam nota máxima, em todos os quesitos, da banca avaliadora.