SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RS

 

UNIJUÌ-UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RS

 

CURSO DE CAPACITAÇÂO DE PROFESSORES DA ÀREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA MATEMÀTICA E SUAS TECNOLOGIAS

 

O ESTUÀRIO DA LAGOA DOS PATOS E SUAS POTENCIALIDADES

 

ROSANE QUARESMA SCHWOCHOW

MARILAINE PEREIRA NOVELLO

MAURÌCIO MARIANO TEIXEIRA

FLÀVIA GOMES DE ÀVILA

 

RIO GRANDE-RS

MAIO-2006

 

 

INTRODUÇÃO

 

            A Lagoa dos Patos situa-se na planície costeira do Rio Grande do Sul, e conecta-se com o oceano no município de Rio Grande. Com uma superfície de 10.227 km2, a Lagoa recebe água de uma bacia de drenagem de 201.626km2, tanto diretamente, a partir da água dos rios da bacia do sudoeste, como da área de drenagem da Lagoa mirim, através do Canal do São Gonçalo.

           

A cidade de Rio Grande se formou na região onde as águas da Lagoa encontram com o Oceano Atlântico. Esta unidade biológica da Lagoa é chamada de Estuário da Lagoa dos Patos. Este ecossistema constitui-se na mais importante área de criação, alimentação e reprodução de muitas espécies marinhas do sul do Brasil.

           

Além da importância ecológica o estuário tem uma importante função social e econômica para as comunidades que vivem aos seus arredores, pois gera emprego em diversos setores como pesca, indústria, atividade portuária e turismo dentre outros.

           

O complexo portuário de Rio Grande se constitui de três instalações principais: o Porto Velho, o Porto Novo e o Super Porto; este último conta com os terminais mais importantes, quase todos eles graneleiros. O Porto Novo é especializado em carga geral, sendo o seu maior destaque a movimentação de contêineres. Já o Porto Velho foi transformado num complexo turístico e também é utilizado para a movimentação de pescado, e cursos de educação ambiental da SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) para segmentos ligados ao porto.

           

Então, para que o aluno identifique Rio Grande como uma cidade costeira de características peculiares que devem ser valorizadas e preservadas, é essencial o estudo do Estuário da Lagoa dos Patos dentro das diversas disciplinas do ensino médio.

           

O Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller localiza-se no centro da cidade de Rio Grande. Tem aproximadamente 2500 alunos e 150 professores. Oferece Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio diurno e noturno e Curso Normal diurno e noturno.

           

Este trabalho foi desenvolvido nas duas últimas semanas do mês de maio, e continuará no decorrer do ano letivo de 2006, nas turmas de ensino médio do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, com o objetivo de introduzir conceitos matemáticos, químicos, físicos e biológicos, juntamente com as potencialidades que o Estuário da Lagoa dos Patos propicia a cidade de Rio Grande. Portanto o objetivo é gerar conhecimento com utilizando a realidade do ambiente local, fornecendo dados e parâmetros que auxiliem no desenvolvimento de projetos nesta área.

             

BIOLOGIA

Professora Rosane Quaresma Schwochow

 

            Na disciplina de Biologia o Estuário da Lagoa dos Patos será utilizado para desenvolver os conceitos de Ecologia e Educação Ambiental.

 

1ª Atividade: Duração: 2 aulas

Palestra na SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente), localizada no Porto Velho. Ministrada pela Oceanóloga Isabel Gonçalves, sobre o Estuário da Lagoa dos Patos e suas Potencialidades.

 

2ª Atividade: Duração 2 aulas

            Leitura e discussão do texto Estuário da Lagoa dos Patos (anexo 1)  destacando, num primeiro momento, os seguintes conceitos de Ecologia: estuário – importância, marisma – importância, fatores bióticos, fatores abióticos e ecossistema.

 

3ª Atividade: Duração 2 aulas

 Montagem de painel (anexo 2) sobre as potencialidades do Estuário da Lagoa dos Patos.

 

ANEXO 1

 

 

 

ANEXO 2

 

 

QUÍMICA

 

            Na disciplina de Química o estudo do Estuário da Lagoa dos Patos permite o desenvolvimento dos conceitos de: íons, potencial hidrogeniônico (pH), soluções e concentração de soluções.

 

1ª Atividade: Duração: 2 aulas

Palestra na SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente), localizada no Porto Velho. Ministrada pela Oceanóloga Isabel Gonçalves, sobre o Estuário da Lagoa dos Patos e suas Potencialidades.

 

2ª Atividade: Duração 2 aulas

            Leitura e discussão do texto “A água do Estuário da Laguna dos Patos”(anexo 1) com o objetivo de num primeiro momento abordar os conceitos químicos nele existentes.

 

3ª Atividade: Duração 2 aulas

 Relacionar as informações do texto com os conceitos químicos nele existente.

 

ANEXO 1

 

 

MATEMÁTICA

 

Professora Marilaine Pereira Novello

Professor Maurício Mariano Teixeira

 

            Na disciplina de Matemática o Estuário da Lagoa dos Patos foi utilizado para desenvolver os conceitos de funções.

 

1ª Atividade: Duração: 2 aulas

Palestra na SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente), localizada no Porto Velho. Ministrada pela oceanóloga Isabel Gonçalves, sobre o Estuário da Lagoa dos Patos e suas Potencialidades.

