TRABALHO DE MODELAGEM
NOME: Sandra Regina Leal Balzan
MATEMÁTICA - TURMA C
ESCOLA: Colégio Estadual Pe. Colbachini
CIDADE: Nova Bassano - RS
PROFESSORA: Denise Knorst da Silva
DATA: Maio/2006
TEMA: A bola de Futebol
JUSTIFICATIVA:
Ao escolher o tema do meu trabalho, pensei em algo que fosse atual e despertasse interesse aos meus alunos.
Através de um levantamento de dados foi comprovado que dos 33 alunos das turmas 301 e 302, 72,73% tem como preferência esportiva o futebol, independente do sexo, pois a maioria é do sexo feminino. Como o futebol é a Paixão Nacional, e aproveitando o ano da copa, escolhi esse tema (A bola de Futebol), pois coincide com o conteúdo que estou abordando para os alunos dos 3ºs anos do ensino médio que é a Geometria Espacial, especificando a esfera.
UM POUCO DE HISTÓRIA:
A bola de Futebol: Matemática e bola tem tudo a ver, a começar pela própria forma do objeto do qual está se falando. Já imaginou jogar futebol com uma bola quadrada? A bola ou esfera é a única forma geométrica que pode ser rolada em qualquer direção. È muito mais fácil rolar um objeto do que arrastá-lo. Pode-se dizer que a bola é uma figura simétrica, pois é igual vista em qualquer posição. Por não se precisar escolher lado ou lugar para bater, ela é o objeto ideal para jogar não só futebol, mas a maioria dos esportes. As bolas são de tamanhos e materiais apropriados para cada esporte.
INVESTIGAÇÃO:
Devido às exigências por parte das confederações mundiais do esporte, as bolas oficiais devem seguir um rigoroso padrão de qualidade. Quanto ao futebol, a FIFA determina o peso, a pressão e a circunferência para cada modalidade e categoria, mas não determina a quantidade nem o formato dos gomos. Para um maior aproveitamento do material utilizado na confecção dessas bolas foi necessário fazer uso da geometria bem como usar de todo o conhecimento matemático para chegar às formas de gomos que se encaixam de maneira a aproveitar o máximo do material utilizado.
A bola de futebol usada atualmente é a de 32 gomos, sendo composta de 20 hexágonos e 12 pentágonos, porque são as figuras que têm melhor forma de encaixe para formar a bola redonda e o formato mais econômico para o corte dos gomos.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Problema 1: Sabendo que as figuras geométricas (pentágonos e hexágonos) que são utilizadas na fabricação de uma bola de futebol são retiradas de uma lâmina de material sintético retangular com dimensões de 1,20 m x 90 cm, e que de uma lâmina são retirados só hexágonos de lado 4,5 cm e de outra só pentágonos de lados com mesma medida, qual a quantidade de hexágonos e pentágonos são retirados de cada lâmina?
Problema 2: Qual o percentual de perda de material de cada lâmina?
Problema 3: Quantas bolas podem ser feitas utilizando a quantidade de recortes de uma lâmina de pentágono e uma de hexágono? Quantas figuras geométricas sobram em cada lâmina?
Problema 4: Qual será a superfície esférica da bola considerando que os hexágonos e pentágonos possuem 4,5 cm de lado?
Problema 5: Qual o diâmetro da bola?
RESOLUÇÃO:
- Cálculo da área da lâmina:
90 cm
1,20 m
S = base x altura
S
= 1,2 m x 0,9 m = 1,08 m² = 10 800 cm²
- Cálculo da área do hexágono:
l = 4,5 cm
S = 6. l² Ö3 Considerando Ö3 =
1,73 , temos:
4
S = 6 . (4,5)² . 1,73 = 52,55 cm²
4
- Cálculo da área do
pentágono:
l = 4,5 cm
Partindo do princípio de que a soma dos ângulos
internos de um polígono se calcula pela fórmula:
S = ( n – 2) . 180°
Conclui-se que a soma dos ângulos internos de um pentágono é 540°, logo cada ângulo interno medirá 108°.
Cálculo da altura h:
tg 36° = 2,25
h
0,7265 = 2,25
h
h @ 3,10
S = 5 x área do triângulo
S = 5 x 4,5 x h = 5 x 4,5
x 3,1 @ 34,88 cm²
2 2
Problema 1:
1 hexágono ------ 52,55 cm²
x ------ 10 800 cm²
x @ 205,52
l pentágono ------ 34,88 cm²
x ------ 10 800 cm²
x @ 309,63
Logo: De uma lâmina sai 205 hexágonos e de outra lâmina sai 309 pentágonos.
Problema 2:
Hexágono: Pentágono:
10 800 ----- 100% 10 800 ------ 100%
27,25 ----- x 22,08 ------ x
x @ 0,25% x @ 0,2%
Logo: Da lâmina onde são recortados só hexágonos tem 0,25% de perda de material e da lâmina onde são recortados só pentágonos há 0,2% de perda.
Problema 3:
Hexágono: 205 : 20 = 10,25
Pentágono: 309 : 12 = 25,75
Conclui-se que de uma lâmina de hexágonos e de outra de pentágonos pode-se fabricar 10 bolas e sobram 5 hexágonos e 189 pentágonos que poderão ser aproveitadas com as sobras de outras lâminas.
Problema 4:
20 x 52,55 = 1 051
12 x 34,88 = 418,56
Logo a superfície esférica será: 1 051 + 418,56 = 1 469,56 cm²
Problema 5:
Como a área da superfície esférica é: S = 4 p r² temos:
1 469,56 cm² = 4 x 3,14 x r²
1 469,56 cm² = 12,56 r²
1 469,56 cm² = r²
12,56
r @ 10,82
Logo o diâmetro será: 10,82 x 2 @ 21,64 cm.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS:
Levando em consideração que os gomos da bola sejam colados e não costurados, os alunos observaram que com um simples tema (bola de futebol), puderam além de estudar a esfera, rever vários conteúdos como áreas de figuras planas, porcentagem, regra de três, soma dos ângulos internos de um polígono e até trigonometria para descobrir a área do pentágono.
Concluíram também que é preciso dominar tanto a matemática quanto a geometria para se chegar a cálculos precisos e se obter economia na confecção de uma bola de futebol.