UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GEOMETRIA INTERATIVA (KIG)

 

 

 

 

 

 

 

 


Juliane Sbaraine Pereira Costa

Tânia Michel Pereira

 

 

 

 

Ijuí, novembro de 2010


 

O Kig é um aplicativo, que permite explorar figuras e conceitos matemáticos, com geometria interativa.

Na apostila são apresentados os comandos para utilização deste aplicativo. Você deve ler e repetir o que está sendo mostrado na apostila paralelamente. A tarefa a ser postada consiste na construção de figuras geométricas e o envio dos arquivos com as atividades que constam no final da apostila.

 

Refaça todos os exemplos que serão descritos ao longo da apostila.

 

1 Como abrir o programa Kig

Para abrir o programa Kig, clicar em Iniciar » Programas Educacionais » Matemática » Geometria Interativa (Kig).

 

2 Uso básico

2.1 Construção de Objetos

Para construir pontos, selecione Objetos->Pontos->Ponto na barra de menu ou clique no botão . Você poderá então construir um ponto clicando na posição desejada da janela.

Nota: atualmente, isto funciona da mesma forma para construir também outros objetos: clique no item desejado no menu ou da barra de ferramentas e selecione os objetos necessários para construir o objeto.

Você poderá criar pontos enquanto está criando outros objetos em segundo plano, selecionando-os opcionalmente no objeto que está criando.

Criar outros objetos que não sejam pontos é feito normalmente selecionando o item apropriado do menu Objetos, ou clicando num dos botões da barra de ferramentas.

Você pode construir polígonos, utilizando o caminho objetos>>polígonos e em seguida, selecionando a opção que deseja.

 

Você poderá sempre cancelar a criação do novo objeto com a tecla Esc ou clicando no botão Parar .

 

2.2 Selecionando Objetos

Clicando simplesmente num objeto, fará com que esse objeto fique selecionado, retirando a seleção de outros objetos que estivessem previamente selecionados. Se você não quiser esse comportamento, mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto clica num objeto.

Ao clicar e arrastar para um local vazio da tela, você poderá selecionar todos os objetos dentro do retângulo que é criado. Esta ação irá limpar a seleção atual. Como no caso anterior, se mantiver pressionada a tecla Ctrl, irá evitar esse comportamento.

 

2.3 Movendo Objetos

Para mover os objetos, você precisa primeiro selecioná-los.

Quando os objetos que você deseja mover estiverem selecionados, você poderá começar a movê-los clicando no botão esquerdo do mouse e arrastando qualquer um deles. Quando terminar, basta soltar o botão esquerdo do mouse.

Se você clicar com o botão direto do mouse num dos objetos selecionados e optar por Mover, o movimento do mouse irá mudar a posição do objeto. Quando o objeto estiver na posição desejada, outro clique do botão esquerdo do mouse irá parar o movimento.

 

2.4 Apagando Objetos

A remoção de objetos é feita, selecionando-os e pressionando a tecla Delete ou selecionando-os e pressionando o botão remover da barra de ferramentas.

Clicando com o botão direto do mouse num dos objetos e selecionando a opção Remover, o objeto também é removido.

 

2.5 Mostrando e Ocultando Objetos

No Kig, os objetos podem ser ocultos. Isto é feito selecionando os objetos, clicando com o botão direto do mouse num deles e selecionando a opção Ocultar. Para mostrar novamente os objetos, use a opção Editar->Mostrar Tudo. Isto irá colocar como visíveis todos os objetos atualmente ocultos.

 

2.6 Desfazer/Refazer

No Kig, você poderá anular praticamente qualquer ação que tenha feito ao documento. Basta usar os botões de desfazer/refazer da barra de ferramentas ou o atalho apropriado.

 

2.7 Modo Tela Cheia

O Kig também tem um modo Tela Cheia. Para usá-lo, clique no botão apropriado da barra de ferramentas ou selecione Configurações->Modo Tela Cheia.

Para sair do modo Tela Cheia, clique com o botão direto do mouse na tela, num local em que não existam objetos presentes e selecione Sair do Modo Tela Cheia ou clique na tecla Esc.

 

3 Uso avançado

3.1 Menus do Contexto

O Kig possui menus de contexto para os seus objetos. Experimente clicar com o botão direito do mouse num objeto para que apareça um menu de contexto. Existem várias opções: para construir outros objetos, mudar as cores ou mesmo para ocultar, mover ou remover os objetos. Alguns dos objetos possuem opções próprias (por exemplo, você poderá redefinir a criação de certos pontos, de modo a estarem restritos a uma determinada linha, se isso não era possível, etc).

