COORDENADORA: HELENA COPETTI CALLAI |
RESUMO: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVOS:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||
RESULTADOS:
Docência no Ensino Superior com Aportes do Referencial Histórico-Cultural, com a Profª Drª Lenice Heloísa de Arruda Silva (UFGD), em abril.
Una Visión Latinoamericana de las Antropologías Mundiales y la Educación, com a Profª Drª Carla Guerron Montero (University of Delaware), em maio.
INTERCÂMBIOS: - O Programa realizou as seguintes atividades de intercâmbio, com a participação de discentes: No mês de maio e setembro o Programa selecionou doutorandos, através dos Editais nºs 09 e 24/2012, da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, para participarem do Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior – PDSE/CAPES. Foram selecionados os seguintes doutorandos:
Em relação aos Convênios de Intercâmbios estabelecidos, seguem abaixo as ações realizadas em 2012:
- Através deste convênio de intercâmbio destaca-se a finalização do Curso de Mestrado pela intercambista Paulina Mesías, no dia 13 de março, a qual ingressou no curso em março de 2010. Fizeram parte da Banca avaliadora as professoras Noeli Weschenfelder (UNIJUÍ), Anna Rosa Fontella Santiago (UNIJUÍ), Helena Copetti Callai (Orientadora) e o professor Marcelo Garrido, da Universidad Academia de Humanismo Cristiano, do Chile.
Além dos alunos mencionados acima que realizaram estágio sanduiche na UAM, estiveram realizando atividades de intercâmbios, desenvolvendo seminários, participando de bancas e acompanhando os doutorandos no estágio sanduíche, os seguintes docentes do Programa: Cátia Maria Nehring, Helena Copetti Callai, José Pedro Boufleuer e Walter Frantz. |
PROJETO: Conhecimento e aprendizagem: revisitando questões nucleares do processo educacional |
COORDENADOR: CELSO JOSÉ MARTINAZZO |
APRESENTAÇÃO: |
OBJETIVOS:
|
RESULTADOS: |
PROJETO: Educação Física e atuações docentes: as transformações da área |
COORDENADOR: PAULO EVALDO FENSTERSEIFER |
APRESENTAÇÃO: |
OBJETIVOS:
|
RESULTADOS: A partir das análises do material coletado nas observações das aulas (etapa anterior da pesquisa) percebeu-se que os docentes pesquisados apresentam características diferentes de atuação, articulando de modo particular elementos das diferentes propostas pedagógicas vinculadas ao movimento renovador, bem como, mantêm características da EF tradicional. Perante o já constatado, percebeu-se que as mudanças que surgiram com o movimento renovador de alguma forma influenciaram nas práticas pedagógicas dos docentes de Educação Física escolar, mesmo que de maneiras diversas. Entretanto, dado o estágio da pesquisa não temos como elencar um conjunto de elementos que nos remetam a um quadro sólido e conclusivo. Entende-se que um dos fatores agregados a esta condição é a complexidade em constituir um grupo de docentes com certa estabilidade de participação nas reuniões de estudo, fator limitante do encaminhamento da proposta metodológica que nos permitiria uma melhor avaliação dos resultados das intervenções de formação continuada. |
PROJETO: Razão Comunicativa e Educação: O ensinar e o aprender em perspectiva pós-metafísica |
COORDENADOR: JOSÉ PEDRO BOUFLEUER |
APRESENTAÇÃO: |
OBJETIVOS:
|
RESULTADOS:
|
PROJETO: Desenvolvimento de Currículo em Ciências da Natureza e suas Tecnologias em Espaços Interativos de Grupos de Sujeitos Diversificados |
COORDENADORA: MARIA CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO |
APRESENTAÇÃO: Processos de ensino e aprendizagem nos currículos escolares da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias têm avançado pouco, com reduzida aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes na Educação Básica, que repercutem na Educação Superior. Boa aprendizagem na diversidade do conhecimento humano pode tornar os estudantes mais capazes de pensar o mundo tecnocultural e sua reconstrução. Investigações no âmbito do Gipec - Unijuí, em experiências de organização curricular com Situações de Estudo, mostram novas potencialidades de formação de professores e estudantes. |
OBJETIVOS:
|
RESULTADOS: Os resultados obtidos mostram que os professores se engajaram no processo, com uma diversidade de entendimentos dos conceitos unificadores das Ciências da Natureza, mas conseguiram estabelecer novas oportunidades de aprendizagem aos seus estudantes, pelos diálogos estabelecidos entre os componentes de biologia, física e química, ao tratarem da mesma situação de estudo. A pesquisa-ação permite a constituição de professores pesquisadores em formação inicial e continuada, pois provoca a reflexão sobre a prática docente, na produção e desenvolvimento de currículo. O diálogo estabelecido entre os professores de escola e os licenciandos também propiciam mútuas aprendizagens. |
PROJETO: Educação: Intergênese dos Campos Epistêmico, Ético-Político e Pedagógico na Aprendizagem das Ciências |
COORDENADOR: JOSÉ PEDRO BOUFLEUER |
APRESENTAÇÃO: A presente pesquisa se coloca no âmbito dos objetivos do próprio Curso de Doutorado em Educação nas Ciências, que visa à competência para a pesquisa em educação nas diferentes áreas do saber e na referência quer ao contexto social amplo, quer às práticas pedagógicas da constituição e da aprendizagem das ciências no âmbito da escola e dos sistemas de ensino e no espaço dos movimentos e organizações sociais. |
OBJETIVOS:
|
RESULTADOS: Foram publicados livros e artigos de cada membro do grupo. Foram realizadas, pelos doutorandos envolvidos, pesquisas e entrevistas com intelectuais brasileiros que abordam as temáticas específicas de cada um. Dois doutorandos realizaram estágio de doutorado sanduiche no 2º semestre de 2012, trabalhando as questões da pesquisa, com a co-orientação de docentes da Espanha – UAM - Universidade Autonoma de Madrid. |
PROJETO: Estrategias de formacion del profesorado para educar en la participacion ciudadana |
COORDENADORA: Helena Copetti Callai - Equipe da UNIJUÍ |
APRESENTAÇÃO: O projeto é interinstitucional-internacional envolvendo pesquisadores da Espanha, Itália, Portugal, Brasil e Colômbia. É financiado pelo Ministério de Educação e Ciência da Espanha. |
OBJETIVO: Obter conclusões da experimentação de estratégias de formação dos docentes para formar na educação para participação cidadã. |
RESULTADOS: A pesquisa ainda não apresenta resultados, pois está na fase de definição do guia de coleta e da organização dos instrumentos para aplicação na amostra a ser definida em cada instituição. |
PROJETO: O Estudo do Lugar e a Cidade no Livro Didático |
COORDENADORA: HELENA COPETTI CALLAI |
APRESENTAÇÃO: Projeto de pesquisa como bolsista do CNPq-PQ que busca desenvolver a reflexão sobre os processos de avaliação do livro didático, do uso do mesmo pelos professores, considerando como base a temática das pesquisas sobre lugar e cidade\urbano e os desafios para uso no (do LD) nos processos de ensino e de aprendizagem. |
OBJETIVOS: Desenvolver a reflexão sobre os processos de avaliação do livro didático, do uso do mesmo, pelos professores, considerando a temática que é a base das pesquisas que se realiza: sobre lugar e cidade-urbano e os desafios para uso do LD nos processos de ensino e aprendizagem. |
RESULTADOS: As atividades realizadas se adscrevem a levantamentos e análise de pesquisas sobre o LD que têm sido realizadas no Brasil e em nível internacional, com os grupos que se mantêm as relações de intercâmbio. |
PROJETO:Interações Triádicas de Licenciandos, Professores da Educação Básica e da Universidade em Espaços de Formação para o Ensino em Ciências Naturais |
COORDENADORA: LENIR BASSO ZANON |
APRESENTAÇÃO: Interações entre licenciandos, professores da licenciatura e da educação básica são produzidas e analisadas, em espaços de formação para o ensino de ciências, mediante uma modalidade de investigação-ação crítica, com identificação de modos de mediação de explicações teóricas de práticas docentes. Estilos de explicação são caracterizados e fundamentados levando-se em conta fatores intervenientes relacionados com graus de assimetria que marcam as interações dos sujeitos. |
