COORDENADORIA: 35ª
CIDADE: São Borja
PROFESSORES: Margarete Catarina Mendes Ceretta
José Ronir do Canto Braga
Maria Rejani Borowski Caetano
Márcia Janise Barreto
PROJETO: Temática (interdisciplinar)
TEMPO PREVISTO: 4 semanas
TEMA: análise do preço da passagem do ônibus urbano (Empresa
Santa Ignês) sobre o salário mínimo nos últimos 5
anos.
OBJETIVO GERAL: integrar as disciplinas em torno de um tema gerador que possibilite aos educandos o entendimento da aplicabilidade do conteúdo no seu dia a dia.
Tendo a preocupação de tornar as aulas atrativas e significativas, percebe-se que trabalhando com situação de estudo é um dos caminhos que possibilita a interdisciplinaridade, pois o educando é uma totalidade, assim a construção do conhecimento deve estar interligada e não fragmentada, refletindo uma aprendizagem globalizada.
Pesquisa na Empresa Santa Ignês sobre o preço da passagem nos últimos 5 anos
-
Integrar as disciplinas
-
Laboratório da escola com problema técnico.
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES PARA OS PRÓXIMOS PROJETOS:
- Dificuldade em coletar os dados.
-
Tempo muito curto (greve e tempo de execução à
distância do projeto).
TRABALHO APLICADO NA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Em 4 semanas foram trabalhadas quatro aulas com duas turmas de 3º ano do noturno, cada uma com aproximadamente 25 alunos onde a maioria trabalha e depende de ônibus.
A situação de estudo sugerida, o preço da passagem de ônibus urbano comparada com o salário mínimo dos últimos 5 anos, foi trabalhada com base no conhecimento de razão e proporção (propriedade fundamental) sem introdução de fórmulas.
Através de exemplos do dia a dia de cada um, os alunos foram capazes de encontrar o percentual do preço de uma passagem de ônibus em relação aos salários de 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005.
O interesse pelo total de seus gastos com condução até o serviço fez com que trabalhassem em grupos e individualmente com cálculos de despesas diária, semanal, mensal e até mesmo anual.
Para chegarem até esses cálculos, foi
sugerida a seguinte quadro:
ANO |
PREÇO DA TARIFA |
SALÁRIO MÍNIMO |
PORCENTAGEM ( %) |
2001 |
R$ 0,65 |
R$ 180,00 |
|
2002 |
R$ 0,75 |
R$ 200,00 |
|
2003 |
R$ 1,00 |
R$ 240,00 |
|
2004 |
R$ 1,20 |
R$ 260,00 |
|
2005 |
R$ 1,40 |
R$ 300,00 |
|
PESQUISA: alunos do 1º e do 2º ano do diurno (professores Rejani e Ronir)
Essa forma de trabalhar com um tema real e do quotidiano do aluno desperta maior interesse sobre o conteúdo, a troca de idéias torna mais rico o conhecimento ajudando na transferência da curiosidade para outras disciplinas como a Química (combustível), a Biologia (poltronas do veículo confortáveis), a defesa aos direitos do consumidor, entre outros.
O projeto de modelagem matemática foi trabalhado com a turma 101 (1º ano do ensino médio).
As informações necessárias foram coletadas pelos alunos do 2º ano, após foram calculados os percentuais e uma tabela pela turma do 3º ano do noturno.
O professor passou os dados aos alunos que trabalharam, inicialmente, com os percentuais prontos, visualizando as diferenças e refazendo esses valores na calculadora. Construíram uma tabela.
Utilizando a tabela fizeram um gráfico de colunas que ao ser concluído atingiu o objetivo do projeto, os alunos começaram a participar ativamente, surgindo os questionamentos:
-
Por que em
- Por que o salário sempre aumenta menos?
- Utilizando quatro passagens ao dia, qual seria o gasto mensal?
- Comparando o gasto com as passagens e o salário mínimo é possível utilizar somente o ônibus?
Apresentaram várias idéias para reduzir a despesa.
O projeto continua em andamento, pois se pretende aprofundar o tema.
A modelagem matemática é uma maneira de fazer com que os alunos visualizem a sua realidade e comecem a questionar-se a respeito de muitos assuntos de seu interesse.
Para que um projeto alcance os objetivos é necessário o envolvimento de todas as áreas em torno do tema proposto e que seja muito bem planejado.
A escola só terá benefícios com esse procedimento, pois o educando desenvolve-se socialmente e o professor aumenta sua integração no contexto da escola.
Fotos no decorrer da
Situação de Estudo e da Modelagem Matemática
‘