PET Engenharia Civil realiza visitas técnicas

No último sábado, dia 11 de maio, o Grupo PET de Engenharia Civil da UNIJUÍ se deslocou até a cidade de Porto Alegre para uma viagem de estudos, cujo objetivo era a realização de uma visita técnica às dependências da Obra da Nova Ponte do Guaíba, onde fomos recepcionados pela Engenheira Natália Mattuella Dias, representando a Construtora Queiroz Galvão, responsável pela obra, havendo exposição do empreendimento, visita às instalações, canteiro de obras e local de depósito dos materiais e fabricação dos elementos.

WhatsApp Image 2019-05-11 at 17.47.46

Aliado à isto, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS foi a próxima parada para visitação. Aos envolvidos, fica o nosso imenso agradecimento! E vem mais novidade por aí!

WhatsApp Image 2019-05-11 at 17.47.49

Semana Acadêmica do DCEEng 2019 – Engenharia Civil

A Semana Acadêmica é um evento acadêmico e de programação variada que contempla palestras, minicursos, oficinas, concursos com intuito de proporcionar aos acadêmicos uma formação complementar qualificada ao mesmo tempo em que oportuniza um espaço de integração entre os acadêmicos de todos os cursos do DCEEng. Motivar os acadêmicos e oportunizar a realização de atividades acadêmicas complementares às previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

PROGRAMAÇÃO:
Programaco-Eng-Civil-Campus-Iju (1)

O valor da inscrição é R$ 60,00 por participante, com isso têm direito à participar das palestras e minicursos oferecidos. E lembre-se, a semana do curso só acontece com a sua participação, então vai lá e clica no link abaixo:

Quero me inscrever

 Aguardamos todos vocês para uma semana que será incrível!

Está aberto o Edital de Seleção para o grupo PET-EGC 2019

52001099_956260194573671_6224765336965611520_n

O Tutor do Grupo PET Engenharia Civil, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, torna públicas as normas para inscrição de estudantes para a seleção de não bolsistas e cadastro reserva do grupo PET EGC (PROGRAMA DE ENSINO TUTORIAL EM ENGENHARIA CIVIL).

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 04/04 a 14/04/2019.

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Curso de Engenharia Civil. Dúvidas contatar através do e-mail: petegc@unijui.edu.br

CARACTERIZAÇÃO DAS VAGAS: 01 (uma) vaga para não bolsista e demais selecionados como cadastro reserva.

Edital PET- EGC 01-2019

pet_manual_basico v 2006

 

 

PET – Engenharia Civil participa do Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão de 2019

Com o objetivo de proporcionar formação para os estudantes envolvidos em projetos de pesquisa e extensão, a Unijuí realizou, na tarde desta terça-feira, a primeira edição do Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão de 2019. A temática desenvolvida foi o Empreendedorismo Sustentável. Na oportunidade, também ocorreu a entrega de certificados para os trabalhos-destaque da última edição do Salão do Conhecimento.

O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, abriu o evento ressaltando a importância do momento. “Para além da formação técnica-científica, o evento procura garantir a formação de profissionais de forma diferenciada”, comentou.

A palestra “Empreendedorismo Sustentável” foi ministrada por Marçal Paim da Rocha, fundador e Diretor da Químea Soluções Ambientais. Ele é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2006. Possui Especialização MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2014. Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2002. Tem experiência na área de Química Industrial, Gestão Empresarial, Gerenciamento de Resíduos, Auditoria e Gestão Ambiental.

dscn9671-jpg1553638790

O grupo PET – Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil da Unijuí, teve a honra de participar desse encontro com conteúdo que agrega valores para vida acadêmica e para a sociedade em geral. Agradecemos imensamente a Universidade pelo incentivo à Pesquisa.

Para acompanhar os Trabalhos Destaque do Salão do Conhecimento de 2018 acesse o link no site da Universidade: https://www.unijui.edu.br/comunica/institucional/31399-empreendedorismo-sustentavel-foi-o-tema-do-ciclo-de-formacao-para-a-pesquisa-e-extensao 

Engenharia Civil da Unijuí participa do IBRACON 2018

logo2Na semana do dia 17 a 21 de Setembro de 2018, ocorreu o 60° Congresso Brasileiro do Concreto em Foz do Iguaçu. E mais uma vez, o Grupo PET se fez presente nesse grandioso evento com 8 trabalhos aprovados. Parabenizamos os petianos e ex-petianos que tiveram seus trabalhos aprovados, e agradecemos os professores pelas orientações!!

