metodologias

Aqui você encontra todas as metodologias compartilhadas nas oficinas realizadas na Zona Criativa UNIJUÍ.

 

Zero to Hero – Criando um produto digital

Bill Martinez

Aprenda a transformar sua ideia em realidade com uma abordagem acessível, colaborativa e ágil. Utilizando a metodologia do design thinking, trabalharemos juntos para criar um produto digital a partir de uma ideia e desenvolver uma solução com foco nas necessidades e desejo das pessoas.

Principais Conteúdos:
  • Design Thinking
  • Experiência do usuário – UX
  • Interface do usuário – UI

Ferramentas:

  • Desk research Miro ou Google Jamboard
  • Matriz CSD
  • HMW – Como nós podemos
  • Jornada do usuário
  • Papel e caneta
  • Wireframe / Rabiscoframe

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

Cartilha:

Materiais disponíveis em pdf:

Zero to Hero – Criando um produto digital
                           

Criando meu próprio jogo – introdução à robótica e programação

Peterson Cleyton Avi

Desenvolva seu próprio jogo utilizando noções básicas de programação, raciocínio lógico e matemática, na plataforma gratuita Microsoft Makecode. Ideal para quem quer pôr a mão na massa e ter sua primeira experiência na área de programação, criar um protótipo de jogo para aperfeiçoar e criar mais fases no futuro.

Principais Conteúdos:
  • Introdução a programação
  • Lógica 
  • Matrizes 

Público alvo: Alunos da educação básica a partir dos 11 anos.

Cartilha:

Materiais disponíveis em pdf:

Criando meu próprio jogo
                           

Como impulsionar o seu negócio: comunicação estratégica para empreendedores.

Rúbia Beatriz Schwanke

Aprenda a identificar o consumidor e o propósito da sua marca. A partir da elaboração de um planejamento estratégico de comunicação para a sua empresa, desenvolva uma boa gestão da comunicação, reconheça os melhores meios de divulgação, e crie um relacionamento mais próximo com o cliente.

Principais Conteúdos
  • A criatividade nos negócios: cenário e tendências de comportamento do consumidor.
  • Quem é o consumidor do meu negócio?
  • Uma marca que marca: a escolha do nome, elementos que compõe a marca e construção da identidade de marca, círculo virtuoso de marca, lembrança de marca, propósito.
  • Planejamento estratégico: análise FOFA, públicos e posicionamento do negócio.
  • Criando pontes de relacionamento com o cliente: como escolher os meios de comunicação e a linguagem de comunicação para os diferentes públicos.
  • Dicas de como dinamizar a comunicação do seu negócio.

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

Cartilhas:

Materiais disponíveis em pdf:

Como impulsionar o seu negócio – Parte I
                           
Como impulsionar o seu negócio –  Parte II
                           

Gamificando meu negócio

Italo Furtado

Através da compreensão da definição e formas de aplicação da gamificação, desenvolva um modelo de negócios que tenha por objetivo promover o engajamento constante do cliente com a marca. Compreenda as necessidades e os gatilhos necessários para manter uma relação saudável e benéfica para as partes envolvidas.

Principais Conteúdos:
  • Business Canvas
  • Love brand
  • Segmentação de público alvo e engamajento
  • Jornada do Usuário
  • Definição de Persona
  • Elaboração de estratégias
  • Testes A B
  • Documentação
  • Definição de Métricas
  • Comparação e Resultados
  • Teoria da Diversão
  • Flow
  • Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

    Cartilha:

    Materiais disponíveis em pdf:

    Gamificando meu negócio
                               

    Por uma vida mais criativa!

    Nathalia Barbosa Fassina

    Criatividade é para todas e todos, e sua identidade é a melhor ferramenta de criação! Um convite para descobrir como ter um estilo de vida mais criativo e compartilhar práticas para solucionar desafios, pensar diferente e transformar seu dia a dia – independente de qual seja sua área de atuação.

