OFICINAS

Aqui você encontra todas as oficinas disponíveis para participar
e desenvolver suas habilidades criativas e empreendedoras.

OFICINAS GRATUITAS, PRESENCIAIS E ONLINE.

Escolha as oficinas de seu
interesse e faça a inscrição

Aproveite essa oportunidade para desenvolver seus projetos e ampliar sua rede de contatos.
Você pode se inscrever em mais de uma oficina!

Confira o conteúdo das oficinas e inscreva-se! Vagas limitadas!

30 de maio

}

19h às 22h

Presencial - Espaço Mais inovação Unijuí - Sala de Ideação

Conectando coisas a Internet – IOT

Leonardo Dalla Porta

Descubra porque a Internet das Coisas (IOT) está em alta, e aprenda como conectar dispositivos à internet. O HandsOn busca demonstrar, de forma teórica e prática, a implementação de dispositivos eletrônicos (Hardware) para serem conectadas a internet, visando demonstrar a teoria e a aplicabilidade da IOT de forma prática e simplificada.

Principais Conteúdos:
  • IOT;
  • Broker MQTT ;
  • Mosquitto
  • Microcontroladores ;
  • ESP32 Espressif ;
  • IDE ARDUINO;

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

31 de maio

}

19h às 22h

Online – Google Meet

Design Regenerativo: Construindo Futuros Resilientes

Paula Marquez

Uma abordagem inovadora de design que busca integrar sustentabilidade, resiliência e flexibilidade em suas soluções. Através de atividades práticas e discussões teóricas, os participantes serão incentivados a idear cenários possíveis e hipóteses de solução que contribuam para um futuro mais regenerativo.  

Principais Conteúdos:
  • Dinâmica “Crazy Eights” para estimular a geração de ideias e soluções.
  • Sugestão de ferramentas de prototipagem rápida, como papel, caneta, Post-its, e softwares como o Sketch, Figma e Miro.
  • Criação de protótipos das soluções propostas e teste com os participantes, coletando feedback e realizando ajustes.
  • Apresentação dos projetos desenvolvidos pelos grupos, reflexão individual e em grupo sobre os aprendizados e a aplicação dos conceitos apresentados.
  • Encerramento e compromisso com a ação, estabelecendo um plano de ação SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-bound) para aplicar os aprendizados da oficina em suas vidas profissionais e pessoais.

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

01 de junho

}

19h às 22h

Online – Google Meet

Zero to Hero – Criando um produto digital

Bill Martinez

Aprenda a criar soluções com uma abordagem acessível, colaborativa e eficiente. Através da metodologia do design thinking criaremos juntos um produto digital, pesquisaremos e validaremos os problemas gerando ideias criativas para chegar a uma solução que seja centrada e atenda as necessidades dos usuários. 

Principais Conteúdos:
  • Design Thinking
  • Experiência do usuário – UX
  • Interface do usuário – UI

Ferramentas:

  • Desk research Miro ou Google Jamboard
  • Matriz CSD
  • HMW – Como nós podemos
  • Jornada do usuário
  • Papel e caneta
  • Wireframe / Rabiscoframe

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

06 de junho

}

14h às 15:30h

Presencial – Espaço Mais inovação Unijuí –  Sala de Ideação

Criando meu próprio jogo – introdução à robótica e programaçã

Peterson Cleyton Avi

Desenvolva seu próprio jogo utilizando noções básicas de programação, raciocínio lógico e matemática, na plataforma gratuita Microsoft Makecode. Ideal para quem quer pôr a mão na massa e ter sua primeira experiência na área de programação, criar um protótipo de jogo para aperfeiçoar e criar mais fases no futuro.

Principais Conteúdos:
  • Introdução a programação
  • Lógica 
  • Matrizes 

Público alvo: Alunos da educação básica a partir dos 11 anos.

08 de junho

}

14h às 15:30h

Presencial- Campus Unijuí Santa Rosa – Bloco B1 Sala 308

Criando meu próprio jogo – introdução à robótica e programação

Peterson Cleyton Avi

Desenvolva seu próprio jogo utilizando noções básicas de programação, raciocínio lógico e matemática, na plataforma gratuita Microsoft Makecode. Ideal para quem quer pôr a mão na massa e ter sua primeira experiência na área de programação, criar um protótipo de jogo para aperfeiçoar e criar mais fases no futuro.

Principais Conteúdos:
  • Introdução a programação
  • Lógica 
  • Matrizes 

Público alvo: Alunos da educação básica a partir dos 11 anos.

