Ministério da Educação

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Diretoria de Programas Especiais

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Departamento de Física, Estatística e Matemática

Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio

Curso de Capacitação dos Professores de Matemática do Ensino Médio

 

Profª Msc Denise Knorst da Silva

Aluno: Prof. Nilzo Paulo Dias Machado

TURMA C

IJUÍ – Maio / 2006

 

1 - Definição da Turma

        Para realização do trabalho foi escolhida a turma 304, do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura.

 

         2 – Tema

        Readequação dos Espaços no Pátio, do Instituto Estadual de Educação JOÃO NEVES DA FONTOURA, para Prática de Educação Física.

  

 

 

         3 – Justificativa

      O Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura é uma escola tradicional no município de Cachoeira do Sul, completando em maio deste ano, 77 anos de existência.

         No ano de 1942, passou a localizar-se no atual endereço, ocupando o quarteirão formado pelas ruas: Ramiro Barcelos, Riachuelo, Gen. Portinho e Dr. Liberato de Souza Santos.

         Naquele ano, a escola abrigava em torno de setecentos e cinqüenta alunos. Ao passar dos anos com as alterações na política educacional e a demanda pela procura de vagas fez com que este número aumentasse significativamente.

         Aproximadamente hoje, possui em torno de dois mil alunos que estão distribuídos desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Normal em Nível Médio e M.P.D (matrícula por disciplina no noturno).

         Internamente, o prédio sofreu algumas remodelações, sendo criados e /ou readequados novos espaços, destinados às atividades docentes, tais como salas de aula, laboratórios, etc; e, também foi construído um anexo, onde funcionam as turmas de Ensino Fundamental – séries iniciais. 

         O pátio, apesar de ser bastante amplo, possui apenas três espaços para a prática de Educação Física, sendo estes: um pavilhão, uma quadra de cimento e uma quadra de areia.

         Destes, a quadra de areia é o maior (com formato retangular, medindo 23,20 x 40,30 m), constituindo-se praticamente em todo o espaço útil do pátio.

         Nesta quadra, em cada período de aula, apenas um grupo de alunos (masculino ou feminino), podem ser atendidos, tornando-se inviável a sua junção, devido seus professores serem diferentes e estes grupos serem muito numerosos.

         Em conseqüência desta realidade, esta disciplina fica bastante prejudicada quando duas ou mais turmas estão praticando simultaneamente, ocorrendo assim, a falta de um espaço adequado para um destas.

         Em função desta realidade, a divisão da quadra de areia, vinha sendo cogitada há algum tempo pelos professores de educação física.         

         É importante também ressaltar que o referido local serviu de palco para grandes confrontos esportivos, desde jogos entre professores e alunos, até as inter-séries, realizadas desde longas datas.

         Portanto, esta divisão sempre foi bastante questionada: deveria ser feito em duas partes, preservando uma quadra para futebol de areia? Ou em três partes, favorecendo a prática dos demais esportes?

         Para verificar estes fatos, foram discutidas com os professores de Educação Física, as dificuldades encontradas em sua prática docente no que se refere aos espaços do pátio, e com a Direção da Escola, a disponibilidade financeira para realização da obra de divisão da atual quadra de areia, como uma solução para resolver tais dificuldades.

         A partir destas reuniões foi elaborado um questionário, para ser aplicado em todas as turmas do Ensino Médio diurno, e nas séries finais do Ensino Fundamental, com o intuito de verificar se os alunos concordavam com esta divisão e se a mesma deveria originar duas ou três quadras menores.

         Concluiu-se com a análise dos dados da pesquisa, pela divisão da quadra em duas partes, sendo uma delas com uma área maior, propícia à prática do futebol de areia e a área menor, destinada para as demais modalidades esportivas.

         Portanto, justifica-se o desenvolvimento da modelagem para verificar os custos e os materiais necessários para esta divisão, readequando assim os espaços do pátio da Escola, destinados à prática de Educação Física.

  

         4 – Descrição da Modelagem Matemática

       Primeiramente foram, pesquisadas na internet, as medidas oficiais das quadras de futebol de areia, futsal, vôlei de praia e futevôlei.

