Coordenadoria de Marketing
Gerente: Márcia Regina Conceição de Almeida
Relatório 2012
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Coordenadoria de Marketing
Gerente: Márcia Regina Conceição de Almeida
1. Principais Atividades Desenvolvidas
Testemunha-se o aumento da importância das marcas corporativas como alavanca do crescimento das empresas sob a ótica do longo prazo. Uma marca forte não apenas endossa produtos ou serviços de uma companhia, mas principalmente “traduz” a essência, os valores e a cultura da organização. Se isso pode ser percebido mais claramente nas empresas de bens de consumo, nos setores B2B a construção de marcas corporativas é um processo um pouco mais sutil, mas igualmente estratégico, relevante e desafiador. A marca tem como missão traduzir vantagens competitivas e gerar valor para as empresas. Afinal, mais do que conceitual, a reputação representa um endosso e um ativo para a organização. Para dar consistência a esse processo de construção da marca corporativa, é fundamental conhecer bem os públicos com os quais se relaciona, receber inputs consistentes e analisar com profundidade esses inputs. Esse é o alicerce para uma relação de confiança da marca com seus públicos. Os resultados gerados por uma boa reputação são percebidos aos poucos (Meio & Mensagem, 2012).
No ano de 2012, os grandes eixos de trabalho da Coordenadoria de Marketing continuam norteados em qualificar os processos de marketing e comunicação institucional. Está-se focado em desenvolver novas e também em dar continuidade às estratégias de fortalecimento da MARCA UNIJUÍ.
Marketing Educacional é o esforço de posicionamento/comunicação desenvolvido por instituições de ensino (colégios, universidades, faculdades, entidades representativas destas instituições, etc.) junto aos usuários de seus produtos e serviços (estudantes, professores ou profissionais) ou a grupos sociais determinados ou ainda à própria comunidade.
A necessidade emergente da implementação do marketing educacional se dá pelo inegável crescimento da concorrência na área dos serviços educacionais – em especial as instituições de ensino superior privadas.
Alguns dos reflexos dessa situação competitiva são, como apontam Kotler e Fox (1994), o declínio do número de alunos potenciais, matrículas, contribuições, donativos e outros recursos para enfrentar os custos. Como conseqüência, cresce a preocupação com o gerenciamento da marca e com a ampliação das formas de contato com o aluno. Segundo Kotler e Fox (1994), isso acontece porque as instituições de ensino superior que respondem ao mercado compreendem que as pessoas frequentemente se relacionam com a imagem formada, e não necessariamente com a realidade.
A CMKT desenvolve uma gestão baseada na MARCA e nas formas de contato e de criação de significado dessa marca para estes públicos. A estrutura do setor permanece composta por: Unidade de eventos, Unidade de criação estratégica, Unidade de gerenciamento da informação e Unidade estratégica, que trabalham a Universidade sob o foco do negócio e, por fim, a criação da Unidade de Marketing Digital.
A Unidade de Marketing Digital se propõe, num primeiro momento, a monitorar a marca Unijuí junto aos públicos das redes sociais, dar feedback aos inúmeros contatos via redes e criar e distribuir conteúdo e campanhas publicitárias formatadas para essas mídias. A Unidade está composta por dois profissionais de comunicação, uma jornalista e um publicitário.
Importante salientar que todas as unidades se relacionam concomitantemente. Então, quando surge uma demanda, as unidades são acionadas para conjuntamente encontrar a solução. Entretanto, nem sempre isso acontece. Às vezes a demanda é por apenas um cartaz, ou um release para a imprensa. O trabalho conjunto é feito quando o trabalho é mais complexo, como por exemplo, uma campanha institucional. Na CMKT trabalha-se visualizando a Comunicação Integrada de Marketing, o que tem promovido a interação da equipe como um todo na concepção, planejamento e execução das ações prioritárias para a Universidade.
- Programas de Marketing UNIJUÍ
Este ano foi de implementação dos Programas de Marketing da UNIJUÍ, aprovados pela Reitoria no final de 2011.
