UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO

RIO GRANDE DO SUL

PROGRAMA DE MELHORIA E EXPANSÃO DO ENSINO MÉDIO – CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

EDUCAÇÃO: QUALQUER COISA  ME LIGUE! - O USO DO CELULAR

FABIANA AGOSTINI MAFFEI

INTRODUÇÃO

      É muito importante que haja um conhecimento na escola, relacionado ao cotidiano dos alunos, que sejam trabalhados temas relacionados com situações do cotidiano deles. Por isso é que vou desenvolver um trabalho com o tema  ”O uso do celular pelos adolescentes”.

      Está cada vez mais visível a necessidade de relacionar os conteúdos matemáticos com o cotidiano dos alunos, para que, estudando conceitos de sua vivência, possam assimilar melhor suas idéias, e com isto o professor poderá despertar um interesse maior em seus alunos na disciplina de matemática.

     E no intuito de facilitar a construção do conhecimento é que escolhi o tema: “O uso do celular pelos adolescentes" como objetivo de estudo. O celular nos dias de hoje é usado por crianças e adolescentes principalmente dentro das escolas e também nas salas de aula, o uso deste muitas vezes é um exagero, precisamos conscientizar o nosso aluno dos males que isto pode ocasionar e demonstrar para eles o gasto que eles têm usando em exagero o seu telefone celular. Fazer o aluno decidir, ou seja, escolher o melhor tipo de plano para o seu uso.

HISTÓRIA DO TELEFONE

     O telefone nasceu meio por acaso, na noite de 2 de junho de 1875. Alexander Graham Bell, um imigrante escocês que morava nos Estados Unidos e era professor de surdos-mudos, fazia experiências com um telégrafo harmônico quando seu ajudante, Thomas Watson, puxou a corda do transmissor e emitiu um som diferente. O som foi ouvido por Bell do outro lado da linha. 

     A invenção foi patenteada em 7 de março de 1876, mas a data que entrou para a história da telefonia foi 10 de março de 1876. Nesse dia, foi feita a transmissão elétrica da primeira mensagem completa pelo aparelho recém-inventado. Graham Bell se encontrava no último andar de uma hospedaria em Boston, nos Estados Unidos. Watson trabalhava no térreo e atendeu  o telefone, que tilintara. Ouviu, espantado: "Senhor Watson, venha cá. Preciso falar-lhe." Ele correu até o sótão de onde Bell havia telefonado. Começava uma longa história. A história das telecomunicações, que iria revolucionar o mundo dali em diante.

TELEFONIA CELULAR

     A forma mais conhecida e comum de ligar o usuário à Central Telefônica até bem pouco tempo, em todo o mundo, era o fio metálico; mas existem outras formas. Há muito tempo, é utilizado o sistema de rádio para interligar assinantes que estejam distantes das Centrais Telefônicas ou em local de difícil acesso. Assim como recebemos sinais de TV e Rádio transmitidos em freqüências, recebemos também sinais de voz em freqüências substituindo o fio metálico. Dessa forma, é possível que esse sinal seja emitido a partir de veículos ou pessoas em movimento.

     A comunicação móvel é utilizada há muito tempo, mas tratava-se de sistemas de baixa qualidade que apresentavam limitações em função da ocupação do espectro de freqüências (há perigo de interferência quando há grande quantidade de ligações), além da tecnologia até então disponível. Com a evolução tecnológica e o crescimento da procura por este tipo de serviço, surge a Telefonia Móvel Celular.

     O sistema celular é uma tecnologia aplicada para conseguir melhor eficiência no emprego de freqüências de rádio disponíveis (freqüências não utilizadas por rádio ou TV), reutilizando-as a distâncias relativamente curtas, dentro de uma mesma área metropolitana. A reutilização de freqüências consiste basicamente em dividir uma determinada área de atendimento em células (formato hexagonal), onde cada uma dispõe de um conjunto de freqüências diferentes das vizinhas, de forma que células próximas (mas não vizinhas) possam valer-se da mesma freqüência sem risco de interferência. Além do aumento na capacidade, isso significa que, uma vez estabelecida a ligação, o usuário pode se deslocar para qualquer ponto, pois a mudança de uma célula para outra será automática. Todo esse processo envolve um complexo sistema de sinalização, controles de chamadas e outros recursos.

COMPOSIÇÃO DO SISTEMA

     Além do terminal móvel, conhecido como telefone celular, há a Estação Rádio Base (ERB), responsável pela emissão e recepção de sinais provenientes destes terminais (torres em vários locais). Cada célula possui uma ERB, e estas se interligam a uma Central de Comutação e Controle (CCC) que realiza as funções básicas de designar canais de comunicação do Sistema Móvel, interligar este sistema ao de Telefonia Pública e supervisionar e controlar todas as chamadas para dentro ou para fora do Sistema. Geralmente a interligação das ERBs à Central de Comutação e Controle se faz por meio de troncos convencionais.

