UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA
E MATEMÁTICA
COMO USAR OS MATERIAIS DO
LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA (LVM) DA UNIJUÍ
Tânia
Michel Pereira
Juliane
Sbaraine Pereira Costa
Ijuí, abril de 2011
Introdução
Nesta apostila, serão
explorados os materiais do Laboratório Virtual de
Matemática (LVM) da UNIJUÍ, caracterizados como Objetos de Aprendizagem (OAs). Estaremos disponibilizando explicações sobre a
organização e distribuição dos materiais.
Estes materiais estão no endereço
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/ e foram desenvolvidos segundo a
metodologia da RIVED – Rede Interativa Virtual de
Educação a Distância. Você pode acessar os links pelo endereço citado acima ou
utilizar os links que se encontram na descrição da tarefa, no final desta
apostila.
Figura 1 – Fábrica Virtual do Laboratório Virtual de Matemática da UNIJUÍ
Os materiais
que denominamos Objetos de Aprendizagem são construídos com HTML, XML e
Flash®. Estes materiais possibilitam a
realização de animações/simulações, proporcionando maior interatividade ao
usuário. As contextualizações inerentes às situações propostas pelos Objetos de
Aprendizagem estimulam o raciocínio, bem como o aprendizado prazeroso e
significativo, visto que constitui uma prática de ensino onde os alunos são
instigados a interagirem entre si e com o professor, durante o processo de
ensino/aprendizagem de um determinado conteúdo.
Figura 2 - Objeto de aprendizagem
contextualizado e com animações
Para
utilizar Objetos de Aprendizagem leia as instruções
e/ou conteúdo explicitado e observe as animações e/ou simulações, clicando nos
locais indicados e digitando as respostas solicitadas. Estes materiais podem
servir para introdução e/ou fixação de conteúdos já trabalhados em sala de
aula. Para os materiais elaborados com Flash® é necessário ter instalado Flash
Player®.
Tarefa 2 – LVM – Laboratório Virtual de Matemática
Você deve explorar exaustivamente dez objetos de aprendizagem, do LVM
da UNIJUÍ. Leia os respectivos tutoriais antes de desenvolver cada objeto, até
o final. Caso os links da tabela não funcionem, acesse o link http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/ e procure os respectivos objetos.
Caso algum link não
funcione, copie seu endereço e cole-o na barra de endereços do seu navegador da
internet.
Depois de ter explorado os dez
objetos, escolha dois entre estes para elaborar uma sugestão de aula para cada
um, a ser desenvolvida no Laboratório de Informática Educativa – LIE. Neste
momento você não precisa aplicar estas aulas com os alunos. Porém, se você está
desenvolvendo um conteúdo para o qual a aula planejada seja adequada, você
poderá aplicá-lo. Neste caso, faça um relatório e poste-o no fórum Relato de aulas dadas com utilização de materiais do LVM com
alunos .
Itens
necessários na organização da sugestão de aula:
ü Conteúdo abordado;
ü Tempo previsto;
ü Objetivos: apresentar sucintamente a
finalidade da aula, aquilo que se pretende ensinar;
ü Desenvolvimento: descrever como a
aula será conduzida. Neste item é importante que os recursos didáticos que
serão utilizados na aula, bem como os procedimentos que o professor irá tomar,
sejam descritos detalhadamente, de forma que tal planejamento possa ser
utilizado por outro professor, sem necessidade de outras explicações sobre tal
planejamento. Consideramos como recursos didáticos: textos, listas de
exercícios, softwares, jogos, materiais manipulativos,...
ü Avaliação: como verificar a
aprendizagem dos alunos.
Você pode ver exemplos de sugestões
de aula no Portal do Professor através dos endereços que se encontram neste
portal:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3684
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=202
Caso estes links não funcionem, você
pode escolher outras sugestões de aulas dispostas neste portal.
Coloque suas dúvidas no fórum específico
dentro do curso.
Bom Trabalho!