Abaixo seguem os trabalhos aprovados no congresso com seus respectivos autores:

Título: DESEMPENHO MECÂNICO E DURABILIDADE DE CONCRETOS COM USO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) NA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DOS AGREGADOS GRAÚDO E MIÚDO.
Autores: Felipe Dalla Nora Soares, Thainá Yasmin Dessuy, Gabriela da Silva da Costa, Lidiane da Silva Carvalho, Lucas Fernando Krug e Diorges Carlos Lopes.

Título: VERIFICAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA PRÉ-SATURAÇÃO DO AGREGADO GRAÚDO RECICLADO NO DESEMPENHO MECÂNICO E DURABILIDADE DE CONCRETOS.
Autores: Thainá Yasmin Dessuy, Lidiane da Silva Carvalho, Gabriela da Silva da Costa, Lucas Fernando Krug e Diorges Carlos Lopes.

Título: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE PÓRTICOS ESPACIAIS COM ACOPLAMENTO DE LAJES UTILIZANDO O MEF.
Autores: Maurício Livinali; Ivano Stein; Diego Menegusso Pires; Rafael Aésio de Oliveira Zaltron

Título: PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CONCRETOS: ANÁLISE COM REFORÇO EM FIBRAS DE POLIPROPILENO E FIBRAS DE AÇO.
Autores: William Wichrowski Sipert; Diego Menegusso Pires; Maurício Livinali, Bóris Casanova Sokolovicz

Título: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONCRETO COM A SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DA AREIA PELA FIBRA DA BORRACHA DO PNEU.
Autores: Giovanni dos Santos Batista, Julia Magni e Lucas Fernando Krug

Título: ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO CONCRETO COM A UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE CERÂMICA VERMELHA COMO SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO PORTLAND.
Autores: Jéssica Carls, Lucas Fernando Krug e Flávia Bandeira

Título: A INFLUÊNCIA DE ALTAS TEMPERATURAS NA DURABILIDADE DE CONCRETOS PRODUZIDOS COM A AREIA DE FUNDIÇÃO.
Autores: Tatiane Soares, Diego Consatti, Andressa Della flora, Lucas Fernando Krug e Gabriela blatt

Título: O DESEMPENHO MECÂNICO E A DURABILIDADE DE ARGAMASSAS PRODUZIDAS COM RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC).
Autores: Guilherme Amaral, Flavia Bandeira, Diego Consatti, Lucas Fernando Krug e Kátia Botelho

Engenharia Civil da Unijuí participa do COBRAMSEG 2018

1-jpg1539172406

Entre os dias 28 de agosto e 1ª de setembro aconteceu, na cidade de Salvador na Bahia, um dos maiores encontros na área de engenharia geotécnica do mundo, o XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – COBRAMSEG, o VIII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, IX Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia,  V Simpósio Panamericano de Deslizamientos e VIII Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens, organizados pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, a Sociedade Portuguesa de Geotecnia, a Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas e o Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas, tendo como tema Geotecnia e Desenvolvimento.

O evento contou com mais de 1.400 congressistas de diversas regiões do mundo. O curso de Engenharia Civil da Unijuí participou com uma das maiores delegações presentes no evento, um total de 11 estudantes, dez deles integrantes do Grupo PET, uma egressa e o professor mestre Carlos Alberto Simões Pires Wayhs.

Ainda mostrando o potencial da instituição, um total de 5 trabalhos foram aprovados, apresentados e publicados no congresso:

Modelagem de estruturas de contenção de solo reforçado no sistema Terramesh – Autores: Taila Ester de Souza, Prof Dr, Carlos Alberto Simões Pires Wayhs e Alan Donasolo;

Estudo mecanístico de misturas de argila laterítica e agregado miúdo para emprego em pavimentos econômicos – Autores: Nicole Deckmann Callai, Leonardo Brizolla de Mello, Jessamine Pedroso de Oliveira, Taciane Pedrotti Fracaro, Katuay Zarth, Prof. Me. Carlos Alberto Simões Pires Wayhs e Prof. Dr. Cesar Alberto Ruver;

Ensaio de placa como instrumento de determinação da tensão admissível dos solos do noroeste do Rio Grande do Sul – Autores: Alexia Cindy Wagner, Larissa Fernandes Sasso, Rosana Wendt Brauwers, Thalia Klein da Silva, Fernanda Maria Jaskulski, Prof. Me. Carlos Alberto Simões Pires Wayhs e Prof. Dr. Cesar Alberto Ruver;

Comparação de metodologias de estimativa de recalques com os obtidos em prova de carga direta sobre terreno de fundação – Autores:  Larissa Fernandes Sasso, Alexia Cindy Wagner, Rosana Wendt Brauwers, Fernanda Maria Jaskulski, Thalia Klein da Silva, Prof. Me. Carlos Alberto Simões Pires Wayhs e Prof. Dr. Cesar Alberto Ruver;

