UNIJUÌ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DEFEM – DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
MODELAGEM MATEMÁTICA
QUANTIFICAÇÃO
DA PRODUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO MODELAGEM MATEMÁTICA PARA TURMAS DE EJA
Elaborada por
Solange da Costa
Moura
Cruz Alta - RS, 20 de
maio de 2006.
INTRODUÇÃO
Um dos grandes problemas ambientais da atualidade são os resíduos, ou simplesmente lixo. Todos os seres vivos produzem resíduos, mas a espécie humana é a que, atualmente, mais fabrica. Então, entende-se por lixo todo e qualquer resíduo sólido resultante das atividades do homem na sociedade. Quando o homem descarta o lixo para ser levado pelas empresas coletoras ou o joga em terrenos baldios, está aparentemente resolvendo o seu problema. No entanto, está beneficiando o alastramento de animais e doenças, tanto para si como para a população em geral, assim como ajudando a aumentar a poluição no meio ambiente.
Além das doenças, o descarte inadequado de resíduos gera um grande impacto ambiental. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no seu artigo 225 estabelece que “Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
A sociedade tem o direito de ter um ambiente sadio sendo um dever de todos preserva-lo. Desta forma, a produção de resíduos deve ser feita de maneira consciente, pois nossa sociedade possui como desafio promover um desenvolvimento sustentável, capaz de satisfazer as necessidades presentes mas sem comprometer as necessidades das futuras gerações.
Com o avanço tecnológico cada vez mais materiais como plásticos, isopor, baterias de celulares e lâmpadas são cada vez mais comuns nas lixeiras, sem a menor preocupação com os riscos e as conseqüências para a saúde e para a contaminação dos lençóis freáticos localizados nos lixões”.
A partir do exposto, propõe-se uma atividade de Modelagem Matemática, visando trabalhar de forma interdisciplinar o assunto sobre resíduos sólidos.
1
JUSTIFICATIVA:
Tem sido
comum ouvir que no fracasso geral da educação destaca-se o insucesso no ensino
da Matemática, sendo este
criticado, sobretudo pelo baixo desempenho dos alunos. A relação
ensino-aprendizagem é um processo de construção do conhecimento tornando o
homem apto para viver
O processo ensino-aprendizagem é fundamental na educação escolar e se organiza de forma diversificada, conforme a filosofia educacional de cada estabelecimento de ensino. Estudando a teoria vygotskyana, o desenvolvimento do ser humano concretiza-se no meio social, em sua relação com outras pessoas. Por conseguinte, para que a aprendizagem seja significativa, é fundamental que o próprio aluno atue na construção dos significados sobre os conteúdos de sua aprendizagem. Diante disto, Develay (1996) apud Micotti (1999, p.158) afirma que:
Aprender uma disciplina é encontrar seu sentido, é chegar a
entender: quais são as questões que ela propõe a respeito do mundo, os seus
métodos e teorias e como essa disciplina ajuda o ser humano a se compreender
mais e a compreender melhor o meio em que vive.
Para que o aluno consiga se apropriar de um determinado saber, este deve ter sentido para o aluno, corresponder aos seus interesses. O aluno deve interagir com o objeto de estudo, construindo o seu conhecimento com o objetivo de ter acesso ao saber. Para construir o saber, o aluno aplica os seus conhecimentos ao objeto de estudo; o indivíduo age, observa, seleciona os aspectos que mais chamam a sua atenção
Na
sociedade atual, as ciências e as técnicas evoluem de forma vertiginosa, a
crescente complexidade dos conceitos teóricos, dado o progresso das
tecnologias, cria a necessidade de uma Matemática cada vez mais forte. A
principal questão que se levanta refere-se a como ensinar a Matemática de forma
que esta não
incorra em insucesso escolar por parte dos alunos. A Matemática existe e vive,
social e individualmente, em espaços, em mundos, em territórios de linguagens.
Esse fato necessita especial atenção e cuidado em sua abordagem, uma vez que transita-se por entre diversas linguagens, tanto em
atividade individual como em grupo.
Nesse contexto, partindo do
pressuposto de que a educação é parte da própria experiência humana e que o
ensino centrado nos interesses da turma seja uma proposta pedagógica favorável,
realizou-se uma triagem de situações problema envolvendo o lixo via modelagem
como estratégia do ensino-aprendizagem da Matemática.
Diante do exposto, propomos a situação de estudo sobre os resíduos , envolvendo os professores das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa, Biologia e Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Major Belarmino Côrtes, situada no Grande Bairro Ferroviário, na cidade de Cruz Alta/RS, tendo como agentes mediadores na disseminação desta situação de estudo os alunos da Totalidade 9 do Ensino Médio da Modalidade EJA (Ensino de Jovens e Adultos) desta Instituição.
2
OBJETIVO:
2.1 Objetivo Geral: Trabalhar de forma interdisciplinar a situação de estudo referente à produção de resíduos, a fim de desenvolver um cidadão consciente de seu papel na sociedade, preservando o meio ambiente e a saúde, melhorando assim a qualidade de vida.