Reitera-se que o marketing institucional da Unijuí está organizado em 7 grandes programas, que contêm subprogramas, projetos, ações, atividades integradas e novos projetos. Os programas de marketing da Unijuí estão assim propostos:
Nome do Programa |
Breve descrição técnica |
1. Sinergia |
Endomarketing focado em técnicos administrativos e de apoio e docentes. |
2. Presença Unijuí |
Composto de distribuição/praça/meeting point, em eventos, instituições, campi, polos de EaD, diversos públicos da instituição. |
3. Egresso Unijuí |
Relacionamento, satisfação e fidelização com egressos, diplomados e certificados. |
4. Relações Estudantis |
Relacionamento, satisfação e manutenção dos atuais estudantes. |
5. Relações Institucionais |
Relacionamento com a imprensa, formadores de opinião e comunidade. |
6. Promoção Unijuí |
Composto promocional – propaganda, publicidade, merchandising, relações públicas, vendas - campanhas de atração dos públicos. |
7. Branding Unijuí |
Gestão de marca – agregação de valor à marca institucional, às extensões de marcas e aos diferentes produtos da instituição. |
Estes programas serão permanentes e executados através de diversas atividades, projetos, ações, subprogramas, que deverão evoluir com o passar do tempo, podendo ser extintos, substituídos por novos ou ter agregação/incorporação de novos projetos.
- Canais de comunicação
Em 2012, a equipe de jornalismo desenvolveu ações de fortalecimento do relacionamento com a imprensa local e regional, foram feitas visitas in loco, eventos e brindes focados neste público.
Esta equipe também deu continuidade à qualificação e manutenção dos veículos institucionais já consolidados.
O Blog Tá Ligado, boletim eletrônico informativo destinado aos alunos da Unijuí, apresentou um declínio de acessos; constatou-se que em parte devido à utilização das redes sociais de uma forma mais instantânea do que o formato de texto do Blog.
Pode-se elencar ainda a produção do Guia das Profissões, versão impressa e online, publicação voltada aos estudantes de ensino médio.
Cita-se, ainda, a publicação do Balanço Social, de periodicidade anual, que traz os dados sobre a importância da universidade no contexto regional.
A Revista Sinergia, agora de edição trimestral, voltada ao público interno, e que traz as principais informações sobre a Universidade e seus setores. O objetivo deste canal é abastecer todos os técnicos administrativos e de apoio e docentes com as diretrizes administrativas da Universidade e também aproximar as pessoas que atuam na Universidade.
Além disso, a equipe de jornalismo participa de todos os eventos institucionais fazendo cobertura e abastecendo a imprensa de notícias da instituição.
- Imprensa
No que se refere ao atendimento à imprensa, a equipe de Jornalismo deu sequência ao seu trabalho de captação e produção de releases, enviados diariamente por e-mail aos veículos de comunicação da região, compreendendo mais de 60 veículos cadastrados em Ijuí, cidades sede de Campi, Núcleos e municípios da região de abrangência da FIDENE, além dos principais órgãos de imprensa do Estado e do país. Para tanto, está sendo utilizada a denominação Unijuí News, onde a imprensa tem acesso às principais informações sobre a universidade mediante um boletim que apresenta a mesma linguagem visual do Portal.
Também são encaminhados a cada mês releases e fotos para publicação na ABRUC – Associação Brasileira das Universidades Comunitárias e CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.
No processo de melhoria de relacionamento com os veículos, foram realizadas visitas e a formatação de um plano de ações mais frequentes para fomentar durante todo o ano esta proximidade.
- Campanhas
A publicidade trabalhou nas campanhas de vestibular (Mais, Inverno e Verão) nas modalidades EaD e Presencial. O foco continua sendo o fortalecimento da marca Unijuí, como principal fator de decisão, e a qualificação das pessoas para fazer a venda do vestibular e da Universidade.
Além destas, as campanhas para a Gincana, Saca Dúvidas, Profissional do Futuro, Volta às aulas e Sou Universitário se destacam pela qualificação das mídias e design proposto.
