UNIJUÍ
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Curso de Capacitação de Professores da Área de Ciências
da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Elsa Beatriz Garcia da Rosa
Neiva Moschetta Andrades
Rosi Nei Câncio Rodrigues
Canoas, maio de 2006
Resolvemos fazer este trabalho sobre tabagismo porque é cada vez maior o número de alunos que insistem em fumar dentro da escola. Por isso tentamos fazer uma conscientização junto aos alunos, do ensino médio, dos malefícios que o cigarro trás para ele (fumante) e aos seus colegas.
Trabalho esse feito através da interdisciplinaridade (português, história, geografia, biologia, química e matemática) com pesquisas, debates, seminários.
O trabalho constará de um rápido relato, partindo para a definição dos modelos matemáticos.
O uso do tabaco surgiu aproximadamente no ano 1000 a.C, nas sociedades indígenas da América Central, em rituais mágicos-religiosos. A planta, cientificamente chamada Nicotiana Tabacum, chegou ao Brasil provavelmente pela migração de tribos tupis-guaranis. Quando os portugueses aqui desembarcaram, tomaram conhecimento do tabaco pelo contato com os índios. A partir do século XVI, o seu uso disseminou-se pela Europa, introduzido por Jean Nicot, diplomata francês vindo de Portugal, após ter-lhe cicatrizado uma úlcera de perna, até então incurável.
Suas folhas foram comercializadas sob a forma de fumo para cachimbo, rapé, tabaco para mascar e charuto, até que, no final do século XIX, iniciou-se a sua industrialização sob a forma de cigarro. Seu uso espalhou-se de forma epidêmica por todo o mundo a partir de meados do século XX, ajudado pelo desenvolvimento de técnicas avançadas de publicidade e marketing. A folha do tabaco, pela importância econômica do produto no Brasil, foi incorporada ao brasão da República.
A partir da década de 1960, surgiram os primeiros relatórios médicos que relacionavam o cigarro ao adoecimento do fumante e, a seguir, ao do não fumante (fumante passivo). Fumar, a partir de então, passou a ser encarado como uma dependência à nicotina, que precisa ser esclarecida, tratada e acompanhada.
Substâncias da fumaça do cigarro
A fumaça do cigarro é uma mistura de cerca de 4700 substâncias tóxicas diferentes.
Fases gasosas |
Monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. |
Fases particuladas |
Alcatrão: · Arsênio, polônio 210, carbono 14, DDT, níquel, chumbo; · Benzopireno, cádmio, dibenzoacridina. Nicotina |
Doenças associadas ao uso do cigarro
Estima-se que, no Brasil, a cada ano, 80 mil pessoas morram precocemente devido ao tabagismo, número que vem aumentando ano a ano. Em outras palavras, cerca de oito brasileiros morrem por hora por causa do cigarro.
O tabagismo é diretamente responsável por:
· 30% das mortes por câncer;
· 90% das mortes por câncer de pulmão;
· 25% das mortes por doença coronariana;
· 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica;
· 25% das mortes pro doença cérebro-vascular.
Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são:
· Aneurismas arteriais;
· Trombose vascular;
· Úlcera do trato digestivo;
· Infecções respiratórias;
· Impotência sexual no homem.
·
Não-fumantes expostos à fumaça do cigarro
Os fumantes não são os únicos expostos à fumaça do cigarro, pois os não-fumantes também são agredidos por ela, passando a ser fumantes passivos.
A fumaça que sai da ponta acesa do cigarro contém todos os componentes tóxicos que o fumante inala, porém em concentrações maiores: 3 vezes mais nicotina, 3 vezes mais monóxido de carbono, 50 vezes mais substâncias cancerígenas. Os poluentes do cigarro, dispersam-se homogeneamente pelo ambiente, fazendo com que os não fumantes próximos, ou distantes dos fumantes, inalem a mesma concentração de substâncias tóxicas.
Cada vez mais autoridades governamentais estabelecem regulamentos que protegem o não-fumante. Além disso, houve um aumento da conscientização dos indivíduos sobre o ar que eles respiram, não só em casa, como nos ambientes de trabalho e locais públicos. Tendo em vista que as pessoas passam 80% de seu tempo em ambientes fechados, o cigarro é considerado, pela Organização Mundial de Saúde, como maior agente de poluição doméstica ambiental.
