Ministério da Educação
Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação
Diretoria de Programas
Especiais
Secretaria da Educação do
Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional do
Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Departamento de Física,
Estatística e Matemática
Programa de Melhoria e
Expansão do Ensino Médio
Curso de Capacitação dos
Professores de Matemática do Ensino Médio
Trabalho à Distância
ESTATÍSTICA
Profª Drª Rosane Maria
Kirchner
Aluno: Prof. Nilzo Paulo Dias Machado
IJUÍ – Maio / 2006
Readequação dos Espaços no
Pátio do Instituto Estadual de Educação
JOÃO NEVES DA FONTOURA, para Prática de Educação Física
1 – Introdução
O Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura é uma
escola tradicional no município de Cachoeira do Sul, completando em maio deste
ano, 77 anos de existência.
No ano de 1942,
passou a localizar-se no atual endereço, ocupando o quarteirão formado pelas
ruas: Ramiro Barcelos, Riachuelo, Gen. Portinho e Dr. Liberato de Souza Santos.
Naquele ano, a
escola abrigava em torno de setecentos e cinqüenta alunos. Ao passar dos anos
com as alterações na política educacional e a demanda pela procura de vagas fez
com que este número aumentasse significativamente.
Aproximadamente
hoje, possui em torno de dois mil alunos que estão distribuídos desde a
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Normal em Nível
Médio e M.P.D (matrícula por disciplina no noturno).
Internamente, o
prédio sofreu algumas remodelações, sendo criados e /ou readequados novos
espaços, destinados às atividades docentes, tais como salas de aula,
laboratórios, etc; e, também foi construído um anexo, onde funcionam as turmas
de Ensino Fundamental – séries iniciais.
O pátio, apesar de
ser bastante amplo, possui apenas três espaços para a prática de Educação
Física, sendo estes: um pavilhão, uma quadra de cimento e uma quadra de areia.
Destes, a quadra de
areia é o maior (com formato retangular, medindo 23,20 x 40,30 m),
constituindo-se praticamente em todo o espaço útil do pátio.
Nesta quadra, em
cada período de aula, apenas um grupo de alunos (masculino ou feminino), podem
ser atendidos, tornando-se inviável sua junção, devido seus professores serem
diferentes e estes grupos serem muito numerosos.
Em conseqüência
desta realidade, esta disciplina fica bastante prejudicada quando duas ou mais
turmas estão praticando simultaneamente, ocorrendo assim, a falta de um espaço
adequado para um destas.
Em função desta
realidade, a divisão da quadra de areia, vinha sendo cogitada há algum tempo
pelos professores de educação física.
É importante também
ressaltar que o referido local serviu de palco para grandes confrontos esportivos,
desde jogos entre professores e alunos, até as inter-séries, realizadas desde
longas datas.
Portanto, esta
divisão sempre foi bastante questionada: deveria ser feito em duas partes,
preservando uma quadra para futebol de areia? Ou em três partes, favorecendo a
prática dos demais esportes?
Para verificar
estes fatos, foram discutidas com os professores de Educação Física, as
dificuldades encontradas em sua prática docente no que se refere aos espaços do
pátio, e com a Direção da Escola, a disponibilidade financeira para realização
da obra de divisão da atual quadra de areia, como uma solução para resolver
tais dificuldades.
A partir destas
reuniões foi elaborado um questionário, para ser aplicado em todas as turmas do
Curso Normal, Ensino Médio diurno, e nas séries finais do Ensino Fundamental,
com o intuito de verificar a opinião dos alunos quanto aos seguintes aspectos:
1) O esporte preferido dos alunos;
2)
Sua
concordância quanto à divisão da quadra de areia, para resolver o problema;
3)
Se esta
divisão deveria ser feita em duas partes, preservando uma quadra maior para
prática do Futebol de Areia e/ou em três partes, propiciando a prática dos
demais esportes.
