UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA
E MATEMÁTICA
GEOMETRIA
INTERATIVA (KIG)
Juliane
Sbaraine Pereira Costa
Tânia
Michel Pereira
Ijuí, novembro de 2010
O Kig é um aplicativo, que permite explorar figuras e
conceitos matemáticos, com geometria interativa.
Na
apostila são apresentados os comandos para utilização deste aplicativo. Você
deve ler e repetir o que está sendo mostrado na apostila paralelamente. A
tarefa a ser postada consiste na construção de figuras geométricas e o envio
dos arquivos com as atividades que constam no final da apostila.
Refaça todos os exemplos que serão descritos ao longo da apostila.
1 Como abrir o programa Kig
Para
abrir o programa Kig, clicar em Iniciar » Programas
Educacionais » Matemática » Geometria Interativa (Kig).
2 Uso básico
2.1
Construção de
Objetos
Para construir pontos,
selecione Objetos->Pontos->Ponto
na barra de menu ou clique no botão . Você
poderá então construir um ponto clicando na posição desejada da janela.
Nota: atualmente, isto funciona da mesma
forma para construir também outros objetos: clique no item desejado no menu ou da barra de ferramentas e selecione os objetos
necessários para construir o objeto.
Você poderá criar pontos
enquanto está criando outros objetos em segundo plano, selecionando-os
opcionalmente no objeto que está criando.
Criar outros objetos que
não sejam pontos é feito normalmente selecionando o item apropriado do menu Objetos, ou
clicando num dos botões da barra de ferramentas.
Você pode construir
polígonos, utilizando o caminho objetos>>polígonos e em seguida,
selecionando a opção que deseja.
Você poderá sempre
cancelar a criação do novo objeto com a tecla Esc ou clicando no botão Parar .
2.2 Selecionando Objetos
Clicando simplesmente
num objeto, fará com que esse objeto fique selecionado, retirando a seleção de
outros objetos que estivessem previamente selecionados. Se você não quiser esse
comportamento, mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto clica num objeto.
Ao clicar e arrastar
para um local vazio da tela, você poderá selecionar todos os objetos dentro do
retângulo que é criado. Esta ação irá limpar a seleção atual. Como no caso
anterior, se mantiver pressionada a tecla Ctrl, irá evitar esse
comportamento.
2.3 Movendo Objetos
Para mover os objetos,
você precisa primeiro selecioná-los.
Quando os objetos que
você deseja mover estiverem selecionados, você poderá começar a movê-los
clicando no botão esquerdo do mouse e arrastando qualquer um deles. Quando
terminar, basta soltar o botão esquerdo do mouse.
Se você clicar com o
botão direto do mouse num dos objetos selecionados e optar por Mover, o
movimento do mouse irá mudar a posição do objeto. Quando o objeto estiver na
posição desejada, outro clique do botão esquerdo do mouse irá parar o
movimento.
2.4 Apagando Objetos
A remoção de objetos é
feita, selecionando-os e pressionando a tecla Delete ou selecionando-os e
pressionando o botão remover da
barra de ferramentas.
Clicando com o botão
direto do mouse num dos objetos e selecionando a opção Remover, o objeto também é removido.
2.5 Mostrando e
Ocultando Objetos
No Kig,
os objetos podem ser ocultos. Isto é feito selecionando os objetos, clicando
com o botão direto do mouse num deles e selecionando a opção Ocultar. Para mostrar novamente os
objetos, use a opção Editar->Mostrar
Tudo. Isto irá colocar como visíveis todos os objetos atualmente ocultos.
2.6 Desfazer/Refazer
No Kig,
você poderá anular praticamente qualquer ação que tenha feito ao documento.
Basta usar os botões de desfazer/refazer
da barra de ferramentas ou o atalho apropriado.
2.7
Modo Tela Cheia
O Kig
também tem um modo Tela Cheia. Para usá-lo, clique no
botão apropriado da barra de ferramentas ou selecione Configurações->Modo Tela Cheia.
Para sair do modo Tela
Cheia, clique com o botão direto do mouse na tela, num local em que não existam
objetos presentes e selecione Sair do
Modo Tela Cheia ou clique na tecla Esc.