Dano ambiental provocado pelo tabaco
Entre os danos, ao meio ambiente, causados pelo fumo está o desmatamento, que tem duas finalidades: limpar a terra para o plantio e produzir lenha para os fornos que curam (secam) as folhas do tabaco.
No plantio e cultivo são empregados fertilizantes químicos, agrotóxicos e desbrotantes em grandes quantidades, para esterilizar o solo e exterminar as pragas. Estes causam doenças no agricultor e em sua família, contaminam o solo e as águas e, conseqüentemente, levam à contaminação e morte de animais. Os resíduos destes produtos permanecem nas folhas do tabaco e são encontrados até no produto final (cigarro, cachimbo, charuto, rapé, etc.), causando, também, malefícios aos fumantes e aos não-fumantes expostos à fumaça resultante da queima do tabaco. Um outro problema do plantio é a depleção dos nutrientes do solo, que é mais intensa no caso do tabaco do que em outras culturas. Isso leva à necessidade de uso de grandes quantidades fertilizantes químicos.
Para a produção do cigarro, a lenha é usada na cura (secagem) da folha. Neste processo, queimam-se muitas árvores, na produção de uma árvore para cada 300 cigarros produzidos. Além disso, árvores também são queimadas para a fabricação do papel utilizado na manufatura do cigarro. Em 1994, foi produzido 163,95 bilhões de cigarros, no Brasil, o que representou 546 milhões de árvores queimadas.Mesmo que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não serão refeitas as condições naturais quanto à flora e à fauna da mata nativa.
Aproximadamente 15 a 25% dos incêndios, em todo o mundo, são causados por pontas de cigarros jogadas inadvertidamente.
Atividades educativas
As atividades educativas para o controle do tabagismo procuram atingir os vários grupos populacionais, utilizando estratégias específicas para cada grupo. É fundamental que os profissionais de saúde e educação estejam alertados para o papel que devem desempenhar, para que contribuam para estas atividades. Tais grupos são prioritários por serem modelos de comportamento para a população em geral (médicos, enfermeiros, professores, etc.). Aos pais, que servem de modelo dentro do núcleo familiar, cabe alertar as crianças e adolescentes quanto à nocividade do uso dos produtos do tabaco, para que estes não sejam as futuras vítimas da dependência à nicotina. O aconselhamento e, sobretudo, exemplo dados pelos pais são determinantes do comportamento dos filhos. Trabalhos na Noruega mostram que, dos adolescentes que começam a fumar, cerca de 72% vêm de famílias onde os pais fumam ou permitem que seus filhos fumem. No Brasil também já foi comprovada a relação entre pais fumantes e filhos que fazem uso do cigarro.
Outros grupos também devem ser alertados. O cigarro é altamente prejudicial à saúde da gestante, com efeitos deletérios sobre o feto e o recém-nascido. Desta forma, campanhas educativas devem ser direcionadas a este grupo, explicando à futura mãe os riscos do cigarro. Estas campanhas devem, também, estender-se à população feminina em geral, uma vez que a mulher vem sendo um dos alvos prediletos da publicidade do cigarro. O fumante passivo precisa ser conscientizado dos riscos da exposição à fumaça do cigarro e dos seus direitos de não se expor a ela. Campanhas devem ser desenvolvidas para proteger o não-fumante em locais públicos e, sobretudo, nos locais de trabalho, enfatizando que a maioria da população (76%) é de não-fumantes. As instituições privadas e públicas devem desenvolver políticas para controle do tabagismo, protegendo os seus funcionários e o ambiente no qual eles trabalham.
Um mundo livre de tabaco
É necessário que todos os grupos sociais mobilizem-se, de forma esclarecida, para o controle do tabagismo, para que as gerações futuras possam desfrutar de ambientes com menor poluição tabagística. É importante, que as crianças e os adolescentes, atuem como fortes agentes de mudança comportamental e social.
Para isto é fundamental que todos participem, informando, protegendo crianças e gestantes da fumaça do cigarro, criando ambientes livres do fumo e incentivando e apoiando o trabalho dos órgãos de saúde e de lideranças do governo na busca de soluções para o plantio alternativo de tabaco, na elaboração de legislações especificas, no desenvolvimento de atividades nas escolas que abordem o tema, etc.