OBJETIVOS:
|
RESULTADOS: |
PROJETO: Organização cooperativa e desenvolvimento local |
COORDENADOR: WALTER FRANTZ |
APRESENTAÇÃO: O tema trata da organização cooperativa em processos de desenvolvimento. A problemática se circunscreve às diferentes dimensões de organizações cooperativas em processos de desenvolvimento local, tais como cultura, educação, política e economia. O objeto do presente estudo são experiências de organização cooperativa em processos de desenvolvimento, especialmente, desenvolvimento local. Na realidade da economia de mercado, a recuperação dos aspectos cooperativos pode ser um caminho de intervenção em processos sociais de desenvolvimento. |
OBJETIVOS: A pesquisa visa estudar limites e possibilidades de práticas de organização cooperativa como formas concretas de apoio ao desenvolvimento local. Analisar e a interpretar os limites e as possibilidades do poder de intervenção das organizações cooperativas em processos de desenvolvimento local. Busca-se entender o lugar da educação no espaço da cooperação e do desenvolvimento local. |
RESULTADOS: |
PROJETO: A educação popular em uma interlocução Latino-Americana, sistematização de práticas sociais e construção do sujeito |
COORDENADORA: ELZA MARIA FONSECA FALKEMBACH |
APRESENTAÇÃO: |
OBJETIVOS:
|
RESULTADOS:
|
PROJETO: Formação de professores/as da escolarização inicial e cinema: narrativas, experiências e cuidado de si |
COORDENADORA: NOELI VALENTINA WESCHENFELDER |
APRESENTAÇÃO: |
OBJETIVOS: |
RESULTADOS OBTIDOS:
|
PROJETO: Educação Física Atuações Docentes: as implicações de gênero nos Anos Iniciais e Anos Finais |
COORDENADORA: MARIA SIMONE VIONE SCHWENGBER |
APRESENTAÇÃO: |
OBJETIVOS: |
RESULTADOS: |
PROJETO: Currículo, memória e cultura escolar |
COORDENADORA: ANNA ROSA FONTELLA SANTIAGO |
APRESENTAÇÃO: |
OBJETIVOS:
|
RESULTADOS: |
AUTOR | TÍTULO | SITUAÇÃO |
Alexandre José Krul |
Rousseau: A Educação de Emílio nas primeiras etapas de sua vida |
D |
Sandra Coppini Rosa |
Por uma infância generificada: espaços significativos do contexto escolar |
D |
Denise Raquel Rohr |
Experiências escolares de jovens-mães da periferia de Ijuí |
D |
Rony Martins Silva |
A Escola Mura: entre concepções políticas e práticas interculturais e o contexto educacional da aldeia São Félix |
D |
Flávia Burdzinski de Souza |
Significação conceitual na alfabetização escolar: um trabalho com projetos no primeiro Ano do Ensino Fundamental |
D |
Maristela Maria de Moraes |
Literatura e Espaço: o imaginário em O Cortiço e Vidas Secas |
D |
Caroline Luana Lottermann |
Processos de significação conceitual de Elemento e Substância no ensino fundamental em Ciências Naturais |
D |
Gustavo Griebler |
Modelagem Conceitual de agente inteligente visando à colaboração para ambiente virtual de aprendizagem |
D |
Taíse Ceolin |
Os Encontros sobre investigação na Escola: uma contribuição à formação continuada |
D |
Laís Basso Costa Beber |
Reorganizações curriculares na conquista da educação escolar de melhor qualidade: expectativas acerca do efeito indutor do Novo ENEM |
D |
Simone Gobi Marcolan |
Espaços de formação continuada de professores em escolas pequenas e isoladas: uma lacuna a ser preenchida |
D |
Graciela Paz Meggiolaro |
A abordagem da dualidade onda-partícula em livros didáticos de física no Ensino Médio |
D |
Catiane Cinelli |
Programa de Sementes crioulas de hortaliças: experiência e identidades no movimento de mulheres camponesas |
D |
Liamara Denise Ubessi |
A educação permanente nas políticas de saúde pública |
D |
Ana Queli Mafalda Reis |
Exame nacional do Ensino Médio (ENEM) como indutor da prática curricular de professores de matemática a partir da perspectiva de contextualização |
D |
Maria Helena Romani Mosquen |
Educação do campo no município de São Miguel do Oeste: cruzamento de saberes, experiências e culturas |
D |
Evanildes Lorencena |
Gadamer: A linguagem dialógica na Educação |
D |
Juliana Beatriz Machado Rodrigues |
A construção de uma escola de educação infantil de tempo integral: “cavando os achadouros da infância” |
D |
Fátima Teresinha Silveira |
A função paterna e seus desdobramentos junto à Educação |
D |
Leani Rosani Krüger |
Gestão burocrática e gestão pedagógica: entre o instituído e instituinte |
D |
Emanueli Bandeira Avi |
As aprendizagens matemáticas desenvolvidas em ambientes de investigação estatística |
D |
Camila Mariane Müller |
A práxis supervisora educacional: do controladorismo à coordenação |
D |
Paulina Lozano Mesías |
Lugares de resistência: a arte de rua nas cidades de Porto Alegre no Brasil e Santiago do Chile |
D |
Osmar Lottermann |
O currículo integrado na educação de Jovens e Adultos |
D |
AUTOR | TÍTULO | SITUAÇÃO | |
Roque Ismael da Costa Güllich |
O livro didático, o professor e o ensino de ciências: um processo de investigação – formação – ação |
D |
D - DEFENDIDA
5 – PROMOÇÕES DE EVENTOS
TÍTULO: Aula Inaugural do Programa: “O lugar da Universidade na sociedade: a pós-graduação” |
LOCAL, CIDADE e DATA (numeral): Campus Ijuí, Sala D4/5, 29 de fevereiro. |
Nº DE PARTICIPANTES: 100 |
TÍTULO: Seminário - Docência no Ensino Superior com Aportes do Referencial Histórico-Cultural, com a Profª Drª Lenice Heloísa de Arruda Silva (UFGD) |
LOCAL, CIDADE e DATA (numeral): Campus Ijuí, Sala D4/5, 30 de abril. |
Nº DE PARTICIPANTES: 100 |
TÍTULO: Seminário - Biopolítica, arte de governo pedagógica e cuidado de si, com o Prof. Dr. Pedro Angelo Pagni, da UNESP – Marília – SP |
LOCAL, CIDADE e DATA (numeral): Campus Ijuí, Salão de Atos, 07 a 09 de maio. |
Nº DE PARTICIPANTES: 80 |
TÍTULO: Seminário - Una Visión Latinoamericana de las Antropologias Mundiales Y La Educación, com a Profª Drª Carla Guerron Montero (University of Delaware) |
LOCAL, CIDADE e DATA (numeral): Campus Ijuí, Sala D4/5, 29 e 30 de maio. |
Nº DE PARTICIPANTES: 90 |
TÍTULO: Seminário - Questões Controversas como Metodologia Educativa, com o Prof. Dr. Pedro Rocha dos Reis, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
LOCAL, CIDADE e DATA (numeral): Campus Ijuí, Sala E1/2, 19 e 20 de junho. |
Nº DE PARTICIPANTES: 85 |
TÍTULO: Painel com o tema: A experiência do Movimento Comunitário de Base de Ijuí – um caminho de educação popular, com os Painelistas: Carlos Karlinski, Israel Fernandes da Rocha, Gertrudes Commandeur, Euclides Marino Gabbi, Fredolino Eickhoff e Valdenor Flores da Fonseca |
LOCAL, CIDADE e DATA (numeral): Campus Ijuí, Sala D6/7, 22 de agosto. |
Nº DE PARTICIPANTES: 30 |
TÍTULO: Conferência: Alfabetização Mediática e Novo Humanismo, com o Prof. Dr. Tapio Varis, da Universidade de Tampere – Finlândia |
LOCAL, CIDADE e DATA (numeral): Campus Ijuí, Salão Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques, 23 de agosto. |
Nº DE PARTICIPANTES: 50 |
TÍTULO: Seminário - A Formação do Professor no Ensino Superior: Temas Atuais, com Conferencistas da Universidad Autonoma de Madrid – UAM/Convênio Internacional UNIJUÍ – UAM. Conferencistas: Natalia Ruiz López, Profesora Doctora em la UAM (Área: Didáctica de las Matemáticas) Jose Luis de los Reyes, Profesor Doctor em la UAM (Área de Ciencias Sociales, História y Patrimonio) Clemente Herrero Fabregat, Profesor Doctor em la UAM, (Área de Geografía) Alfonso Garcia De La Vega, Profesor Doctor em la UAM (Área de Ciencias Sociales, Geografía) Santiago Atrio, Profesor Doctor en la UAM (Área: Didácticas Experimentales, tecnología educativa y física) |
LOCAL, CIDADE e DATA (numeral): Campus Ijuí, Salão de Atos, 4 a 6 de setembro. |
Nº DE PARTICIPANTES: 120 |
TÍTULO: Sessão Solene do Conselho Universitário, para entrega do titulo de Professor Honoris Causa, ao Prof. Dr. Clemente Herrero Fabregat, da Universidade Autônoma de Madrid – UAM |
LOCAL, CIDADE e DATA (numeral): Campus Ijuí, Salão de Atos, 6 de setembro. |
Nº DE PARTICIPANTES: 200 |
Treinamento aplicativo COLETA DE DADOS da CAPES |
IES, LOCAL e DATA (numeral): CAPES, Brasília-DF, 17 de fevereiro. |
PARTICIPANTE: Carmen Antunes |
Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da Área de Educação |
IES, LOCAL e DATA (numeral): CAPES, Brasília-DF, 5 a 7 de março. |
PARTICIPANTE: Helena Copetti Callai |
FORPRED - Fórum Nacional dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPED |
IES, LOCAL e DATA (numeral): CAPES, Brasília-DF, 8 de março. |
PARTICIPANTES: Helena Copetti Callai e Walter Frantz |
FORPRED Sul - Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UCS, Caxias do Sul-RS, 29 de julho. |
PARTICIPANTE: Helena Copetti Callai |
III FEPAE Sul - Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação da Região |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UCS, Caxias do Sul-RS, 29 de julho. |
PARTICIPANTE: Maria Cristina Pansera de Araújo |
VII Fórum de Secretários(as) de Pós-Graduação em Educação da Região Sul |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UCS, Caxias do Sul-RS, 29 de julho a 1º de agosto de 2012. |
PARTICIPANTE: Carmen Antunes |
IX ANPED Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UCS, Caxias do Sul-RS, 29 de julho a 1º de agosto de 2012. |
PARTICIPANTES: Anna Santiago, José Pedro Boufleuer, Helena Copetti Callai, Maria Simone Vione Schwengber, Maria Cristina Pansera de Araujo e Celso José Martinazzo |
Reunião do FORPRED – Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Porto de Galinhas-PE, dias 20 e 21 de outubro. |
PARTICIPANTE: Walter Frantz |
Reunião do Fórum dos Editores de Periódicos dos Programas de Pós-Graduação em Educação |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Porto de Galinhas-PE, 21 de outubro. |
PARTICIPANTE: Maria Simone Vione Schwwngber |
35ª Reunião Anual da ANPED Nacional |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Porto de Galinhas-PE, dias 20 e 21 de outubro. |
PARTICIPANTES: Maria Simone Vione Schwwngber e Walter Frantz |
Seminário dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação |
IES, LOCAL e DATA (numeral): CAPES, Brasília-DF, de 26 a 29 de novembro. |
PARTICIPANTE: José Pedro Boufleuer |
X Fórum Nacional de Educação |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UFRGS, 19 a 30 de abril de 2012. |
PARTICIPANTE: Anna Rosa Fontella Santiago |
XI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UNIVATES, Lajeado-RS, de 22 a 25 de agosto de 2012. |
PARTICIPANTE: Cátia Maria Nehring |
JORNADA PIBID-UFPB - Ensino de Filosofia |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 24 a 26 de abril de 2012. |
PARTICIPANTE: Cláudio Boeira Garcia |
Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Rio Grande do Sul |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UCS – Caxias do Sul – RS, 2012. |
PARTICIPANTE: Cláudio Boeira Garcia |
XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Universidade Federal do Maranhão–MA, 16 a 20 de janeiro de 2012. |
PARTICIPANTE: Cláudio Boeira Garcia |
VI Encontro Hannah Arendt - Pluralidade, Mundo e Política. |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 02 a 04 de maio de 2012. |
PARTICIPANTE: Cláudio Boeira Garcia |
Seminário Nacional de Sistematização de Experiências da Escola Nacional de Formação da Contag |
IES, LOCAL e DATA (numeral): ENFOC – Escola Nacional de Formação da CONTAG, Brasília, DF, 03 a 05 de julho de 2012. |
PARTICIPANTE: Elza Maria Fonseca Falkembach |
Fórum Social Temático: Crise capitalista, justiça social e ambiental. |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Porto Alegre, RS, 24 a 29 de janeiro de 2012. |
PARTICIPANTE: Elza Maria Fonseca Falkembach |
III Encuentro Nacional e Internacional y VI Regional de Experiencias en Educación Popular y Comunitária: Encuentros y desencuentros de la Educación Popular y Comunitária |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Universidad del Cauca, Cauca, Colombia, 16 a 18 de maio de 2012. |
PARTICIPANTE: Elza Maria Fonseca Falkembach |
XXIII Simposio Internacional didáctica de las ciencias sociales |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Universidad de Sevilla, Sevilla, Espanha, 27 a 29 de março de 2012. |
PARTICIPANTE: Helena Copetti Callai |
II Coloquio internacional de investigadores en Didáctica de la Geografia |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Unversidad de Santiago del Chile, Santiago de Chile, 16 a 18 de abril de 2012. |
PARTICIPANTE: Helena Copetti Callai |
XXXII FERIA INTERNACIONAL DEL LIBRO DE SANTIAGO |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Santiago del Chile, Chile, 26 de outubro a 11 de novembro de 2012. |
PARTICIPANTE: Helena Copetti Callai |
IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UFSM, Santa Maria, RS, 21 a 23 de maio 2012. |
PARTICIPANTE: José Pedro Boufleuer |
Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde |
IES, LOCAL e DATA (numeral): CAPES, Brasília, DF, 27, 28 e 29 de novembro de 2012. |
PARTICIPANTE: José Pedro Boufleuer |
32º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UFRGS, Porto Alegre, RS, 18 e 19 de outubro de 2012. |
PARTICIPANTE: Lenir Basso Zanon |
VIII EVEQUIM |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UFS, São Cristóvão, SE, 31/01 a 03 de fevereiro de 2012. |
PARTICIPANTE: Lenir Basso Zanon |
IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro de Ensino de Biologia da Regional 4 |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UFG, Campus Samambaia, Goiânia, 18 a 21 de setembro de 2012. |
PARTICIPANTE: Maria Cristina Pansera de Araujo |
II Seminário PIBID/UESC: Os impactos do PIBID na educação. |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UESC, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, 02 e 03 de abril de 2012. |
PARTICIPANTE: Maria Cristina Pansera de Araújo |
II Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia eSociedade |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UNICSUL, Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, São Paulo, SP, 25 a 27 de abril de 2012. |
PARTICIPANTE: Maria Cristina Pansera de Araujo |
III Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, São Paulo, SP, 25 a 27 de abril de 2012. |
PARTICIPANTE: Maria Cristina Pansera de Araujo |
V Simpósio Regional de Educação Básica |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UNOESC, Maravilha, SC, 15 a 17 de maio de 2012. |
PARTICIPANTE: Maria Cristina Pansera de Araujo |
X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo – desafios contemporâneos no campo do currículo |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UFMG, Belo Horizonte, MG, 04 a 06 de setembro de 2012. |
PARTICIPANTE: Maria Simne Vione Schwengber |
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UFBA, Campus de Ondina, Salvador/BA, 17 a 20 de julho de 2012. |
PARTICIPANTE: Otavio Aloisio Maldaner |
32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química |
IES, LOCAL e DATA (numeral): IFRS, Campus Porto Alegre, RS, 18 e 19 de outubro de 2012. |
PARTICIPANTE: Otavio Aloisio Maldaner |
I Semana Estadual de Química do Espírito Santo |
IES, LOCAL e DATA (numeral): Conselho Regional de Química, FAESA, Campus I, Vitória/ES, 18 a 21 de junho de 2012. |
PARTICIPANTE: Otavio Aloisio Maldaner |
IX Semana de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe |
IES, LOCAL e DATA (numeral): UFS, São Cristóvão/SE, 10 a 13 de abril de 2012. |
PARTICIPANTE: Paulo Evaldo Fesnterseifer |
7 – PARTICIPAÇÕES EM BANCA DE OUTRAS IES
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, MESTRADO: Claudete Jurawski. Auto-ética um estudo da constituição do educador ambiental a partir da noção de metamorfose antropossociológica. Mestrado em Educação Ambiental. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande/RS, 2012. |
PARTICIPANTE: Celso José Martinazzo |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, MESTRADO: Nara Regina Hennemann. Fontes de energia e ambiente: uma proposta interdisciplinar no Ensino de Ciências Exatas. Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): UNIVATES, Lajeado, RS, 2012. |
