BEST PAPERS DO SIM 2020

Categoria Graduação:

An AV1 Constrained Directional Enhancement Filter Architecture for 4K@60fps Videos

Eduardo Zummach, UFPel
Roberta Palau , UFPel
Jones Goebel , UFPel
Luciano Agostini , UFPel
Marcelo Porto , UFPel

Categoria Pós-Graduação:

Energy-Efficient Haar Transform Architectures Using Efficient Addition Schemes

Henrique Seidel, UCPel
Morgana Macedo Azevedo da Rosa , UCPel
Guilherme Paim, UFRGS
Eduardo da Costa, UCPel
Sérgio Almeida, UCPel
Sergio Bampi, UFRGS

CERTIFICADOS

Os certificados de participação da EMICRO e do SIM serão enviados via email em formato PDF. Cabe ressaltar que receberão os certificados quem obteve a frequencia mínima de 80% em cada um dos eventos.

27/04

Segunda-feira

Evento Virtual

28/04

Terça-feira

Evento Virtual

29/04

Quarta-feira

Evento Virtual

30/04

Quinta-feira

Evento Virtual

Show Nativista Online

Horário: 18h30min

Coordenação Geral
Prof. Dr. Sandro Sawicki - UNIJUI
Coordenação de Programa da EMICRO
Prof. Dr. Ricardo Reis - UFRGS
Prof. Dr. Raphael Brum - UFRGS
Coordenação de Programa do SIM
Prof. Dr. Alessandro Gonçalves Ginardi - UNIPAMPA
Dra. Carolina Metzler - UFRGS
Coordenação Financeira
Prof. Dr. Paulo Sérgio Sausen - UNIJUI
Prof. Dr. Paulo Francisco Butzen - FURG
Coordenação Local
Prof. Dr. Sandro Sawicki - UNIJUI
Prof. Dr. Rafael Zancan Frantz - UNIJUI
Profa. Dra. Fabrícia Ross-Frantz - UNIJUI
Prof. Dr. Paulo Sérgio Sausen - UNIJUI
Prof. Ms. Peterson Cleyton Avi - UNIJUI
Profa. Dra. Airam Sausen - UNIJUI
Prof. Dr. Maurício de Campos - UNIJUI
Prof. Dr. Luiz Antonio Rasia - UNIJUI
Prof. Dr. Manuel Reimbold - UNIJUI
Prof. Dr. Manuel Osório Binelo - UNIJUI
Prof. Dr. Gerson Battisti - UNIJUI
Prof. Dr. Edson Padoin - UNIJUI
Prof. Dr. Benjamim Zucolotto - UNIJUI
Coordenação de Publicação
Prof. Dr. Maurício de Campos - UNIJUI
Coordenação IEEE CASS
Prof. Dr. José Rodrigo Furnaletto Azambuja - UFRGS
Representação IEEE CEDA (Council on EDA)
Prof. Dr. José Luis Guntzel - UFSC
Profa. Dra. Cristina Meinhardt - UFSC
Apoio Técnico
Félix Hoffmann Sebastiany
Cleomar Lizot

CONTATO

Prezados:

Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: emicro@unijui.edu.br

Atenciosamente,

Organização da EMicro/SIM 2020

Somente serão aceitas submissões eletrônicas. O artigo deve ser escrito em inglês com no máximo 4 páginas em formato de conferência IEEE (coluna dupla) e submetido em formato PDF. O sistema de submissão está aberto em: https://easychair.org/conferences/?conf=sim2020.

SUBMETER

Os melhores trabalhos de graduação e pós-graduação serão convidados a submeterem versões estendidas para a JICS (Journal of Integrated Circuits and System, ISSN 1807-1953) e para a ICCEEg (Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, ISSN 2236-0093).

SOBRE O EVENTO

EMICRO/SIM 2020

Durante o período de 27 a 30 de abril de 2020 a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), localizada no estado do Rio Grande do Sul (RS), sediará a Escola Sul de Microeletrônica (EMicro) e Simpósio Sul de Microeletrônica (SIM). O evento está vinculado e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUI (PPGMM/UNIJUI) e conta com co-organização da Unipampa e UFRGS. Esta realização marcará o aniversário de 22 anos da EMicro e os 35 anos do SIM, eventos que congregam palestrantes nacionais e internacionais, representando um referencial para a comunidade da área e um importante papel na disseminação da microeletrônica em nosso país. Desde 1999, os eventos são realizados em conjunto, em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sendo um total de 21 edições anteriores do EMicro/SIM 2019. A Escola Sul de Microeletrônica (EMicro) e o Simpósio Sul de Microeletrônica (SIM) são eventos realizados com apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) na região Sul. A 22ª EMICRO será realizada na cidade de Ijuí, RS nos dias 27 e 28 de abril de 2020 (dependências da UNIJUI) e o 35º SIM na cidade de São Miguel das Missões nos dias 29 e 30 de abril (dependências do Tenondé Park Hotel).

