Como Instalar O wxMaxima

Informações Gerais

Como utilizar o wxMaxima?

Tarefa 1- wxMaxima

1- Crie uma pasta nomeando-a de exer_maxima. Nesta pasta você deve salvar os aquivos com os exercícios do wxMaxima e o arquivo do word onde serão coladas as imagens das telas do wxMaxima com os exercícios resolvidos.

2-Abra um editor de textos (Word ou Writer) para colocar as imagens da tela mostrando os exercícios resolvidos no wxMaxima. Salve o arquivo do editor nomeando-o com o teu login do curso, acompanhado pela palavra Maxima.

3-Abra o programa wxMaxima para digitar as informações necessárias a fim de obter os resultados através deste programa. Salve cada exercício com o nome exercicio_n, onde n é o número do exercício. Após salvar cada exercício, maximize a tela do wxMaxima e faça a captura da tela e cole esta no editor de textos. Se você está trabalhando num computador com o sistema operacional Windows a captura da tela é feita mantendo pressionada a tecla Ctrl e acionando a tecla Print Screen.... Após isto, basta ativar o Word(que já deve estar aberto antes de fazer a captura) e colar. Caso você esteja utilizando o Linux veja como fazer isto na apostila do Writer.

4-Exercícios que deverão ser resolvidos utilizando o programa wxMaxima. Após a conclusão de cada um faça, o que é solicitado no item 3 acima.

4.1 Encontre os resultados das operações com fração utilizando o programa wxMaxima.

a) 1/2 + 1/3 + 1/8 b) 1/2 - 1/3 x 1/8 c) (1/2) x (3/8) d) 6/7 : 5/2 e) (1/2)1/2

4.2 Encontre a expressão resultante do desenvolvimento das potências utilizando o programa wxMaxima. Observe (e digite no editor de textos) o que há em comum entre as notações em forma de potência e na forma expandida ou desenvolvida .

a) (a+b)2 b) (x+y)2 c) (a+4)2 d) (x+3)2 e) (2x+7)2

4.3 Encontre a expressão resultante do desenvolvimento das potências utilizando o programa wxMaxima. Observe (e digite no editor de textos) o que há em comum entre as notação em forma de potência e na forma expandida ou desenvolvida.

a) (a-b)2 b) (x-y)2 c) (a-4)2 d) (x-3)2 e) (2x-7)2

4.4 Encontre a expressão resultante do desenvolvimento das potências utilizando o programa wxMaxima. Observe (e digite no editor de textos) o que há em comum entre as notação em forma de potência e na forma expandida ou desenvolvida.

a) (a-b)(a+b) b) (x+y)(x-y) c) (a-4)(a+4) d) (x+3)(x-3) e) (2x-7)(2x+7)

4.5 Encontre a solução das equações abaixo utilizando o programa wxMaxima.

a) x2 + 5x-50=0 b) c) d) e)

4.6 Encontre a solução dos sistemas de equações com duas variáveis abaixo utilizando o programa wxMaxima.

a) b) c) d)  

4.7 Simplifique as expressões algébricas abaixo utilizando o programa wxMaxima.

a) b) c) d)  

4.8 Encontre o valor aproximado das expressões abaixo utilizando o programa wxMaxima.

a) b) c) d)  

4.9 Faça a construção do gráfico das seguintes funções, utilizando o programa wxMaxima:

a) f(x)= x2-5x b) f(x)= 2x - 4 c) f(x) = (1/2)x d) f(x)= 2x e) f(x) = log x
f) f(x)= cos x g) f(x)= sen x h) f(x) = tg x i) f(x)= log2 x j) f(x) = log1/2 x

4.10 Encontre as matrizes ou resultados das operações com matrizes utilizando o programa wxMaxima considerando as matrizes apresentadas a seguir.

a) A x B b) B x A c) D x E d) E x D e) Determinante da matriz A... f)Transposta da matriz B.... g) A-1

4.11 Encontre a solução dos sistemas de equações com três variáveis abaixo utilizando o programa wxMaxima.

a) b) c) d)