PARTICIPANTE: Otavio Aloisio Maldaner |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, DOUTORADO: Liliani Mathias Brum. Qualidade de vida dos professores de ciências e a relação das suas disciplinas com o cotidiano dos alunos em uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul. Doutorado em Educação nas Ciências. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): UFSM, Santa Maria, RS, 2012 |
PARTICIPANTE: Maria Cristina Pansera de Araujo |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, MESTRADO: Gabriela Chicuta Ribeiro. Corpo, gênero e sexualidade: cartografias da Educação Física. Mestrado em Educação. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): UFPR, Curitiba, PR, 2012. |
PARTICIPANTE: Maria Simone Vione Schwengber |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, DOUTORADO: Cledes Antonio Casagrande. A formação do eu em Mead e em Habermas: desafios e implicações à educação. Doutorado em Educação. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): PUCRS, Porto Alegre, RS, 2012. |
PARTICIPANTE: José Pedro Boufleuer |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, DOUTORADO: Jackson Luis Martins Cacciamani. Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita de sala de aula. Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): FURG, Rio Grande, RS, 2012. |
PARTICIPANTE: Otavio Aloisio Maldaner |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, MESTRADO: Daiana Froner. Análise da qualidade e do potencial genotóxico das águas do arroio Luiz Rau no município de Novo Hamburgo. Mestrado em Qualidade Ambiental. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): Feevale, Novo Hamburgo, RS, 2012. |
PARTICIPANTE: Maria Cristina Pansera de Araújo |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, MESTRADO: Cristiane Schroeder Machado. Olhares para a criança da/na educação infantil: concepções docentes presentes na organização da ação pedagógica. Mestrado em Educação. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): UFSM, Santa Maria, RS, 2012. |
PARTICIPANTE: Noeli Valentina Weschenfelder |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, DOUTORADO: Carmen Silvia da Silva Sá. Currículo Ativo e a Constituição de Identidades Profissionais em um Curso de Licenciatura em Química. Doutorado em Educação. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): UNB, Brasília, DF, 2012. |
PARTICIPANTE: Otavio Aloisio Maldaner |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, DOUTORADO: Liz Mayoly Muñoz Albarracín. Aportes da filosofia da ciência na formação inicial de professores de química e a mobilização do saber e do saber fazer na construção das representações científicas. Doutorado em Educação para a Ciência. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP, 2012. |
PARTICIPANTE: Otavio Aloisio Maldaner |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, MESTRADO: Bruno de Almeida Faria. As relações de reconhecimento social na cultura escolar: um caminho para a compreensão da construção das identidades docentes. Mestrado em Educação Física. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): UFES, Vitória, ES, 2012. |
PARTICIPANTE: Paulo Evaldo Fensterseifer |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, MESTRADO: Ivan Carlos Bagnara. Abordagens pedagógicas de Educação Física nas escolas públicas de Erechim. Mestrado em Educação |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): UPF, Passo Fundo, RS 2012 |
PARTICIPANTE: Paulo Evaldo Fensterseifer |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, MESTRADO: Betania Vicensi Bolsoni. Cuidado de si e consciência corporal: aportes foucaultianos para uma educação física escolar não mecanicista. Mestrado em Educação. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): UPF, Passo Fundo, RS, 2012. |
PARTICIPANTE: Paulo Evaldo Fensterseifer |
AUTOR DO TRABALHO, TÍTULO, DOUTORADO: Marli Dallagnol Frison. A produção de saberes docentes articulada à formação inicial de professores de química: implicações teórico-práticas na escola de nível médio. Doutorado em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde. |
IES, LOCAL (CIDADE/UPF) e DATA (numeral): UFSM-FURG, Santa Maria, RS, 2012 |
PARTICIPANTE: Otavio Aloisio Maldaner |
REVISTA CONTEXTO & EDUCAÇÃO |
A Revista Contexto & Educação, publicada pela Editora Unijuí, vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado - da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Apresenta-se no formato eletrônico, no Open Journal System, sob o número de ISSN 2179-1309, no seguinte endereço eletrônico: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/index. Trata-se de um periódico de livre acesso, que, na classificação Qualis Capes, está com conceito B3. Nela são publicados artigos científicos com temas e questões de caráter teórico, ancorados em pesquisas e experiências educativas de interesse no debate educacional. Idealizada como veículo de divulgação e incentivo a práticas inovadoras nos diversos âmbitos da educação, a Revista Contexto & Educação, em mais de vinte anos de circulação, consolidou-se com a publicação, em língua portuguesa e/ou espanhola, da produção intelectual de pesquisadores vinculados aos diversos campos e áreas específicas da educação em suas articulações com a sociedade e escola. No ano de 2012, foram organizados os números 86 e 87. O número 86, referente ao segundo semestre de 2011, que trata de vários aspectos da pesquisa em Educação, foi disponibilizado no sistema, no segundo semestre de 2012. O número 87 está em editoração e será disponibilizado na página até março de 2013. O número 88, que apresenta um conjunto de artigos sobre educação sexual, e mais alguns textos, que abordam vários temas, está em processo de editoração e será publicado até maio de 2013. O Comitê Editorial é composto pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ: Anna Rosa Fontella Santiago, Claudio Boeira Garcia, Maria Cristina Pansera de Araújo e o Conselho Editorial por docentes pesquisadores do referido Programa e de outras Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior. Nos últimos anos, a Revista tem contado com a colaboração voluntária de mestrandos e doutorandos do Programa. No ano de 2012 atuaram como colaboradores voluntários na organização da Revista os seguintes mestrandos: Eduardo Lemos Leal e Jaqueline Vianna e doutorando: Tiago Anderson Brutti. |
RESPONSÁVEL: HELENA COPETTI CALLAI |
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: O Programa ocupa aproximadamente dois terços do prédio Alfa, no Campus de Ijuí, onde se encontra a secretaria, a sala da coordenação, um miniauditório, salas para reuniões e/ou encontros de grupos de pesquisa, salas para atendimento individual ou para reuniões de pequenos grupos e um laboratório equipado com computadores, internet wireless e com um ambiente adequado para o descanso dos discentes que ficam na universidade nos intervalos das aulas. Além disso, o Programa possui um espaço em que a sua dinâmica de funcionamento propriamente se expressa, que é a Sala D8/9, no Prédio D, no Complexo da Pós-Graduação, no Campus Ijuí. Nesse espaço, cada uma das linhas de pesquisa tem um ambiente adequado em que se concentram as atividades a ela pertinentes, com salas para suas reuniões e sessões de orientação, com móveis adequados e computadores com acesso à Internet à disposição dos docentes e discentes. Nos prédios ao lado, encontram-se as salas de aula, bem como salas equipadas para as sessões em que se realizam as bancas de avaliação do Programa. |
OBJETIVOS:
|
RESULTADOS: O espaço das salas D8/9 tem-se configurado como lugar privilegiado da pós-graduação stricto sensu em educação da UNIJUÍ. Com atendimento nos três turnos dos dias da semana, de segundas às sextas-feiras, convivem neste espaço mestrandos e doutorandos com professores e bolsistas de iniciação científica. Para os alunos que provêm de outros municípios, ou mesmo de Ijuí, o espaço da Sala D8/9 constitui-se no lugar de encontro, de troca de ideias e de reuniões de grupos e de sessões de orientação. O acervo da biblioteca setorial está sendo incrementado com doações de professores do Programa e com doações que o Programa costuma receber de outras instituições. Enfim, constituiu-se este espaço como o lócus da pós-graduação, consolidando as aspirações do Programa. |
