UNIVERSIDADE
REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO
DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA
UTILIZANDO A PLANILHA ELETRÔNICA MICROSOFT®
EXCEL® NA PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO PARA O ENSINO DE
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Tânia
Michel Pereira
Juliane
Sbaraine Pereira Costa
Ijuí, outubro de 2010
Nesta apostila são
listados os endereços com links de materiais destinados ao ensino médio e
fundamental. Estes materiais foram elaborados em planilhas eletrônicas.
Entre em todos os links
abaixo para verificar como cada material funciona, para ter uma visão geral
sobre alguns tipos de materiais interativos que podem ser elaborados com
planilhas eletrônicas. Anote num editor de textos os defeitos ou imperfeições que
alguns destes materiais apresentam e que você consegue perceber sem fazer uma
exploração exaustiva. As anotações que você fizer no editor de textos devem ser
postadas na Tarefa 2 –Excel®. Além
disto, servirão como alerta para a tarefa seguinte que já está disponível no
tópico Excel®, com denominação Tarefa 3
–Excel®. Nesta última tarefa você
deverá construir ou participar da construção de um material interativo para o
ensino da matemática utilizando uma planilha eletrônica. A Tarefa 2 é apenas um pré-requisito
para a próxima, pois você deve pesquisar
sobre o que já existe, pelo menos no endereço da instituição que oferece este
curso. Caso você tenha disponibilidade de tempo procure no Google materiais
para o ensino da matemática elaborados com planilhas eletrônicas.
Acesse cada um dos
links. Caso algum link não funcione, copie o endereço e cole-o na barra de
endereços do seu navegador da internet.
Lista de links para
serem acessados e analisados sob o ponto de vista da sua funcionalidade,
estética e conteúdo de matemática envolvido.
Sugerimos a leitura do
texto Princípios de design na elaboração de material multimídia para a Web do
link abaixo, antes de iniciar a Tarefa 3 Excel®.
http://rived.mec.gov.br/arquivos/multimidia.pdf
Bom trabalho.