ESCOLA: Escola Estadual Técnica Olavo Bilac

ENDEREÇO: Marechal Floriano, 2410

DIRETORA: Elaine Aquino Paz Dalla Porta

COORDENADORIA: 35ª

CIDADE: São Borja

PROFESSORES: Margarete Catarina Mendes Ceretta

José Ronir do Canto Braga

Maria Rejani Borowski Caetano

Márcia Janise Barreto

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SITUAÇÃO DE ESTUDO

PROJETO: Temática (interdisciplinar) 

TEMPO PREVISTO: 4 semanas 

TEMA: análise do preço da passagem do ônibus urbano (Empresa Santa Ignês) sobre o salário mínimo nos últimos 5 anos. 

OBJETIVO GERAL: integrar as disciplinas em torno de um tema gerador que possibilite aos educandos o entendimento da aplicabilidade do conteúdo no seu dia a dia.

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  JUSTIFICATIVA:

       Tendo a preocupação de tornar as aulas atrativas e significativas, percebe-se que trabalhando com situação de estudo é um dos caminhos que possibilita a interdisciplinaridade, pois o educando é uma totalidade, assim a construção do conhecimento deve estar interligada e não fragmentada, refletindo uma aprendizagem globalizada.

  Estratégia :

Pesquisa na Empresa Santa Ignês sobre o preço da passagem nos últimos 5 anos

  AVALIAÇÃO OU DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

 ASPECTOS POSITIVOS:

-         Integrar as disciplinas   

 ASPECTOS NEGATIVOS:

-         Laboratório da escola com problema técnico. 

OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES PARA OS PRÓXIMOS PROJETOS:

-         Dificuldade em coletar os dados.

-         Tempo muito curto (greve e tempo de execução à distância do projeto). 

TRABALHO APLICADO NA MATEMÁTICA FINANCEIRA 

         O conteúdo de Matemática Financeira programada para 40 aulas durante o ano é porcentagem, juro simples e composto.

       Em 4 semanas foram trabalhadas quatro aulas com duas turmas de 3º ano do noturno, cada uma com aproximadamente 25 alunos onde a maioria trabalha e depende de ônibus.

       A situação de estudo sugerida, o preço da passagem de ônibus urbano comparada com o salário mínimo dos últimos 5 anos, foi trabalhada com base no conhecimento de razão e proporção (propriedade fundamental) sem introdução de fórmulas.

       Através de exemplos do dia a dia de cada um, os alunos foram capazes de encontrar o percentual do preço de uma passagem de ônibus em relação aos salários de 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005.

       O interesse pelo total de seus gastos com condução até o serviço fez com que trabalhassem em grupos e individualmente com cálculos de despesas diária, semanal, mensal e até mesmo anual.

       Para chegarem até esses cálculos, foi sugerida a seguinte quadro: 

ANO

PREÇO DA TARIFA

SALÁRIO MÍNIMO

PORCENTAGEM

( %)

2001

R$ 0,65

R$ 180,00

 

2002

R$ 0,75

R$ 200,00

 

2003

R$ 1,00

R$ 240,00

 

2004

R$ 1,20

R$ 260,00

 

2005

R$ 1,40

R$ 300,00

 

  DADOS: Empresa Santa Ignês, http://www. Coreomrj.org.br/salário_detalhes.asp

PESQUISA: alunos do 1º e do 2º ano do diurno (professores Rejani e Ronir)

         Num debate geral sobre o resultado obtido nos cálculos, surgiram diversas soluções para aproveitar mais o salário: ir a pé até o serviço (levantar mais cedo), levar lanche ou almoçar perto de onde trabalha; pedir redução de tarifa para quem viaja em pé; trazer para a cidade empresas concorrentes a essa única existente.

       Essa forma de trabalhar com um tema real e do quotidiano do aluno desperta maior interesse sobre o conteúdo, a troca de idéias torna mais rico o conhecimento ajudando na transferência da curiosidade para outras disciplinas como a Química (combustível), a Biologia (poltronas do veículo confortáveis), a defesa aos direitos do consumidor, entre outros.     

PROJETO DE MODELAGEM MATEMÁTICA

 

           O projeto de modelagem matemática foi trabalhado com a turma 101 (1º ano do ensino médio).

         As informações necessárias foram coletadas pelos alunos do 2º ano, após foram calculados os percentuais e uma tabela pela turma do 3º ano do noturno.

          O professor passou os dados aos alunos que trabalharam, inicialmente, com os percentuais prontos, visualizando as diferenças e refazendo esses valores na calculadora. Construíram uma tabela.

           Utilizando a tabela fizeram um gráfico de colunas que ao ser concluído atingiu o objetivo do projeto, os alunos começaram a participar ativamente, surgindo os questionamentos:

-         Por que em 2002 a diferença é tão grande?

-         Por que o salário sempre aumenta menos?

-         Utilizando quatro passagens ao dia, qual seria o gasto mensal?

-         Comparando o gasto com as passagens e o salário mínimo é possível utilizar somente o ônibus?

Apresentaram várias idéias para reduzir a despesa.

O projeto continua em andamento, pois se pretende aprofundar o tema.

A modelagem matemática é uma maneira de fazer com que os alunos visualizem a sua realidade e comecem a questionar-se a respeito de muitos assuntos de seu interesse.

Para que um projeto alcance os objetivos é necessário o envolvimento de todas as áreas em torno do tema proposto e que seja muito bem planejado.

A escola só terá benefícios com esse procedimento, pois o educando desenvolve-se socialmente e o professor aumenta sua integração no contexto da escola. 


Fotos no decorrer da Situação de Estudo e da Modelagem Matemática