Quando você ouve falar, ou vê a sílaba “Ar”, qual a primeira coisa que
pensa?
Eu penso
como a maioria das pessoas. Penso no ar que respiramos,que é uma mistura de
vários gases, principalmente: N2, O2 e CO2. No entanto,essa é uma questão a se
considerar.
Quem nunca
achou que o símbolo “Ar” na Tabela Periódica era uma referência ao ar que
respiramos e quando foi verificar o nome, se deparou com a denominação
“Argônio”?
Esta
confusão é muito comum, principalmente quando se está estudando gases e suas
leis na Química, pois em alguns exercícios não se sabe se faz referência ao gás
nobre ou a mistura de gases. Eu mesmo já fui traído algumas
vezes.
Entretanto, o
que é este gás que inspiramos e
expiramos e muitos o chamam de
oxigênio?
Este gás é
uma mistura homogênea de alguns gases, principalmente, gás nitrogênio, N2,
oxigênio, O2 e gás carbônico, CO2, entre tantos outros, até mesmo argônio, Ar,
em pequenas
proporções.
A
composição do ar é considerada como: • 75% de nitrogênio, N2; • 20% de oxigênio,
O2; • 4% de gás carbônico, CO2 e • 1% de outros
gases.
Esta é uma
combinação ideal, pois se a concentração de O2 fosse maior, ou se o ar fosse
composto só de O2, seria catastróficas as conseqüências. Todo material
inflamável se incendiaria com grande facilidade, além do gás O2 em alta
concentração ser tóxico. Então, esta é uma boa combinação, a que nos permite
viver bem.
Atividades propostas: 1) Lança o
questionamento para os alunos: Quando você ouve falar, ou vê a sílaba “Ar”, qual
a primeira coisa que pensa?
2) Ler o texto e montar um gráfico de setores da
composição do ar.
3) Com uma trena os alunos medem a sala de aula, calculam o
volume de ar que ali contém, e acham a quantidade de cada tipo de gás que compõe
o ar atmosférico e que está contido na sala de aula.
4) A partir do resultado
anterior, o aluno deverá construir um modelo matemático que permita calcular a
quantidade de cada componente do ar em qualquer ambiente. Referências:
http://www.quiprocura.net/elementos/oxigenio.htm