3 Uso avançado
3.1 Menus do Contexto
O Kig
possui menus de contexto para os seus objetos. Experimente clicar com o botão
direito do mouse num objeto para que apareça um menu
de contexto. Existem várias opções: para construir outros objetos, mudar as
cores ou mesmo para ocultar, mover ou remover os objetos. Alguns dos objetos
possuem opções próprias (por exemplo, você poderá redefinir a criação de certos
pontos, de modo a estarem restritos a uma determinada linha, se isso não era
possível, etc).
3.2 Menus de Contexto do
Documento
Clicando com o botão direto
do mouse no documento (isto é, sem ser num objeto), irá aparecer um menu que você poderá usar para iniciar a criação de um novo
objeto, mudar o sistema de coordenadas usado, mostrar os objetos ocultos ou
ainda ampliar ou reduzir o documento.
3.3 Trabalhando com
Tipos
O Kig
se certifica que, logo que tenha criado um objeto, ele é gravado na saída e
carregado na inicialização. Você não terá que gravar ou carregar manualmente as
definições das macros. Contudo, o Kig
permite-lhe fazer mais com as macros. Se você
selecionar a opção Tipos->Gerenciar
os Tipos, você verá uma janela onde poderá editar os seus tipos. Isto permite-lhe remover os tipos que não são mais usados,
exportá-los para um arquivo ou mesmo carregá-los a partir de outro arquivo.
3.3
Janela de Edição
de Tipos
Para iniciar a criação
de uma legenda de texto, basta escolher o botão da Legenda Textual na barra de ferramentas do Kig
ou selecionando Objetos->Outros->Legenda
textual da barra de menu.
A seguir, você terá que
escolher uma localização para a legenda textual. Você poderá então escolher uma
localização aleatória na tela ou optar por “anexar” a legenda a outro objeto. Você poderá agora acessar à janela da legenda de texto. Aqui, você poderá escrever o
texto que deseja mostrar na nova legenda e clicar
Exemplo
1- Construção de um retângulo:
a) Construa uma linha, a partir de
dois pontos, clicando sobre Objeto->Linhas->Linha por dois pontos
indicando os dois pontos nos locais desejados.
b) Construa uma perpendicular a
linha anterior, e que passe por um dos pontos do item anterior selecionando Objeto->Linhas->Perpendicular,
clicando no ponto e em seguida na reta.
c) Construa uma linha paralela,
selecionando Objeto->Linhas->Paralelas,
clique sobre o outro ponto construído no item a e em seguida na reta
perpendicular, construída no item b.
d) Construa uma linha paralela a primeira (item a), selecionando Objeto->Linhas->Paralelas, clique sobre a reta construída no item
a e em seguida, clique sobre uma das outras retas.
e) Neste instante você deverá ter
três vértices do retângulo já definidos. Para definir o quarto ponto, faça-o
através do ponto de interseção, selecionando Objetos->Pontos->Intersecionar,
em seguida, clique sobre cada uma das retas que definem o quarto vértice.
f) Neste instante, os quatro ângulos
retos já estão definidos. Basta construir o polígono que passa pelos vértices
construídos nos itens anteriores, selecionando Objetos->Polígonos->Polígonos através de seus vértices, e clique exatamente
sobre os pontos já definidos. Para fechar o polígono, é preciso clicar no
primeiro ponto novamente.
g) Para ocultar os objetos
auxiliares utilizados na construção que garantem os ângulos retos do retângulo,
clique sobre cada uma das retas com o botão direito e selecione Ocultar.
Exemplo
2: Construção de um círculo
Construa uma circunferência e
identifique centro, raio, diâmetro, comprimento da circunferência, e medida da
superfície.
- Para construir círculos selecione Objetos->Círculos & Arcos,
selecione a opção Círculo por centro e ponto.
Para identificar o raio, selecione Objetos->Vetores
e Segmentos->Segmentos.
- Para apresentar a medida do raio,
selecione este, clique com o botão direito do mouse sobre este e selecione a
opção Adicionar Rótulo de Texto->Comprimento.
Para apresentar a medida do
comprimento da circunferência e a medida da superfície do círculo, selecione a
circunferência, clique com o botão direito do mouse sobre este e escolha a
opção Adicionar Rótulo de Texto->Circunferência, para medida do
comprimento; ou ->Superfície para a área.
Tarefa a ser postada no ambiente no
local onde consta Tarefa- KIG
Crie uma pasta nomeando-a com o kig_teu_login, onde teu_login
deve ser substituindo pelo teu login do no ambiente
do curso. Na pasta criada coloque os arquivos resultantes da exportação de cada
uma das atividades de
Atividades