Marili Salete Lavratti
Idade: 44 anos
Estado Civil:casada
Formação: Pós Graduação-Interdisciplinaridade
Endereço Profissional: Escola Estadual de Ensino Médio Danilo Irineu Daris-rua
do comércio ,56 Rodeio Bonito RS,tel:o553798 1313
Meu e-mail: Salete.ma@Yahoo.com.br
Endereço Residencial: rua Bento Gonçalves,193-Rodeio Bonito,RS.Tel:(55)3798
1351.
Lazer: caminhadas ,curtir minha família, conversar com os amigos.
Sonho: trabalhar numa escola onde todos os alunos possam ter acesso a educação
e informação através dos meios tecnológicos. Acredito numa educação para todos
sem discriminação e exclusão, que os profissionais sejam conscientes de sua
missão e que a sociedade assim como os governantes valorizem a educação e seus
profissionais.
PROGRAMA DE MELHORIA E EXPANSÃO DO ENSINO MÉDIO
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA AREA DE CIÊNCIAS DA
NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
SITUAÇÃO DE ESTUDO: ÁGUA
Escola Estadual de Ensino Médio Danilo Irineu Daris
Rodeio Bonito-RS
Série: 1ºD (Tarde) e 1º E (Noite)
Disciplinas: Ensino Religioso, Física,
Matemática, Química
Período: 11/04/06 a 18/05/06
Professores: César Tomazoni (Física e
Matemática)
Luiz Gilberto Gatti ( Química)
Marili Lavratti (Matemática e Ensino
Religioso)
Veronica Possamai Pinheiro ( Química)
Rodeio
Bonito, maio de 2006.
I -OBJETIVOS:
-
Apresentar os conteúdos através de situações de estudos, de forma
interdisciplinar, possibilitando assim, que o educando interaja com eles, de forma mais palpáveis e diretamente
relacionados com sua vivência diária, sem a necessidade de um ordenamento pré
estabelecido.
-
Ter sempre presente, a necessidade de abordar os conteúdos já vistos, para que
se possa interliga-los permanentemente na disciplina, com as demais e,
principalmente com a vivência diária do aluno.
-Tomar
consciência, através da Química, Física, Matemática e Ensino Religioso, que
existe uma finita disponibilidade da água potável no planeta e que, para
existir e satisfazer suas necessidades, o homem interfere no meio ambiente, de
forma crescente, com o aumento
populacional e desenvolvimento econômico e com
o avanço da tecnologia.
-Desenvolver e observar as propriedades da água como
cor, sabor, ponto de fusão e ebulição, densidade, odor etc. bem como tomar
conhecimento das formas de tratamento para se obter água potável.
- Classificar os vários tipos de água, descrevendo-os
pelas suas propriedades.
- Criar nos alunos uma opção mais afetiva da
importância da água para os seres vivos,para a industria, para saúde e lazer e
para saneamento básico.
-Analisar a formula da água, descrevendo os tipos de
ligações químicas existentes entre os átomos de Hidrogênio e de Oxigênio,
comparando com o resultado da eletrólise da água em atividade experimental.
-Permitir ao professor variar suas técnicas de ensino
de química pelo uso da água em atividades experimentais, envolvendo soluções,
reações químicas,misturas e processos de separação de misturas.
-Propiciar ao aluno condições para que ele identifique
os principais problemas de poluição da água de sua comunidade.
-Analisar a importância da água como fonte geradora de
energia elétrica.
-Levar o aluno através de coleta de dados sobre o
consumo de água e assimilar o conceito de relação e função.
-Através da estatística explicar e prever possíveis
conseqüências de falta de água potável no planeta.
-Propiciar ao aluno condições para que ele identifique
os principais problemas de poluição de água de sua comunidade.
-Classificar diferentes formas de energias presentes no
uso cotidiano observando suas transformações e suas regularidades.
