CONCLUSÃO


Os demais enfoques apontados podem ser trabalhados como complemento ao trabalho realizado, mas de um modo geral, os dois temas centrais conseguiram de uma maneira simples refletir a questão base do transporte de cargas com caminhões que vem a ser a grande dificuldade que o setor enfrenta. No problema I pode-se visualizar uma percepção do baixo lucro liquido resultante em decorrência do alto valor das despesas, sem contar ainda que variáveis como gastos com alimentação do motorista não foram levadas em conta. No problema II pode-se ter uma idéia de um outro problema bastante freqüente, o transporte da carga, que ultrapassando os limites permitidos acarreta problemas não só no caminhão, mas em nossas rodovias.  

Os modelos propostos refletem a realidade com uma grande proximidade, tendo em vista da confiabilidade dos dados utilizados.  

Este método de ensino com certeza consegue possibilitar a aprendizagem, principalmente pela simplicidade, e por que não, pela repetição. A possibilidade de se obter melhores resultados é clara, por se tratar de um assunto concreto, obtido da realidade, onde o aluno tem a base para a busca de modelos matemáticos que possibilitem a compreensão e resolução dos problemas. O método provoca o interesse pelo fazer e aprender matemática, vincula ao domínio de um fazer matemático e de um pensar matemático, promove diferentes motivações e capacidades e estimula a autonomia intelectual e o desenvolvimento do pensar científico.  

A interdisciplinaridade, característica fundamental da Modelagem Matemática acontece na medida que o tema é aprofundado, através de atividades que se abrem para várias questões relacionadas á outras disciplinas , como física , geografia e economia , além de se trabalhar com problemas sociais desta classe .  

Mas a modelagem não se faz por si própria , é necessário um grande engajamento por parte dos educadores, tendo em vista que os alunos podem não corresponder as expectativas. Outro ponto a se enfatizar é que o tema é bem mais atraente aos meninos do que às meninas.  

Pretendemos com o trabalho, propor uma nova possibilidade para o ensino, partindo de um tema bastante rico em dados e que favorece a formação do cidadão em si , a criatividade, o prazer por aprender e que devolva a alegria à escola. Muito ainda pode ser explorado, o tema é também bastante abrangente, facilmente estendido às outras disciplinas e principalmente, traz retornos concretos no que diz respeito não só a classe dos caminhoneiros, mas à todos nós que usufruímos direta  ou indiretamente deste serviço e que utilizamos as rodovias. Trata-se de uma atividade que se estende a todos nós, entende-la faz nos torna mais conscientes da realidade que estamos inseridos, ou seja, mais cidadãos. 

Inicio / Introdução / Descrição / Conteúdos envolvidos / Conclusão / Bibliografia