          Medidas oficiais das quadras de futebol de areia, vôlei de praia e futevôlei:  

 

Quadra

Medidas (m)

Futebol de Areia

37 x 28

Futsal – Largura mínima

25 x 15

Vôlei de Praia

18 x 9

Futevôlei

18 x 9

           Fonte: http://www.sportsmagazine.com.br/8medida_certa.html

         Considerando-se que a atual quadra de areia tem 23,20 x 40,30 m, e embasado no quadro acima, conjuntamente com os professores de Educação Física, foi definido o comprimento da nova quadra de areia, respeitando-se a proporção de uma quadra oficial. Para quadra menor, optou-se fazê-la invertida, aproveitando-se a largura da quadra atual, para ser o seu comprimento.

          Medidas da quadra, após sua divisão:

            

Quadras

Medidas (m)

Quadra Menor - (Para Futevôlei e/ou Vôlei de Praia)

 10,00 x  23,20  (área livre)

Quadra Maior - (Para Futebol de Areia)

23,20 x  30,17 (área livre)

Espessura da parede de divisão entre as quadras

0,13

30,17 m

 

10,00 m

 
                 

 

         Observações:

         a) As dimensões dos dois espaços foram definidas, aproveitando-se toda a largura existente (23,20m), e no que diz respeito a seus comprimentos, respeitou-se a proporcionalidade das medidas oficiais para uma quadra de futebol de areia.

         Proporção aproximada: 1,3 da largura para o comprimento.

         b) Todo o perímetro da atual quadra já é fechado com uma parede de alvenaria com aproximadamente 30 cm de altura.

         c) A mão-de-obra para execução do trabalho será em regime de mutirão, envolvendo os funcionários da 27ª CRO (Coordenadoria Regional de Obras), pais pertencentes ao C.P.M (Círculo de Pais e Mestres), e funcionários da Escola.

 

         5 – Descrição do Problema

 

         Problema I – Qual o custo e a quantia do material necessário para fazer a divisão da quadra com tela, colocando-se na área maior 15 cm de areia.

         Problema II – Qual o custo e o material necessário para cimentar a quadra menor.

        

         5.1 - Modelagem – Problema I

 

         ALICERCE / PAREDE de ALVENARIA

         O alicerce/parede de alvenaria a ser construído seguirá os mesmos padrões existentes, ou seja, a quadra é fechada em seu perímetro, por uma parede de tijolos constituída por duas fileiras enterradas no solo (alicerce), e três fileiras acima da superfície (parede), com 15 cm de largura por 50 cm de altura.

         A partir dos dados fornecidos pela empresa de engenharia que executa obras na escola, no alicerce/parede serão utilizados tijolos de 6 furos, com parede de 15cm - junta de 15mm – cimento-cal-areia (1:2:8).

Parede de 15 cm de largura / junta 15mm

Cimento / cal / areia (1:2:8)

Tipo de Material

Quantidade – m²

Cimento Portland Pozolamico 320

2,21 kg

Tijolos 6 furos 19,0x13,5x9,0 cm

52 unidades

Argamassa Regular – cal / areia    1:5

0,03 m³

          Fonte: TRIEDRO Engenharia Construções e Avaliações Ltda

                      CNPJ  92.057.801/0001-01

 

         Problematização 1

         Qual a área da alvenaria a ser construída, para realizar esta divisão?

         Modelo Matemático:      A = Lg Q  . h

        

         Onde:

         A = Área da alvenaria

         Lg C = Largura da quadra

         h = Altura da alvenaria

        

         Logo:   A = Lg C . h

                     A = 23,20 m  .  0,50 m

                     A =  11,60 m²

 

         Problematização 2

         Qual a quantidade de cimento necessário para levantar-se a alvenaria?

        Modelo Matemático:      Q ci =  Q ci/m² . A

        

         Onde:

         Q ci = Quantidade de cimento

         Q ci/m² = Quantidade de cimento por m²

         A = Área da alvenaria

        

          Logo:  Q ci =  Q ci/m² . A

                     Q ci = 2,21 kg/m² . 11,6 m²

                     Q ci = 25,636  kg de cimento

          Como um saco de cimento tem 50 kg, logo 25,636 kg corresponde a:

                      1 sc   -     50 kg

                        sc       25,636 kg

                        sc =    25,636 kg .    