Enfim, todos devem contribuir para que se alcance uma sociedade livre de tabaco.
Idade: ___________ Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino
1- Você é fumante: ( ) sim ( ) não
2- Seus pais são fumantes: ( ) sim ( ) não
3- Você pratica esporte: ( ) sim ( ) não
4- Você sabe quais as doenças que o cigarro pode causar: ( ) não ( ) sim Se sim, quais: _____________________
5- Para você o cigarro é principalmente: ( ) droga ( ) não causa mal algum ( )não sabe ( ) outros, quais: _______________ .
6- Qual sua opinião sobre as campanhas anti-fumo: ( ) boas ( ) não conscientizam ( ) poderiam ser melhores ( ) deveriam ser intensificadas ( ) outra, qual: _________
7- Fumadores passivos são as pessoas que: ( ) fumam esporadicamente ( ) involuntariamente inalam fumo ( ) deixaram de fumar
Responda as perguntas a
seguir, se for fumante:
8- Com que idade começou a fumar? ________________
9- Influenciado por quem? ( ) pais ( ) amigos ( ) mídia ( ) outros - primos, avôs, tios, irmãos
10- Qual a sensação mais forte que o cigarro lhe proporciona: ( ) tranqüilidade ( ) fuga ( ) tira a fome ( ) fuma só para fazer média com os amigos ( ) outros, quais: _____________________
11- Quantas carteiras você fuma por semana? ____________
12- Qual o seu gasto semanal com o consumo? ____________
13- Já tentou parar de fumar? ( ) sim ( ) não
Após todo o envolvimento com as disciplinas já citadas e a aplicação do questionário, os alunos do ensino médio se dividiram em pequenos grupos na sala de aula onde tiveram a seguinte problematização:
Em quanto tempo uma pessoa que consumia 3 maços de cigarro por semana, consegue comprar um DVD, marca Sony, que se encontra no mercado por R$ 300,00 (com o valor que antes era gasto com o vicio)? Considere a tabela abaixo:
marca |
vlr unit. |
vlr sem. |
Tempo |
marca 1 |
R$ 2,75 |
|
|
marca 2 |
R$ 2,25 |
|
|
marca 3 |
R$ 2,00 |
|
|
marca 4 |
R$ 1,00 |
|
|
Os alunos resolveram logicamente sem relacionar com conteúdos matemáticos desenvolvidos.
Após apresentarem os seus resultados foi proposto que tentassem relacionar com conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Alguns alunos tiveram facilidade, outros precisaram do questionamento da professora. Os conteúdos relacionados foram: progressão aritmética, média aritmética, função de 1º grau e gráficos.
Conclusão
Dentro desta
inquietante procura de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática, a
modelagem busca fazer a diferença em suas ações e promover melhorias nas
condições do ensino de forma interativa, inteligente, criativa e atraente,
estabelecendo relação entre a Matemática e o mundo fora dela, desenvolver
habilidades para aplicar os conceitos matemáticos para solucionar problemas e
visualizar a aplicabilidade da Matemática escolar no meio social e cultural em que vive.
Consideramos que a metodologia aplicada
possibilita uma alternativa pedagógica mais eficiente, visto que conduz ao
estabelecimento de uma conexão entre a Matemática escolar e a Matemática
presente em situações do cotidiano.