2 – Definição do
Universo
Visto que o problema
da falta de espaços adequados no pátio para prática de Educação Física,
evidenciar-se somente no diurno, a pesquisa de campo foi realizada nas 28
turmas do Ensino Fundamental (séries finais), Ensino Médio e Curso Normal em
Nível Médio, no mês de abril de 2006.
3 – Tipo de
Levantamento
O levantamento foi
realizado no dia 10 de abril, em todas as turmas da manhã e da tarde, sendo do
tipo censitário.
4 – Obtenção das
Informações
Foi aplicado um
questionário (Anexo 1) por turma.
5 – Codificação
dos Dados
Anexo 2
6 – Apresentação
dos Dados
Tabela 01:
Gênero dos alunos entrevistados no I.E.E.J.N.F - Abril/2006 – Cachoeira do Sul
Gênero |
Número |
% |
Masculino |
269 |
39,16 |
Feminino |
418 |
60,84 |
TOTAL |
687 |
100 |
Fonte: Pesquisa realizada
pela Turma 304 no Ens.Fundamental,Médio e C.Normal do I.E.E.J.N.F-Abril 2006
Gênero dos Alunos do Ensino Fundamental, Médio e Curso Normal I.E.E.J.N.F – Abril 2006
Tabela 02: Preferência Esportiva dos Alunos do Ens. Fundamental, Médio e Curso Normal
I.E.E.João Neves da Fontoura – Abril/2006
Esportes |
Preferência dos Alunos |
% |
Futsal |
133 |
19,36 |
Handebol |
53 |
7,71 |
Voleibol |
261 |
37,99 |
Basquete |
11 |
1,60 |
Futebol Areia |
131 |
19,07 |
Futvôlei |
9 |
1,31 |
Atletismo |
5 |
0,73 |
Vôlei Areia |
32 |
4,66 |
Outro |
52 |
7,57 |
TOTAL |
687 |
100 |
Fonte:
Pesquisa realizada pela Turma 304 no Ens.Fundamental,Médio e C.Normal do
I.E.E.J.N.F-Abril 2006
Tabela 03: Condições adequadas do pátio do
I.E.E.J.N.F à prática de Ed. Física
Simultaneamente para Duas Turmas - Abril/2006
Opiniões |
Condições Adequadas |
% |
Sim |
100 |
14,56 |
Não |
587 |
85,44 |
TOTAL |
687 |
100 |
Fonte: Pesquisa realizada pela Turma 304 no
Ens.Fundamental,Médio e C.Normal do I.E.E.J.N.F-Abril 2006
Tabela 04:
Opinião dos Alunos do Ens. Fundamental, Médio e Curso Normal pela Divisão
da Quadra de
Areia do I.E.E. João Neves da Fontoura – Abril/2006
Opiniões |
Pelas divisão da Quadra |
% |
Concordam |
587 |
85 |
Não Concordam |
100 |
15 |
TOTAL |
687 |
100 |
Fonte: Pesquisa realizada pela Turma 304 no Ens.Fundamental,Médio e
C.Normal do I.E.E.J.N.F-Abril 2006te:
Tabela 05: Número de Divisões para a Quadra
de Areia
I.E.E.
João Neves da Fontoura- Abril/2006
Tipo de Divisão |
Número de Divisões |
% |
Duas divisões |
551 |
80 |
Três divisões |
36 |
5 |
Não Dividir |
100 |
15 |
TOTAL |
687 |
100 |
Fonte: Pesquisa realizada
pela Turma 304 no Ens.Fundamental,Médio e C.Normal do I.E.E.J.N.F-Abril 2006
7 – Sintetização e
Análise dos Dados Estatísticos Quantitativos
Pela análise da
Tabela 02 e respectivo gráfico, o voleibol, o futebol de areia e o futebol de
salão estão ocupando as três primeiras posições como esportes preferidos na
Escola.
