UNIJUÍ
Universidade Regional do Noroeste
do Estado do Rio Grande do Sul
Adão Reinaldo Vasconcelos Alves
Marlene Brum Guazina
A proposta deste trabalho é discutir o
cálculo de área com utilização de material de grande atração por parte dos
alunos e muito presente no seu dia-a-dia.Este estudo envolveu os professores
Adão Reinaldo Vasconcelos Alves e Marlene Brum Guazina do Ensino Médio da Rede
Pública Estadual e vinte alunos da terceira série,noturno, da Escola Técnica
Estadual Profª Sylvia Mello localizada no bairro Fragata, à rua Evaristo da
Veiga nº 75,na cidade de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul.
Para o desenvolvimento deste trabalho dividimos a turma em quatro grupos
de cinco elementos sendo distribuídos a cada grupo, um CD,uma fita métrica,
régua e um compasso.
CD
é a abreviação de compact disc (disco compacto).É um disco digital com leitura
de raio laser considerado atualmente o mais popular meio de armazenamento de
dados digitais principalmente música comercializada e software de computador
recebendo, neste caso , o nome de
CD-ROOM (usado para Instalação de programas, recursos de multimídia, fotos,
literaturas, jogos, etc).Como foi desenvolvido também para armazenar música
,chamado de CD-DA, substituiu o disco de vinil com vantagens, pois é gravado
digitalmente, ou seja, os sons são transformados em bits e bytes.Chegou no
mercado na década de 80 desenvolvido conjuntamente pela Sony japonesa e pela
Philips holandesa.
Tendo em vista, então, que a música está presente na vida de todos nós e
principalmente no cotidiano dos jovens, podemos aplicar a Matemática utilizando
esse contexto, despertando neles curiosidade e senso crítico. Nesta proposta os
alunos foram estimulados a relacionar o CD com a Geometria calculando sua área
com instrumentos de medidas diferentes.
1ª Etapa:
Utilizando quatro CD’s (um por grupo), denominado-os A,B,C,D, fita
métrica e comparando-os a uma circunferência, isto é, os alunos mediram seus
contornos e através da fórmula C =2 π r obtiveram os raios, e aplicando na
fórmula da área do círculo A = πr² calcularam as áreas,montando assim a
tabela:
CD |
Compr.circunf.(cm) |
Raio(cm) |
Área(cm²) |
A |
38,0 |
6,05 |
114,93 |
B |
39,0 |
6,21 |
121,09 |
C |
38,5 |
6,13 |
117,99 |
D |
38,7 |
6,16 |
119,14 |
Calcularam, então, a média das áreas somando-as e dividindo pelo nº de
CD’s, obtiveram 118,28 cm².
2ª Etapa:
Num
segundo momento calcularam a área, medindo o diâmetro do CD,com uma
régua,chegando assim aos resultados, conforme tabela:
CD |
Diâmetro(cm) |
Raio(cm) |
Área(cm²) |
A |
12,2 |
6,10 |
116,83 |
B |
11,9 |
5,95 |
111,16 |
C |
12,1 |
6,05 |
114,93 |
D |
11,8 |
5,90 |
109,30 |
Fizeram a média entre as áreas e obtiveram 113,05 cm².
3ª Etapa:
Num
terceiro momento, foi solicitado aos grupos que reproduzissem o CD numa folha
usando os instrumentos de medida entregues anteriormente. Levando em consideração
que o centro do CD é representado por um círculo (conforme figura).
Calcularam as respectivas áreas montando a tabela:
CD |
R1 |
R2 |
S1 |
S2 |
SCD(S1-S2) |
A |
6,0 |
0,8 |
113,04 |
2,00 |
111.04 |
B |
6,1 |
0,8 |
116,83 |
2,00 |
114,83 |
C |
5,9 |
0,8 |
109,30 |
2,00 |
107,30 |
D |
6,1 |
0,8 |
116,83 |
2,00 |
114,83 |
Da
mesma forma, calcularam a média das áreas resultantes e obtiveram
111,86 cm².
Após
os cálculos efetuados pelos grupos reproduzimos todo o processo com os alunos
tentando verificar o cálculo real da área de um CD, e assim podermos comparar
qual a média mais próxima da encontrada pelo grande grupo.