É importante salientar que, para as campanhas acima, foram formatadas peças impressas, para rádio, TV, Web, além de toda a divulgação in loco. Em todas estas campanhas, o aluno foi utilizado como sujeito ator, legitimando o posicionamento institucional “Para uma vida de conquistas, Unijuí”.
Por fim, esta Unidade atende uma grande gama de demandas publicitárias institucionais oriundas da Reitoria, dos Campi, Mantidas, Coordenadorias, Setores e Departamentos.
- Cerimonial e Protocolo
A Unidade de Eventos tem prestado assessoria diretamente aos eventos em seus Cursos, Departamentos e/ou Setores. Foram aproximadamente 80 cerimoniais e protocolos realizados durante o ano.
- Feiras
A FIDENE/UNIJUÍ tem garantido cada vez mais sua presença institucional qualificada em grandes feiras regionais. Dentre as feiras que a UNIJUÍ marcou presença em 2012, destacam-se a ExpoIjuí/Fenadi, onde foi realizada uma ação para a inscrição do vestibular durante toda a feira. Aqueles que realizavam a inscrição e o pagamento da taxa recebiam uma camiseta.
Ressalta-se que a participação em Feiras se dá exclusivamente para reforço de marca/imagem e de presença Institucional. Por este motivo, procura-se sempre adequar à exposição, a presença de cursos e laboratórios às características da Feira.
A Unijuí, campus Ijuí, foi sede da realização da Tec-E-Inova - Feira de Tecnologia e Empreendedorismo, promovida pelo Sindilojas e Fecomércio.
Tendo em vista o ajuste orçamentário, definiu-se a participação em feiras e eventos nas cidades sede de campi e cidades estratégicas para a divulgação da marca. Para as demais o formato é por meio de ações específicas como a colocação do balão, dispensando a presença diária em estandes.
Além destas, a Unijuí participou de feiras em Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, dentre outras, elencadas a seguir: Festa da Uva (Ijuí e Santo Antônio), ExpoIjuí/Fenadi, Tec-E-Inova, Indumóveis e Hortigranjeiros (Santa Rosa), Feintech (Horizontina), Expofeira (Três de Maio) e Feicisa (Santo Augusto).
- Profissional do Futuro
Um grande número de escolas de ensino médio da região marcou presença no evento Profissional do Futuro, que nesta edição, teve como diferencial a oferta de oficinas e minipalestras, além da visitação aos espaços da Universidade. Organizado pela Vice-Reitoria de Graduação e Coordenadoria de Marketing, o Profissional do Futuro visou proporcionar um espaço para os alunos conhecerem a estrutura, os cursos de graduação oferecidos e a forma de ingresso na Universidade.
A programação foi desenvolvida, nos quatro campi, em dois dias, nos turnos da manhã e noite das 8 às 12 horas e das 19 às 22 horas, respectivamente. No Campus Ijuí, o evento aconteceu nos três turnos. O Profissional do Futuro aconteceu nos dias 14 de setembro no Campus Três Passos; 16 de setembro no Campus Panambi; 22 de setembro no Campus Santa Rosa; e nos dias 29 e 30 no Campus Ijuí. Destaca-se que, em Ijuí, a Mostra de Cursos concentrou-se nas salas DS do prédio do DCVida, qualificando a visibilidade de todos os cursos. Foi realizada uma ação de fotos em painel/Toga, simulando a formatura, assim envolveram-se as redes sociais da Unijuí para acesso às imagens. O formato foi avaliado positivamente pelos alunos e professores visitantes, e também pelos participantes da instituição. Durante a tarde do dia 29 de setembro, no Campus Ijuí, foram realizadas visitas orientadas aos laboratórios, rádios, e também um aulão de redação com o professor Larry Wizniewsky. No segundo dia, o turno da tarde reuniu, no campus Ijuí, as equipes finalistas da Gincana Minha Escola é 10 para provas finais e premiação dos cinco primeiros lugares.