Através do
Microsoft Excel, foram calculadas as medidas de tendência central e de
dispersão para os outros dois questionamentos da pesquisa:
1º - Se os alunos
eram a favor ou contra a divisão da quadra de areia;
2º - Realizada a
divisão, a mesma deveria ser feita em duas, sendo uma destas, maior para a
prática de Futebol de Areia e/ou em três, privilegiando-se os demais esportes.
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
8 – Conclusão
A pesquisa foi
realizada no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, no
município de Cachoeira do Sul, com o Ensino Fundamental (séries finais), Ensino
Médio e Curso Normal do diurno, totalizando 28 turmas.
A intenção era
verificar os esportes preferidos e a aceitação por parte dos alunos quanto à
divisão da quadra de areia da Escola, bem como a melhor maneira desta ser
dividida.
Após a Análise dos
Dados, conclui-se:
a) Os três
primeiros esportes preferidos pelos alunos são respectivamente:
- Voleibol;
- Futebol de
areia;
- Futebol de
salão;
b) Os alunos são
favoráveis à divisão da quadra de areia;
c) Esta divisão
deverá ser feita em duas partes, sendo que uma destas deve ter maior área,
preservando assim a prática do Futebol de Areia.
Com base nestas
conclusões, os resultados serão publicados na Escola.
A pesquisa também
servirá como base para o trabalho de Modelagem
Matemática, que será desenvolvido na turma 304, do Ensino Médio da Escola.
Referências
Microsoft Excel 2003.
Programa de Melhoria e
Expansão do Ensino Médio-CCPMEM, Série das Matemáticas (16)
– Parte II (Cadernos UNIJUÍ) Ijuí: UNIJUÍ, 2006.
PAIVA, Manoel – Matemática.
São Paulo: Moderna, 2004.
ANEXO 1
I.E.E. João Neves da Fontoura
Readequação
dos Espaços no pátio da Escola, para prática de Educação Física
1) Sexo:
( ) Masculino ( )
Feminino
2) Modalidade de Ensino:
( ) Ens. Fundamental ( ) Ens. Médio ( ) Curso Normal
3) Esporte que mais gosta:
( ) Futsal ( ) Handebol ( ) Voleibol ( )
Basquete ( ) Futebol de areia
( ) Futvôlei( ) Atletismo ( ) Vôlei
de areia ( ) Outro
4) Nosso pátio oferece condições adequadas
para prática de Educação Física, quando duas turmas estão sendo atendidas
simultaneamente?
( ) Sim ( ) Não
5) Caso sua resposta tenha sido Não, você é favorável à divisão da
quadra de areia, visto este trata-se do maior espaço existente?
( ) Sim ( ) Não
6) Em quantos espaços?
( ) Em dois, sendo uma maior,
para prática de Futebol de areia;
( ) Em três, priorizando a prática dos
demais esportes.