                                      50 kg    

                        sc =  0,51272 saco de cimento

                     Arredondado: 0,6 saco de cimento 

 

         Problematização 3

         Qual a quantidade de tijolos necessários para levantar-se a alvenaria?

         Modelo Matemático:      Q tj = Q tj/m² . A

       

         Onde:

         Q tj = Quantidade de tijolos necessários

         Q tj/m² = Quantidade de tijolos por m²

         A = Área da alvenaria

        

          Logo:  Q tj = Q ti/m² . A

                     Q tj = 52 ti/m² . 11,6 m²

                     Q tj = 603,20  tijolos

                     Arredondado: 604 tijolos

 

         Problematização 4

         Qual a quantidade de argamassa necessária para levantar-se a alvenaria?

         Modelo Matemático:      Q arg = Q arg/m² . A

        

         Onde:

         Q arg = Quantidade de argamassa

         Q arg/m²= Quantidade de argamassa por m²

         A = Área da alvenaria

         Logo:   Q arg = Q arg/m² . A

                     Q arg = 0,03 m³/m² . 11,6 m²

                     Q arg = 0,348 m³

                     Arredondado: 0,4 m³ de argamassa

 

         FIXAÇÃO DA TELA

         A tela que dividirá a quadra, terá quatro metros de altura sendo fixada por fios de arame nº 14 (liso), em tubos galvanizados de 1,5” de diâmetro.

         Os tubos originalmente possuem 5 metros de comprimento favorecendo sua fixação no solo a um metro de profundidade.

         Entre os tubos, a distância máxima deverá ser de 5 m.

         Entre os fios de arame, o espaçamento deverá ser de 0,50 m, proporcionando assim, uma melhor resistência à tela.

         Problematização 1

         Quantos metros de tela serão necessários para dividir as duas quadras?

         Modelo Matemático:      C tl = Lg Q + 0,30 m

        

         Onde:

         C tl = Comprimento da tela

         L gQ = Largura da quadra

        

         Logo:   C tl = Lg Q + 0,30 m

                     C tl = 23, 20 m + 0,30 m

                     C tl = 23,50 m de tela

 

         Problematização 2

         Quantos metros de arame nº14 serão necessários para fixar a tela nos tubos, espaçados 0,50 m um do outro?

         Modelo Matemático:

a)     Cálculo do nº de fios de arame

         Nr Far =       Alt T    .+  1 fio

                                    0,50 m

        

         Onde:

         Nr Far = Número de fios de arame

         Atl T = Altura da Tela

        

         Logo:   Nr Far =      Atl T  . +  1 fio

                                      0,50 m

                    

                     Nr Far =      4 m     +  1 fio

                                      0,50 m

                     Nr Far =  9 fios de arame

 

         b) Cálculo da metragem de arame

                     Q arm =  Nr Far .  (Lg Q + 0,5 m)

        

         Onde:

         Q arm = Quantidade de arame

         Nr Far = Número de fios de arame

         Lg Q = Largura da quadra

        

         Logo:   Q arm =  9 . (23,20 m + 0,5 m)

                     Q arm =  213,30 metros de arame

                     Arredondado: 214 metros de arame

 

         Problematização 3

         Quantos tubos deverão ser usados considerando-se: um tubo em cada extremidade da tela e a distância máxima de 5 metros entre eles?

         Modelo Matemático:

         a) Cálculo da distância entre os tubos

                          D Tb =    Lg  Q .         

                                            5

         Onde:

         D tb = Distância entre os tubos

         Lg Q = Largura da Quadra

                 

         Logo:   D Tb =    Lg Q   .       

                                       5

                    

                     D Tb =    23,20 m  .