Evento Profissional do Futuro
|
|
2007 |
2008 |
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
|
Alunos |
Escolas |
Alunos |
Escolas |
Alunos |
Escolas |
Alunos |
Escolas |
Alunos |
Escolas |
Alunos |
Escolas |
Ijuí |
1200 |
|
1700 |
33 |
2549 |
43 |
2634 |
77 |
2671 |
68 |
3503 |
81 |
Santa Rosa |
700 |
|
600 |
19 |
739 |
17 |
1387 |
33 |
1395 |
36 |
498* |
12* |
Três Passos |
|
|
550 |
9 |
688 |
19 |
323 |
11 |
301 |
9 |
446 |
13 |
Panambi |
|
|
180 |
3 |
380 |
5 |
190 |
4 |
152 |
8 |
0 |
0 |
TOTAL |
1900 |
|
3030 |
64 |
4356 |
84 |
4534 |
125 |
4519 |
121 |
4447 |
106 |
* No Campus Santa Rosa o evento aconteceu em apenas em um dia, pois o segundo foi cancelado devido ao temporal. |
- Saca Dúvidas
Em maio, alusivo ao dia do vestibulando, foi realizado o evento Saca-dúvidas, que discutiu a orientação vocacional, as angústias pela escolha da profissão e outras questões relacionadas a este momento tão importante da vida.
No total foram 4.300 alunos participantes de toda a região. Devido à redução de orçamento, foi priorizado o subsídio de transporte para as escolas potenciais em alunos para a UNIJUÍ.
Retrospectiva de participação
SACA DÚVIDAS |
|
2008 |
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
|
Alunos |
Escolas |
Alunos |
Escolas |
Alunos |
Escolas |
Alunos |
Escolas |
Alunos |
Escolas |
Ijuí |
730 |
22 |
1327 |
36 |
1850 |
47 |
1550 |
32 |
1775 |
41 |
Santa Rosa |
730 |
20 |
1080 |
26 |
1543 |
37 |
1522 |
49 |
1591 |
43 |
Três Passos |
125 |
5 |
426 |
15 |
554 |
16 |
430 |
12 |
387 |
12 |
Panambi |
244 |
8 |
403 |
11 |
176 |
7 |
253 |
6 |
205 |
7 |
Santo Augusto |
0 |
0 |
0 |
0 |
228 |
4 |
0 |
0 |
0 |
0 |
TOTAL |
1829 |
55 |
3236 |
88 |
4351 |
111 |
3755 |
99 |
3958 |
103 |
- Gincana
Em 2012 o projeto “Gincana Minha Escola é 10” consolidou seu objetivo principal de fortalecer a inserção da marca Unijuí nas cidades e escolas durante 6 meses de atividades off e online.
Em 2008 foram 54 equipes inscritas; em 2009 foram 78; em 2010 foram 91 escolas; em 2011 foram 79; e, em 2012, foram 75 escolas inscritas. O site da Gincana, no Portal da Unijuí, continuou como principal canal de comunicação com os participantes deste projeto. As escolas premiadas em 2012 foram:
1º Lugar: Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde - CRISSIUMAL
2º Lugar: Colégio L'Hermitage Cristo Rei - HORIZONTINA
3º Lugar: Colégio Franciscano Santíssima Trindade - CRUZ ALTA
4º Lugar: Colégio Estadual Comendador Soares de Barros - AJURICABA
5º Lugar: Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA - IJUÍ
Premiação da edição de 2012, divulgada no site da Gincana Unijuí Minha Escola é 10:
1º Lugar:
Escola: 01 conjunto de Multimídia (composto por 02 Netbooks + 01 Data Show + 01 caixa de som)
Equipe: 01 viagem para Balneário Camboriú/SC
2º Lugar:
Escola: 01 conjunto de Multimídia
(composto por 01 Netbook + 01 Data Show + 01 caixa de som)
Equipe: 01 final de semana no Parque das Tuias
3º Lugar:
Escola: 01 Netbook
Equipe: 01 dia em um Parque Aquático
4º Lugar:
01 dia em um Parque Aquático
5º Lugar:
01 jantar para os integrantes da equipe e professores.