Banco de Dados
Entrevistado |
Sexo |
Idade |
Fumante |
Pais/Fumantes |
Esporte |
1 |
1 |
15 |
1 |
1 |
1 |
2 |
1 |
15 |
1 |
1 |
1 |
3 |
1 |
15 |
1 |
1 |
1 |
4 |
1 |
16 |
1 |
1 |
2 |
5 |
1 |
14 |
1 |
1 |
1 |
6 |
1 |
16 |
1 |
1 |
2 |
7 |
1 |
16 |
1 |
1 |
1 |
8 |
1 |
15 |
1 |
2 |
1 |
9 |
1 |
14 |
1 |
2 |
1 |
10 |
2 |
15 |
1 |
2 |
1 |
11 |
2 |
16 |
1 |
2 |
1 |
12 |
2 |
17 |
1 |
2 |
1 |
13 |
2 |
15 |
1 |
2 |
1 |
14 |
2 |
17 |
1 |
2 |
1 |
15 |
2 |
15 |
1 |
1 |
1 |
16 |
2 |
99 |
1 |
1 |
1 |
17 |
1 |
15 |
2 |
1 |
1 |
18 |
1 |
14 |
2 |
1 |
1 |
19 |
1 |
15 |
2 |
1 |
2 |
20 |
1 |
16 |
2 |
1 |
2 |
21 |
1 |
20 |
2 |
1 |
1 |
22 |
1 |
15 |
2 |
1 |
2 |
23 |
1 |
15 |
2 |
1 |
2 |
24 |
1 |
18 |
2 |
1 |
2 |
25 |
1 |
14 |
2 |
1 |
1 |
26 |
1 |
15 |
2 |
1 |
1 |
27 |
1 |
15 |
2 |
1 |
1 |
28 |
1 |
15 |
2 |
1 |
1 |
29 |
1 |
18 |
2 |
1 |
1 |
30 |
1 |
19 |
2 |
1 |
1 |
31 |
1 |
16 |
2 |
1 |
1 |
32 |
1 |
15 |
2 |
1 |
1 |
33 |
1 |
16 |
2 |
1 |
2 |
34 |
1 |
14 |
2 |
1 |
1 |
35 |
1 |
15 |
2 |
1 |
1 |
36 |
1 |
16 |
2 |
1 |
1 |
37 |
1 |
19 |
2 |
2 |
1 |
38 |
1 |
16 |
2 |
2 |
1 |
39 |
1 |
16 |
2 |
2 |
1 |
40 |
1 |
15 |
2 |
2 |
1 |
41 |
1 |
15 |
2 |
2 |
1 |
42 |
1 |
15 |
2 |
2 |
1 |
43 |
1 |
18 |
2 |
2 |
1 |
44 |
1 |
15 |
2 |
2 |
1 |
45 |
1 |
15 |
2 |
2 |
1 |
46 |
1 |
16 |
2 |
1 |
1 |
47 |
1 |
15 |
2 |
2 |
2 |
48 |
2 |
14 |
2 |
1 |
1 |
49 |
2 |
17 |
2 |
1 |
1 |
50 |
2 |
16 |
2 |
1 |
1 |
51 |
2 |
17 |
2 |
1 |
1 |
52 |
2 |
17 |
2 |
1 |
1 |
53 |
2 |
16 |
2 |
1 |
1 |
54 |
2 |
14 |
2 |
1 |
1 |
55 |
2 |
15 |
2 |
1 |
1 |
56 |
2 |
15 |
2 |
1 |
1 |
57 |
2 |
16 |
2 |
1 |
1 |
58 |
2 |
20 |
2 |
1 |
1 |
59 |
2 |
15 |
2 |
1 |
1 |
60 |
2 |
15 |
2 |
1 |
1 |
61 |
2 |
16 |
2 |
1 |
1 |
62 |
2 |
16 |
2 |
1 |
1 |
63 |
2 |
16 |
2 |
1 |
1 |
64 |
2 |
15 |
2 |
1 |
1 |
65 |
2 |
14 |
2 |
1 |
1 |
66 |
2 |
19 |
2 |
1 |
1 |
67 |
2 |
14 |
2 |
2 |
1 |
68 |
2 |
14 |
2 |
2 |
1 |
69 |
2 |
15 |
2 |
2 |
1 |
70 |
2 |
15 |
2 |
2 |
1 |
71 |
2 |
14 |
2 |
2 |
1 |
72 |
2 |
15 |
2 |
2 |
1 |
73 |
2 |
16 |
2 |
2 |
1 |
74 |
2 |
15 |
2 |
2 |
1 |
75 |
2 |
15 |
2 |
2 |
1 |
76 |
2 |
16 |
2 |
2 |
1 |
77 |
2 |
99 |
2 |
2 |
1 |
78 |
2 |
14 |
2 |
2 |
1 |
79 |
2 |
14 |
2 |
2 |
1 |
80 |
2 |
14 |
2 |
2 |
1 |
81 |
2 |
17 |
2 |
2 |
1 |
82 |
2 |
16 |
2 |
2 |
1 |
83 |
2 |
17 |
2 |
2 |
1 |
84 |
2 |
15 |
2 |
2 |
1 |
85 |
2 |
16 |
2 |
2 |
1 |
86 |
2 |
14 |
2 |
2 |
1 |
87 |
2 |
16 |
2 |
2 |
1 |
88 |
2 |
15 |
2 |
2 |
1 |
89 |
2 |
