Atividade elaborada por Sidônia e Tânia

Objetivo da atividade:
a) Reconhecer a figura quanto ao número de lados.
b) Identificar o comprimento e a largura da figura
c) Modificar a figura dandos as medidas.
d) Identificar a formula da área de retângulo.

Pré-requisitos da atividade:
a) Reconhecer figuras geométricas.
b) Conhecer sistemas de medidas.
c) Dominar as operação.

Descrição da atividade:
1) Movimente a extremidade da sete da base e observe o que acontece.
2) Movimente a extremidade da sete da largura e observe o que acontece.
3) Movimente as extremidades das setas para obter a representação de um quadrado com 1 cm de comprimento e 1 cm de largura. Esta figura passaremos a chamar de quadrado de 1 cm²(centímetro quadrado)
 4) Forme um retângulo 2cm de comprimento por 1cm de largura e conte quantos quadrados de 1cm² são necessários para esse retângulo que mede 2cm por 1cm ?________________Área=________cm².
5) Forme um retângulo de 3cm de comprimento por 2cm de largura e conte quantos quadrados de 1cm² são necessários para formar esse retângulo que mede 3cm por 2cm?_____________
Área= ____________ cm².
6) Forme um retângulo de 3 cm de comprimento e 5 cm de largura e conte quantos quadrados de 1 cm² são necessários para formar esse retângulo que mede 3cm por 5cm?__________Área=_________________cm²
7) Construa um retângulo de 20cm² de área.
8) Construa um retângulo de 16cm² de área.
9) Nos itens 7 e 8 construa outras possibilidades de retângulos com essa mesma área.
10) Através das atividades desenvolvidas, construa a fórmula para resolver área de retângulos .
11) Agora você construa problemas aplicando os conhecimentos sobre área de retângulos.