Com este projeto a marca Unijuí esteve em contato com o seu público potencial por seis meses e recebeu espaço nos veículos de comunicação das cidades onde as equipes estavam alocadas, assim cumpriu seu objetivo de fortalecer a marca diante este público.
- Palestra nas Escolas
Com o objetivo de promover maior integração da Unijuí com as escolas de ensino médio, a Coordenadoria de Marketing e os Cursos de Graduação desenvolveram o Projeto Palestra nas Escolas. Neste projeto é disponibilizada nas escolas uma grade de palestras e oficinas de diversos temas e áreas de interesse com o objetivo de contribuir para a formação e qualificação dos estudantes de ensino médio, complementando, assim, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. No ano de 2007 foram 58 palestras; em 2008 e 2009 foram realizadas 60 palestras em cada ano na região; e em 2010, 2011 e 2012 chegou-se a aproximadamente 100 palestras nas escolas em cada ano.
- Portal e Redes Sociais
O ano de 2012 foi de intenso trabalho para implementar a nova proposta para o Portal. As equipes da COINF e CMKT repensaram cada página com foco na estratégia de marketing institucional. As páginas de cursos foram reconstruídas por completo com formato, textos e imagens novas. A interação com os departamentos aconteceu por meio da Vice-Reitoria de Graduação e cada coordenador de curso participou da criação e aprovação da página.
O twitter e o facebook foram veículos importantes na divulgação da Universidade e da marca nas redes sociais. O monitoramento e feedback dos públicos foi intenso durante o ano.
Atualmente, tem-se mais de 2 mil seguidores no twitter da Unijuí (http://twitter.com/portalunijui). Já são mais de mil amigos no facebook, envolvendo todos os públicos prioritários da Instituição, diariamente abastecidos com informações de todas as linhas de atuação da Universidade.
Além disso, a Coordenadoria está monitorando as informações sobre a Universidade, manifestando-se oficialmente quando solicitada. Este tema foi incluído com prioridade no planejamento da Coordenadoria de Marketing, pois é vital a convergência dos meios para o fortalecimento da comunicação Institucional com os diversos públicos prioritários.
- Endomarketing
O Blog Sinergia, lançado em 2011, consolidou-se como um Canal de comunicação da FIDENE/UNIJUÍ com todos os docentes, técnicos administrativos e de apoio. O endereço para acesso é www.unijui.edu.br/sinergia ou no Portal do funcionário link Sinergia. Além de informar tudo o que está acontecendo na Instituição, todos os funcionários da instituição podem comentar, sugerir pautas e participar das atividades que a FIDENE/UNIJUÍ vai desenvolver.
Ainda neste ano foi realizada a segunda edição da Gincana SuperAção com os objetivos de fortalecer a comunicação/informações, o atendimento e as relações interpessoais dos trabalhadores da FIDENE, através de momentos de desafios, descontração, integração e motivação.
De setembro a dezembro foram realizadas provas envolvendo ações institucionais e em dezembro aconteceu a grande final durante a festa de final de ano da FIDENE.
Em dezembro, centenas de colaboradores se reuniram em dois grandes eventos: a Festa de Final de Ano da FIDENE e a final da Gincana SuperAção UNIJUÍ.
No dia 15 de dezembro a competição das equipes cara a cara foi o ápice dos três meses de competição. As provas físicas e de raciocínio fizeram as equipes se enfrentarem frente a frente. A equipe do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais – DCJS foi bi-campeã da Gincana SuperAção UNIJUÍ. Em segundo lugar ficou a Biblioteca e o terceiro lugar foi conquistado pelo Departamento de Humanidades e Educação.
Em 2012, foram realizados eventos de integração como o Dia da Criança, o Dia do Amigo, o Momento Campeiro e o Natal Solidário.
2. Participação em Eventos e Outras Atividades
Evento/Atividade |
Tipo |
Nº Part. |
Promoção/
Local |
Carga Horária |
Seminário sobre estratégia em redes sociais para IES. |
S |
1 |
SINEPE/POA/RS |
8h |
Tipo: S - Seminário C - Curso T - Treinamento O - Outros
|