Analisamos separadamente cada viagem, sempre
enfocando os processos diretos de obtenção das soluções em cálculos que se
referem ao ensino fundamental.
A questão inicial é dividida em várias outras
questões inerentes ao processo de obtenção de dados que respondam ao modelo
construído posteriormente.
CARRETA:
Qual o lucro liquido de uma
viagem de Uruguaiana (RS) à São Paulo (SP)?
Qual é a despesa em R$ de
combustível decorrente da viagem, sendo que a distância percorrida pelo caminhão
entre ida e volta é de 3200 km e a relação entre quilometragem e combustível
é de 1 litro de diesel para cada 2 km, e cada litro custa R$ 0,88?
Modelo Matemático:
Regra de três
Solução:
Qual é a despesa desta viagem
com o seguro do caminhão, sendo o valor do seguro 10% sobre o valor do caminhão
por ano? (Neste caso o valor do caminhão é de $ 80.000,00).
Regra
de três e porcentagem
Solução:
Como estamos interessados no
custo que recai sobre a viagem:
Qual a despesa do motorista,
sendo que sua comissão por viagem é de 11% sobre o valor do frete, que é de
R$3000,00 mais R$ 80,00 de imposto para o caminhão e motorista?
Regra
de três e porcentagem
Solução:
com o motorista
Qual o gasto com pedágio, sendo que este é cobrado por eixo e a carreta tem 5 eixos?
Cada eixo custa em média R$
2,40
Modelo Matemático:
Regra de três
Solução:
Qual o gasto médio decorrente
da manutenção do caminhão, sendo que o valor mensal é de R$ 1.500,00?
Modelo Matemático:
Regra de Três
Qual é o gasto médio em reais
por viagem dos pneus, sendo que um pneu novo tem vida útil de 100.000 e custa
R$ 700,00 em média, o pneu pode ser recapado até 2 vezes, cada recapagem custa
em média R$ 180,00 e tem vida média de 125.000 Km cada. Em média um caminhão,
que tem 18 pneus, tem 6 pneus novos (cavalinho), 6 pneus recapados 1 vez e 6
pneus recapados 2 vezes.
Modelo Matemático:
Regra
de Três
*6 pneus novos:
* 6 pneus recapados 1 vez:
*6 pneus recapados 2 vezes:
O gasto médio dos pneus é a
soma das médias:
Qual o valor total do frete (ida
e volta), sendo que para o percurso de ida
(RS à SP) a tonelada transportada custa R$62,96 e para o percurso de
volta (SP à RS) a tonelada transportada custa R$48,14 e para ambos os casos a
carga máxima permitida por lei é de 27 toneladas?
Modelo Matemático:
Regra de três
O valor total do frete ou valor
bruto é a soma do frete de ida com o frete de volta, ou seja:
Resolução do P1:
Despesas |
R$ |
Combustível |
1.408,00 |
Seguro |
166,67 |
Motorista |
410,00 |
Pedágio |
60,00 |
Manutenção |
375,00 |
Desgaste pneus |
267,62 |
Total |
2.687,29 |
Modelo Matemático do P 1.1:
Qual o lucro líquido de uma
viagem de São José- Jóia (RS) à Cruz Alta (RS)?
Qual a despesa em R$ de combustível
se a distância percorrida entre ida e volta é de 180 Km . O caminhão vai
carregado e retorna vazio, assim a relação entre quilometragem e combustível
é de 3 Km para cada litro de diesel carregado e 4 Km para cada litro de diesel
vazio
Modelo Matemático:
Regra
de três
Solução:
Qual o gasto médio por viagem decorrente da manutenção do caminhão, fazendo uma estimativa pelo valor dos gastos da carreta para chegar a uma média:
Modelo
Matemático:
Regra de três
Solução:
Qual o gasto
médio por viagem dos pneus, sendo que o truque possui 10 pneus?
Qual o tempo médio de duração dos pneus novos e
recapados (valor desconhecido)?
Modelo
Matemático:
Regra de três
Solução:
Estimativa:
Recapados
Problema 1.2.3.2
Sendo que o pneu novo tem tempo médio de duração
de 180.000Km e custa R$570,00 em média, o pneu pode ser recapado até 2
vezes, cada recapagem custando em média
R$180,00. O caminhão que tem 10 pneus, em média tem 2 novos, 4 recapados 1 vez
e 4 recapagens 2 vezes:
Modelo Matemático:
Regra de três
Solução:
* 2 pneus novos
* 4 pneus recapados 1 vez
* 4 pneus recapados 2 vezes
Modelo Matemático:
Qual é o preço do frete de jóia à Cruz alta, sendo
que o preço da tonelada é de R$7,00 e o peso permitido por lei é de 15
toneladas?
Modelo Matemático:
Regra de três
Solução:
Resolução do P2
Orçamento:
Despesas |
R$ |
Combustível |
46,20 |
Manutenção |
21,09 |
Pneus |
3,53 |
Total |
70,82 |
Modelo Matemático do P 1.2:
Comparação do lucro líquido
dos dois caminhões, supondo-se que ambos caminhões tem pneus novos?
|
Conclusão:
A partir destes cálculos concluímos que há um maior lucro em R$ por Km em viagens com caminhões de menor porte em viagens curtas, mas devemos lembrar que estamos apenas analisando uma viagem por caminhão, sem levar em conta um período, o que certamente distorceria nossa conclusão previa. Viagens curtas acarretam em um longo tempo que o caminhão fica parado e não considera vários gastos de longo período, como impostos, desgastes e gastos do caminhoneiro.
Respondendo a questão inicial, o lucro de uma viagem de ida e volta Uruguaiana /São Paulo é de apenas R$ 312,74 para o dono do caminhão, o que equivale a R$ 0,09 o Kilometro rodado. Já na viagem com o Truque, o lucro foi de R$ 34,18 ou R$ 0,18 o kilometro rodado. Estes dados justificam os problemas que o setor vem enfrentando, as recentes greves e paralizações com fechamento de rodovias.