ANEXO 2
BANCO DE DADOS |
|||||||||||||||||
Modalidades |
Turmas |
Masculino |
Feminino |
Futsal |
Handebol |
Voleibol |
Basquete |
Futebol Areia |
Futvôlei |
Atletismo |
Vôlei de Areia |
Outro |
Oferece |
Nâo Oferece |
Favorável-Em duas |
Favorável-Em três |
Contra |
Ensino Fundamental |
51 |
14 |
12 |
0 |
0 |
6 |
1 |
13 |
4 |
0 |
1 |
1 |
6 |
20 |
20 |
0 |
6 |
52 |
17 |
8 |
0 |
0 |
0 |
4 |
13 |
1 |
2 |
5 |
0 |
3 |
22 |
19 |
3 |
3 |
|
61 |
15 |
9 |
4 |
6 |
0 |
0 |
11 |
0 |
0 |
0 |
3 |
12 |
12 |
12 |
0 |
12 |
|
62 |
10 |
18 |
0 |
0 |
10 |
0 |
18 |
0 |
0 |
0 |
0 |
18 |
10 |
10 |
0 |
18 |
|
71 |
10 |
9 |
3 |
0 |
1 |
0 |
7 |
3 |
0 |
4 |
1 |
2 |
17 |
17 |
0 |
2 |
|
72 |
11 |
8 |
1 |
0 |
0 |
0 |
9 |
0 |
0 |
7 |
2 |
2 |
17 |
17 |
0 |
2 |
|
81 |
12 |
9 |
1 |
1 |
14 |
1 |
4 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 |
20 |
20 |
0 |
1 |
|
82 |
8 |
9 |
8 |
3 |
6 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
17 |
16 |
1 |
0 |
|
Ensino Médio |
101 |
14 |
17 |
13 |
2 |
6 |
0 |
6 |
0 |
0 |
3 |
1 |
0 |
31 |
31 |
0 |
0 |
102 |
12 |
20 |
14 |
4 |
11 |
|
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
3 |
29 |
28 |
1 |
3 |
|
103 |
11 |
20 |
11 |
1 |
11 |
0 |
4 |
0 |
1 |
3 |
0 |
5 |
26 |
26 |
0 |
5 |
|
104 |
17 |
13 |
12 |
0 |
8 |
0 |
10 |
0 |
0 |
0 |
0 |
9 |
21 |
21 |
0 |
9 |
|
105 |
16 |
20 |
17 |
6 |
7 |
0 |
3 |
0 |
0 |
0 |
3 |
0 |
36 |
35 |
1 |
0 |
|
201 |
17 |
10 |
11 |
0 |
9 |
0 |
4 |
0 |
0 |
0 |
3 |
0 |
27 |
27 |
0 |
0 |
|
202 |
11 |
16 |
0 |
0 |
12 |
1 |
8 |
0 |
0 |
0 |
6 |
6 |
21 |
18 |
3 |
6 |
|
203 |
14 |
16 |
9 |
2 |
15 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
4 |
4 |
26 |
23 |
3 |
4 |
|
204 |
11 |
7 |
2 |
0 |
9 |
0 |
4 |
0 |
0 |
0 |
3 |
3 |
15 |
15 |
0 |
3 |
|
205 |
6 |
7 |
4 |
0 |
7 |
0 |
1 |
1 |
0 |
0 |
0 |
2 |
11 |
8 |
3 |
2 |
|
301 |
7 |
14 |
10 |
0 |
5 |
3 |
0 |
0 |
0 |
1 |
2 |
2 |
19 |
16 |
3 |
2 |
|
302 |
14 |
14 |
0 |
0 |
9 |
0 |
10 |
0 |
0 |
0 |
9 |
14 |
14 |
14 |
0 |
14 |
|
303 |
8 |
6 |
1 |
0 |
8 |
1 |
4 |
0 |
0 |
0 |
0 |
4 |
10 |
10 |
0 |
4 |
|
304 |
8 |
12 |
3 |
0 |
15 |
0 |
2 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
20 |
20 |
0 |
0 |
|
Curso Normal |
106 |
2 |
30 |
4 |
11 |
9 |
0 |
0 |
0 |
0 |
8 |
0 |
0 |
32 |
32 |
0 |
0 |
107 |
1 |
34 |
1 |
2 |
30 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
5 |
1 |
34 |
25 |
9 |
1 |
|
206 |
0 |
18 |
2 |
2 |
10 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
4 |
3 |
15 |
15 |
0 |
3 |
|
207 |
0 |
15 |
0 |
1 |
10 |
0 |
0 |
0 |
1 |
0 |
3 |
0 |
15 |
15 |
0 |
0 |
|
305 |
2 |
28 |
2 |
8 |
20 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
30 |
25 |
5 |
0 |
|
306 |
1 |
19 |
0 |
4 |
13 |
0 |
0 |
0 |
1 |
0 |
2 |
0 |
20 |
16 |
4 |
0 |