10 – PUBLICAÇÕES DO PROGRAMA SANTIAGO, A. R. F. (Org.); WESCHENFELDER, Noeli V. (Org.); CINELLI, Catiane (Org.); MESÍAS, Paulina L. (Org.). Cultura, Currículo e Protagonismo Social em Diferentes Contextos Educacionais. 1. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2012. v. 1. 136 p. SANTIAGO, A. R. F. Na Esteira dos Movimentos Sociais; o Projeto Político Pedagógico. In: Veiga Ilma Passo de Alencastro (Org.). Quem sabe faz a hora de construir o projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2012, v. 1, p. 39-64. SANTIAGO, A. R. F. Pedagogia crítica e educação emancipatória: um diálogo entre Paulo Freire e Boaventura Santos. In: IX ANPED/SUL, 2012, Caxias do Sul. IX ANPEDSUL: Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul. Caxias do Sul: UCS Editora, 2012. v. 1. p. 1-15. Breunig, Raquel Taís; Nehring, Cátia Maria. Análise de questões do SAERS e o ensino de álgebra na perspectiva dos registros de representação. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, p. 48-61, 2012. CARDOSO, F. C.; SOARES, Maria Arlita da Silveira; NEHRING, C. M. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: Geometria Espacial e Formas Geométricas. In: II Simpósio de Ensino de Física e de Matemática, 2012, Santa Maria. II Simpósio de Ensino de Física e Matemática: Relação entre Saberes e Fazeres. Santa Maria: UNIFRA - DERCA, 2012. v. 01. p. 01-08. KRONBAUER, C. F.; NEHRING, C. M.; BATTISTI, Isabel Koltermann. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL. In: XI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012, Lajeado. XI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Lajeado: Editora UNIVATES, 2012. v. 01. p. 443-451. Maggio, Deise Pedroso; NEHRING, C. M. SABERES DOCENTES SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO: LIMITAÇÕES ACERCA DO REGISTRO DA LÍNGUA NATURAL. In: XI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012, Lajeado. XI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Lajeado: Editora UNIVATES, 2012. v. 01. SOARES, Maria Arlita da Silveira; NEHRING, C. M. TRANSFORMAÇÕES DO CURRÍCULO PRESCRITO EM CURRÍCULO REAL: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: IX ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. IX ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul: Editora UCS, 2012. v. 01. p. 01-17. BREUNIG, R. T.; NEHRING, C. M. Pesquisas e Perspectivas do Ensino e Aprendizagem de matemática nas engenharias. In: XVII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2012, Ijuí. Anais do XVII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: Editora UNIJUI, 2012. v. 01. MARTINAZZO, Celso J.; AMARAL, Rosemari. Autonomia e Complexidade: a construção das aprendizagens humanas. Impulso (Piracicaba), v. 22, p. 49-61, 2012. MARTINAZZO, Celso J.; MAINARDI, A. J. Reflexões acerca da importância do diálogo no processo de ensino-aprendizagem num contexto multicultural. In: LUFT, Hedi Maria; FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca; CASAES, Juliana Borba de (Org.). Freire na agenda da educação: conhecimento, diálogo, esperança. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2012, v. 1, p. 115-127. MARTINAZZO, Celso J.; PERINI, D. T. As novas tecnologias no processo educacional: enfoque na educação infantil. In: XV ENACED - Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia, 2012, Santa Rosa. Aprendizagem humana e diversidade cultural. Ijuí: Editora Unijuí, 2012. v. 1. p. 01-11. MARTINAZZO, Celso J.; GRZECA, F. C. O desafio ético da educação escolar na era planetária: repensando a ética a partir da complexidade. In: XV ENACED - Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia, 2012, Santa Rosa. Aprendizagem humana e diversidade cultural. Ijuí: Editora Unijuí, 2012. v. 1. p. 1-11. MARTINAZZO, Celso J. O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIJUÍ: RACIONALIDADE E INQUIETAÇÕES. In: IX ANPEDSUL, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul: UCS - Caxias do Sul, 2012. v. 1. p. 1-11. MARTINAZZO, Celso J.; GRZECA, F. C. O DESAFIO ÉTICO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA PLANETÁRIA: REPENSANDO A ÉTICA A PARTIR DA COMPLEXIDADE. In: IX ANPEDSUL, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul: UCS - Caxias do Sul, 2012. v. 1. p. 1-11. MARTINAZZO, Celso J.; ERTHAL, C. D. Comenius no Contexto da modernidade. In: Salão do Conhecimento, 2012, Ijuí. Tecnologia Social, Sustentabilidade e Erradicação da pobreza. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2012. v. 1. p. 1-6. EBLING, S. B. D.; FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Educação Popular e educação em saúde: um elo necessário nas práticas de saúde. Revista de Enfermagem UFPE Online, v. 6, p. 2285-2289, 2012. LINS, I. (Org.); FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca (Org.); OLIVEIRA, R. (Org.). Multiplicação criativa, um entrelaçar de práticas e saberes. 2. ed. Brasília-DF: Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Contag, 2012. 303 p. LUFT, Hedi Maria (Org.); FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca (Org.); CASAES, J. B. (Org.). Freire na agenda da educação: conhecimento, diálogo, esperança. 1. ed. Ijuí-RS: Unijuí, 2012. v. 1. 184 p. FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Uma reflexão sobre o cuidado. In: LINS, Iara; FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca; OLIVEIRA, Raimunda (Org.). Multiplicação criativa, um entrelaçar de práticas e saberes. 2. ed. Brasília-DF: Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Contag, 2012, p. 291-299. FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca; BELATO, Neyta Oliveira. Seminário Permanente de Educação Popular: um jeito de educar mediante temas geradores. In: LUFT, Hedi Maria; FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca; CASAES, Juliana Borba (Org.). Freire na agenda da educação: inclusão e emancipação educação de jovens e adultos. 1. ed. Ijuí-RS: Unijuí, 2012, v. 2, p. 159-174. FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Da esperança à transformação social. In: XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2012, Erechim-RS. Anais do XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2012. v. 1. p. 1-8. FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. La Formacion de Educadores en Tiempo de Construccion. In: III Encuentro Nacional e Internacional y VI Regional de Experiencias en Educación Popular y Comunitária: Encuentros y desencuentros de la Educación Popular y Comunitária, 2012, Cauca. Anais do III Encuentro Nacional e Internacional y VI Regional de Experiencias en Educación Popular y Comunitária: Encuentros y desencuentros de la Educación Popular y Comunitária, 2012. p. 1-14. FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Para Pensar, desde la Universidad. In: III Encuentro Nacional e Internacional y VI Regional de Experiencias en Educación Popular y Comunitária: Encuentros y desencuentros de la Educación Popular y Comunitária, 2012, Cauca. Anais do III Encuentro Nacional e Internacional y VI Regional de Experiencias en Educación Popular y Comunitária: Encuentros y desencuentros de la Educación Popular y Comunitária, 2012. p. 1-9. ZENI, B. S.; CALLAI, Helena Copetti. La fuerza del lugar como requisito para la participación ciudadana. In: Nicolás de Alba Fernández; Francisco F. García Pérez; Antoni Santistebán Fernandez. (Org.). Educar para la participación ciudadana en la enseñanza de las ciencias sociales. 1. ed. Sevilla: DÍADA Editora S. L., 2012, v. 1, p. 373-380. CALLAI, Helena Copetti. Educação geográfica: ensinar e aprender Geografia. In: Sonia M. Vanzella Castellar; Gislaine Batista Munhoz (Org.). Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. 1. ed. São Paulo: Xamã, 2012, p. 73-87. CALLAI, Helena Copetti; CAVALCANTI, L. S.; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Tendências da pesquisa sobre o ensino de cidade na geografia e suas contribuições para a prática docente. In: Maria Geralda de Almeida; Karla Annielly Teixeira; Tadeu Alencar Arraes. (Org.). Metrópoles Teoria e pesquisa sobre a dinâmica metropolitana. 