CÁLCULO DA ÁREA DE UM CD Utilizando compasso e régua, calculou-se a área de
um CD: S1= πr² com π=3,14 r=6,0 cm logo
S1=3,14.(6,0)² S2= πr² r=0,75cm logo S2=3,14.(0.75)² ÁREA DE UM CD = (S1-S2) S1-S2 = 113,4 – 1,76 S1-S2 = 111,64 |
O trabalho realizado possibilitou-nos uma análise sobre a utilização dos instrumentos de medidas, as quais podem ser observadas nas tabelas, pois com os mesmos instrumentos os grupos obtiveram medidas diferentes, resultando com isso cálculo de áreas distintas.
Tendo em vista que os valores encontrados pelos grupos foram
divergentes, foi através da reprodução do processo juntamente com os
participantes e comparando com os cálculos da 3ª etapa que chegamos a uma
análise mais próxima da realidade.
Salientamos, também, que a diferença entre as medidas com a fita métrica
deu-se pelo fato que a mesma sofre dilatação, pela ação do tempo e pelo
material que é composta a fita.
Assim, concluímos que a média das
áreas que mais se aproxima da área do CD foi a encontrada na 3ª etapa, pois
além de utilizar a reprodução do mesmo com régua e compasso também foi
considerado o centro do CD como um círculo.
ESTATÍSTICA
“PERFIL DO
ALUNO QUE FREQÜENTA CINEMA”
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo a construção de tabelas e gráficos a partir de um banco de dados. O estudo envolveu os professores Adão Reinaldo Vasconcelos Alves e Marlene Brum Guazina, da disciplina de Matemática, que desenvolvem seus trabalhos no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino e vinte alunos do 3º ano, noturno, da Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello, localizada no bairro Fragata à rua Evaristo da Veiga, 75 na cidade de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul.
A escola como Instituição representativa dos moradores do bairro, também recebe alunos oriundos das cidades próximas, tais como: Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Pedro Osório e São Lourenço do Sul. A escola possui 28 salas de aula, 114 professores, 18 funcionários, 1.698 alunos, 1 laboratório de informática, 1 biblioteca, 1 sala de vídeo, 1 quadra de esportes, 1 refeitório, 1 auditório, 1 laboratório de Biologia, 1 sala de jogos, sala dos professores, secretaria, SOE, SSE, setor pessoal.
Realizamos este trabalho com a intenção de fazermos uma coleta de dados através de uma pesquisa de campo, a fim de termos um perfil do nosso “aluno” nos finais de semana. A escolha da amostra foi feita com os alunos da escola a qual o entrevistado pertence. Num segundo momento organizou-se em tabelas os dados coletados e construiu-se planilhas e gráficos para representar os resultados obtidos e posteriormente divulgá-los a comunidade escolar.
TEMA:
CINEMA
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 3º Ano do Ensino Médio,noturno, da Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello.
OBJETIVO:
Colher dados, para analisar e interpretar gráficos e tabelas.
Dados de
Identificação
Nome da Escola: Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello
Cidade: Pelotas
Estado: RS
Rede: Pública
Série: 3º
Grau: Ensino Médio
a) ( ) Masculino
b) ( ) Feminino
3. Qual a sua idade? ______________________
4. Estado civil:
a) ( ) Solteiro(a)
b) ( ) Casado(a)