2.2.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a criatividade utilizando os resíduos sólidos na criação de objetos, imagens e sons (Disciplina de Artes);
- Reaproveitar os resíduos orgânicos na alimentação alternativa (Disciplina de Biologia);
- Desenvolver a consciência crítica dos alunos através da produção textual realizando uma reflexão sobre o tema abordado (Disciplina de Português);
- Avaliar o crescimento da consciência crítica dos alunos em relação ao tema proposto através de produções textuais no decorrer do processo (Disciplinas de Arte, Biologia, Matemática e Português);
- Contextualizar as atividades propostas e explorar os diferentes conteúdos que envolvem a situação de estudo (Disciplinas de Arte, Biologia, Matemática e Português);
- Pesquisar e apresentar seminários sobre a situação de estudo (Disciplinas de Arte, Biologia, Matemática e Português);
- Reconhecer os diferentes tipos de resíduos e verificar o tempo de decomposição dos mesmos (Disciplina de Biologia)
- Investigar o impacto ambiental dos resíduos na natureza, formas de reciclagem e de preciclagem (Disciplina de Biologia);
- Verificar a quantidade de resíduos sólidos produzidos pelas famílias dos alunos (Disciplina de Matemática);
- Verificar a relação do tema do lixo com o cálculo de área, volume, densidade, regra de três, construção de tabelas e gráficos (Disciplina de Matemática)
3. METODOLOGIA:
Será realizado levantamento de dados (questionários) sobre a situação de estudo, pesquisa bibliográfica, pesagem de resíduos sólidos com posterior análise de dados, confecções de gráficos e tabelas, produção textual e artística com debates em sala de aula em forma de seminários.
4. DESENVOLVIMENTO
O crescimento demográfico
acarreta a geração de diversos problemas de origem ambiental, como o aumento da
produção de resíduos. Neste estudo, partimos do problema “Qual o total de lixo
doméstico as famílias dos
alunos da Totalidade 9 da Escola Estadual de Ensino Médio Major Belarmino
Cortes produzem em suas residências?”.
O primeiro passo foi dividir a
turma em dois grupos. O grupo nº 1 ficou responsável por coletar os dados
referentes ao Município, os quais seguem abaixo:
Dados Gerais:
A população total do
Município era de 71.254 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE
de 2000. Porém, como houve emancipações de algumas áreas, devemos descontar da
população total o nº 4.488, o que se refere a
população dos municípios emancipados. Logo, de acordo com o Censo 2000, o total
de habitantes do município de Cruz Alta é de 66.766. , sendo 64.646 habitantes
na zona urbana e 2.120 habitantes na zona rural. No quadro abaixo, encontra-se
a estimativa da população até o ano 2005.
ANO |
Estimativa
Populacional |
2001 |
67.614 |
2002 |
67.837 |
2003 |
68.063 |
2004 |
68.541 |
2005 |
68.804 |
Fonte: IBGE – Cruz
Alta/RS
A
área do munícipio é de 1.360,37 km² representando
0.5059% do Estado,
0.2414% da Região e 0.016% de todo o
território brasileiro. Seu IDH (Índice
de Desenvolvimento Humano) é de 0.825 segundo o Atlas de
Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
|
Ano de Instalação: 1833
|
O grupo nº 2 responsabilizou-se
em visitar à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e
Agricultura, sendo recebidos pelo Secretário Municipal, que respondeu às questões:
1) Quais os critérios utilizados pelo Município para a Contratação da Empresa Coletora de Lixo?
Secretário:
Foi realizada uma tomada de preços, pois o problema da coleta de lixo na
cidade era caótico. A empresa PRT foi contratada em caráter emergencial, não
sendo realizada licitação. Porém, já
estamos formulando o edital de licitação para contratação de empresas que
estejam interessadas em prestar este serviço à Prefeitura Municipal.
2) Qual a quantidade de lixo produzida semanalmente pela população de Cruz Alta?
Secretário: De
3) Qual é a área do lixão de Cruz Alta?
Secretário: A área é
de
4) Qual a situação do lixão municipal?
Secretário:
É apreensivo, já que há 11 anos não ocorreu nem um tipo de preocupação com o
ambiente onde o lixo é depositado. A empresa PRT já deu início a um trabalho
preventivo, recobrindo o lixo com camadas de terra para diminuir o impacto
ambiental causado pelo acúmulo de lixo. Os resíduos urbanos, ainda serão depositados
no local por mais 18 meses, sendo que será realizado um sistema de drenagem
para que não ocorra a infiltração no solo. Uma outra situação preocupante diz respeito ao local
autorizado pela FEPAM para
a abertura do novo Lixão que fica localizado entre o Campus da UNICRUZ e o
centro da cidade. Segundo o Prefeito Municipal, esta área não será ocupada, e outras alternativas serão buscadas para viabilizar um novo
local, já que por ali passam milhares de estudantes e professores, rumo à
Universidade.