Análise de misturas de solo argiloso laterítico e resíduo de construção civil estabilizado para uso em bases de pavimentos econômicos – Autores: Gabriela Almeida Bragato, Tainara Kuyven, Leonardo Brizolla de Mello, Taciane Pedrotti Fracaro, Jessamine Pedroso de Oliveira, Katuay Zarth, Prof. Me. Carlos Alberto Simões Pires Wayhs e Prof. Dr. Cesar Alberto Ruver;

PEC IV – Quarto Painel Temático das Pesquisas da Engenharia Civil da UNIJUÍ

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES E ENVIO DE TRABALHOS ATÉ 27/09!

É com muita alegria que o Grupo PET Engenharia Civil vem divulgar a realização do PEC IV – Quarto Painel Temático das Pesquisas da Engenharia Civil da UNIJUÍ.

Com o apoio do CAEC – Centro Acadêmico da Engenharia Civil e dos cursos de Engenharia Civil de Ijuí e Santa Rosa, o evento ocorrerá no dia 29/09/17, no Auditório do DCEEng na cidade de Ijuí, nos turnos da manhã e tarde, podendo se estender até o turno da noite dependendo do número de trabalhos inscritos.

Para aqueles que desejarem inscrever mais de um trabalho será cobrada uma taxa de R$ 6,00 a cada trabalho adicionado. Sendo necessário uma ficha de inscrição para cada trabalho.

Segue abaixo a ficha para inscrição, modelo de apresentação e modelo de resumo.

FICHA DE INSCRIÇÃO

MODELO DE RESUMO

MODELO DE APRESENTAÇÃO

OBS: Informações relacionadas aos prazos estão detalhadas na ficha de inscrição. O pagamento deve ser realizado na secretaria do curso (Ijuí ou Santa Rosa).

Para mais informações, entrem em contato com o Grupo PET por meio da página oficial no Facebook ou através do e-mail petegc@unijui.edu.br.

Evento no Facebook

PARTICIPEM!

convite

PEC III – Terceiro Painel Temático das Pesquisas da Engenharia Civil da UNIJUÍ

AS INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 23/09!!

É com muita alegria que o Grupo PET Engenharia Civil vem divulgar a realização do

PEC III – Terceiro Painel Temático das Pesquisas da Engenharia Civil da UNIJUÍ

Com o apoio do CAEC – Centro Acadêmico da Engenharia Civil e dos cursos de Engenharia Civil de Ijuí e Santa Rosa, o evento ocorrerá no dia 28/09/16, no Campus da UNIJUÍ na cidade de Santa Rosa, nos turnos da manhã e tarde.

Será disponibilizado transporte gratuito para os alunos do Campus Ijuí que desejarem participar, as vagas serão distribuídas por ordem de envio das fichas de inscrição.

Para aqueles que desejarem inscrever mais de um trabalho será cobrada uma taxa de R$ 6,00 a cada trabalho adicionado. Sendo necessário uma ficha de inscrição para cada trabalho.

FICHA DE INSCRIÇÃO

MODELO APRESENTAÇÃO

flyer

Obs: informações relacionadas aos prazos estão detalhadas na ficha de inscrição, e as instruções para confecção da apresentação estão inclusas no modelo.

Para mais informações, entrem em contato com o Grupo PET por meio da página oficial no Facebook, ou através do e-mail petegc@unijui.edu.br.

PARTICIPEM!!!

Semana Acadêmica

download

Com o objetivo de integrar os cursos que compõe o Departamento Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) aconteceu nos dias 16 a 20 de maio a Semana Acadêmica do DECEEng, com atividades previstas nos câmpus de Ijuí, Santa Rosa e Panambi.

A programação incluiu palestras, minicursos, oficinas e concursos, com intuito de proporcionar aos acadêmicos uma formação complementar qualificada e a integração dos cursos que englobam o departamento: as Engenharias, Ciência da Computação, Matemática e Design.

A abertura oficial do evento foi realizada no Salão de Atos do câmpus Ijuí e contou com a palestra Âncora “O que te Insprira? Descobrindo seu propósito de vida e fazendo o que você ama” com a palestrante Semadar Marques.

O grupo PET ajudou na organização do evento, das palestras e minicursos, além da organização de outras atividades como a  V Competição de Pontes de Espaguete – 20/05; a  EngChanpionsLeague (Futsal e Vôlei) – 21/05; o Jantar de encerramento da Semana Acadêmica – 20/05; e a Festa de encerramento da Semana Acadêmica (Engetrago da Civil) – 20/05.

13118852_519022614970537_2886362045142311946_n