MODELAGEM MATEMÁTICA I

  GADO DE CORTE

CHEILA CRISTINA MÜLLER

INGRID BEATRIZ BRENDLER

JANINE TAÍS WEISS

 


INTRODUÇÃO

  Saber matemática em uma sociedade cada vez mais complexa e tecnológica está cada vez mais necessário, pois é difícil encontrar algum setor em que esta disciplina não está presente. Atualmente, quase todas as ciências, tanto humanas quanto sociais, têm um comportamento cada vez mais matemático, a maioria dos comportamentos analisada recai sobre um modelo matemático.

Poderíamos pensar que com isso aconteceria um crescimento generalizado da cultura matemática entre a população. Mas, infelizmente não é isso que está acontecendo, pois nas escolas a priori ainda é o fazer por fazer matemática, e não preparar o aluno para a vida, ensinando a matemática do dia a dia de forma com que o aluno aplique o aprendido em sala de aula na sua vida diária e isso acontece desde os primeiros contatos do aluno, quando entra na escola, até os seus últimos anos de estudo.

Os alunos, quando provocados, sentem-se capazes de resolver problemas, sejam estes do contexto escolar ou pessoal. Esta disposição deve ser aproveitada por nós professores, assim, as aulas de matemática podem se transformar em grandes momentos de aprendizagem.

Sabemos que a aprendizagem não ocorre apenas quando se apresenta um conteúdo de forma organizada nem mesmo quando os alunos repetem os modelos estudados. Os educandos precisam perceber a inter-relação dos conhecimentos matemáticos e a relação existente com outras disciplinas, com o mundo e com a sua realidade.

A aprendizagem somente se completa quando o educando constrói seu conhecimento, criando e transformando o que já conhece, formando sua própria linguagem matemática.

Considerando tais aspectos, o projeto será desenvolvido, buscando resgatar conhecimentos já adquiridos pelos alunos sobre o tema em estudo, problematizando uma situação real. A partir desta, construir conhecimentos mais elaborados que permitam refletir, compreender e aplicar tais conhecimentos em favorecimento de seu próprio cotidiano.

O projeto constituísse na elaboração de um modelo matemático com base no gado de corte.


 

1.     DESCRIÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

 

Trabalhar em matadouro não é tarefa fácil, pois estimar o peso total e saber realmente o peso do couro, da cabeça e conseqüentemente das demais partes é imprevisível. Esse trabalho visa encontrar uma maneira de a partir do peso total do animal saber o peso aproximado de cada pedaço.Pega-se como base um animal bovino. A descrição dele veja a seguir:

 

Idade: 9 anos   Peso vivo: 290 Kg

Quatro pedaços: 40 Kg

Quebras do animal: órgãos internos: 95 Kg; couro: 15 Kg; cabeça: 20 Kg e cebo: 20 Kg.

 

Referente a carne propriamente dita (140 Kg), ocorre mudança por causa do tempo em que fica pendurada para esfriar e escorrer. Também perde peso quando fica muito tempo no refrigerador. Isso quer dizer que não são vendidos os 140 Kg, existem perdas. Ocorre uma perda de aproximadamente 5 Kg.

  Tipos de carne a serem vendidas e o peso de cada um:

  Carne de 1ª: quarto (65 Kg) ; filé, picanha e chuleta (31 Kg)

Carne de 2ª: paleta (25Kg); agulha, ponta de peito (9Kg); pescoço (10 Kg)


2.     APRESENTAÇÃO DAS FÓRMULAS E PROCEDIMENTOS USADOS:

 

Como o objetivo deste trabalho é encontrar uma maneira de calcular o peso estimado das partes do animal tendo o peso vivo dele, foi usada a regra de três e a porcentagem como base dos cálculos realizados. O animal observado que tem como peso vivo de 290 Kg e relacionando este com o peso de suas quatro partes (140 Kg), foi estabelecida a seguinte regra de três:

 

 290 Kg _____ 100%               290 x=140 . 100

140 Kg______   x                         x = 48,28 %     

 

Assim sabe-se que porcentagem do total do animal referente as quatro partes é 48,28 %. Para obter a fórmula utilizada em todos os casos procede-se do mesmo modo:

pv = peso vivo      qp = quatro partes

pv_____100%                 

qp_____48,27%

  De semelhante modo foi determinado o peso e a porcentagem das demais partes:

  Órgãos internos = oi = 95 Kg

 

290Kg ____100%            290 x = 95 . 100

95Kg  ____  x                         x = 32, 76%

pv____100%                           

oi____32,76% 

 

Couro = co = 15 Kg

 

290Kg _____100%      290 x = 15 . 100

  15Kg _____     x             x = 5,17%             

pv _____100%                        

co _____5,17%

 

 

 Cabeça = ca = 20 Kg

 

290 Kg_____100%            290 x = 20 . 100

20 Kg  _____   x                       x = 6,90 %

pv___100%                            

ca___ 6,90%

 

Cebo = ce = 20 kg

 

290 Kg_____100%           290 x = 20 . 100     

20 Kg _____   x                      x = 6,90 %         

pv___100%                            

ce___ 6,90%

 

 

Somando todas as porcentagens adquiridas obtem-se os 100% que corresponde ao peso vivo do animal.

Pode-se utilizar o mesmo procedimento para calcular a porcentagem e encontrar as fórmulas das carnes de 1ª e de 2ª, que vão somar as quatro partes calculadas anteriormente:

 

Carne de Primeira = cp = 96 Kg

 

 

290 Kg _____100%          290 x = 96 . 100

96 Kg  _____   x                      x = 33,1 %

pv___100%                            

cp___ 33,1%

 

Carne de Segunda = cs = 44 Kg

 

290 Kg_____100%             290 x = 44 . 100      

44 Kg_____    x                         x = 15,17%

pv___100%                   

co___15,17%

 

 

Com as fórmulas podemos fazer estimativas para animais SRD (sem raça definida) de diferentes pesos como mostra a tabela abaixo:

 

 

            Peso

Partes do

Animal

 

290 Kg

 

350 Kg

 

200 Kg

Órgãos Internos

95

114,6

65,52

Couro

15

18

10,34

Cebo

20

24,15

13,8

Cabeça

20

24,15

13,8

Quatro Partes

140

168,9

96,54

Carne de Primeira

96

115,35

66,20

Carne de Segunda

44

53

30,34

 

 

Para uma melhor visualização dos dados foi feito um gráfico de setores.

 

Quebras : cabeça, órgão internos, cebo, couro. (51,73%)

Carne de primeira (33,1%)

Carne de segunda (15,17%)

 

Construí-se o gráfico fazendo uma regra de três simples em que:

3600 = circunferência

100% = a circunferência no todo

x = abertura do ângulo correspondente a porcentagem das quebras, da carne de primeira e a carne de segunda.

 

Realizando as regras de três, obten-se:

 

Quebras

3600 _____100%

  x    _____51,73%                    x = 186,23

 

Carne de primeira

3600 _____100%

  x    _____33,1%                    x = 119,16

 

Carne de segunda

3600 _____100%

  x    _____15,17%                    x = 54,61

 

Com base nesses valores, construí-se o gráfico de setores.