    Principais Conteúdos:
    • O que é criatividade
    • De onde vêm as ideias
    • Como viver criativamente
    • Criação autêntica
    • Criação para fazer a diferença
    • Práticas e processos criativos

    Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

    Cartilha:

    Materiais disponíveis em pdf:

    Por uma vida mais criativa
                               

    Experiência com a Robótica Educacional

    Edson Jonas Klagenberg

    Construa um protótipo robótico com kit da lego education e desenvolva o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipe. Com o robô pronto aprenda a programá-lo para cumprir as missões propostas. Uma experiência de aprendizagem coletiva.

    Principais Conteúdos

    Os conteúdos abordados serão tecnologia, inovação, empreendedorismo, desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a construção do ser humano.

    Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

    Cartilha:

    Materiais disponíveis em pdf:

    Robótica Educacional
                               

    E se empreender for uma oportunidade massa para você?

    Maria Odete Dos Santos Garcia Palharini

    Essa oficina é mão na massa! Conheça as orientações práticas e os passos necessários para empreender. Serão abordados conteúdos e ferramentas para estruturar as suas ideias, desenvolver soluções criativas e inovadoras para problemas reais, e construir empreendimentos bem sucedidos.

    Principais Conteúdos
    • Apresente sua ideia
    • Identificação e validação dos problemas
    • Validação da solução
    • Desenvolvimento de protótipo da solução
    • Testes rápidos de mercado
    • Registro de aprendizado
    • Definição do modelo de negócio
    • Estruturação de um pitch de venda

    Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

    Cartilha:

    Materiais disponíveis em pdf:

    E se emprender for massa para você?
                               

    ProjetAR a marca: a realidade aumentada como mídia de engajamento

    Carolina Dias de Almeida Berger & Paulo Antonio Carvalho Costa

    Conheça o contexto, a formação e a estabilização das técnicas de Realidade Aumentada (RA), bem como suas aplicações técnicas em diversas áreas. Aprenda sobre o desenvolvimento de plataformas e tecnologias contemporâneas de RA, e os recursos tecnológicos computacionais para a descrição de um projeto de design para RA.

    Principais Conteúdos:

    Sobre a metodologia expositiva, veremos um conteúdo teórico introdutório sobre:

    • Um breve histórico da ciência e tecnologia envolvidas na RA;
    • Explanação sobre termos técnicos utilizados no campo da RA;
    • Exposição sobre diversas tecnologias implicadas na estabilização da RA.

    Sobre a metodologia ativa, veremos um conteúdo prático introdutório sobre:

    • Demonstração prática de alguns usos de plataformas computacionais de RA.

    Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

    Cartilha:

    Materiais disponíveis em pdf:

    Projetar a marca
                               

    Agilidade Criativa: Como aplicar metodologias ágeis na criação de projetos criativos e inovadores

    Patrícia Lazzarotti Garcia

    Agilidade criativa é a chave para o sucesso! Conheça as metodologias ágeis como o Scrum, Kanban e Lean Startup, e aprenda a desenvolver projetos criativos e inovadores. Com essas práticas, você poderá desenvolver projetos mais flexíveis e eficientes, garantindo o sucesso do seu empreendimento. 

    Principais Conteúdos
    • Metodologia ágeis
    • Kaban
    • Scrum
    • Lean Startup
    • MVP

    Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

    Cartilha:

    Materiais disponíveis em pdf:

    Agilidade Criativa
                               

    Desenvolvendo Universos Virtuais

    Vitor Milagres da Rocha Mendonça e Miguel Medeiros

    Nesta oficina, você aprenderá a criar sua própria galeria virtual usando ferramentas gratuitas e fáceis de usar. O foco será na apresentação dos processos de construção e no desenvolvimento de um projeto.
    próprio com tema afetivo pessoal de cada participante, que poderá expor materiais de imagem, vídeo e áudio.

    Os encontros serão leves e investigativos, visando explorar novas ferramentas e possibilidades artísticas e
    de mercado. Venha experimentar e criar com a gente!