                                         5

                     D Tb =  4,64 m

 

         b) Cálculo das barras de tubos que serão utilizadas

                      B tb =   Lg Q  . + 1 br tb

                                   D tb

         Onde:

         B tb = Barras de tubos utilizadas

         Lg Q = Largura da quadra

         D tb = Distância entre os tubos

         br tb = Barra de tubo

        

         Logo:   B tb =   23,20 m  . + 1 br tb

                                  4,64 m       

                     B tb = 6 barras  

  

 

         PREPARAÇÃO DA QUADRA DE MAIOR ÁREA 

         Considerando-se que esta quadra será destinada a prática do futebol de areia, a mesma receberá uma camada de 15 cm deste material.

 

         Problematização 1

         Nesta situação, a quadra caracteriza-se como um paralelepípedo de dimensões 23,20m x 30,17m x 0,15m, portanto:

         Modelo Matemático:

         Qual é o volume de areia a ser colocado neste paralelepípedo?

                     V ar =  Lg Q . Cmto Q . h ar

         Onde:

         V ar = Volume de areia

         Lg Q =  Largura da quadra

         Cmto Q = Comprimento da quadra

         h ar = Altura de areia pretendida

        

         Logo:   V ar = Lg Q .  Cmto Q . h ar

                     V ar = 23,20m .  30,17m . 0,15m

                     V ar = 104,9916 m³ de areia

                    

         Problematização 2

         Como a areia é fornecida em cargas de 5 m³, quantas cargas de areia são necessárias para preencher este volume?

         Modelo Matemático:

                C ar =     V ar    .

                                5 m³

 

         Onde:

         C ar = Cargas de areia

         V ar = Volume de areia

 

         Logo:   C ar =     V ar   .

                                    5 m³

                     C ar =   104,9916 m³ .

                                         5 m³

                     C ar = 20,999832 cargas de areia

                     Arredondado:  21 cargas de areia

 

         5.1.1 – Sistematização das Quantidades e Custos dos Materiais utilizados para divisão da Quadra.

 

Material

Unidade

Quantidade

Valor Unitário(R$)

 Total (R$)

Cimento

sc

0,6

15,70

9,42

Tijolo

milheiro

604

 220,00

132,88

Argamassa

0,4

 75,00

30,00

Tela 1x4m

m

23,5

 48,00

1.128,00

Arame Galvanizado liso - nº 14

m

214

 0,16

34,24

Cano Galvanizado 1,5"x5m

br

6

 130,00

780,00

Areia

Carga

21

120,00

2.520,00

 

 

 

TOTAL

4634,54

  Obs.: Valores unitários de acordo com a Lei.10.576/95 - Gestão Democrática

 

         5.2 - MODELAGEM – PROBLEMA 2

 

         Cimentado da QUADRA MENOR - Dimensões: 10,00 x 23,20 m.

         Materiais necessários para execução do cimentado:

            

Material – Quadra Cimentada

Sarrafos de madeira com 0,025x0,10x2,7 m - Dispostos em quadrados de 2m de lado

Pedra nº 2 – 5 cm de altura

Concreto – 8 cm de altura

     Fonte: http://www.catep.com.br/dicas/QUADRAS%20ESPORTIVAS.html

 

        Tabela de Consumo de Materiais por m³ de concreto

 

Traço em Volume

Cimento

Areia

Brita

Cimento : Areia : Brita

Saca de 50 kg

1 : 1 : 2

10,30

0,363

0,363

     Fonte: http://www.construindo.com.br/et/diversos.html

 

         Problematização 1

         Quantos metros de sarrafo (guia) 2,5x10 serão necessários visto que cada peça tem 2,70m de comprimento?

         Modelo Matemático:

         Considerando-se o lado menor da quadra como sendo sua largura e o maior, seu comprimento, temos:

         Largura = 10 m

         Comprimento = 23,20 m   

         a) Cálculo do número de linhas de sarrafos, colocados paralelamente a 2m da largura e assim, sucessivamente a cada 2m, estendendo-se por toda a extensão do comprimento.

              Como o comprimento (23,2 m), não é múltiplo de dois, o resultado encontrado é arredondado.

