UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DeFEM- DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA e MATEMÁTICA 

PROFESSOR: PEDRO A.P. BORGES 

DISCIPLINA: MODELAGEM MATEMÁTICA


COMPARAÇÃO NUTRICIONAL DO SORVETE


ACADÊMICAS: CRISTIELLE MARIA BECKER  e      MARIA ROSÂNGELA ROHR FLORES


INTRODUÇÃO

Este artigo resulta da análise da composição química dos componentes do sorvete, como objeto de estudo para a Modelagem Matemática.

         Sabendo-se da importância da escola em observar a realidade cultural dos alunos e  formar pessoas criativas e com habilidades em associar o cotidiano com conteúdos matemáticos, o ensino-aprendizagem torna-se mais fácil. Com base nisso propomos fazer o trabalho de modelagem matemática com o tema “Valor Nutricional do Sorvete”,  por ser um alimento bem aceito pelas crianças e por saber que é uma grande fonte de energia. 

         O corpo humano necessita da energia fornecida pelos alimentos para o desempenho de funções como metabolismo do descanso, desempenho de atividades físicas, entre outros.

           Os nutrientes que compõem os alimentos são conhecidos como hidratos de carbono ou glicídios, proteínas, gorduras ou lipídios e também vitaminas, sais minerais e água. Esses componentes vão garantir o bom funcionamento do organismo.

           O valor energético de um alimento é calculado com base no seu conteúdo de glicídios, lipídios, proteínas e calorias que é expresso em unidades denominadas kcal (quilocalorias) ou então cal (calorias) que variam de alimento para alimento.

           No sorvete lipídios, glicídios e proteínas além das funções energéticas e nutritivas desempenham outros papéis como: os glicídios são responsáveis pela textura suave e estabilização do ponto de congelamento; os lipídios contribuem para a cremosidade do sorvete além de enriquecer o sabor; e as proteínas são responsáveis pela manutenção da estrutura do produto pronto.

            Com base nisso podemos considerar o sorvete não como uma guloseima, mas como um alimento rico em todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo humano.

            Através deste tema pretendemos estabelecer comparações entre duas receitas de sorvete envolvendo conteúdos matemáticos como: razão e proporção, porcentagem, sistema de medidas, incluindo temas transversais e interdisciplinaridade.

DESCRIÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA 

          Tendo em vista que a modelagem matemática é um meio usado para fazer a interação da matemática com a realidade cultural dos educandos, vê-se a necessidade de entendermos melhor este método para que possamos utilizá-lo em sala de aula.

          Para isto nós professores precisamos demonstrar criatividade, intuição e um bom conhecimento matemático. A modelagem matemática nos leva a investigação e principalmente a superação de nossos próprios limites nos direcionando na busca de um novo conhecimento.

         A modelagem propicia ao educando o interesse por tópicos matemáticos ainda desconhecidos pois é dada a oportunidade de estudar situações problemas por meio de pesquisa desenvolvendo seu interesse e aguçando seu senso crítico.

         Assim sendo, após termos sido orientados pelo professor, escolhemos o tema “Sorvete” e  entre os vários questionamentos sobre o assunto optamos pela comparação do valor nutricional de dois tipos de sorvete.

         Inicialmente conversamos com uma empresária do ramo, que nos deu algumas informações e nos forneceu as receitas.

        A seguir pesquisamos a composição química dos ingredientes que compõem os produtos, que serviu de base para cálculo da composição das tabelas do sorvete A e sorvete B. 

                                Tabela 1 - Composição Químico dos Alimentos  e Valor Energético

Substância alimentar Calorias GLICÍDIOS Proteínas Lipídios Cálcio Fósforo Ferro
Àgua - - 0,15 0,08 0,018 0,012 0,0005
Açúcar refinado 398,0 99,5 - - - - -
Dextrose 360,0 90,0 - - - - -
Leite integral pasteurizado 61,0 4,9 3,6 3,0 123,0 96,0 0,10
Leite em pó integral 84,0 39,0

28,0

24,0 - - -
Leite de soja em pó 429,0 28,0 41,8 20,3 275,0 674,0 5,0

Fonte: Tabela de composição química dos alimentos de Guilherme Franco

     Ingredientes do Sorvete A

Quantidade Substância Alimentar
1 litro leite integral
100g leite em pó
180g açúcar
70g glicose(dextrose)

Para cálculo dos valores para composição da tabela 1.1 usamos regra de três.