15 |
2 |
2 |
2 |
90 |
2 |
15 |
2 |
2 |
2 |
Fonte: Questionário aplicado para os alunos
do 1º ano do Ensino Médio
Tabela 1 – Idade x Fumantes
|
Fumantes |
|
|
Idade |
1 |
2 |
Total geral |
14 |
2 |
13 |
15 |
15 |
7 |
29 |
36 |
16 |
4 |
18 |
22 |
17 |
2 |
5 |
7 |
18 |
|
3 |
3 |
19 |
|
3 |
3 |
20 |
|
2 |
2 |
99 |
1 |
1 |
2 |
Total geral |
16 |
74 |
90 |
Fonte: Questionário aplicado para os alunos do 1º ano
do Ensino Médio
Fonte: Questionário aplicado para os alunos
do 1º ano do Ensino Médio
Tabela 2 – Idade X
Percentual de Fumantes
Idade |
Percentual |
14 |
17,05 |
15 |
40,91 |
16 |
25 |
17 |
7,95 |
18 |
3,41 |
19 |
3,41 |
20 |
2,27 |
Total |
100 |
Fonte: Questionário aplicado
para os alunos do 1º ano do Ensino Médio
Tabela 3 – Percentual de
Fumantes e Não Fumantes dos Alunos / Ensino Médio / Manhã / Escolas: Affonso
Charlier-Margot Giacomazzi-Visconde do Rio Branco / Canoas / Abril 2006
|
|
Fumantes |
|
|
Idade |
Dados |
1 |
2 |
Total |
14 |
Fumantes |
2 |
13 |
15 |
|
Percentual |
12,50 |
17,57 |
16,67 |
15 |
Fumantes |
7 |
29 |
36 |
|
Percentual |
43,75 |
39,19 |
40 |
16 |
Fumantes |
4 |
18 |
22 |
|
Percentual |
25 |
24,32 |
24,44 |
17 |
Fumantes |
2 |
5 |
7 |
|
Percentual |
12,50 |
6,76 |
7,78 |
18 |
Fumantes |
|
3 |
3 |
|
Percentual |
- |
4,05 |
3,33 |
19 |
Fumantes |
|
3 |
3 |
|
Percentual |
- |
4,05 |
3,33 |
20 |
Fumantes |
|
2 |
2 |
|
Percentual |
- |
2,70 |
2,22 |
99 |
Fumantes |
1 |
1 |
2 |
|
Percentual |
6,25 |
1,35 |
2,22 |
Total
de Fumantes |
16 |
74 |
90 |
|
Total Percentual |
100 |
100 |
100 |
Fonte: Questionário aplicado para os alunos
do 1º ano do Ensino Médio
Tabela 4 – Fumante X
Prática de Esporte
|
|
Esporte |
|
|
Fumante |
Dados |
1 |
2 |
Total |
1 |
Pratica |
14 |
2 |
16 |
|
Percentual |
77,78 |
22,22 |
100 |
2 |
Pratica |
65 |
9 |
74 |
|
Percentual |
78,31 |
21,69 |
100 |
Total da Pratica |
79 |
11 |
90 |
|
Total Percentual |
78,22 |
21,78 |
100 |
Fonte: Questionário aplicado para os alunos do 1º ano do Ensino Médio
Fonte: Questionário aplicado para os alunos
do 1º ano do Ensino Médio
Idade |
|
Média |
17,44444 |
Erro padrão |
1,31087 |
Mediana |
15 |
Modo |
15 |
Desvio
padrão |
12,436 |
Variância
da amostra |
154,6542 |
Curtose |
41,36241 |
Assimetria |
6,475199 |
Intervalo |
85 |
Mínimo |
14 |
Máximo |
99 |
Soma |
1570 |
Contagem |
90 |
Fonte: Questionário aplicado para os alunos do 1º ano do Ensino Médio