1. ed. Goiânia: Cânone Editoria, 2012, v. 1, p. 85-97. CALLAI, Helena Copetti; CAVALCANTI, L. S. La ciudad,el lugar y la practica para la enseñanza de la Geografia: relato de experiencias. In: Nicolas de Alba Fernández; Francisco F. García Pérez; Antoni Santisteban Fernandez. (Org.). Educar para la participación ciudadana en la enseñanza de las ciencias sociales. 1. ed. Sevilla: Diada Editoa, S. L., 2012, v. 1, p. 331-342. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; CAVALCANTI, L. S.; CALLAI, Helena Copetti. A cidade, o lugar e o ensino de Geografia: a construção de uma linha de trabalho. In: Sonia Maria Vanzella Castellar; Lana de Souza Cavalcanti; Helena Copetti Callai (Org.). Didática da Geografia - aportes teóricos e metodológicos. 1. ed. São Paulo: XAMÃ, 2012, v. 1, p. 87-109. CALLAI, Helena Copetti; CAVALCANTI, L. S.; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Tendências da pesquisa sobre o Ensino da cidade na Geografia e suas contribuições para a prática docente. In: Maria Geralda de Almeida; Karla Annielly Teixeira. (Org.). Metrópoles - teoria e pesquisa sobre a dinâmica metropolitana. 1. ed. Goiânia: Cânone Editorial, 2012, v. 1, p. 85-97. ZENI, Bruna S.; CALLAI, Helena Copetti. La fuerza del lugar como requisito para la particiación ciudadana. In: XXIII Simposio Internacional didáctica de las cencias sociales, 2012, Sevilla. Educar para la participación ciudadana en la enseñanza de las cinecias sociales. Sevilla: DIADA Editora, 2012. v. 1. p. 373-380. PRESTES, R. M.; BOUFLEUER, J. P. A tarefa da escola na construção de um mundo humano comum: dimensões da avaliação. In: IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação - confluências, 2012, Santa Maria. IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação - UFSM - Anais 2012. Santa Maria: UFSM, 2012. v. 1. p. 1-12. SANGIOGO, Fábio André; ZANON, Lenir Basso. Reflexões sobre Modelos e Representações na Formação de Professores com Foco na Compreensão Conceitual da Catálise Enzimática. Química Nova na Escola (Impresso), v. 34, p. 1-9, 2012. ZANON, Lenir Basso; HAMES, Clarinês; SANGIOGO, Fábio André. INTERAÇÕES EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NA PERSPECTIVA DA (RE)CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA MODALIDADE DE SITUAÇÃO DE ESTUDO. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 21-35, 2012. ZANON, Lenir Basso; MALDANER, Otavio Aloisio. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica (Coleção Educação em Química). 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2012. v. 1. 224 p. ZANON, Lenir Basso; MALDANER, Otavio Aloisio. Currículo Contextualizado na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - A Situação de Estudo. In: Lenir Basso Zanon; Otavio Aloisio Maldaner (Org.). Fundamentos e Propostas de Currículo Contextualizado na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - A Situação de Estudo. In: Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil (Coleção Educação em Química). 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2012, p. 109-138. CADONA, E. A.; ZANON, Lenir Basso. Abordagens sobre Ciclos Biogeoquímicos no Contexto da Situação de Estudo Aquecimento Global do Planeta. In: Maria do Carmo Galliazi (Org.). Abordagens sobre Ciclos Biogeoquímicos no Contexto da Situação de Estudo Aquecimento Global do Planeta. 1. ed. Rio Grande: FURG, 2012, v. 1, p. 295-297. ZANON, Lenir Basso. Ensino Experimental: Contribuições para uma Aprendizagem Significativa. In: VIII Escola de Verão em Educação Química da UFSE (VIII EVEQUIM), 2012, Aracaju, SE. Anais da VIII Escola de Verão em Educação Química. Aracaju, SE: UFSE, 2012. p. 15-24. ZANON, Lenir Basso. O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ESCOLAR NUMA COMPLEXIDADE DE RELAÇÕES CONCEITUAIS EM CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS. In: II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica, 2012, Santo Ângelo. Anais do II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica, 2012. ZANON, Lenir Basso. ARTICULANDO CICLOS REFLEXIVOS NUM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM CIÊNCIAS. In: II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica - CIECITEC, 2012, Santo Ângelo. Anais do II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica, 2012. WIRZBICKI, S.; ZANON, L. B.; HAMES, C.; ZANON, Lenir Basso. Conhecimentos Mediados na Articulação entre Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências. In: IX ANPED SUL 2012, 2012, Caxias do Sul. Anais da IX ANPED SUL 2012, 2012. ZANON, Lenir Basso; LIMA, J. M. Rodadas de negócios internacionais: uma proposta didática vivencial de jogos de empresas em sala de aula. In: XV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI, 2012, São Paulo. Anais do XV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI, 2012. ZANON, Lenir Basso; LEITE, J. C. S.; CADONA, E. A. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do Ensino de Equilíbrio Químico e a Complexidade das Explicações em Aulas de Química/Ciências. In: 32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - EDEQ, 2012, Porto Alegre - UFRGS. Anais do 32º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2012. ZANON, Lenir Basso; CADONA, E. A.; LIMONS, E. S. A COMPREENSÃO CONCEITUAL EM ABORDAGENS DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2012, Porto Alegre - UFRGS. Anais do 32º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2012. ZANON, Lenir Basso; LOTTERMANN, Caroline L. A Inserção da Química no Ensino de Ciências Naturais: um olhar sobre Livros Didáticos no Ensino Fundamental. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2012, Salvador - Bahia. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2012. WIRZBICKI, Sandra Maria; ZANON, Lenir Basso. A Significação Conceitual de Energia em Espaços Interativos de Formação de Professores. In: VIII Seminário Internacional de Alfabetização Evento Científico e XIV Ciclo de Estudos de Pedagogia, 2012, Ijuí. Anais do 8. Seminário Internacional de Alfabetização - Alfabetização na Contemporaneidade; 14. Ciclo de Estudos da Pedagogia. Ijuí: UNIJUÍ, 2012. v. Único. WIRZBICKI, Sandra Maria; ZANON, Lenir Basso; HAMES, Clarinês. Conhecimentos Mediados na Articulação entre Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL. Caxias do Sul: UCS, 2012. v. Único. WALHBRINCK, M. F.; PERIPOLLI, F.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES APLICADAS EM SITUAÇÕES DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. file:///D:/inde, 2012. Bock. K. C.; Szynwelski. B. E.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. OS CONCEITOS UNIFICADORES - TRANSFORMAÇÕES E ENERGIA - NAS SITUAÇÕES DE ESTUDO ÁGUA E VIDA E DE ALGUMA FORMA TUDO SE MOVE . Revista da SBEnBIO, v. 5, p. file:///D:/inde, 2012. FRIZZO, G.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO DE GENÉTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. file:///D:/inde, 2012. POSSEBON, D. B.; BIANCHI, V.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ECOLOGIA E A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. file:///D:/inde, 2012. LIMA, J. de; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. file:///D:/inde, 2012. SCHULZ, M. S.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; BIANCHI, V.; BOFF, Eva Terezinha de Oliveira. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR SEGUNDO LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO. Revista Eletronica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, p. 1-12, 2012. PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. Formação de professores para o ensino de ciências da natureza: os (des)caminhos da prática docente. In: DURLI, Zenilde; SILVA, Rafael Dias da Silva; RIBEIRO, Vicente Neves da Silva (Org.). Formação docente em Perspectiva. 1. ed. Passo Fundo: Editora UPF, 2012, v. 1, p. 21-40. Szynwelski. B. E.; Bock. K. C.