A Escola Sul de Microeletrônica e o Simpósio Sul de Microeletrônica são eventos de âmbito regional realizados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), IEEE CAS Rio Grande do Sul Chapter e IEEE CEDA (Council on EDA) na região Sul. Os principais objetivos destes eventos são:

- Promover a difusão do conhecimento em projeto de sistemas eletrônicos e computacionais realizados em circuitos integrados, considerando que tais conhecimentos são estratégicos para o domínio do processo de concepção de sistemas eletrônicos;

- Possibilitar aos estudantes e profissionais da computação e engenharias o contato com tópicos de vanguarda da pesquisa na área de microeletrônica, que estejam em evidência no país e no exterior;

- Integrar a comunidade de microeletrônica, proporcionando a divulgação das principais atividades acadêmicas desenvolvidas pelas universidades e a disseminação do estado-da-arte;

- Prover um fórum de discussão sobre a capacitação de recursos humanos na área, capacitação essa necessária ao desenvolvimento da indústria de bens eletrônicos e serviços no País;

- Prover um fórum de discussão e/ou propostas de políticas públicas para o desenvolvimento da microeletrônica na região Sul e no Brasil.

EMicro 2020 – 22ª Escola Sul de Microeletrônica

A 22ª Escola Sul de Microeletrônica (EMicro 2020) caracteriza-se por conter uma série de cursos introdutórios e palestras avançadas com palestrantes internacionais, que têm como finalidade introduzir conhecimentos essenciais a alunos de graduação e de pós-graduação, abordando tópicos avançados diversos com ênfase no estado da arte. As palestras avançadas, embora sejam voltadas à apresentação de resultados e avanços mais atuais de pesquisa, foram concebidas, nesta edição, para que os iniciantes na área que estão cursando a EMicro possam capturar as ideias apresentadas, ao mesmo tempo que estudantes e pesquisadores que já possuem algum conhecimento e/ou experiência na área possam ser colocados em contato com o que há de mais novo em suas áreas de atuação. Além destes cursos, estão sendo planejadas palestras da indústria, além de um espaço de exposição para empresas apoiadoras do evento, com o objetivo de apresentar ao público participante não apenas o lado acadêmico da microeletrônica mas também o lado industrial, com seus desafios, oportunidades e mercado. Deste modo, com uma programação abrangente e interessante, espera-se que a EMicro 2020 possa atingir seus objetivos de divulgar a área e de iniciar um processo formativo em muitos iniciantes no tema do evento.

A 22ª Escola Sul de Microeletrônica possuirá cursos e palestras com diferentes níveis de aprofundamento. Na programação do evento estão previstas as atividades abaixo:

- Cursos Introdutórias: são cursos teóricos que abrangem os principais conhecimentos básicos na área de microeletrônica;

- Palestras Convidadas: são palestras sobre temas do estado-da-arte ministradas por pesquisadores de renome internacional;

- Palestras Empresariais: são palestras proferidas pela indústria sobre o mercado de microeletrônica (aberto ao público);

- Painel: será organizado um painel com representantes do governo, indústria e academia, sobre o desenvolvimento da indústria e formação de recursos humanos na área de Microeletrônica.

SIM 2020 – 35º Simpósio Sul de Microeletrônica

O Simpósio Sul de Microeletrônica caracteriza-se por ser um evento onde os pesquisadores, predominantemente, da região Sul do Brasil apresentam os resultados dos seus projetos de pesquisa. O objetivo do simpósio é promover a divulgação das pesquisas em Microeletrônica realizadas por pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da região Sul do Brasil. Os artigos do SIM devem ser escritos em inglês.

Os artigos submetidos ao SIM serão avaliados pelo comitê de programa do evento, composto em sua maioria por jovens professores e estudantes de mestrado e doutorado. Quando aprovados, estes artigos serão publicados nos Anais do evento, que contam com número ISBN, e distribuídos durante o evento. A apresentação dos trabalhos aprovados dá-se em sessão aberta aos inscritos no simpósio onde cada apresentador tem um tempo de 15 minutos para apresentação seguido de perguntas do público presente. O simpósio está organizado em 10 sessões técnicas.

Organização

Apoio