-Relacionar observações do mundo real com
representações (tabelas, gráficos) com princípios e conceitos matemáticos.
-Pesquisar,organizar e produzir informações relevantes
da comunidade sobre água, interpretando e avaliando criticamente.
II – JUSTIFICATIVA
- A facilidade em abordar o diversos conceitos em
diferentes disciplina usando a situação de estudo água.
-A atual e freqüente escassez de água em nossa região.
- A nova forma de apresentação de conta de água com a
informação técnicas relacionadas com a
qualidade da mesma, e a necessidade de entendimento dessas informações.
- O nível de consciência e de conhecimento de nossos
alunos é limitado em relação a questão ambiental, e mais especificamente, no
que se refere a água.
-A falta de informações adequadas sobre os problemas
de poluição das águas em nossa comunidade, deixa de despertar o interesse na
busca de soluções permanentes para o problema;
Há necessidade, de motivar e incentivar o educando,
afim de aumentar o nível de consciência e de preocupação com o meio ambiente.
-A água é um tema em que é possível trabalhar vários
conceitos em diversas disciplinas.
III -
PROCEDIMENTOS
1
- Fazer uma sondagem
sobre o conhecimento empírico dos alunos
sobre a situação de estudo, com reflexões e questionamentos sucintos.
2
- Completar e aprofundar
conhecimento, através de pesquisas, coleta de dados.
3 - Socialização das pesquisas e dados no
grande grupo.
4 - Utilização de documentários,
músicas relacionadas com a situação de
estudo.
5 – Apresentar os conteúdos de forma específica, nas mais diversas disciplinas, tendo sempre como base
a situação de estudo, buscando trazer para dentro destes aquilo que foi
socializado no grande grupo..
6 -
Discussão e esclarecimento de conceitos em aulas teóricas, expositivas,
práticas e práticas demonstrativas desenvolvidas nas diferentes disciplinas.
7 - Visitar a usina do Braga- Cristal do
Sul e a estação de tratamento de água Corsan- Seberi.
I
V-CONTEÚDOS
Ø
Química-
1-
Estados físicos e
mudanças de estado.
Atividade experimental: Ponto de fusão e ebulição, umidade
relativa do ar.
2-Misturas: tipos de misturas e processo
de separação.
3-Tipos de água
4-Ligações químicas da água
Atividade experimental:Eletrolise da água
5-Ligações intermoleculares: Ponte de
hidrogênio, tensão superficial
Atividade experimentalUso de detergente
para quebrar a tensão superficial da água.
Ø
Física-
1-A água como fonte geradora de energia.
2- Transformadores
3-Geradores de alta e baixa tensão
Ø
Matemática
1-Relação
2- Função
3-Estatística
Ø
Ensino Religioso
1-Água, fonte de vida.
2-Água,
direito e patrimônio de todos os seres vivos.
V-CONCLUSÃO:
Através
de nossa prática em sala de aula percebemos que muitos estudantes do Ensino
Médio tem dificuldades de operar a
nível abstrato.
Sendo a
matemática, a química, física, ciências
abstratas achamos positivo iniciar um assunto à partir de um tema do cotidiano
e esse ao ser abordado de diferentes maneiras e em diferentes disciplinas
provocou uma significativa melhora na participação de muitos alunos.
Acreditamos
que os resultados de um curso como esse que estamos realizando só podem ser
percebidas no decorrer dos anos, pois a mudança em nossas metodologias e formas
de abordar os conteúdos vão gradativamente se incorporando em nossas
atividades, não ocorrem de imediato, mas com certeza influem no nosso trabalho
de educador na busca de uma educação melhor, na formação de cidadãos mais
conscientes, críticos e reflexivos.
ENSINO RELIGIOSO Fonte de vida
PROGRAMA DE MELHORIA E
EXPANSÃO DO ENSINO MEDIO –
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE
PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS
MODELAGEM MATEMATICA
JOGO DE XADREZ
O jogo de xadrez está sendo
introduzido na nossa escola, inicialmente como atividade lúdica, mas com o
objetivo principal de desenvolver o raciocínio lógico dos nossos estudantes,
portanto está se motivando muito o uso deste jogo.