    Principais Conteúdos
    • A utilização do Metaverso na sociedade atual.
    • Conversas e exploração dos programas.
    • Aprendendo o básico de Blender – adicionando objetos, modelando, esculpindo, texturizando.
    • Blender – iluminando, organizando cena, exportando.
    • Plataformas de gamificação- – importando cena, customizando, adicionando mídias, publicando.
    • Plataformas de gamificação – finalizando as cenas e apresentação dos links gerados.

    Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

    Cartilha:

    Materiais disponíveis em pdf:

    Desenvolvendo Universos Virtuais
                               

    19 de agosto

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    10h às 13h

     Online – Google Meet

    Novas economias e territórios criativos

    Décio Tavares Coutinho

    Uma oficina para quem quer entender tudo sobre criatividade, seus contextos e aplicações. Novas economias, economia criativa, territórios criativos, conceitos e características; inovação e sustentabilidade no fazer criativo e cultural, o 4º pilar da sustentabilidade, spinoffs, casos práticos, conteúdos e abordagem direcionadas para os empreendedores, artistas, artesãos e agentes culturais e criativos.

    Principais Conteúdos
    • Criatividade 
    • Novas economias 
    • Economia criativa 
    • Territórios criativos 
    • Sustentabilidade e regeneração
    • Exposição dialogada
    • estudo de caso e enquetes.

    Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

    Cartilha:

    Materiais disponíveis em pdf:

    Novas economias e territórios criativos
                               

    23 de agosto

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    19h às 22h

    Presencial - auditório do Espaço Mais Inovação predio 7

    Conectando coisas a Internet – IOT

    Leonardo Dalla Porta

    Descubra porque a Internet das Coisas (IOT) está em alta, e aprenda como conectar dispositivos à internet. O HandsOn busca demonstrar, de forma teórica e prática, a implementação de dispositivos eletrônicos (Hardware) para serem conectadas a internet, visando demonstrar a teoria e a aplicabilidade da IOT de forma prática e simplificada.

    Principais Conteúdos:
    • IOT;
    • Broker MQTT ;
    • Mosquitto
    • Microcontroladores ;
    • ESP32 Espressif ;
    • IDE ARDUINO;

    Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

    Cartilha:

    Materiais disponíveis em pdf:

    Conectando coisas a Internet -IOT
                               

    25 de setembro

    }

    19h às 22h00

    Presencial – Criatec Campus Unijuí 

    Fabricação Digital – Impressão 3d e corte laser

    Mauricio Montel

    A oficina Fabricação Digital é ideal para quem deseja explorar as tecnologias de impressão 3D e cortadoras a laser, além de desenvolver habilidades na produção de protótipos e objetos personalizados. Ao final da oficina, os participantes terão um conhecimento sólido e prático sobre a fabricação digital e estarão prontos para aplicar suas habilidades em projetos criativos e inovadores.

    Principais Conteúdos
    • Impressão 3D
    • Corte laser
    • Prototipagem

    Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

    26 de setembro

    }

    14h às 17h

    Presencial – Espaço Mais Inovação Unijuí – Sala de Ideação

    Introdução ao mundo dos drones

    Carlos Cândido e Ricardo Yamamoto

    Nesta oficina teórica e prática, os participantes terão uma visão geral do mundo dos drones, considerando os diferentes tipos, preços, aplicações, regras de uso, entre outros inúmeros fatores. Além disso, terão uma vivência prática de pilotagem e assistirão demonstrações de diversos modelos de drones; desde os construídos com técnicas de fabricação digital, passando pelos drones de corrida e incluindo também os drones profissionais utilizados em grandes produções e trabalhos

    Principais Conteúdos
    • Diferentes tipos de drones e suas inúmeras aplicações
    • Regras para pilotagem no Brasil
    • Prática de voo
    • Demonstração de drones construídos
    • Demonstração de drones prontos
    • Informações do mercado (preço, custo dos serviços, etc.)

    Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

    ORGANIZADORES

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