Qual o volume total de carga permitido e possível?  

Nesta segunda fase do projeto , procuramos dar continuidade a pratica de modelagem matemática . Buscamos relacional outro ponto bastante abordado , através do sub-tema “A carga” , com questões que relacionam o limite e o volume da carga permitido por lei . De inicio buscamos dados que se relacionam a medidas das carrocerias e o peso das diferentes cargas. Os conteúdos envolvidos são Medidas, Grandezas Físicas, uso de formulas e geometria.  

Problematização:

Problema 2.1:

Qual o volume total de carga permitida e possível?   

Problema 2.1.1:

Qual o volume da carroceria?(Volume possível de transporte)  

A)    Interação

A carroceria tem a forma retangular , e suas medidas variam conforme o tipo de caminhão .vamos considerar apenas o caminhão truque:  

A carroceria fica fixa ao caminhão que possui 3 eixos , um dianteiro com 2 rodas e dois traseiros com 8rodas distribuídas em duas filas duplas , que tem a função de suportar o peso da carga . Suas medidas :  

 Altura : 1,33 m

Comprimento : 7,70 m

Largura : 2,47 m

 

  B)    Resolução :

  Sendo :

  V = Volume

H = Altura

C = Comprimento

L= Largura

Ab = Área da base

  Modelo:

 

Cálculos :

 

 

Portanto , o volume total que o caminhão consegue suportar  fica em torno de .  

Problema 2.1.2.

Qual a capacidade de armazenamento em Kg , considerando os produtos : soja  e feno ?  

A)    Interação

 1o. )Precisamos conhecer a massa especifica de cada produto , que no caso vem a ser a variação em Kg ( ou em sacos)  por  ;

2o. ) Precisamos conhecer a capacidade de armazenamento de cada produto pelo volume da carroceria ;  

B)    Resolução :  

1o.) Massa Especifica :  

Pelos dados obtidos junto a empresas do setor de armazenamento :  

Produtos

Kg

Produto

Padrão

Soja

720 a 780

12  a 13 sacas

12 sac  de 60Kg /

Feno

80 a 100

----

30 fardos

OBS: As dimensões do feno são [ 1 metro de comprimento , 0,5 metro de altura , 0,5 metro de largura , pesando cada fardo 8Kg ]  

2o. ) Modelo Matemático :  

Sendo :  

M = Capacidade em Kg

V = Volume da carroceria

P = Peso do produto por  (massa especifica )

Modelo:

          

  Cálculos :  

Soja :    Kg  sacos

Feno :    

Portanto , a capacidade e de 303,24 sacos de soja e 101,08 fardos de feno .  

Problema 2.1.3 :

Quantos por cento de sua capacidade útil o truque pode transportar , considerando o peso Maximo permitido por lei que e de 15000Kg?  

Modelo :

Regra de três 

Soja

 

Feno

   

Conclusão:

A partir desces cálculos , concluímos que a capacidade útil de transporte não e tão alta , com cargas “pesadas” não se pode transportar sua capacidade total de armazenamento devido a capacidade máxima permitida e ao desgaste do caminhão . Com cargas “leves” ocorre exatamente o inverso , o que explica a atitude de sobrepor a carroceria para que sua capacidade de armazenamento aumente ,(deve-se ter o cuidado ainda  do limite Maximo de 4 metros de altura).

  Outros enfoques que podem ser construídos:

  v     Método Físico : Tempo para carga / descarga;

   Noções sobre velocidade, aceleração, distâncias;

   Massa específica;

   Grandezas físicas;

v     Rotas , estradas e mapas no plano – coordenadas ;

v     Estatísticas sobre roubos de caminhões e o mercado negro – percentuais;

v     Economia : Valores de frete, tendência de mercado, épocas do ano, relações de lucro ;   

 

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