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. OS CONCEITOS DE ESCALA E REGULARIDADE NAS SITUAÇÕES DE ESTUDO AR ATMOSFÉRICO E ÁGUA E VIDA DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO. II Seminário Internacional de Educação em Ciências. 1. ed. Rio Grande: NUEPEC, 2012, v. 3, p. 1-. BOFF, Eva Terezinha de Oliveira; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; BIANCHI, V. CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTO DO PROFESSOR. II Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2. ed. Rio Grande: NUEPEC, 2012, v. 3, p. 1-1. BENVENUTTI, D. B.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. OS DESAFIOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO A DOCÊNCIA (PIBID) PEDAGOGIA, NO INCREMENTO DA ÁREA CIÊNCIAS NATURAIS, NOS ANOS INICIAIS. II Seminário Internacional de Educação em Ciências. 3. ed. Rio Grande: NUEPEC, 2012, v. 3, p. 1-1. PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; HAMES, Clarinês; BOFF, Eva Terezinha de Oliveira. SITUAÇÃO DE ESTUDO: UMA PROPOSTA CURRICULAR ARTICULADORA DA FORMAÇÃO DOCENTE. II Seminário Internacional de Educação em Ciências. 3. ed. Rio Grande: NUEPEC, 2012, v. 3, p. 1-1. EMMEL, R.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. A PESQUISA SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: CONTEXTO, CARACTERIZAÇÃO E REFERENCIAIS DE ANÁLISE NO PERÍODO 1999-2010. In: IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. GT8, 2012. CEOLIN, T.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. OS ENCONTROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA COMO ESPAÇOS DE INTERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA E CONTINUADA DOS PROFESSORES DA ESCOLA. In: IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. GT8, 2012. EMMEL, R.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M.C. Visitando discursos das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o livro didático de ciências. In: XV ENACED, 2012, Santa Rosa. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - APRENDIZAGEM HUMANA E DIVERSIDADE CULTURAL. Ijuí: UNIJUÍ, 2012. v. 1. p. 1-6. Szynwelski, B. E.; Boc,. K. C.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. OS CONCEITOS DE ESCALA E REGULARIDADE NAS SITUAÇÕES DE ESTUDO AR ATMOSFÉRICO E ÁGUA E VIDA DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO. In: II SINTEC, 2012, Rio Grande. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2012. BOFF, Eva Terezinha de Oliveira; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; BIANCHI, V. Contribuições dos estágios supervisionados para a constituição de conhecimento do professor. In: II SINTEC, 2012, Rio Grande. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2012. BENVENUTTI, D. B.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. Os desafios do Programa Institucional de Incentivo a Docência (PIBID) Pedagogia, no incremento da área Ciências Naturais, nos Anos Iniciais. In: II SINTEC, 2012, Rio Grande. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2012. PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; HAMES, Clarinês; BOFF, Eva Terezinha de Oliveira. Situação de estudo: uma proposta curricular articuladora da Formação Docente. In: II SINTEC, 2012, Rio Grande. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2012. GOETTEMS, L.; SCHWENGBER, M. S. V. Se ela dança, eu danço: o que a escola tem a ver com isso?. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 1, p. 1, 2012. SCHWENGBER, M. S. V.; GOETTEMS, L. (Con)Textos de feminilidades e masculinidades na escola. Labrys (Edição em Português. Online) v. 22, p. 1-22, 2012. SCHWENGBER, M. S. V. Mãe Moderna: esportiva e forte. Cadernos CEDES (Impresso), v. 32, p. 1-20, 2012. SCHWENGBER, M. S. V. Comunicação Mídia e Consumo. Comunicação Mídia e Consumo. v. 9, p. 223-247, 2012. SCHWENGBER, M. S. V. QUAL O PREÇO DE SER MENINA? IMPLICAÇÕES DAS EXPECTATIVAS CORPORAIS. Pensar a Prática (Online), v. 15, p. 789-799, 2012. SCHWENGBER, M. S. V. Professora, cadê seu corpo?. In: Dagmar Meyer; Rosangela Soares (Org.). Professora, cadê seu corpo?. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012, v. 1, p. 1-120. SCHWENGBER, M. S. V. O uso das imagens como recurso metodológico. In: Dagmar Estermann Meyer; Marlucy Alves Paraíso (Org.). Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, v. 1, p. 261-. SCHWENGBER, M. S. V. Qual o preço de ser menina?. In: IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. IX Seminário de Pesquisa em educação da Região Sul - IX ANPED SUL. Caxias do Sul, 2012. CONTE, I. I.; WESCHENFELDER, N. V. Mulheres camponesas em luta: resistência, libertação e empoderamento. FAED, v. 1, p. 11-28, 2012. WESCHENFELDER, N. V. (Org.); SANTIAGO, A. F. (Org.); CINELLI, Catiane (Org.); MESIAS, P. L. (Org.). CULTURA, CURRÍCULO E PROTAGONISMO SOCIAL: EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCACIONAIS. 1. ed. IJUÍ: Unijuí, 2012. 136 p. FERNANDES, Simoni Antunes; WESCHENFELDER, N. V. Bebês na escola infantil pública: a escuta e as palavras nos anos iniciais da vida. In: IXANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul 2012, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas Interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. v. 1. p. 1. WESCHENFELDER, N. V. A pesquisa com crianças na escolarização inicial: possibilidades e desafio político. In: VIII Seminário Internacional de Alfabetização e XIV Ciclo de Estudos de Pedagogia, 2012, Ijuí. Anais do VIII Seminário Internacional de Alfabetização e XIV Ciclos de Estudos da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 2012. v. 8. p. 1-14. CINELLI, Catiane; WESCHENFELDER, N. V. PROGRAMA DE SEMENTES DE HORTALIÇAS: UMA EXPERIÊNCIA DE AGROECOLOGIA. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E I FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO SUL DO RS: CAMPO E CIDADE EM BUSCA DE CAMINHOS COMUNS, 2012, PELOTAS. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E I FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO SUL DO RS: CAMPO E CIDADE EM BUSCA DE CAMINHOS COMUNS. PELOTAS: ED. DA UFPEL, 2012. v. 1. BELTER, L.; WESCHENFELDER, N. V. Conhecendo as Culturas da Infância: possibilidades de participação das crianças no cotidiano escolar. In: IX ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas Interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. BELTER, L.; WESCHENFELDER, N. V. Exercitando a participação infantil no planejamento escolar. In: Salão do Conhecimento - XVII Jornada de Pesquisa da Unijuí, 2012, Ijuí. Salão do Conhecimento 2012 - XX Seminário de Iniciação Cientifica, XVII Jornada de Pesquisa, XIII Jornada de Extensão, II Mostra de Iniciação Cient. Junior e II Seminário de Inovação tecnológica. Ijuí: Unijuí, 2012. v. 17. p. 1-6. BELTER, L.; WESCHENFELDER, N. V. Práticas Participativas na Educação Infantil: Diálogos possíveis com a Cultura da Infância. In: VIII Seminário Internacional de Alfabetização e XIV Ciclo de Estudos de Pedagogia, 2012, Ijuí. Anais do VIII Seminário Internacional de Alfabetização e XIV Ciclos de Estudos da Pedagogia. Ijuí: Unijui, 2012. v. 8. p. 1-5. WESCHENFELDER, N. V.; BELTER, L. CONHECENDO AS CULTURAS DA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR. In: IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul: Editora UCS, 2012. v. 9. p. 1-10. NERY, B. K.; MALDANER, O. A. Formação continuada de professores de química na elaboração escrita de suas aulas a partir de um problema. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, p. 120-144, 2012. MALDANER, O. A.; COSTA-BEBER, L.; MACHADO, A. R. Desenvolvimento e Aprendizagem de Conceitos Biofisicoquímicos em Uma Situação de Estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação. Alexandria (UFSC), v. 5, p. 85-111, 2012. Gehlen, S. T.; MALDANER, O. A.; DELIZOICOV, D. MOMENTOS PEDAGÓGICOS E AS ETAPAS DA SITUAÇÃO DE ESTUDO: COMPLEMENTARIDADES E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 1015-1037, 2012. RITTER, J.; MALDANER, O. A. A AUTORIA NA PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO. Didácticas Específicas, v. 6, p. 6-23, 2012. MALDANER, O. A.; ZANON, Lenir B; AUTH, Milton A. Pesquisa sobre Educação em Ciências e formação de professores. In: Flávia Maria Teixeira dos Santos e Ileana Maria Greca (Org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2012, v. Único, p. 49-88. MALDANER, O. A. Uma história pessoal no Ensino da Química. In: Gerson de Souza Mól (Org.). Ensino de Química: Visões e Reflexões. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2012, v. único, p. 105-119. PEREIRA, Jaqueline R.; MALDANER, O. A. Recontextualização de Conceito-chaves na Reorganização Curricular da Educação Básica Brasileira. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. IX ANPED SUL 2012 - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. RIBAS, F. K.; VIANNA, J.; MALDANER, O. A. Interações discursivas em aulas de química: especificidades do professor. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - ENEQ, 2012, Salvador. Anais do XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - ENEQ. Salvador: Editora da UFBA, 2012. v. único. p. 1-12. COSTA-BEBER, L.; MALDANER, O. A. O Novo ENEM como instrumento de gestão e intervenção no sistema. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. Salvador: Editora da UFBA, 2012. v. único. p. 1-12. RITTER, J.; COSTA-BEBER, L.; MALDANER, O. A. Produção e acompanhamento no desenvolvimento de currículo: constituição de conhecimento de professor. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. Salvador: Editora da UFBA, 2012. v. único. p. 1-12. COSTA-BEBER, L.; MALDANER, O. A. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. In: IX ANPED SUL 2012 - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL 2012 - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul: Editora UCS, 2012. v. único. p. 1-16. SOUZA, Flávia B. de; MALDANER, O. A. A significação conceitual no início da escolarização das crianças. In: IX AnpedSul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX AnpedSul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Editora da UCS: Caxias do Sul, 2012. v. único. p. 1-12. VIANNA, J.; FRISON, M. D.; MALDANER, O. A. PRODUÇÃO DE SITUAÇÕES DE ESTUDO PARA O ENSINO MÉDIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: CONTEÚDO E SÉRIE PREFERENCIAL. In: 32 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2012, Porto Alegre. Anais dos 32 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2012. v. único. WENZEL, J. S.; MALDANER, O. A. O Desenvolvimento Conceitual e o Aprender Química Mediante a Prática da Escrita. In: 32 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2012, Porto Alegre. Anais do 32 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2012. v. único. COSTA-BEBER, L.; MALDANER, O. A. A interdisciplinaridade em políticas e práticas educacionais: o fator Novo ENEM. In: 32 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2012, Porto Alegre. Anais do 32 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. v. único. p. 1-8. RIBEIRO, C. T.; MALDANER, O. A. ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS SOBRE O FOGO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, 2012, Rio Grande. E-book do Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. FERREIRA, J. de O.; MALDANER, O. A. PESQUISAS ESCOLARES EM CIÊNCIAS: O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, 2012, Rio Grande. E-book do Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. FENSTERSEIFER, P. E. O que significa aprender no âmbito da cultura corporal de movimento?. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 7, p. 320-328, 2012. FENSTERSEIFER, P. E.; PICH, Santiago. Ontologia pós-metafísica e o movimento humano como linguagem. Impulso, v. 22, p. 25, 2012. CARLAN, P.; KUNZ, Elenor; FENSTERSEIFER, P. E. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica 'inovadora'. Movimento (Porto Alegre. Online), v. 18, p. 55-75, 2012. REZER, R.; NASCIMENTO, J. V.; FENSTERSEIFER, P. E.; GRACA, A. B. S. TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, p. 891-908, 2012. REZER, R.; NASCIMENTO, J. V.; FENSTERSEIFER, P. E.; GRACA, A. B. S. O trabalho docente na educação superior reflexões a partir do campo da Educação Física. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012, Porto. Ensino Superior Inovação e qualidade na docência. Porto, 2012. p. 8304-8319. REZER, R.; NASCIMENTO, J.; FENSTERSEIFER, P. E.; GRACA, A. B. S. O trabalho docente na educação superior reflexões a partir do campo da educação física.... In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012, Porto. VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Ensino Superior Inovação e Qualidade na Docência. Porto, Portugal, 2012. p. 1031-1032. FRANTZ, W. Reflexões sobre o lugar social da universidade. Revista do CCEI, v. 16, p. 292-305, 2012. GERHARDT, M. C.; FRANTZ, W. Desafios à educação numa sociedade de risco. Missioneira (Santo Ângelo), v. 61, p. 41-68, 2012. FRANTZ, W. Associativismo, cooperativismo e economia solidária. Ijuí: UNIJUÍ, 2012. FRANTZ, W. Organização cooperativa na agricultura familiar. In: Paulo Afonso Zarth (Org.). História do campesinato na Fronteira Sul. 317. ed. Porto Alegre: Letra & Vida, 2012, p. 295-317. FRANTZ, W.; BUSNELLO, Maristela Borin. Potencial Educativo em Organizações Cooperativas. In: Hedi Maria Luft; Elza Maria Fonseca Falkembach; Juliana Borba de Casaes (Org.). Freire na agenda da educação: conhecimento, diálogo, esperança. Ijuí: UNIJUÍ, 2012, v. 01, p. 143-153. FRANTZ, W. CONCEPÇÕES E FUNÇÕES DE UNIVERSIDADE. In: XV Encontro Nacional de Educação ENACED Aprendizagem humana e diversidade cultural, 2012, Santa Rosa. Encontro Nacional de Educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2012. p. 1-10. FRANTZ, W. A educação para a cooperação no caminho do desenvolvimento. In: 35ª Reunião Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas - PE. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012. p. 1-16. CENCI, Ana Righi; FRANTZ, W. O direito fundamental ao trabalho e a economia solidária. In: I Congresso Internacional de Direitos Humanos - emancipação e ruptura, 2012, Caxias do Sul. I Congresso Internacional de Direitos Humanos - emancipação e ruptura, 2012. FRANTZ, W.; CENCI, Ana Righi. Desenvolvimento pelo caminho da cooperação?. In: XVII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2012, Ijuí. Anais XVII Jornada de Pesquisa da UNIJUI. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2012. p. 1-6. ANDRIOLI, L. A.; FRANTZ, W.; ANGELIN, R. Mulheres e Religião: incidências no movimento feminista e de mulheres. In: XVII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2012, Ijuí. Anais da XVII Jornada Científica da UNIJUÍ. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2012. UBESSI, L. D.; FRANTZ, W.; FALKEMBACH, Elza; RIGHI, L. B.; STUMM, E. M. F.; ARAUJO, M. C. P. CONCEPÇÕES DE ATORES SOCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO NA RELAÇÃO COM POLÍTICAS DE SAUDE. In: XVII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2012, Ijuí. Anais XVII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2012. p. 1-1 CENCI, Ana Righi; FRANTZ, W. PRÁTICAS COOPERATIVAS E O EXERCÍCIO DA LIBERDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. In: XVII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2012, Ijuí. Anais XVII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2012. p. 1-6. GERHARDT, M. C.; FRANTZ, W. DESAFIOS À EDUCAÇÃO NUMA SOCIEDADE EM RISCO. In: XVII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2012, Ijuí. Anais XVII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2012. p. 1-6. FRANTZ, W. A educação para a cooperação no caminho do desenvolvimento. In: 35ª Reunião Anual ANPED, 2012, Porto de Galinhas-PE. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI (Resumos). Rio de Janeiro: ANPED, 2012. p. 90-90. CENCI, Ana Righi; FRANTZ, W. PRÁTICAS COOPERATIVAS E O EXERCÍCIO DA LIBERDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luiz. Anais/Resumos da 64ª Reunião Anual da SBPC. São Luiz: SBPC, 2012. p. 1-1. |