ATIVIDADES  - Orientações e problemas

 a) Movimente o ponto Q e observe o que acontece com o valor do comprimento do raio; 

b) Compare o valor do comprimento do raio com o valor do comprimento do diâmetro; 

c) Se o comprimento do diâmetro medir 10 cm, quanto medirá o comprimento do raio? 

d) Se o comprimento do raio medir 2 cm, quanto medirá o comprimento do diâmetro? 

e) Movimente o ponto P e observe o que acontece com o valor do comprimento da corda

f) Tente encontrar uma posição em que a corda fique com um comprimento maior que o diâmetro; 

f) Modifique o tamanho da circunferência e observe o que acontece com o valor do comprimento do diâmetro e do raio; 

g) Diga qual é a característica da corda, do diâmetro e do raio.

As questões 2, 3 e 4  foram elaboradas  por: Dirceu Bertei, Adriane Bertollo e Cleusa Bortolini

2-Observe este programa e anote as conclusões relacionadas com: raio, corda, diâmetro, comprimento da circunferência e área. 

3-Usando p = 3,14, Paula calculou a área de um círculo e obteve 379,94cm2. Quanto mede o raio desse círculo?

3-Quantas voltas dá uma roda de 2,5m de raio, para percorrer 157m?