Ministério da Educação

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Diretoria de Programas Especiais

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Departamento de Física, Estatística e Matemática

Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio

Curso de Capacitação dos Professores de Matemática do Ensino Médio

 

Trabalho à Distância

ESTATÍSTICA

Profª Drª Rosane Maria Kirchner

 

Aluno: Prof. Nilzo Paulo Dias Machado

TURMA C

IJUÍ – Maio / 2006

 

 

Readequação dos Espaços no Pátio do Instituto Estadual de Educação

JOÃO NEVES DA FONTOURA, para Prática de Educação Física

 

         1 – Introdução

         O Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura é uma escola tradicional no município de Cachoeira do Sul, completando em maio deste ano, 77 anos de existência.

         No ano de 1942, passou a localizar-se no atual endereço, ocupando o quarteirão formado pelas ruas: Ramiro Barcelos, Riachuelo, Gen. Portinho e Dr. Liberato de Souza Santos.

         Naquele ano, a escola abrigava em torno de setecentos e cinqüenta alunos. Ao passar dos anos com as alterações na política educacional e a demanda pela procura de vagas fez com que este número aumentasse significativamente.

         Aproximadamente hoje, possui em torno de dois mil alunos que estão distribuídos desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Normal em Nível Médio e M.P.D (matrícula por disciplina no noturno).

         Internamente, o prédio sofreu algumas remodelações, sendo criados e /ou readequados novos espaços, destinados às atividades docentes, tais como salas de aula, laboratórios, etc; e, também foi construído um anexo, onde funcionam as turmas de Ensino Fundamental – séries iniciais. 

         O pátio, apesar de ser bastante amplo, possui apenas três espaços para a prática de Educação Física, sendo estes: um pavilhão, uma quadra de cimento e uma quadra de areia.

         Destes, a quadra de areia é o maior (com formato retangular, medindo 23,20 x 40,30 m), constituindo-se praticamente em todo o espaço útil do pátio.

         Nesta quadra, em cada período de aula, apenas um grupo de alunos (masculino ou feminino), podem ser atendidos, tornando-se inviável sua junção, devido seus professores serem diferentes e estes grupos serem muito numerosos.

         Em conseqüência desta realidade, esta disciplina fica bastante prejudicada quando duas ou mais turmas estão praticando simultaneamente, ocorrendo assim, a falta de um espaço adequado para um destas.

         Em função desta realidade, a divisão da quadra de areia, vinha sendo cogitada há algum tempo pelos professores de educação física.         

         É importante também ressaltar que o referido local serviu de palco para grandes confrontos esportivos, desde jogos entre professores e alunos, até as inter-séries, realizadas desde longas datas.

         Portanto, esta divisão sempre foi bastante questionada: deveria ser feito em duas partes, preservando uma quadra para futebol de areia? Ou em três partes, favorecendo a prática dos demais esportes?

         Para verificar estes fatos, foram discutidas com os professores de Educação Física, as dificuldades encontradas em sua prática docente no que se refere aos espaços do pátio, e com a Direção da Escola, a disponibilidade financeira para realização da obra de divisão da atual quadra de areia, como uma solução para resolver tais dificuldades.

         A partir destas reuniões foi elaborado um questionário, para ser aplicado em todas as turmas do Curso Normal, Ensino Médio diurno, e nas séries finais do Ensino Fundamental, com o intuito de verificar a opinião dos alunos quanto aos seguintes aspectos:

         1)  O esporte preferido dos alunos;

2)     Sua concordância quanto à divisão da quadra de areia, para resolver o problema;

3)     Se esta divisão deveria ser feita em duas partes, preservando uma quadra maior para prática do Futebol de Areia e/ou em três partes, propiciando a prática dos demais esportes.

          2 – Definição do Universo

 

          Visto que o problema da falta de espaços adequados no pátio para prática de Educação Física, evidenciar-se somente no diurno, a pesquisa de campo foi realizada nas 28 turmas do Ensino Fundamental (séries finais), Ensino Médio e Curso Normal em Nível Médio, no mês de abril de 2006.

       

         3 – Tipo de Levantamento

         O levantamento foi realizado no dia 10 de abril, em todas as turmas da manhã e da tarde, sendo do tipo censitário.

 

          4 – Obtenção das Informações

          Foi aplicado um questionário (Anexo 1) por turma.

