SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RS
UNIJUÌ-UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RS
CURSO DE CAPACITAÇÂO DE PROFESSORES DA ÀREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA MATEMÀTICA E SUAS TECNOLOGIAS
O ESTUÀRIO DA LAGOA DOS PATOS E SUAS POTENCIALIDADES
ROSANE QUARESMA SCHWOCHOW
MARILAINE PEREIRA NOVELLO
MAURÌCIO MARIANO TEIXEIRA
FLÀVIA GOMES DE ÀVILA
RIO GRANDE-RS
MAIO-2006
INTRODUÇÃO
A Lagoa dos Patos situa-se na planície costeira do Rio Grande do Sul, e conecta-se com o oceano no município de Rio Grande. Com uma superfície de 10.227 km2, a Lagoa recebe água de uma bacia de drenagem de 201.626km2, tanto diretamente, a partir da água dos rios da bacia do sudoeste, como da área de drenagem da Lagoa mirim, através do Canal do São Gonçalo.
A cidade de Rio Grande se formou na região onde as águas da Lagoa encontram com o Oceano Atlântico. Esta unidade biológica da Lagoa é chamada de Estuário da Lagoa dos Patos. Este ecossistema constitui-se na mais importante área de criação, alimentação e reprodução de muitas espécies marinhas do sul do Brasil.
Além da importância ecológica o estuário tem uma importante função social e econômica para as comunidades que vivem aos seus arredores, pois gera emprego em diversos setores como pesca, indústria, atividade portuária e turismo dentre outros.
O complexo portuário de Rio Grande se constitui de três instalações principais: o Porto Velho, o Porto Novo e o Super Porto; este último conta com os terminais mais importantes, quase todos eles graneleiros. O Porto Novo é especializado em carga geral, sendo o seu maior destaque a movimentação de contêineres. Já o Porto Velho foi transformado num complexo turístico e também é utilizado para a movimentação de pescado, e cursos de educação ambiental da SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) para segmentos ligados ao porto.
Então, para que o aluno identifique Rio Grande como uma cidade costeira de características peculiares que devem ser valorizadas e preservadas, é essencial o estudo do Estuário da Lagoa dos Patos dentro das diversas disciplinas do ensino médio.
O Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller localiza-se no centro da cidade de Rio Grande. Tem aproximadamente 2500 alunos e 150 professores. Oferece Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio diurno e noturno e Curso Normal diurno e noturno.
Este trabalho foi desenvolvido nas duas últimas semanas do mês de maio, e continuará no decorrer do ano letivo de 2006, nas turmas de ensino médio do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, com o objetivo de introduzir conceitos matemáticos, químicos, físicos e biológicos, juntamente com as potencialidades que o Estuário da Lagoa dos Patos propicia a cidade de Rio Grande. Portanto o objetivo é gerar conhecimento com utilizando a realidade do ambiente local, fornecendo dados e parâmetros que auxiliem no desenvolvimento de projetos nesta área.
BIOLOGIA
Professora Rosane Quaresma Schwochow
Na disciplina de Biologia o Estuário da Lagoa dos Patos será utilizado para desenvolver os conceitos de Ecologia e Educação Ambiental.
1ª Atividade: Duração: 2 aulas
Palestra na SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente), localizada no Porto Velho. Ministrada pela Oceanóloga Isabel Gonçalves, sobre o Estuário da Lagoa dos Patos e suas Potencialidades.
2ª Atividade: Duração 2 aulas
Leitura e discussão do texto Estuário da Lagoa dos Patos (anexo 1) destacando, num primeiro momento, os seguintes conceitos de Ecologia: estuário – importância, marisma – importância, fatores bióticos, fatores abióticos e ecossistema.
3ª Atividade: Duração 2 aulas
Montagem de painel (anexo 2) sobre as potencialidades do Estuário da Lagoa dos Patos.
ANEXO 1
ANEXO 2
QUÍMICA
Na disciplina de Química o estudo do Estuário da Lagoa dos Patos permite o desenvolvimento dos conceitos de: íons, potencial hidrogeniônico (pH), soluções e concentração de soluções.
1ª Atividade: Duração: 2 aulas
Palestra na SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente), localizada no Porto Velho. Ministrada pela Oceanóloga Isabel Gonçalves, sobre o Estuário da Lagoa dos Patos e suas Potencialidades.
2ª Atividade: Duração 2 aulas
Leitura e discussão do texto “A água do Estuário da Laguna dos Patos”(anexo 1) com o objetivo de num primeiro momento abordar os conceitos químicos nele existentes.
3ª Atividade: Duração 2 aulas
Relacionar as informações do texto com os conceitos químicos nele existente.
ANEXO 1
MATEMÁTICA
Professora Marilaine Pereira Novello
Professor Maurício Mariano Teixeira
Na disciplina de Matemática o Estuário da Lagoa dos Patos foi utilizado para desenvolver os conceitos de funções.
1ª Atividade: Duração: 2 aulas
Palestra na SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente), localizada no Porto Velho. Ministrada pela oceanóloga Isabel Gonçalves, sobre o Estuário da Lagoa dos Patos e suas Potencialidades.