 

3.2 Menus de Contexto do Documento

Clicando com o botão direto do mouse no documento (isto é, sem ser num objeto), irá aparecer um menu que você poderá usar para iniciar a criação de um novo objeto, mudar o sistema de coordenadas usado, mostrar os objetos ocultos ou ainda ampliar ou reduzir o documento.

 

3.3 Trabalhando com Tipos

O Kig se certifica que, logo que tenha criado um objeto, ele é gravado na saída e carregado na inicialização. Você não terá que gravar ou carregar manualmente as definições das macros. Contudo, o Kig permite-lhe fazer mais com as macros. Se você selecionar a opção Tipos->Gerenciar os Tipos, você verá uma janela onde poderá editar os seus tipos. Isto permite-lhe remover os tipos que não são mais usados, exportá-los para um arquivo ou mesmo carregá-los a partir de outro arquivo.

 

3.3 Janela de Edição de Tipos

Para iniciar a criação de uma legenda de texto, basta escolher o botão da Legenda Textual na barra de ferramentas do Kig ou selecionando Objetos->Outros->Legenda textual da barra de menu.

A seguir, você terá que escolher uma localização para a legenda textual. Você poderá então escolher uma localização aleatória na tela ou optar por “anexar” a legenda a outro objeto. Você poderá agora acessar à janela da legenda de texto. Aqui, você poderá escrever o texto que deseja mostrar na nova legenda e clicar em Terminar. A legenda deverá agora estar presente no seu documento.

 

Exemplo 1- Construção de um retângulo:

a) Construa uma linha, a partir de dois pontos, clicando sobre Objeto->Linhas->Linha por dois pontos indicando os dois pontos nos locais desejados.

 

b) Construa uma perpendicular a linha anterior, e que passe por um dos pontos do item anterior selecionando Objeto->Linhas->Perpendicular, clicando no ponto e em seguida na reta.

 

c) Construa uma linha paralela, selecionando Objeto->Linhas->Paralelas, clique sobre o outro ponto construído no item a e em seguida na reta perpendicular, construída no item b.

 

d) Construa uma linha paralela a primeira (item a), selecionando Objeto->Linhas->Paralelas, clique sobre a reta construída no item a e em seguida, clique sobre uma das outras retas.

 

e) Neste instante você deverá ter três vértices do retângulo já definidos. Para definir o quarto ponto, faça-o através do ponto de interseção, selecionando Objetos->Pontos->Intersecionar, em seguida, clique sobre cada uma das retas que definem o quarto vértice.

f) Neste instante, os quatro ângulos retos já estão definidos. Basta construir o polígono que passa pelos vértices construídos nos itens anteriores, selecionando Objetos->Polígonos->Polígonos através de seus vértices, e clique exatamente sobre os pontos já definidos. Para fechar o polígono, é preciso clicar no primeiro ponto novamente.

g) Para ocultar os objetos auxiliares utilizados na construção que garantem os ângulos retos do retângulo, clique sobre cada uma das retas com o botão direito e selecione Ocultar.

 

Exemplo 2: Construção de um círculo

Construa uma circunferência e identifique centro, raio, diâmetro, comprimento da circunferência, e medida da superfície.

- Para construir círculos selecione Objetos->Círculos & Arcos, selecione a opção Círculo por centro e ponto.

Para identificar o raio, selecione Objetos->Vetores e Segmentos->Segmentos.

- Para apresentar a medida do raio, selecione este, clique com o botão direito do mouse sobre este e selecione a opção Adicionar Rótulo de Texto->Comprimento.

Para apresentar a medida do comprimento da circunferência e a medida da superfície do círculo,  selecione a circunferência, clique com o botão direito do mouse sobre este e escolha a opção Adicionar Rótulo de Texto->Circunferência, para medida do comprimento; ou ->Superfície para a área.

 

Tarefa a ser postada no ambiente no local onde consta Tarefa- KIG 

 

Crie uma pasta nomeando-a com o kig_teu_login, onde teu_login deve ser substituindo pelo teu login do no ambiente do curso. Na pasta criada coloque os arquivos resultantes da exportação de cada uma das atividades de 1 a 3 descritas abaixo. Quando tudo estiver pronto, comparte a pasta no formato ZIP ou RAR

 

Atividades

  1. Construa as seguintes figuras geométricas planas: quadrado, losango, trapézio, triângulo, e indique para cada um destes os vértices, perímetro, área, nome do polígono, tipo do polígono.
  2. Construa uma caixa em forma de paralelepípedo.
  3. Utilizando seus conhecimentos no Kig Geometria Interativa, construa uma casa. Faça um plano no papel antes de iniciar o desenho da casa ou de outra construção.