Qual o lucro liquido de cada viagem?  

Analisamos separadamente cada viagem, sempre enfocando os processos diretos de obtenção das soluções em cálculos que se referem ao ensino fundamental. 

A questão inicial é dividida em várias outras questões inerentes ao processo de obtenção de dados que respondam ao modelo construído posteriormente.  

CARRETA:

Problema 1.1  

Qual o lucro liquido de uma viagem de Uruguaiana (RS) à São Paulo (SP)? 

Problema 1.1.1

Qual é a despesa em R$ de combustível decorrente da viagem, sendo que a distância percorrida pelo caminhão entre ida e volta é de 3200 km e a relação entre quilometragem e combustível é de 1 litro de diesel para cada 2 km, e cada litro custa R$ 0,88? 

Modelo Matemático:

                   Regra de três 

Solução

 

           

Problema 1.1.2

Qual é a despesa desta viagem com o seguro do caminhão, sendo o valor do seguro 10% sobre o valor do caminhão por ano? (Neste caso o valor do caminhão é de $ 80.000,00). 

Modelo Matemático:

            Regra de três e porcentagem 

Solução

      

Como estamos interessados no custo que recai sobre a viagem: 

   

 

          

Problema 1.1.3

Qual a despesa do motorista, sendo que sua comissão por viagem é de 11% sobre o valor do frete, que é de  R$3000,00 mais R$ 80,00 de imposto para o caminhão e motorista? 

Modelo Matemático

             Regra de três e porcentagem 

Solução:  

           

                         com o motorista 

Problema 1.1.4

Qual o gasto com pedágio, sendo que este é cobrado por eixo e a carreta  tem 5 eixos?

Cada eixo custa em média R$ 2,40 

Modelo Matemático:

        Regra de três 

Solução:  

      

     

Problema 1.1.5

Qual o gasto médio decorrente da manutenção do caminhão, sendo que o valor mensal é de R$ 1.500,00? 

   Modelo Matemático:

               Regra de Três             

Solução          

               

Problema 1.1.6

Qual é o gasto médio em reais por viagem dos pneus, sendo que um pneu novo tem vida útil de 100.000 e custa R$ 700,00 em média, o pneu pode ser recapado até 2 vezes, cada recapagem custa em média R$ 180,00 e tem vida média de 125.000 Km cada. Em média um caminhão, que tem 18 pneus, tem 6 pneus novos (cavalinho), 6 pneus recapados 1 vez e 6 pneus recapados 2 vezes. 

Modelo Matemático:

             Regra de Três 

*6 pneus novos:            

                                       

* 6 pneus recapados 1 vez:           

                                                        

*6 pneus recapados 2 vezes:             

                                                        

O gasto médio dos pneus é a soma das médias: 

Modelo Matemático 

 

Problema 1.1.7

Qual o valor total do frete (ida e volta), sendo que para o percurso de ida  (RS à SP) a tonelada transportada custa R$62,96 e para o percurso de volta (SP à RS) a tonelada transportada custa R$48,14 e para ambos os casos a carga máxima permitida por lei é de 27 toneladas? 

Modelo Matemático:

               Regra de três 

Solução 
Ida

 

Volta

 

O valor total do frete ou valor bruto é a soma do frete de ida com o frete de volta, ou seja: 

Modelo Matemático 

                       

Resolução do P1:  

Orçamento:

Despesas

R$

Combustível

1.408,00

Seguro

166,67

Motorista

410,00

Pedágio

60,00

Manutenção

375,00

Desgaste pneus

267,62

Total

2.687,29

Modelo Matemático do P 1.1:  

        TRUQUE

  Problema 1.2  

Qual o lucro líquido de uma viagem de São José- Jóia (RS) à Cruz Alta (RS)? 

Problema 1.2.1

Qual a despesa em R$ de combustível se a distância percorrida entre ida e volta é de 180 Km . O caminhão vai carregado e retorna vazio, assim a relação entre quilometragem e combustível é de 3 Km para cada litro de diesel carregado e 4 Km para cada litro de diesel vazio 

Modelo Matemático:

           Regra de três 

Solução:

   

                                           

 

                                        

  A despesa com combustível para esta viagem é a soma da ida e da volta, ou seja: 

                                        

  Problema 1.2.2   *     

*      Qual o gasto médio por viagem decorrente da manutenção do caminhão, fazendo uma estimativa pelo valor dos gastos da carreta para chegar a uma média: *

Modelo Matemático:

             Regra de três 

Solução:

 

Problema 1.2.3

Qual o gasto médio por viagem dos pneus, sendo que o truque possui 10 pneus? 

Problema 1.2.3.1

Qual o tempo médio de duração dos pneus novos e recapados (valor desconhecido)?  

Modelo Matemático:

Regra de três 

Solução:  

    Novos

 

Recapados  

Problema 1.2.3.2

Sendo que o pneu novo tem tempo médio de duração  de 180.000Km e custa R$570,00 em média, o pneu pode ser recapado até 2 vezes, cada  recapagem custando em média R$180,00. O caminhão que tem 10 pneus, em média tem 2 novos, 4 recapados 1 vez e 4 recapagens 2 vezes: 

Modelo Matemático:

Regra de três 

Solução:

* 2 pneus novos       

                                           

                                

* 4  pneus recapados 1 vez     

                                                 

                                              

* 4 pneus recapados 2 vezes     

                                                   

                                                   

  O gasto médio dos pneus é a soma das médias: 

Modelo Matemático: 

 

 

Problema 1.2.4

Qual é o preço do frete de jóia à Cruz alta, sendo que o preço da tonelada é de R$7,00 e o peso permitido por lei é de 15 toneladas? 

Modelo Matemático:

Regra de três 

Solução:

 

Resolução do P2 

Orçamento:

Despesas

R$

Combustível

46,20

Manutenção

21,09

Pneus

3,53

Total

70,82

 

Modelo Matemático do P 1.2:  

 

Comparações:  

Comparação do lucro líquido dos dois caminhões, supondo-se que ambos caminhões tem pneus novos? 

 

   

1-Carreta

2-   Truque

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão:

A partir destes cálculos concluímos que há um maior lucro em R$ por Km em viagens com caminhões de menor porte em viagens curtas, mas devemos lembrar que estamos apenas analisando uma viagem por caminhão, sem levar em conta um período, o que certamente distorceria nossa conclusão previa. Viagens curtas acarretam em um longo tempo que o caminhão fica parado e não considera vários gastos de longo período, como impostos, desgastes e gastos do caminhoneiro.

Respondendo a questão inicial, o lucro de uma viagem de ida e volta Uruguaiana /São Paulo é de apenas R$ 312,74 para o dono do caminhão, o que equivale a R$ 0,09 o Kilometro rodado. Já na viagem com o Truque, o lucro foi de R$ 34,18 ou R$ 0,18 o kilometro rodado. Estes dados justificam os problemas que o setor vem enfrentando, as recentes greves e paralizações com fechamento de rodovias.

 

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