07 e 21 de junho

}

19:30h às 22:30h

Presencial – Espaço Mais Inovação Unijuí – Sala de Ideação

Como impulsionar o seu negócio: comunicação estratégica para empreendedores.

Rúbia Beatriz Schwanke

Aprenda a identificar o consumidor e o propósito da sua marca. A partir da elaboração de um planejamento estratégico de comunicação para a sua empresa, desenvolva uma boa gestão da comunicação, reconheça os melhores meios de divulgação, e crie um relacionamento mais próximo com o cliente.

Principais Conteúdos
  • A criatividade nos negócios: cenário e tendências de comportamento do consumidor.
  • Quem é o consumidor do meu negócio?
  • Uma marca que marca: a escolha do nome, elementos que compõe a marca e construção da identidade de marca, círculo virtuoso de marca, lembrança de marca, propósito.
  • Planejamento estratégico: análise FOFA, públicos e posicionamento do negócio.
  • Criando pontes de relacionamento com o cliente: como escolher os meios de comunicação e a linguagem de comunicação para os diferentes públicos.
  • Dicas de como dinamizar a comunicação do seu negócio.

10 e 17 de junho

}

10h às 13h

Online – Google Meet

Gamificando meu negócio

Italo Furtado

Através da compreensão da definição e formas de aplicação da gamificação, desenvolva um modelo de negócios que tenha por objetivo promover o engajamento constante do cliente com a marca. Compreenda as necessidades e os gatilhos necessários para manter uma relação saudável e benéfica para as partes envolvidas.

Principais Conteúdos:

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

13 de junho

}

19h às 22h30

Online – Google Meet

Por uma vida mais criativa!

Nathalia Barbosa Fassina

Criatividade é para todas e todos, e sua identidade é a melhor ferramenta de criação! Um convite para descobrir como ter um estilo de vida mais criativo e compartilhar práticas para solucionar desafios, pensar diferente e transformar seu dia a dia – independente de qual seja sua área de atuação.

Principais Conteúdos:
  • O que é criatividade
  • De onde vêm as ideias
  • Como viver criativamente
  • Criação autêntica
  • Criação para fazer a diferença
  • Práticas e processos criativos

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

14 de junho

}

14h às 17h20h

Presencial – Espaço Mais Inovação Unijuí –  Sala de Ideação

Experiência com a Robótica Educacional

Edson Jonas Klagenberg

Construa um protótipo robótico com kit da lego education e desenvolva o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipe. Com o robô pronto aprenda a programá-lo para cumprir as missões propostas. Uma experiência de aprendizagem coletiva.

Principais Conteúdos

Os conteúdos abordados serão tecnologia, inovação, empreendedorismo, desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a construção do ser humano.

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

14, 15 e 16 de junho

}

19h às 21h

Presencial – Espaço Mais Inovação Unijuí –  Sala de Ideação

E se empreender for uma oportunidade massa para você?

Maria Odete Dos Santos Garcia Palharini

Essa oficina é mão na massa! Conheça as orientações práticas e os passos necessários para empreender. Serão abordados conteúdos e ferramentas para estruturar as suas ideias, desenvolver soluções criativas e inovadoras para problemas reais, e construir empreendimentos bem sucedidos.

Principais Conteúdos
  • Apresente sua ideia
  • Identificação e validação dos problemas
  • Validação da solução
  • Desenvolvimento de protótipo da solução
  • Testes rápidos de mercado
  • Registro de aprendizado
  • Definição do modelo de negócio
  • Estruturação de um pitch de venda

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

14 de junho

}

14h às 17h

Presencial – Espaço Mais Inovação Unijuí – Sala de Ideação

Agilidade Criativa: Como aplicar metodologias ágeis na criação de projetos criativos e inovadores

Patrícia Lazzarotti Garcia

Agilidade criativa é a chave para o sucesso! Conheça as metodologias ágeis como o Scrum, Kanban e Lean Startup, e aprenda a desenvolver projetos criativos e inovadores. Com essas práticas, você poderá desenvolver projetos mais flexíveis e eficientes, garantindo o sucesso do seu empreendimento. 

Principais Conteúdos
  • Metodologia ágeis
  • Kaban
  • Scrum
  • Lean Startup
  • MVP

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

20 de junho

}

19h às 22h

Híbrido Online  Google Meet e Presencial na sala de Ideação do Espaço Mais Inovação

ProjetAR a marca: a realidade aumentada como mídia de engajamento

Carolina Dias de Almeida Berger & Paulo Antonio Carvalho Costa

Conheça o contexto, a formação e a estabilização das técnicas de Realidade Aumentada (RA), bem como suas aplicações técnicas em diversas áreas. Aprenda sobre o desenvolvimento de plataformas e tecnologias contemporâneas de RA, e os recursos tecnológicos computacionais para a descrição de um projeto de design para RA.