Numa aula do mês de maio,
introduzindo o conteúdo de somas dos termos de uma PG (progressão geométrica) e
usando como motivação a lenda do jogo de xadrez (o rei queria presentear o
inventor do jogo de xadrez e pediu o que queria o mesmo respondeu dê-me 1 grão
de trigo pela 1ª casa, 2ª pela segunda e 4 pela terceira e assim por diante.
Surge então a problematização com os alunos.
- Quantos grãos de trigo o
inventor iria ganhar.
- Quantas sacas de trigo
daria?
- Pesquisando o preço da
saca, quanto o inventor ganharia hoje em reais?
Numa balança de precisão os
alunos pesaram um grão de trigo e a partir daí foram as comparações e obtendo
os seguintes resultados.
0,5 g cada grão de trigo
60000g cada saco de 60 kg
120000 grão/saco
Total de trigo que ele
ganhou 18446744.1019
Total de saca de trigo
15372286.1014 ou 1537228635270236sacas
Preço de cada saca em média
R$ 56,00 (semente selecionada)
Total ganho pelo inventor hoje em dinheiro reais
R$ 860.848.035.751.332,16
Para desenvolver esta aula
utilizamos cálculos que envolveram
basicamente, transformações de unidades, medidas de massa, regra de três
simples, formula da soma dos termos de uma PG.
Prof: Marili Salete Lavratti
Maio/2006
Estatistica |
|||||||||
Coleta de Dados
- Sobre consumo de Água |
|||||||||
Familia
|
Nº de
Pessoas |
Mês de Janeiro |
Mês de Fevereiro |
Mês de Março |
Mês de Abril |
||||
|
|
m3 |
R$ |
m3 |
R$ |
m3 |
R$ |
m3 |
R$ |
Paier |
|
16 |
R$ 32,00 |
14 |
R$ 8,00 |
12 |
R$ 24,00 |
9 |
R$ 18,00 |
Guiçoni |
|
9 |
R$ 18,00 |
5 |
R$ 10,00 |
4 |
R$ 8,00 |
4 |
R$ 8,00 |
Neitzke |
|
9 |
R$ 9,00 |
10 |
R$ 10,00 |
8 |
R$ 8,00 |
9 |
R$ 9,00 |
Benedetti |
|
18 |
R$ 10,00 |
19 |
R$ 10,50 |
20 |
R$ 11,00 |
17 |
R$ 9,50 |
Rodrigues |
|
2 |
R$ 4,00 |
3 |
R$ 6,00 |
3 |
R$ 6,00 |
3 |
R$ 6,00 |
Spelier |
|
15 |
R$ 18,00 |
15 |
R$ 20,00 |
13 |
R$ 25,00 |
14 |
R$ 15,00 |
Castioni |
|
12 |
R$ 12,00 |
15 |
R$ 15,00 |
13 |
R$ 13,00 |
10 |
R$ 10,00 |
Silva |
|
16 |
R$ 25,50 |
9 |
R$ 15,50 |
10 |
R$ 16,50 |
10 |
R$ 16,50 |
Falabretti |
|
3 |
R$ 6,00 |
3 |
R$ 6,00 |
2 |
R$ 4,00 |
3 |
R$ 6,00 |
Adão |
|
7 |
R$ 13,50 |
10 |
R$ 11,50 |
7 |
R$ 8,80 |
9 |
R$ 15,50 |
Peter |
|
10 |
R$ 28,10 |
10 |
R$ 28,10 |
10 |
R$ 28,10 |
10 |
R$ 28,10 |
Gilvan |
|
10 |
R$ 38,00 |
10 |
R$ 38,00 |
10 |
R$ 38,00 |
10 |
R$ 38,00 |