a) Movimente o ponto Q e observe o que acontece com o valor do comprimento do raio;
b) Compare o valor do comprimento do raio com o valor do comprimento do
diâmetro;
c) Se o comprimento do diâmetro medir 10 cm, quanto medirá o comprimento do raio?
d) Se o comprimento do raio medir 2 cm, quanto medirá o comprimento do diâmetro?
e) Movimente o ponto P e observe o que acontece com o valor do comprimento da corda
f) Tente encontrar uma posição em que a corda fique com um comprimento
maior que o diâmetro;
f) Modifique o tamanho da circunferência e observe o que acontece com o valor do comprimento do
diâmetro e do raio;
g) Diga qual é a característica da corda, do diâmetro e do raio.
As questões 2, 3 e 4 foram elaboradas por: Dirceu Bertei, Adriane Bertollo e Cleusa Bortolini
2-Observe este programa e anote as conclusões relacionadas com: raio, corda, diâmetro, comprimento da circunferência e área.
3-Usando p = 3,14, Paula calculou a área de um círculo e obteve 379,94cm2. Quanto mede o raio desse círculo?
3-Quantas voltas dá uma roda de 2,5m de raio, para percorrer 157m?