 

2ª Atividade: Modelagem Duração: 3 aulas

 Resolver o problema proposto a partir de dados fornecidos pelo professor.

Problema: Determinar qual a opção mais rentável para o pescador artesanal, entre a captura do camarão e do peixe-rei, sabendo-se que as variáveis que interferem no custo da produção são as mesmas com exceção do valor da rede.

 

Pescado

Rede

Lucro médio/ kg

Camarão

R$ 180,00

R$ 3,80

Peixe-rei

R$ 70,00

R$ 2,30

 

 

Discussão dos resultados:

            Após o término do trabalho, cada grupo apresentou a solução encontrada para que todos pudessem comparar e discutir os resultados (anexo1).

 

ANEXO 1

 

 

 

Estatística

 

            Utilizando o mesmo tema “Estuário da Lagoa dos Patos e suas Potencialidades”, realizou-se uma pesquisa com alunos da turma 116, a fim de obter-se informações para o levantamento        de dados estatísticos.

 

 

A partir das informações obtidas na pesquisa construiu-se as seguintes tabelas e seus respectivos gráficos.

 

BANCO DE DADOS

 

ENTREVISTADO

IDADE

GASTRONOMIA

ESPORTE

LAZER

1

21

3

2

1

2

17

2

2

1

3

31

3

1

2

4

23

1

4

1

5

20

1

1

1

6

21

1

4

3

7

19

1

4

1

8

18

1

4

1

9

35

2

1

2

10

17

1

4

1

11

22

3

4

3

12

17

1

4

1

13

16

1

2

3

14

36

2

3

3

15

17

1

4

1

16

28

2

2

1

17

18

1

4

1

18

18

1

1

3

19

19

2

4

1

20

32

1

4

1

21

26

3

3

3

22

25

1

3

3

           

               Fonte: Aula de Matemática, Turma:116

Códigos:

Gastronomia:                                     Esporte:                                 Lazer:

1- Camarão                                         1- Pesca                      1- Praia do Cassino

2- Tainha                                             2- Surf                         2- Reserva Ecológica do Taim

3- Peixe-rei                                          3- Windsurf                  3- Ilhas

4- Outros

   TABELA 1 – Gastronomia – Turma 116 – Rio Grande – Maio – 2006

 

ESPÉCIE

TOTAL

%

Camarão

13

59

Tainha

5

23

Peixe-rei

4

18

Total

22

100

       Fonte: Aula de Matemática

 

 

   TABELA 2 - Esporte – Turma 116 – Rio Grande – Maio – 2006

 

Atividade

Total

%

Pesca

4

18

Surf

4

18

Windsurf

3

14

Outros

11

50

Total

22

100

                   Fonte: Aula de Matemática

 

  TABELA 3 – Gastronomia e esporte – Turma 116 – Rio Grande – Maio – 2006

 

GASTRONOMIA

                                 ESPORTE

CAMARÃO

TAINHA

PEIXE-REI

Pesca

2

1

1

Surf

1

2

1

Windsurf

1

1

1

Outros

9

1

1

Total

13

5

4

    Fonte: Aula de Matemática

 

GRÁFICO 1

 

Fonte: Aula de Matemática

 

GRÁFICO 2

 

Fonte: Aula de Matemática

 

Estatística Descritiva

 

 

Idade

Média

22,54545

Erro padrão

1,323656

Mediana

20,5

Modo

17

Desvio padrão

6,208499

Variância da amostra

38,54545

Curtose

-0,1415

Assimetria

1,02391

Intervalo

20

Mínimo

16

Máximo

36

Soma

496

Contagem

22

 

CONCLUSÃO

 

                               O Estuário da Lagoa dos Patos localizado em nossa cidade está entre os mais ricos ecossistemas do mundo, com isso devemos valorizar seu patrimônio ambiental e cultural procurando usufruir suas potencialidades através de uma forma consciente. 

 

                               Em virtude disto, a realização deste trabalho junto às turmas de ensino médio de nossa escola mostrou-se apropriado na tentativa introduzir estas questões junto a construção de sua aprendizagem.

 

                               O desenvolvimento desta nova forma de aprendizagem possibilitou-nos utilizar os conhecimentos de Biologia, Química e Matemática interdisciplinarmente.

 

                               Os alunos ficaram bastante motivados e participativos com as atividades propostas, visto que durante sua aplicação puderam visualizar a inter-relação entre os conceitos ditos como específico de cada disciplina.

 

                               Houve grande receptividade por parte dos alunos ao tema gerador e a essa modalidade de aprendizagem. Esta experiência nos levará a criar e desenvolver novas atividades que possam agregar outras disciplinas, com o objetivo de enriquecer a integração dos componentes curriculares.

 

BIBLIOGRAFIA

 

            SEELIGER, U., CORDAZZO, C. & BARCELLOS, L. Areias do Albardão – Um guia ecológico ilustrado do litoral no extremo sul do Brasil. Rio Grande: Editora Jauá, 2004.

 

            SEELIGER, U. ODEBRECHT, C. & CASTELLO, J. P. Os ecossistemas costeiro e marinho do extremo sul do Brasil. Rio Grande; editora Ecoscientia, 1998.

 

            Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Brasília, 1999.

 

            SCHWOCHOW, Rosane. Ensinando ecologia através do ecossistema do estuário da Lagoa dos Patos. Rio Grande: FURG, 2000.