     É possível, hoje, fazer ligações para qualquer parte do planeta.

TELEFONIA CELULAR NO BRASIL E NO MUNDO

     Apesar de a comunicação móvel ser conhecida desde o começo do século XX, ela só foi desenvolvida em 1947 pelo Laboratório Bell, dos EUA, mas somente no final da década de 70 e início da de 80 o Japão e a Suécia ativam seus serviços com tecnologia própria (78 e 81 respectivamente). E em 1983 a companhia americana AT&T criou tecnologia específica, implantada pela primeira vez em Chicago. A telefonia celular eclodiu, portanto, na década de 80; quase todos os países, desde então, a estão adotando. Com a incrível expansão do mercado, já se partiu para a segunda geração, com a telefonia celular digital, onde o sinal de voz é digitalizado.

     No Brasil, no início da década de 70, foi implantado em Brasília um serviço anterior à tecnologia celular, contando com apenas 150 terminais. E, em 1984, deu-se início à análise de sistemas de tecnologia celular, sendo definido o padrão americano, analógico AMPS, como modelo a ser introduzido (foi implantado, também, em todos os outros países do continente americano e em alguns países da Ásia e Austrália). A primeira cidade a usar o serviço foi o Rio de Janeiro, em 1990, seguido por Brasília. Em São Paulo, considerado o último dos grandes mercados do mundo, o serviço móvel celular foi inaugurado em 6 de agosto de 1993 numa área de concessão que envolveu 620 municípios, sendo 64 em sua região metropolitana e 556 no Interior. A partir de 31 de janeiro de 1998, o serviço celular passou a ser operado pela Telesp Celular S.A., na Banda A.

     No início, os aparelhos pesavam quase meio quilo, e os assinantes tinham que pagar uma caução de US$ 20 mil para entrar no sistema. Havia aparelhos veiculares que ficavam fixos no carro e outros que podiam ser carregados.

     Em 1997, com a liberação da Banda B para empresas privadas, o sistema aumentou as áreas de abrangência e o número de terminais.

     A Telebahia Celular foi a primeira do Brasil a oferecer os serviços de "Caixa de Mensagem", como opção gratuita para os clientes. Foi também a primeira operadora no País a lançar a tecnologia CDMA, sigla em inglês para a expressão Acesso Múltiplo por Divisão de Código.

     A Telesp Celular lançou em 28 de junho de 2000 o serviço WAAAP. A empresa foi a primeira operadora a disponibilizar comercialmente o serviço de Internet no celular - Internet de Bolso - no Estado de São Paulo. O WAAAP oferece, entre outros serviços, o envio e recebimento de e-mails, acesso ao sistema bancário, notícias on-line gerais e especializadas, verificação das condições do trânsito, compras, consulta ao roteiro gastronômico para escolha de restaurantes e bares e consulta de cinemas, além de horóscopos, jogos e outros serviços.

     O mercado brasileiro registrou grande expansão em 1999. O número de terminais passou de 7,4 milhões para 15 milhões. Em janeiro de 2001, com a liberação das Bandas C, D e E, o sistema aumentou ainda mais as áreas de abrangência e o número de terminais.

TECNOLOGIA

     O CDMA é a tecnologia escolhida para a terceira geração em todo o mundo. É a tecnologia do futuro. Apresenta a melhor performance entre as disponíveis para a transmissão de dados via celular e permite a oferta de produtos e serviços de terceira geração, a 3G, sem a necessidade de aquisição de novas faixas de radiofreqüência.

     O sistema CDMA foi aprovado, em 1999, pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) para o setor, como padrão para a terceira geração em todo o mundo.

Vivo oferece o sistema CDMA 1XRTT, que permite a transmissão de dados com velocidade de até 144 kbps por segundo.

                             

EDUCAÇÃO: QUALQUER COISA ME LIGUE! - O USO DO CELEULAR

     Fazemos parte de uma sociedade, onde tudo ocorre muito rápido, e de preferência de forma personalizada. Hoje em dia não suportamos mais esperar por nada, nem pelo elevador, nem pelo ônibus nem pela conecção com a internet e, muito menos, pelas pessoas. 

     Enlouquecemos se o nosso computador fica lento, se o médico demora a nos atender e, muitos de nós, perguntam se a escada rolante é para a pessoa subir calmamente ou para acelerar a subida.