5. Meio de transporte usado para ir ao cinema.
a) ( ) Carro
b) ( ) Ônibus
6. Qual a renda mensal familiar(salário mínimo)? ___________________
Planilha: Banco de dados |
|
|
||
Entrevistado |
Idade |
Estado civil |
Transporte |
Renda familiar em nº sal. mínimos |
1 |
28 |
casado |
carro |
1 |
2 |
38 |
casado |
carro |
2 |
3 |
24 |
solteiro |
carro |
2 |
4 |
43 |
casado |
carro |
3 |
5 |
32 |
solteiro |
ônibus |
3 |
6 |
19 |
solteiro |
ônibus |
1 |
7 |
22 |
solteiro |
ônibus |
1 |
8 |
25 |
solteiro |
ônibus |
1 |
9 |
41 |
casado |
ônibus |
2 |
10 |
40 |
solteiro |
ônibus |
3 |
11 |
35 |
solteiro |
carro |
2 |
12 |
29 |
casado |
carro |
1 |
13 |
31 |
casado |
carro |
2 |
14 |
36 |
casado |
carro |
2 |
15 |
48 |
casado |
carro |
3 |
16 |
23 |
casado |
carro |
2 |
17 |
27 |
solteiro |
ônibus |
2 |
18 |
26 |
solteiro |
ônibus |
3 |
19 |
29 |
casado |
ônibus |
3 |
20 |
30 |
casado |
carro |
3 |
Fonte Aula de Matemática |
|
|
Tabela 1: Idade da turma |
|||
Idade |
Freqüência absoluta |
Freqüência relativa |
Porcentagem (%) |
19 |-- 25 |
4 |
0,20 |
20 |
25 |-- 31 |
7 |
0,35 |
35 |
31 |-- 37 |
4 |
0,20 |
20 |
37 |-- 43 |
3 |
0,15 |
15 |
43 |-- 49 |
2 |
0,10 |
10 |
Total |
20 |
1,00 |
100 |
Fonte: Aula de Matemática |
Tabela 2: Meio de transporte usado pela
turma |
|||
Transporte |
Freqüência absoluta |
Freqüência relativa |
Porcentagem (%) |
ônibus |
9 |
0,45 |
45 |
Carro |
11 |
0,55 |
55 |
Total |
20 |
1,00 |
100 |
Fonte: Aula de Matemática |
Renda familiar nº sal.
Mínimos |
|
|
|
Média |
2,1 |
Erro padrão |
0,176217569 |
Mediana |
2 |
Modo |
2 |
Desvio padrão |
0,788068926 |
Variância da amostra |
0,621052632 |
Curtose |
-1,307827929 |
Assimetria |
-0,186395695 |
Intervalo |
2 |
Mínimo |
1 |
Máximo |
3 |
Soma |
42 |
Contagem |
20 |
Figura 1-Resultado da Estatística Descritiva
Análise de Dados
Idade |
|
|
|
Média |
31,3 |
Erro padrão |
1,729162 |
Mediana |
29,5 |
Modo |
29 |
Desvio padrão |
7,733046 |
Variância da amostra |
59,8 |
Curtose |
-0,415549 |
Assimetria |
0,520872 |
Intervalo |
29 |
Mínimo |
19 |
Máximo |
48 |
Soma |
626 |
Contagem |
20 |
Figura 2-Resultado da Estatística Descritiva
Análise de dados
Estado Civil da Turma |
||
Estado civil |
Dados |
Total |
casado |
Estado civil (%) |
55,00% |
|
Estado civil (contagem) |
11 |
solteiro |
Estado civil (%) |
45,00% |
|
Estado civil (contagem) |
9 |
Total Estado civil (%) |
|
100,00% |
Total Estado civil (contagem) |
|
20 |
Fonte: Aula de matemática
Tabela cruzada: Idade, transporte, renda familiar,
estado civil. |
|||
Estado civil |
Transporte |
Dados |
Total |
Casado |
Carro |
Contagem de Idade |
45,00% |
|
|
Contagem de Transporte |
9 |
|
|
Soma de Renda familiar em nº sal. Mínimos |
19 |
|
Ônibus |
Contagem de Idade |
10,00% |
|
|
Contagem de Transporte |
2 |
|
|
Soma de Renda familiar em nº sal. Mínimos |
5 |
casado Contagem de Idade |
|
|
55,00% |
casado Contagem de Transporte |
|
|
11 |
casado Soma de Renda familiar em nº sal. mínimos |
|
|
24 |
Solteiro |
Carro |
Contagem de Idade |
10,00% |
|
|
Contagem de Transporte |
2 |
|
|
Soma de Renda familiar em nº sal. Mínimos |
4 |
|
Ônibus |
Contagem de Idade |
35,00% |
|
|
Contagem de Transporte |
7 |
|
|
Soma de Renda familiar em nº sal. Mínimos |
14 |
solteiro Contagem de Idade |
|
|
45,00% |
solteiro Contagem de Transporte |
|
|
9 |
solteiro Soma de Renda familiar em nº sal. Mínimos |
|
|
18 |
Total Contagem de Idade |
|
|
100,00% |
Total Contagem de Transporte |
|
|
20 |
Total Soma de Renda familiar em nº sal. Mínimos |
|
|
42 |
Fonte: Aula de matemática
CONCLUSÃO
Na sociedade moderna cada, vez mais interligada e homogênea, é possível conhecer com bastante precisão as tendências e preferências de consumo da maior parte da população, mediante as pesquisas de opinião.