                   Exemplo: 100g açúcar             398,0 kcal

                    180g açúcar                 X

                     X= 180 . 398  = 716,4 kcal

                           100

 Tabela 1.1 - Composição Química dos Alimentos e Valor Energético

Substância alimentar

 

calorias glicídios proteínas lipídios cálcio fósforo ferro
100g g g g mg mg mg mg
açúcar 716,4 179,1- - - - - -
dextrose 252,0 63,0 - - - - -
leite integral 610,0 49,0 36,0 30,0 1230,0 960,0 1,0
leite em´pó 484,0 39,0 28,0 24,0 - - -
TOTAIS 2062,4 330,1 64,0 54,0 1230,0 960,0 1,0

Com os ingredientes da receita acima obtém-se 1.375g de sorvete e considerando que uma bola pesa aproximadamente 80g temos:

                1375g sorvete           2062,4 kcal

                 80g                                X

            X= 80 . 2062,4 = 120,0 kcal

                        1375  

    Ingredientes do Sorvete B

Quantidade Substância alimentar
1 litro água
160g leite em´pó
70g leite de soja
70g glucose( dextrose)
180g açúcar

             Para cálculo dos valores da tabela 1.2 usamos igualmente regra de três.

            100g leite em pó            484,0 kcal

            160g leite em pó            X

       X= 160 . 484 =  774,4 kcal

                       100

  Tabela 1.2    -  Composição  Química dos Alimentos e Valor Nutritivo Energético

substância alimentar calorias glicídios proteínas lipídios cálcio fósforo ferro
100g   g g g mg mg mg
água - - 1,5 0,8 0,18 0,12 0,005
açúcar 716,4 179,1 - - - - -
dextrose 252,0 63,0 - - - - -
leite em´pó 774,0 62,0 44,8 38,4 - - -
leite de soja 300,3 19,6 29,2 14,2 192,5 471,8 3,5
TOTAIS 2043,1 324,1 75,5 53,4 192,7 471,9 3,

            Cálculo das calorias de uma bola de sorvete de 80g.

            1375g            2043,1 kcal

            80g                     X

            X = 80 . 2043,1 = 118,8 kcal

                        1375

  CONCLUSÃO

       Com a realização deste trabalho o aluno poderá perceber e conscientizar-se da necessidade de cuidados que devemos ter na ingestão de alimentos,  pois assim como fornecem energia para o funcionamento do nosso organismo, também podem, quando ingeridos em excesso, serem prejudiciais à saúde.

            Realizadas pesquisas e posterior comparação de dados, verificamos a diferença mínima de calorias contidas em uma bola de sorvete de 80g, havendo porém disparidade mais acentuada de cálcio e fósforo.

            O uso do leite de soja, ainda pouco utilizado, traz mais benefícios para a saúde, sendo que o produto com este componente pode ser consumido por pessoas alérgicas à lactose.

            Segundo dados da FAO/OMS, uma pessoa necessita de 2500 kcal/dia, portanto ao ingerir uma bola de sorvete já terá atendido 4,8% das necessidades calóricas/dia.

            A modelagem matemática é uma metodologia alternativa que possibilita modificar a prática na sala de aula, onde a matemática trabalhada com os alunos parte das situações vivenciadas no dia-a-dia, permitindo também trabalhar a transversalidade e a interdisciplinaridade, acontecendo o ensino-aprendizagem como um todo.

            Sabemos da viabilidade em dar continuidade a esse trabalho, buscando novas informações através de pesquisas visando assim uma complementação do mesmo.

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS 

1-     BEAN, Dale. O que é modelagem Matemática? In: Educação Matemática em revista. Ano 8,

n.º 9/10, São Paulo, abril, 2001.

2-     BIEMBERGUT, M. S. Modelagem Matemática & Implicações no ensino-aprendizagem de Matemática. Blumenau, Ed. Da FURB, 1999.

3-     FRANCO, Guilherme. Tabela da Composição Química dos Alimentos. 9ª ed. São Paulo: Atheneu, 1995 p. 107-152.  

4-     GUIA Completo do Sorvete, Amigo Sorveteiro. Duas Rodas Industrial Ltda. Jaraguá do Sul–SC.