     Reuniões com os pais e folhetos informativos servem para reforçar a regra escolar: na sala de aula, o celular deve estar desligado. Para muitos professores e pedagogos, o ideal é que o aluno nem leve o aparelho para a escola. Mas, para se sentir mais seguros, os pais deixam o filho colocar o aparelho na mochila . E, na classe, nem sempre os alunos conseguem se conter. Entre as crianças e os adolescentes, o celular é um objeto de “Status”, quando algum aluno aparece com um celular poderoso, os colegas ficam admirados e muitas vezes se sentem excluídos.

     Crianças e adolescentes burlam regra escolar e usam aparelho para enviar torpedos, passar cola e jogar games. O mais complicado de tudo isso, é que a criança acaba numa situação difícil, porque de um tem os pais que pedem para o filho levar o celular para a escola caso eles precisem se comunicar, de outro lado tem a escola: onde o uso do celular é proibido e isso gera um conflito de autoridade e a criança e até mesmo os adolescentes não sabem o que fazer muitas vezes.

      Dentro da sala de aula a coisa também é complicada, quando o professor está escrevendo no quadro ou está distraído, alguns alunos aproveitam para enviar torpedos via celular para os colegas. Muitos deles deixam o aparelho no modo vibratório e, às vezes, não resistem quando recebem uma ligação. Atendem sussurrando, tentando escondê-lo. Os mais ousados se divertem com os games do telefone. Em outras situações os alunos ligam para o colega que esqueceu de desligar o telefone, só para ver o colega numa fria em algumas escolas isso dá um problemão, cartas de advertência, broncas, conversas com o coordenador; em outras “não dá nada”, como falam os adolescentes. Mas a questão aqui não é essa, a questão e: Como os adolescentes usam o celular na escola? Basta uma distração do professor para que os dedos por debaixo da carteira comecem a se mexer. Depois da prova nada melhor do que conferir se no tão amado celular foi recebida alguma mensagem. Essa quase irresistível a atração de crianças e adolescentes com o telefone móvel durante as aulas dá muito assunto.

     Segundo a psicóloga Mariana Trombeta, 26, o uso do celular não deve ser proibido, pois faz parte da construção do conhecimento e “o importante é que os pais saibam impor limites e conscientizar os filhos”, aconselha. “Isso vai se refletir na escola, o professor só vai controlar essa situação, mas essa educação ou hábito deve ser construído em casa. Se for necessário levar o celular na escola, que ele fique desligado ou mesmo no vibra call”, fala Mariana. “É muito desagradável o professor ter que parar uma aula para pedir ao aluno que desligue o celular ou saia da sala para atendê-lo. Como dizem os adolescentes, as pessoas têm que ‘se tocar’ sobre esse assunto”.

     È papel dos pais e da escola conscientizar os jovens de hoje em dia que existem momentos e locais onde o telefone celular não deve ser utilizado como, por exemplo: na escola, mais em específico dentro de uma sala de aula, onde eles devem estar preocupados em aprender e não preocupados em dar um “toque” para o colega ou em mandar uma mensagem para o colega que senta ao lado, e mostrar para o aluno o gasto que eles têm com este tipo de atitude.

DESCRIÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

     Tendo em vista que modelagem matemática é um método investigativo que utiliza a associação das estruturas matemáticas às variáveis e parâmetros de problemas dos quais necessita-se conhecer soluções com relativa precisão e também sabendo que a modelagem matemática é a arte de modelar, se torna necessário que nós, educadores (as) matemáticos (as) , nos conscientizemos que com este método não seremos meros (as) auxiliares na construção do aprendizado e sim, participantes atuantes do processo ensino – aprendizagem.

     Acreditamos na interação entre professores e alunos para a utilização deste método, já que a modelagem matemática no ensino é um método de ensino que utiliza os procedimentos de investigação da modelagem matemática.

     Inicialmente a professora explicou as etapas para a pesquisa e produção do projeto, explicando o tema escolhido: “O uso do celular pelos adolescentes”. Feita esta etapa em primeiro lugar foi elaborado um questionário (Anexo 1) com algumas questões referentes ao tema para que os alunos respondessem. Após todos os questionários respondidos fizemos uma tabela com a coleta das informações contidas no questionário e por fim passamos estes dados para o Excel. (Anexo 2).

           A partir da coleta de dados foi proposto aos alunos a transformação dos dados em tabelas e gráfico. Inicialmente fez-se o levantamento do número de pessoas que possuem celular nesta turma, e posteriormente  construiu-se a Tabela 02.