 

          5 – Codificação dos Dados

         Anexo 2

 

         6 – Apresentação dos Dados

 

         Tabela 01: Gênero dos alunos entrevistados no I.E.E.J.N.F - Abril/2006 – Cachoeira do Sul

Gênero

Número

%

Masculino

269

39,16

Feminino

418

60,84

TOTAL

687

100

          Fonte: Pesquisa realizada pela Turma 304 no Ens.Fundamental,Médio e C.Normal do I.E.E.J.N.F-Abril 2006

        

 Gênero dos Alunos do Ensino Fundamental,

                     Médio e Curso Normal

                     I.E.E.J.N.F – Abril 2006

 

 

         Tabela 02: Preferência Esportiva dos Alunos do  Ens. Fundamental, Médio e Curso Normal

                                             I.E.E.João Neves da Fontoura – Abril/2006

Esportes

Preferência dos Alunos

%

Futsal

133

19,36

Handebol

53

7,71

Voleibol

261

37,99

Basquete

11

1,60

Futebol Areia

131

19,07

Futvôlei

9

1,31

Atletismo

5

0,73

Vôlei Areia

32

4,66

Outro

52

7,57

TOTAL

687

100

          Fonte: Pesquisa realizada pela Turma 304 no Ens.Fundamental,Médio e C.Normal do I.E.E.J.N.F-Abril 2006

 

 

Tabela 03: Condições adequadas do pátio do I.E.E.J.N.F à prática de Ed. Física

Simultaneamente para Duas Turmas -  Abril/2006

           Opiniões                

Condições Adequadas

%

Sim

100

14,56

Não

587

85,44

TOTAL

687

100

                   Fonte: Pesquisa realizada pela Turma 304 no Ens.Fundamental,Médio e C.Normal do I.E.E.J.N.F-Abril 2006

 

 

              Tabela 04: Opinião dos Alunos do Ens. Fundamental, Médio e Curso Normal pela Divisão

                                  da Quadra de Areia do I.E.E. João Neves da Fontoura – Abril/2006                                            

Opiniões

Pelas divisão da Quadra

%

Concordam

587

85

Não Concordam

100

15

TOTAL

687

100

                  Fonte: Pesquisa realizada pela Turma 304 no Ens.Fundamental,Médio e C.Normal do I.E.E.J.N.F-Abril 2006te:

 

 

 

                               Tabela 05: Número de Divisões para a Quadra de Areia

                                        I.E.E. João Neves da Fontoura- Abril/2006

Tipo de Divisão

Número de Divisões

%

Duas divisões

551

80

Três divisões

36

5

Não Dividir

100

15

TOTAL

687

100

                   Fonte: Pesquisa realizada pela Turma 304 no Ens.Fundamental,Médio e C.Normal do I.E.E.J.N.F-Abril 2006

 

 

          7 – Sintetização e Análise dos Dados Estatísticos Quantitativos

 

         Pela análise da Tabela 02 e respectivo gráfico, o voleibol, o futebol de areia e o futebol de salão estão ocupando as três primeiras posições como esportes preferidos na Escola.         

         Através do Microsoft Excel, foram calculadas as medidas de tendência central e de dispersão para os outros dois questionamentos da pesquisa:

         1º - Se os alunos eram a favor ou contra a divisão da quadra de areia;

         2º - Realizada a divisão, a mesma deveria ser feita em duas, sendo uma destas, maior para a prática de Futebol de Areia e/ou em três, privilegiando-se os demais esportes.

 

Favoráveis com a Divisão

da

Quadra de Areia

Média

20,96429

Erro padrão

1,400569

Mediana

20

Modo

20

Desvio padrão

7,411113

Variância da amostra          

54,9246

Curtose

-0,74906

Assimetria

0,409969

Intervalo

26

Mínimo

10

Máximo

36

Soma

587

Contagem

28

 

Contra a divisão

da

Quadra de Areia

Média

3,571429

Erro padrão

0,868966

Mediana

2

Modo

0

Desvio padrão

4,598136

Variância da amostra          

21,14286

Curtose

3,128486

Assimetria

1,833177

Intervalo

18

Mínimo

0

Máximo

18

Soma

100

Contagem

28

 

 

 

Favoráveis com a Divisão em Duas

Quadras

Média

19,67857

Erro padrão

1,304301

Mediana

18,5

Modo

20

Desvio padrão

6,90171

Variância da amostra

47,6336

Curtose

-0,33966

Assimetria

0,477791

Intervalo

27

Mínimo

8

Máximo

35

Soma

551

Contagem

28

 

 

Favoráveis com a Divisão em Três

Quadras

Média

1,285714

Erro padrão

0,404528

Mediana

0

Modo

0

Desvio padrão

2,140563

Variância da amostra

4,582011

Curtose

5,176602

Assimetria

2,111836

Intervalo

9

Mínimo

0

Máximo

9

Soma

36

Contagem

28

 

         8 – Conclusão

         A pesquisa foi realizada no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, no município de Cachoeira do Sul, com o Ensino Fundamental (séries finais), Ensino Médio e Curso Normal do diurno, totalizando 28 turmas.

        A intenção era verificar os esportes preferidos e a aceitação por parte dos alunos quanto à divisão da quadra de areia da Escola, bem como a melhor maneira desta ser dividida.