Aplicadas em grupos reduzidos (amostras representativas), as pesquisas levantam informações fidedignas sobre as atitudes de determinado grupo em relação a um assunto ou situação concreta. Para isso, as etapas consideradas importantes da pesquisa foram: definição do universo; escolha da amostra; elaboração do questionário; entrevista a pessoas da comunidade escolar(alunos); tabulação; análise e interpretação dos resultados.
No questionário procuramos fazer perguntas que não irritassem ou ferissem o entrevistado, obedecendo a uma ordem lógica, de modo que as respostas obtidas correspondessem a um questionário claro e lógico, já que a entrevista é um ponto delicado, que requer muita habilidade. As perguntas do questionário foram objetivas, para que o entrevistador inexperiente não induzisse o entrevistado a dar uma resposta seguida por ele, ainda que inconscientemente, pois um tipo de resposta distorcida poderia contribuir para falsear os resultados da pesquisa.
Este trabalho pretende oportunizar
reflexões relacionadas com a Modelagem Matemática, visando a sua viabilidade
para o ensino da Matemática nos diferentes níveis.
A Modelagem Matemática, enquanto
estratégia alternativa para o ensino matemático num ambiente contextualizado
desempenha função importante na Educação Matemática, pois representa uma
perspectiva que inclui as vivências sócio-escolares, construção e consolidação
do conhecimento garantindo aprendizagens significativas.
Esse processo que envolve a realidade e
a Matemática mediante o qual se definem estratégias de ação, proporcionando ao
aluno uma análise global da realidade em que ele interage.
A situação de estudo, considerada o
inicio de um processo de descrição da situação real num problema passa a
desencadear o nosso trabalho, partindo do estudo de um CD.
Este tema levou o aluno a um ambiente de
motivação e envolvimento, a analisar o problema, possibilitando resolver aquilo
que estivesse ao seu alcance, buscando a construção do conhecimento,
conduzindo-o por fim a conquista de seus objetivos.
Este trabalho teve a participação da
disciplina de Física onde foi estudado o funcionamento básico de um CD, em
alguns tópicos da Física, tais como: reflexão da luz, recepção de ondas
luminosas, codificação das ondas luminosas em sinais elétricos.
A disciplina de Química contribuiu com a
pesquisa do material que compõem o CD (graváveis – regraváveis): rótulo (papel
ou impresso); camada plástica protetora;camada refletida com relevo plano;
camada dielétrica para disparar calor do laser durante a gravação; camada
gravável-regravável: transparente,pode ter pontos tornados opacos ( disco
gravável uma única vez) e vice-versa ( discos regraváveis) e camada de
policarbonato. A comparação do CD como um modelo atômico. As linhas representam
os níveis eletrônicos, onde estão localizados os elétrons e o círculo menor do
CD representa o núcleo do átomo.
Dentro da disciplina de Biologia,
podemos estudar a influência do som no aparelho auditivo.
E também tivemos a participação da
disciplina de Língua Portuguesa na produção de textos.
GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, José Roberto Matemática: uma nova abordagem. São Paulo: Editora
FTD,2000..
SANTOS, Carlos Alberto Marcondes dos; GENTIL,Nelson;
GRECO, Sergio Emilio.Matemática: novo
ensino médio. São Paulo: Editora Ática, 2000
SITE: www.fazendovideo.com.br/VTFOR2.htm
At - amplitude total
Li - limite inferior
Ls -
limite superior
hi -
amplitude do intervalo
n - tamanho da amostra
- nº de intervalos
fi -
freqüência absoluta simples
fr -
freqüência relativa
At = Ls – Li hi =
fr=
Tabela 1
At = Ls – Li hi= fr =
At =
48-19 hi
= fr =
At = 29
hi
=
fr = 0,20
hi = 6,48
hi6