Novos engenheiros civis aprovados em seleções de mestrado

Os novos engenheiros civis Eduardo Pasche, Cândida Bernardi e Gracieli Borré, graduados pela UNIJUÍ no último sábado, 22, partem para novo desafio neste primeiro semestre de 2014: o Mestrado em Geotecnia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Além da aprovação na Ufrgs, onde escolheram realizar o Mestrado, os formandos também foram aprovados em programas de mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal de Santa Maria.

Eduardo Pasche, natural de Ijuí, foi bolsista do PET durante três anos e defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre “Análise do desempenho de misturas asfálticas com incorporação de material fresado e cal”. O orientador foi o professor José Echeverria, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng). Cândida Bernardi, de Catuípe, também foi bolsista do PET durante três anos e defendeu TCC sobre “Uso de solo local na pavimentação com misturas de agregados finos”, trabalho orientado pelo professor Carlos Alberto Simões Pires Wayhs (também do DCEEng). Já Gracieli Borré, de São Luiz Gonzaga, também foi bolsista PET e defendeu o TCC “Estudo de solo laterítico argiloso para uso em pavimentos econômicos – mistura solo/brita”, sob orientação do professor Carlos Alberto Pires Wayhs.

O professor Carlos Alberto destaca que as respectivas aprovações nas seleções de mestrado são muito significativas para o Curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ, pois motivam os demais acadêmicos e mantém uma tradição alcançada pelo curso de encaminhar formandos para os principais centros de excelência em pós-graduação no país, a exemplo da UFRJ e da Ufrgs, onde os egressos optaram por realizar o mestrado. “São instituições que possuem o nível máximo de avaliação na Capes, com conceito 7”, destaca o professor. O docente também destaca que a inserção dos acadêmicos no Programa de Educação Tutorial (PET) é fundamental para o bom desempenho e para o sucesso na vida acadêmica. “A UNIJUÍ está dentre as duas únicas instituições no Estado que mantém um grupo PET na área da Engenharia Civil e isso serve para o apoio e incentivo à vida acadêmica, pois exige dedicação exclusiva do aluno ao curso e às atividades de pesquisa e extensão”.