Atividade
1) Escolha a figura desejada e verifique a teoria;
2) Após observar a teoria, faça as seguintes anotações em seu caderno:
a) nome da figura;
b) número de vértices;
c) verifique o formato da base da figura e escreva o seu nome;
d) número de arestas;
e) faça o desenho da figura analisada em seu caderno, anotando todas as conclusões percebidas;
f) escrever as fórmulas necessárias ( área da base, área lateral, área total e volume), para podermos dar continuidade ao nosso trabalho;
3) Resolva as seguintes situações em seu caderno:
a) Um fabricante de caixas de papelão pretende fazer caixas abertas a partir de folhas de cartão retangular 35cm por 27cm , cortando quadrados iguais de 4cm nas quatro pontas e dobrando os lados. A seguir dobre esta folha, formando a caixa. Determine a área total e o volume desta nova caixa.
b) Um engenheiro ao projetar a planta de um prédio que foi inicialmente prevista a construção de um reservatório cilíndrico de água, tendo como raio 2m e a altura medindo um metro a mais que o raio. Depois foi constatado que o volume do reservatório havia sido subestimado, sendo necessário, na verdade, o dobro do volume inicialmente previsto. Determine a medida do raio da base, sabendo que a altura do reservatório não poderá ser alterada.
4) Após resolver essas situações, chegou a hora de usar a sua criatividade, invente uma situação problema e resolva em seu caderno.

Adriane da Luz Bertollo e Cleusa Verginia Bortolini