UNIJUI-UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DEFEM – DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

Licenciatura Em Matemática -Modelagem Matemática I -   Prof.: Pedro Borges
MODELAGEM MATEMÁTICA EM ENERGIA ELÉTRICA


CARLA RAQUEL SCARTON
MARCIA ELISA BOELTER
MARISTELA AOSANI



IJUÍ, DEZEMBRO DE 2004.

INTRODUÇÃO

          O presente trabalho representa uma etapa muito importante dentro de um curso que forma professores de matemática, na medida em que proporciona a aplicação de conhecimento de matemática para a resolução de um problema que faz parte do nosso cotidiano. Desse modo, essa resolução busca ao longo do trabalho, permitir levar ao aluno a encarar a matemática como uma disciplina importante, interessante e útil.
          Sendo que a situação problema, que surgiu após discussões em nosso grupo, foi calcular qual eletrodoméstico (entre os principais) apresenta maior consumo de energia elétrica. Isso porque a economia no consumo de energia não é um problema tão somente nosso, mas da maioria da população, senão de todos. E com isso, a identificação de qual eletrodoméstico consome mais energia, certamente poderia ao individualizá-lo proporcionar com que as pessoas utilizem menos e, conseqüentemente auxiliar na redução do consumo de energia elétrica.
          Desta forma pesquisamos a potencia (energia produzida por unidade de tempo), dos eletrodomésticos cuja presença é comum nas residências dos componentes do grupo e escolhermos uma das residências para que nesta fosse coletados os demais dados, como tempo diário em que cada eletrodoméstico é utilizado.
          Este estudo desenvolveu-se levando em conta gastos de energia da residência de uma das componentes do grupo, considerando os aparelhos que necessitam dessa energia, suas potencia, tempo de uso e etc...
          No desenvolvimento do trabalho utilizamos conteúdos como: regra de três simples, porcentagem, gráfico de pizza e media.

DESENVOLVIMENTO

          Na residência de uma das componentes do grupo, foi verificado alguns aparelhos que utilizam energia elétrica para seu funcionamento: TV 20’, Radio, Geladeira, Ferro Elétrico, Chuveiro, Congelador, Lâmpada Incandescente.
          Antes de iniciar o estudo precisamos definir alguns conceitos como:
          Potencia: trabalho realizado em um determinado tempo (Watts);
          Energia: capacidade de um sistema realizar trabalho (volt: símbolo V).
          Na residência acima citada, residem quatro pessoas, sendo elas: Pai (48 anos), Mãe (40 anos), filha (21 anos) e o filho (17 anos).
          Com dados coletados nesta família foi possível fazer uma tabela.
          Todas as pessoas da casa se reúnem para olhar televisão a noite num período de 4 horas diárias, ou seja, da 19:00h – 22:00h.
          A família costuma ouvir radio 6 horas por dia, das 7:00h da manha às 13:00h da tarde.
          O ferro elétrico é usado 4 dias durante um mês e 1 hora a cada dia.
          O chuveiro é usado pelo: Pai 10min, pela Mãe 15min, pela filha 15min e o filho 10min.           Diariamente a família utiliza o chuveiro durante 50min. Se fizermos uma media, cada pessoa fica no banho 12,5min.
          Na residência existem somente lâmpadas incandescentes, que são utilizados ao longo do dia num total de 6 horas.
          A geladeira e o congelador ficam ligados em torno de 16h por dia cada um.
          Ao pesquisarmos as potencias dos aparelhos, obtemos o seguinte:
           TV 20’ = 90W    Radio = 24W    Geladeira = 90W   Ferro = 1200W 
          Chuveiro = 5400W    Lâmpada = 100w      Congelador = 184W


          PROBLEMA 1:

           Qual destes eletrodomésticos tem mais gastos durante um mês em kw/h em reais e em porcentagem?
          Tendo obtido estes dados vamos calcular quantos kw/h mês cada um destes aparelhos gasta;
          Para isso, vamos utilizar a seguinte fórmula: 

onde:
E é a energia consumida pelo eletrodoméstico;
P é a potência;
D é o numero de dias de uso;
h é o numero de horas;
Agora podemos construir uma tabela:

APARELHOS

POTENCIA (W)

DIAS USO/MÊS

HORAS/DIA

KWH/MÊS

CUSTO (R$)

TV 20'

90W

30

4

10,8

3,24

RADIO

24W

30

6

4,32

1,29

GELADEIRA

90W

30

16

43,2

12,9

FERRO ELET.

1200W

4

1

4,8

1,44

CONGELADOR

184W

30

16

88,32

26,49

CHUVEIRO

5400W

30

0,83

134,46

40,33

LAMPADA INC.

100W

30

6

18

5,40

TOTAL

 

 

 

303,90

 91,09

Tabela 1: Consumo de energia em uma residência.

 

          Para calcular o custo de energia elétrica mensal em reais multiplica-se o valor gasto em kw/h pelo valor da tarifa, ou seja, se faz uma Regra de Três.

                                              C: E . tr         

            Como a família reside no interior, quem fornece energia elétrica é a CERILUZ (Cooper. Regional de Energia e desenvolvimento Ijuí Ltda). A Tarifa cobrada é de aproximadamente R$ 0,30.
          Através dos cálculos e da tabela podemos ver que o eletrodoméstico que mais gasta energia elétrica é o chuveiro, portanto, seu gasto em reais também é maior.
          Para melhor entender o gasto e energia iremos fazer um gráfico em porcentagem kw/h de cada aparelho    

            Com o gráfico pode-se ter mais claro que o aparelho que mais gasta energia elétrica é o chuveiro. 

PROBLEMA 2:

O que pode ser feito para reduzir o consumo de energia deste aparelho?         

            Se diminuirmos em ate 10 min o total de banhos diários teremos 40 min total de banhos (0,66h).
           E = 5400W.30.0,66
                         1000 

           E = 106,92 KW h/mês, o equivale a uma redução mensal de 27 KW h/mês.
           E em reais a economia é a seguinte:
           C = 27 .0,30
           C = R$ 8,10,   O que equivale a uma redução de R$8,10.

   


 
          Assim podemos diminuir o uso de alguns aparelhos na casa, e com certeza, haverá uma redução de reais mensal.

           Podendo se quisermos efetuar cálculos referentes a outros aparelhos, basta saber a potencia e o valor da tarifa cobrada.

CONCLUSÃO

            O trabalho realizado possibilitou-nos ter uma visão clara quando tratamos de gastos financeiros gerados pela utilização de energia elétrica em alguns tipos de eletrodomésticos.

 

            Calculamos o gastos financeiros que cada aparelho representa, considerando a sua potência e o tempo de uso, e depois comparamos entre os aparelhos analisados qual deles teve um gasto maior. 

            Sendo o chuveiro elétrico o que mais consumiu energia elétrica e conseqüentemente também representou um maior gasto financeiro. Por isso se diminuirmos o tempo no banho, ou o uso de qualquer outro aparelho é possível notarmos que há uma diminuição significativa do valor a ser pago referente ao consumo de energia. 

            Para a realização desta atividade utilizamos Modelagem Matemática, que consiste em transformar problemas do cotidiano em problemas matemáticos e com isso podemos perceber o quanto à modelagem é útil no ensino da matemática. 

            Pois é através de situações problemas como está que podemos conscientizar o aluno que a única forma de economizar energia é reduzindo o tempo de uso dos eletrodomésticos.

  Ver  em .doc