5. Há algum projeto para
instalar coleta seletiva
Secretário: Coleta
seletiva não há
6) De que forma?
Secretário: Formando a cooperativa, os catadores terão um local para armazenar o material coletado nas ruas, e depois poderão vender direto para as indústrias, sem precisar passar pelo atravessador, desta forma, ganhando mais renda.
PROBLEMA : A população de Cruz Alta, produz quanto de resíduos ao dia?
A prefeitura municipal
informou que semanalmente é coletada uma média de
Família |
1ª Semana |
2ª Semana |
3ª Semana |
4ª Semana |
1 |
33,48 |
38,61 |
32,10 |
29,85 |
2 |
23,49 |
31,95 |
28,73 |
32,18 |
3 |
25,00 |
29,87 |
31,05 |
32,63 |
4 |
37,40 |
29,74 |
32,57 |
34,49 |
5 |
27,61 |
29,34 |
26,98 |
31,13 |
6 |
15,07 |
19,30 |
19,70 |
28,87 |
7 |
18,45 |
21,42 |
20,27 |
17,35 |
8 |
28,23 |
24,84 |
27,38 |
32,06 |
9 |
27,15 |
29,85 |
33,57 |
31,57 |
10 |
34,16 |
32,90 |
30,78 |
31,03 |
11 |
18,20 |
19,73 |
26,93 |
22,47 |
12 |
22,56 |
20,91 |
21,73 |
26,38 |
Considerando
os dados do quadro, podemos calcular a média mensal de lixo produzido pelas 12
famílias:
Média Mensal = [ 1ª
S + 2ª S + 3ª S + 4ª S ] / 4
Média Mensal Família 1 = 33,51
Média Mensal Família 2 = 29,08
Média Mensal Família 3= 29,63
Média Mensal Família 4 = 33,55
Média Mensal Família 5 = 28,76
Média Mensal Família 6 = 20,73
Média Mensal Família 7 = 19,37
Média Mensal Família 8 = 28,12
Média Mensal Família 9 = 30,53
Média Mensal Família 10 = 32,21
Média Mensal Família 11 = 21,83
Média Mensal Família 12 = 22,90
Com
os dados da média mensal de lixo produzida em cada família, podemos calcular a
média de lixo gerada pelas famílias dos alunos da Totalidade 9 ( T 9)
Média
Mensal = Média Mensal por Família : 12
Média Mensal = 330,22 :
12 = 27,51
Com
o cálculo realizado, verifica-se que cada família produziu uma média mensal de
Do
total de lixo gerado pelas 12 famílias, podemos calcular o lixo produzido por
pessoa. Realizou-se um levantamento do nº de pessoas em cada família, chegando
ao nº 36, logo:
Produção de Lixo por Pessoa = 330,22 : 36 =
Para
sabermos a quantidade de lixo que cada pessoa produz ao dia, dividimos 9,17 : 30 =
No
decorrer de um ano, cada pessoa irá gerar:
Produção de Lixo por Pessoa/ ano= 0,305 x 360 =
Isso
significa que, se uma pessoa viver até os 70 anos, gerará em torno de 7 toneladas e meia de resíduos, pois 109,8 x 70 =
Para
responder ao problema nº 1: Quanto de lixo produzirá ao dia a população de Cruz
Alta?
Lembrando
que a população de Cruz Alta é de 68.804 habitantes e, que de acordo com nosso
modelo, uma pessoa produz
68.804 --
x
1
-- 0,305
x =
Ao
concluir esta situação de estudo, posso afirmar que os estudantes acharam
estranho trabalhar o tema do lixo nas disciplinas de Artes, Biologia,
Matemática e Português, pois trata-se de um assunto
que geralmente só é abordado
Acredito ter sido válido o trabalho de Modelagem Matemática, pois as aulas fluíram mais dinâmicas, menos cansativas e o tema escolhido foi trabalhado de forma interdisciplinar, culminando com um seminário onde foram discutidos as várias fases da pesquisa , os cálculos, e os trabalhos das outras disciplinas. Este trabalho demonstrou-se desafiador, pois foi necessário motivar os alunos, e dentro do assunto escolhido, “visualizar” a Matemática. Logo que os primeiros resultados foram surgindo, o trabalho tornou-se gratificante, pois conseguimos desencadear diversas situações e resolve-las através da Matemática, provando que o estudo desta disciplina pode ser realizado com sucesso pelos estudantes.
CHACÓN, I.M.G. Matemática Emocional: Os Afetos
na Aprendizagem Matemática. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre:Artmed., 2003.
GONÇALEZ, M. H.C. C & BRITO, M. R. F. Atitudes (des)favoráveis com relação à Matemática. Capturado em 20.abril.2004. Online. Disponível na internet. http://www.edumate.hpg.ig.com.br/pub.html.
MICOTTI, M.C. O..
O Ensino e as Propostas Pedagógicas . In: BICUDO, Maria A.V. Pesquisa