Tabela 02: Número de pessoas que possuem celular

No decorrer do processo de construção da Tabela 02, surgiu a curiosidade sobre: O tipo de conta de cada um e a sua operadora, e novamente  transformou-se as informações em uma nova tabela, sendo esta uma tabela de informações cruzadas que gerou a Tabela 03.

Tabela 03: Tipo de conta X Operadora

       Em virtude da pesquisa, na qual se constatou que o celular é usado sem controle pelos jovens, faz-se necessário o estudo dos tipos de planos mais convenientes para serem utilizados por eles.

     Foram consultados planos da companhia de telefones celulares VIVO, os quais estão descritos a seguir:

  • Plano 1: R$ 43,90 mensais com direito a 45 minutos de ligações e um adicional de R$ 0,89 por minuto excedido;
  • Plano 2: R$ 55,00 mensais com direito a 60 minutos de ligações e um adicional de R$ 0,72 por minuto excedido;
  • Plano 3: R$ 82,00 mensais com direito a 120 minutos de ligações e um adicional de R$ 0,57 por minuto excedido;
  • Plano 4: R$ 1,34 por minuto.

A partir disso os alunos foram divididos em grupos para analisar e justificar que tipo de plano cada um optaria para si, posteriormente apresentando para os colegas.

     * Alguns grupos se enfocaram apenas um plano, não chegando a analisar os demais planos, não chegando a nenhuma conclusão.

     * Outros grupos partiram para a construção de uma tabela fazendo o paralelo entre os quatro tipos de planos, chegando a uma conclusão parcial.

     * Dos dez grupos, apenas quatro deles, conseguiram chegar a uma conclusão sobre o melhor plano (Anexo 4).

CONCLUSÃO

Com a aplicação da atividade sobre o celular pudemos observar que poucos estudantes conseguiram chegar na modelagem. É difícil para eles enxergarem a matemática formalizada que existe no seu dia-a-dia. Talvez seja porque eles estão acostumados com uma educação mecanicista, teórica e repetitiva, onde dificilmente trabalham a aplicação e a contextualização.

Ao questioná-los sobre o melhor plano, muitos alunos escolheram um plano geral, calculando quanto seria o custo das ligações embutidas na mensalidade e, assim, comparando os planos. Alguns alunos concluíram que o plano de escolha depende de quanto tempo a pessoa usa o celular. Em torno de 25% dos alunos das turmas que foi desenvolvida a atividade alcançaram um modelo com os intervalos corretos propícios a cada plano, mas mesmo assim, eles procuram evitar a escrita matemática na sua justificativa.

Foi muito importante a aplicação da modelagem matemática juntamente com a estatística na processo de construção do conceito matemático.

Pessoalmente foi uma experiência nova que gostei de aplicar, apesar do receio inicial, acredito que tenha sido muito proveitoso para ambas as partes.

ANEXO 1

QUESTIONÁRIO

Prezado Aluno

Venho por intermédio deste, solicitar sua colaboração para o trabalho do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio – Curso de Capacitação de Professores  da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, deste modo responda as perguntas abaixo relacionadas, sem a necessidade de identificação.

      1) Idade: ______                                         2) Sexo: (    ) F   (    ) M

 

3)      Você possui telefone celular?

(     ) Sim                       (     ) Não

 

4)     Qual é a sua operadora de telefone celular?

(     ) Vivo    (     ) Claro     (     ) Tim      (     ) Brasil Telecom    (    ) Outros _____

 

5)      Sua conta é:

(     ) pré- paga              (     ) pós-paga 

Porquê? ___________________________________________________________

 

6)      Qual é o seu gasto mensal com o seu telefone celular?

(     ) Menos de R$ 20,00

(     ) De R$ 20,00 à R$ 30,00

(     ) De R$ 30,00 à R$ 40,00

(     ) Acima de R$ 40,00

 

7)      Quanto tempo em média você fala ao telefone celular por mês?

(     ) Até 30 min 

(     ) De 30min. à 45min.

(     ) De 45min. à 60min.

(     ) De 60min. à 120min.

(     ) Acima de 120min.

 

8)   Descreva o seu grau de satisfação com a sua operadora de telefonia celular:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9)   Você já teve algum tipo de problema com a sua operadora de telefonia celular?

(     ) Sim            (     ) Não          Em caso afirmativo qual? ____________________

____________________________________________________________

10)  Se você teve algum problema com a sua operadora você conseguiu soluciona-lo rapidamente?

(     ) Sim            (     ) Não

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

www.museudotelefone.org.br

www.celularemqualquerlugar.com.br

PAROLIN, Isabel Cristina Hierro – Pais Educadores – É Proibido Proibir?