         Após a Análise dos Dados, conclui-se:

         a) Os três primeiros esportes preferidos pelos alunos são respectivamente:

              - Voleibol;

              - Futebol de areia;

              - Futebol de salão;

         b) Os alunos são favoráveis à divisão da quadra de areia;

         c) Esta divisão deverá ser feita em duas partes, sendo que uma destas deve ter maior área, preservando assim a prática do Futebol de Areia.

         Com base nestas conclusões, os resultados serão publicados na Escola.

         A pesquisa também servirá como base para o trabalho de Modelagem Matemática, que será desenvolvido na turma 304, do Ensino Médio da Escola.

 

 

Referências

 

 

Microsoft Excel 2003.

Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio-CCPMEM, Série das Matemáticas (16) – Parte II (Cadernos UNIJUÍ) Ijuí: UNIJUÍ, 2006.

PAIVA, Manoel – Matemática. São Paulo: Moderna, 2004.

        

 

ANEXO 1

 

I.E.E. João Neves da Fontoura

Readequação dos Espaços no pátio da Escola, para prática de Educação Física

1) Sexo:

          (    ) Masculino (    ) Feminino

2) Modalidade de Ensino:

          (    ) Ens. Fundamental (    ) Ens. Médio (    ) Curso Normal

3) Esporte que mais gosta:

          (    ) Futsal (    ) Handebol (    ) Voleibol (    ) Basquete (    ) Futebol de areia

                       (    ) Futvôlei(    ) Atletismo (    ) Vôlei de areia (    ) Outro

4) Nosso pátio oferece condições adequadas para prática de Educação Física, quando duas turmas estão sendo atendidas simultaneamente?

          (    ) Sim (    ) Não

5) Caso sua resposta tenha sido Não, você é favorável à divisão da quadra de areia, visto este trata-se do maior espaço existente?

          (    ) Sim (    ) Não

6) Em quantos espaços?

          (    ) Em dois, sendo uma maior, para prática de Futebol de areia;

          (    ) Em três, priorizando a prática dos demais esportes.

 

 

                                                 ANEXO 2

 

BANCO DE DADOS

  Modalidades

Turmas

Masculino

Feminino

Futsal

Handebol

Voleibol

Basquete

Futebol Areia

Futvôlei

Atletismo

Vôlei de Areia

Outro

Oferece

Nâo Oferece

Favorável-Em duas

Favorável-Em três

Contra

Ensino Fundamental

51

14

12

0

0

6

1

13

4

0

1

1

6

20

20

0

6

52

17

8

0

0

0

4

13

1

2

5

0

3

22

19

3

3

61

15

9

4

6

0

0

11

0

0

0

3

12

12

12

0

12

62

10

18

0

0

10

0

18

0

0

0

0

18

10

10

0

18

71

10

9

3

0

1

0

7

3

0

4

1

2

17

17

0

2

72

11

8

1

0

0

0

9

0

0

7

2

2

17

17

0

2

81

12

9

1

1

14

1

4

0

0

0

0

1

20

20

0

1

82

8

9

8

3

6

0

0

0

0

0

0

0

17

16

1

0

                 Ensino Médio

101

14

17

13

2

6

0

6

0

0

3

1

0

31

31

0

0

102

12

20

14

4

11

 

0

0

0

0

0

3

29

28

1

3

103

11

20

11

1

11

0

4

0

1

3

0

5

26

26

0

5

104

17

13

12

0

8

0

10

0

0

0

0

9

21

21

0

9

105

16

20

17

6

7

0

3

0

0

0

3

0

36

35

1

0

201

17

10

11

0

9

0

4

0

0

0

3

0

27

27

0

0

202

11

16

0

0

12

1

8

0

0

0

6

6

21

18

3

6

203

14

16

9

2

15

0

0

0

0

0

4

4

26

23

3

4

204

11

7

2

0

9

0

4

0

0

0

3

3

15

15

0

3

205

6

7

4

0

7

0

1

1

0

0

0

2

11

8

3

2

301

7

14

10

0

5

3

0

0

0

1

2

2

19

16

3

2

302

14

14

0

0

9

0

10

0

0

0

9

14

14

14

0

14

303

8

6

1

0

8

1

4

0

0

0

0

4

10

10

0

4

304

8

12

3

0

15

0

2

0

0

0

0

0

20

20

0

0

  Curso Normal

106

2

30

4

11

9

0

0

0

0

8

0

0

32

32

0

0

107

1

34

1

2

30

0

0

0

0

0

5

1

34

25

9

1

206

0

18

2

2

10

0

0

0

0

0

4

3

15

15

0

3

207

0

15

0

1

10

0

0

0

1

0

3

0

15

15

0

0

305

2

28

2

8

20

0

0

0

0

0

0

0

30

25

5

0

306

1

19

0

4

13

0

0

0

1

0

2

0

20

16

4

0