                Qt srf // Lg Q =     Cmto Q  . - 1 linha de sarrafo

                                                 2 m

         Onde:

         Qt srf // LgQ = Quantidade de sarrafos paralelos a largura da quadra

         Cmto Q = Comprimento da quadra

 

         Logo:   Qt srf // Lg Q =   Cmto Q . – 1 linha de sarrafo       

                                                  2 m

                     Qt srf // Lg Q =   23,20 m . – 1 linha de sarrafo

                                                  2 m

                     Qt srf // Lg Q =  10,6 linhas de sarrafos

                     Arredondado: 11 linhas de sarrafos

 

          b) Cálculo do número de linhas de sarrafos, colocados paralelamente a 2m do comprimento e assim, sucessivamente a cada 2m, estendendo-se por toda a extensão do largura.

Como a largura é múltipla de dois, o resultado não é arredondado.

Modelo Matemático:

                     Qt srf // Cmto Q =     Lg Q  . -  1 linha de sarrafo

                                                       2 m

 

         Onde:

         Qt srf // Cmto Q = Quantidade de sarrafos paralelos ao comprimento da quadra

         Cmto Q = Comprimento da quadra

 

         Logo:   Qt srf // Cmto Q =   Lg Q . – 1 linha de sarrafo        

                                                     2 m

                     Qt srf // Cmto Q =   10 m . – 1 linha de sarrafo

                                                     2 m

                     Qt srf // Cmto Q =  4 linhas de sarrafos

         

                                               

         c) Cálculo da quantidade de sarrafos que serão necessários para a construção de quadrados com 2m de lado.

         Então:

 

                     Q Srf =    4 . Cmto Q  +  11 . Lg Q . 

                                                   2,7 m

         Onde:

         Srf = Sarrafos

         Lg Q = Largura da quadra

         Cmto Q = Comprimento da quadra

         

         Logo:   Srf =    4 .  23,20m  +  11 . 10m . 

                                           2,7 m

                     Q Srf =   202,8 m . 

                                      2,7 m

                     Srf = 75,1111111... sarrafos

                     Arredondado para 76 sarrafos

 

         Problematização 2

         Qual a quantidade de pedra nº 2 necessária, considerando-se uma altura de 5 cm?

         Nesta situação, a quadra caracteriza-se como um paralelepípedo de dimensões:

                                    10m x 23,20m x 0,05m, portanto:

         a) Calcula-se o Volume de pedra que será utilizado

         Modelo Matemático:

                     V Pdr2 =  Lg Q . Cmto Q . h pdr

         Onde:

         V Pdr2 = Volume de concreto

         Lg Q =  Largura da quadra

         Cmto Q = Comprimento da quadra

         h pdr = Altura de de pedra nº2

        

         Logo:   V Pdr2 = Lg Q .  Cmto Q . h pdr

                     V Pdr2 = 10,00 .  23,20 .  0,05

                     V Pdr2 = 11,60 m³ de pedra nº 2

                     Arredondado: 12 m³ de pedra nº 2

 

         Problematização 3

         Qual a quantidade de concreto necessário, para cimentar esta quadra?

         Idem ao modelo anterior, porém utilizando-se como medida da altura, 0,08m.

         Modelo Matemático:

                     V crt =  Lg Q . Cmto Q . h crto

         Onde:

         V crt = Volume de concreto a ser utilizado

         Lg Q =  Largura da quadra

         Cmto Q = Comprimento da quadra

         h ar = Altura de concreto

        

         Logo:   V crt = Lg Q .  Cmto Q . h ar

                     V crt = 10,00 .  23,20 .  0,08

                     V crt = 18,56 m³  de concreto

 

         a) Cálculo da quantidade de cimento, utilizado no concreto (dados de acordo com a tabela)

Modelo Matemático:

             Q cmto =  Cmto/m³  .  V crt

 

Onde:

Q cmto = Quantidade de cimento

Cmto/m³ = Quantidade de cimento por m³ de concreto

V  crt = Volume de concreto a ser utilizado na quadra

 

Logo:   V cmto = 10,30 sc/m³ .  18,56 m³

            V cmto =  191,168 sacos de cimento

            Arredondado: 192 sacos de cimento

 

c)      Cálculo da quantidade de areia utilizada no concreto (dados de acordo com a tabela)

         Modelo Matemático

                      Q ar =  ar/m³  .  Vcrt

         Onde:

