HISTÓRIA DO SABÃO

 

A primeira atividade realizada pelo grupo foi procurar conhecer a história do nosso objeto de estudo, o sabão. Dados sobre a história do sabão encontramos num artigo de pós-graduação em modelagem matemática elaborado pelos alunos : Salete Inês Macalli e Charles Douglas Hepp de intitulado “Determinar a quebra do sabão” , conforme texto a seguir:

Durante as escavações na Babilônia, foram encontradas em cilindros de barro (2800 A. C), as primeiras evidências de um material parecido com sabão. Mas não foi descoberto para que era usado no início, sabendo-se só que mais tarde era utilizado como pomada para os cabelos e que o material era formado através da fervura da gordura com cinza.

Nos ébers papyrus (datado de aproximadamente 1500 A. C.) descreve que os antigos egípcios usavam um material semelhante ao sabão, que era de uso farmacêutico, sendo usado para tratar de doenças de pele e os egípcios costumavam tomar banho seguidamente, sendo usado o suposto produto. No papyrus descreve também a receita do produto, que era feito com óleo animal e vegetal com sais alcalinos.

Mais ao menos na mesma época, Moisés entregou aos israelitas leis detalhadas sobre os cuidados de limpeza pessoal. Ele também relacionou a limpeza com a saúde. Relatos bíblicos sugerem que os Israelitas sabiam que as misturas de cinzas e óleos produziam uma espécie de pomada. Aparentemente os primeiros Gregos não usavam sabão e eles limpavam seus corpos com blocos de barro arreia e cinza, em seguida ungiam o seu corpo com óleo e raspavam o óleo e a sujeira com instrumento.

Após a queda do império Romano e do declínio dos hábitos de banho na Europa sentiu-se o impacto da sujeira sobre a saúde pública. Esta falta de asseio pessoal, aliadas às condições de vida insalubres, contribuíram para as grandes epidemias da Idade Média e, em especial, para a Peste Negra do século 14.

A fábrica de sabão era uma atividade estabelecida na Europa no inicio da Idade Média. As associações dos fabricantes de sabão guardavam seus segredos industriais a sete chaves. O Químico Francês, Nicolas Leblanc, deu o primeiro grande passo rumo à fabricação comercial de sabão em largas escalas. Seu processo (pateado em 1791) utilizava o sal comum para produzir (carbonato de sódio), o elemento ativo encontrado nas cinzas que se junta à gordura para fazer o sabão. Em meado de 1800, o químico Belga, Ernest Solvay, inventou o processo da amônia, onde também o sal comum era utilizado para fazer a soda.

 

VOLTAR