Principais Conteúdos:

Sobre a metodologia expositiva, veremos um conteúdo teórico introdutório sobre:

  • Um breve histórico da ciência e tecnologia envolvidas na RA;
  • Explanação sobre termos técnicos utilizados no campo da RA;
  • Exposição sobre diversas tecnologias implicadas na estabilização da RA.

Sobre a metodologia ativa, veremos um conteúdo prático introdutório sobre:

  • Demonstração prática de alguns usos de plataformas computacionais de RA.

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

28 e 29 de junho

}

14H ÀS 18H

Híbrido – Presencial – Espaço Mais Inovação Unijuí – Sala de Coworking e Google Meet

Desenvolvendo Universos Virtuais

Vitor Milagres da Rocha Mendonça e Miguel Medeiros

Nesta oficina, você aprenderá a criar sua própria galeria virtual usando ferramentas gratuitas e fáceis de usar. O foco será na apresentação dos processos de construção e no desenvolvimento de um projeto.
próprio com tema afetivo pessoal de cada participante, que poderá expor materiais de imagem, vídeo e áudio.

Os encontros serão leves e investigativos, visando explorar novas ferramentas e possibilidades artísticas e
de mercado. Venha experimentar e criar com a gente!

Principais Conteúdos
  • A utilização do Metaverso na sociedade atual.
  • Conversas e exploração dos programas.
  • Aprendendo o básico de Blender – adicionando objetos, modelando, esculpindo, texturizando.
  • Blender – iluminando, organizando cena, exportando.
  • Plataformas de gamificação- – importando cena, customizando, adicionando mídias, publicando.
  • Plataformas de gamificação – finalizando as cenas e apresentação dos links gerados.

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

12 de agosto

}

10h às 13h

 Online – Google Meet

Novas economias e territórios criativos

Décio Tavares Coutinho

Uma oficina para quem quer entender tudo sobre criatividade, seus contextos e aplicações. Novas economias, economia criativa, territórios criativos, conceitos e características; inovação e sustentabilidade no fazer criativo e cultural, o 4º pilar da sustentabilidade, spinoffs, casos práticos, conteúdos e abordagem direcionadas para os empreendedores, artistas, artesãos e agentes culturais e criativos.

Principais Conteúdos
  • Criatividade 
  • Novas economias 
  • Economia criativa 
  • Territórios criativos 
  • Sustentabilidade e regeneração
  • Exposição dialogada
  • estudo de caso e enquetes.

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

25 de setembro

}

19h às 22h00

Presencial – Criatec Campus Unijuí 

Fabricação Digital – Impressão 3d e corte laser

Mauricio Montel

A oficina Fabricação Digital é ideal para quem deseja explorar as tecnologias de impressão 3D e cortadoras a laser, além de desenvolver habilidades na produção de protótipos e objetos personalizados. Ao final da oficina, os participantes terão um conhecimento sólido e prático sobre a fabricação digital e estarão prontos para aplicar suas habilidades em projetos criativos e inovadores.

Principais Conteúdos
  • Impressão 3D
  • Corte laser
  • Prototipagem

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

26 de setembro

}

14h às 17h

Presencial – Espaço Mais Inovação Unijuí – Sala de Ideação

Introdução ao mundo dos drones

Carlos Cândido e Ricardo Yamamoto

Nesta oficina teórica e prática, os participantes terão uma visão geral do mundo dos drones, considerando os diferentes tipos, preços, aplicações, regras de uso, entre outros inúmeros fatores. Além disso, terão uma vivência prática de pilotagem e assistirão demonstrações de diversos modelos de drones; desde os construídos com técnicas de fabricação digital, passando pelos drones de corrida e incluindo também os drones profissionais utilizados em grandes produções e trabalhos

Principais Conteúdos
  • Diferentes tipos de drones e suas inúmeras aplicações
  • Regras para pilotagem no Brasil
  • Prática de voo
  • Demonstração de drones construídos
  • Demonstração de drones prontos
  • Informações do mercado (preço, custo dos serviços, etc.)

Público alvo: estudantes do ensino médio, universitários, empreendedores, agentes criativos e curiosos.

ORGANIZADORES

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support