         Q ar = Quantidade de areia

         Q ar/m³ = Quantidade de areia por m³ de concreto

         V crt = Volume de concreto a ser utilizado na quadra

         Logo:   Q ar = Q ar/m³ .  Vcrt

                     Q ar = 0,363 m³ .  18,56 m³

                     Q ar =  6,73728 m³ de areia

                     Arredondado para 7m³ de areia

 

d)     Cálculo da quantidade de brita nº 1, utilizada no concreto (dados de acordo com a tabela)

         Modelo Matemático

                     Q brt =  Brt/m³  .  Vcrt

 

         Onde:

         Q brt = Quantidade de brita

         Q brt/m³ = Quantidade de brita por m³ de concreto

         V crt = Volume de concreto a ser utilizado na quadra

 

         Logo:   Q brt = Q brt/m³ .  Vcrt

                     Q brt = 0,363 m³ .  18,56 m³

                     Q brt =  6,73728 m³ de brita

                     Arredondado para 7m³ de brita

 

         5.2.1 – Sistematização das Quantidades e Custos dos Materiais utilizados para o Cimentado da Quadra.

 

Material

Unidade

Quantidade

Valor Unitário(R$)

Total (R$)

Guias 0,025x0,10x2,70 m

76

4,59

348,84

Pedra nº 2 (Brita nº 2)

12

150,00

1.800,00

Cimento

sc

192

15,70

3.014,40

Areia

7

110,00

770,00

Brita n° 1

7

150,00

1.050,00

 

 

 

TOTAL

6983,24

    Obs.: Valores unitários de acordo com a Lei.10.576/95 - Gestão Democrática

        

 

         6 – Conclusão

         A Modelagem Matemática, realizada na situação, serviu para despertar nos alunos um maior interesse pelos conteúdos da série, fazendo os mesmos vivenciar a sua utilização na prática, calculando os custos e as quantidades de materiais necessários, para resolução de um problema antigo na Escola.

         A turma buscou subsídios através de pesquisas na internet e com outros profissionais, aumentando assim, significativamente seus conhecimentos.

         Visando a validação de alguns dos modelos propostos, a turma está construindo maquetes em escala, que tão logo estejam concluídas, serão expostas para apreciação da comunidade escolar.

         De acordo com a disponibilidade dos engenheiros da empresa que executa obras na escola, os modelos matemáticos que tiveram dados fornecidos pela mesma, estarão sendo validados no decorrer dos meses de maio e junho de 2006.

        Uma vez concluída a fase de validação dos modelos matemáticos, ou seja, o levantamento das necessidades materiais e financeiras para concretização da obra, buscar-se-á recursos financeiros através de promoções com a comunidade e também serão utilizados recursos provenientes do FNDE – Dinheiro Direto na Escola deste ano.

         Com o desenvolvimento deste trabalho, a turma 304, teve a oportunidade de interagir nas decisões tomadas na Escola, no que diz respeito à resolução de problemas enfrentados pela sua administração, através de um processo democrático, consoante com a Direção e no caso específico, com os professores de Educação Física.

         Portanto, foram propiciadas à turma, através da Modelagem Matemática e a todos os demais alunos com a sua participação na Pesquisa, maneiras de vivenciar e compreender o seu papel na sociedade, tornando-se assim, um agente ativo, responsável e transformador da realidade.

         Tal fato vem de encontro as atuais diretrizes curriculares, ou seja, contextualizar o ensino das mais diferentes áreas do conhecimento com situações práticas do cotidiano.

 

 

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Referências

        

Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio-CCPMEM, Série das Matemáticas (16) – Parte II (Cadernos UNIJUÍ) Ijuí: UNIJUÍ, 2006.

PAIVA, Manoel – Matemática. São Paulo: Moderna, 2004.

TRIEDRO Engenharia Construções e Avaliações Ltda

CNPJ  92.057.801/0001-01

http://www.sportsmagazine.com.br/8medida_certa.html 

http://www.catep.com.br/dicas/QUADRAS%20ESPORTIVAS.html   

http://www.construindo.com.br/et/diversos.html