2ª Atividade: Modelagem Duração: 3 aulas
Resolver o problema proposto a partir de dados fornecidos pelo professor.
Problema: Determinar qual a opção mais rentável para o pescador artesanal, entre a captura do camarão e do peixe-rei, sabendo-se que as variáveis que interferem no custo da produção são as mesmas com exceção do valor da rede.
Pescado
Rede
Lucro médio/ kg
Camarão
R$ 180,00
R$ 3,80
Peixe-rei
R$ 70,00
R$ 2,30
Discussão dos resultados:
Após o término do trabalho, cada grupo apresentou a solução encontrada para que todos pudessem comparar e discutir os resultados (anexo1).
ANEXO 1
Estatística
Utilizando o mesmo tema “Estuário da Lagoa dos Patos e suas Potencialidades”, realizou-se uma pesquisa com alunos da turma 116, a fim de obter-se informações para o levantamento de dados estatísticos.
A partir das informações obtidas na pesquisa construiu-se as seguintes tabelas e seus respectivos gráficos.
BANCO DE DADOS
ENTREVISTADO
IDADE
GASTRONOMIA
ESPORTE
LAZER
1
21
3
2
1
2
17
2
2
1
3
31
3
1
2
4
23
1
4
1
5
20
1
1
1
6
21
1
4
3
7
19
1
4
1
8
18
1
4
1
9
35
2
1
2
10
17
1
4
1
11
22
3
4
3
12
17
1
4
1
13
16
1
2
3
14
36
2
3
3
15
17
1
4
1
16
28
2
2
1
17
18
1
4
1
18
18
1
1
3
19
19
2
4
1
20
32
1
4
1
21
26
3
3
3
22
25
1
3
3
Fonte: Aula de Matemática, Turma:116
Códigos:
Gastronomia: Esporte: Lazer:
1- Camarão 1- Pesca 1- Praia do Cassino
2- Tainha 2- Surf 2- Reserva Ecológica do Taim
3- Peixe-rei 3- Windsurf 3- Ilhas
4- Outros
TABELA 1 – Gastronomia – Turma 116 – Rio Grande – Maio – 2006
ESPÉCIE
TOTAL
%
Camarão
13
59
Tainha
5
23
Peixe-rei
4
18
Total
22
100
Fonte: Aula de Matemática
TABELA 2 - Esporte – Turma 116 – Rio Grande – Maio – 2006
Atividade
Total
%
Pesca
4
18
Surf
4
18
Windsurf
3
14
Outros
11
50
Total
22
100
Fonte: Aula de Matemática
TABELA 3 – Gastronomia e esporte – Turma 116 – Rio Grande – Maio – 2006
GASTRONOMIA
ESPORTE
CAMARÃO
TAINHA
PEIXE-REI
Pesca
2
1
1
Surf
1
2
1
Windsurf
1
1
1
Outros
9
1
1
Total
13
5
4
Fonte: Aula de Matemática
GRÁFICO 1
Fonte: Aula de Matemática
GRÁFICO 2
Fonte: Aula de Matemática
Estatística Descritiva
Idade
Média
22,54545
Erro padrão
1,323656
Mediana
20,5
Modo
17
Desvio padrão
6,208499
Variância da amostra
38,54545
Curtose
-0,1415
Assimetria
1,02391
Intervalo
20
Mínimo
16
Máximo
36
Soma
496
Contagem
22
CONCLUSÃO
O Estuário da Lagoa dos Patos localizado em nossa cidade está entre os mais ricos ecossistemas do mundo, com isso devemos valorizar seu patrimônio ambiental e cultural procurando usufruir suas potencialidades através de uma forma consciente.
Em virtude disto, a realização deste trabalho junto às turmas de ensino médio de nossa escola mostrou-se apropriado na tentativa introduzir estas questões junto a construção de sua aprendizagem.
O desenvolvimento desta nova forma de aprendizagem possibilitou-nos utilizar os conhecimentos de Biologia, Química e Matemática interdisciplinarmente.
Os alunos ficaram bastante motivados e participativos com as atividades propostas, visto que durante sua aplicação puderam visualizar a inter-relação entre os conceitos ditos como específico de cada disciplina.
Houve grande receptividade por parte dos alunos ao tema gerador e a essa modalidade de aprendizagem. Esta experiência nos levará a criar e desenvolver novas atividades que possam agregar outras disciplinas, com o objetivo de enriquecer a integração dos componentes curriculares.
BIBLIOGRAFIA
SEELIGER, U., CORDAZZO, C. & BARCELLOS, L. Areias do Albardão – Um guia ecológico ilustrado do litoral no extremo sul do Brasil. Rio Grande: Editora Jauá, 2004.
SEELIGER, U. ODEBRECHT, C. & CASTELLO, J. P. Os ecossistemas costeiro e marinho do extremo sul do Brasil. Rio Grande; editora Ecoscientia, 1998.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Brasília, 1999.
SCHWOCHOW, Rosane. Ensinando ecologia através do ecossistema do estuário da Lagoa dos Patos. Rio Grande: FURG, 2000.