HISTÓRICO CACON - IJUI/RS

CACON - Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital de Caridade de Ijuí-RS
 

                                    Fabio  André Franke  -    Coordenador do Cacon


        O Centro de Alta Complexidade em Oncologia - CACON do Hospital de Caridade de Ijuí foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 2002. Hoje o Centro conta com uma infra-estrutura, tecnologia e equipe profissional multidisciplinar, sendo destaque por prestar um atendimento de qualidade e humanizado para cerca de 120 municípios da região referenciados pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.

        Entre os principais serviços do CACON estão: Radioterapia, Quimioterapia, Braquiterapia, Cirurgias Oncológicas, Orientações Clínicas com médicos especializados, Assistência Social, Terapia Nutricional, Fisioterapia e Psicologia.   

        Referenciado pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, o CACON projeta o HCI no cenário nacional como o centro de tratamento de câncer da região missioneira do RS.
Abrange uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes em 120 municípios da região.

        O CACON é um Centro de Alta Complexidade em Oncologia que é capaz de atender o paciente portador de câncer para os mais diversos tratamentos, incluindo cirurgia, quimioterapia, radioterapia externa e braquiterapia.

        A criação do CACON em Ijuí deve-se a não existência de um centro especializado de tratamento pro câncer nessa região noroeste do Estado, sendo que o centro mais próximo seria o de Santa Maria, há quase 200 quilômetros.

        Hoje existem medicações que chegam a custar 50 mil reais por mês por paciente, um investimento que se paga pela possibilidade de proporcionar ao paciente um aumento de tempo de sobrevida e uma melhor qualidade de vida.  

            O CACON atende nos dias atuais um número de:

            ►  120-150 casos novos/mês
            ►  1500 sessões de radioterapia
            ►  1200 sessões de quimioterapia
            ►  100 cirurgias
            ►  1000 consultas/mês

        A Unidade foi totalmente modernizada e reestruturada para atender a demanda de pacientes do CACON, podendo atender 18 pacientes simultaneamente de forma confortável.

        Fotos Internas do Cacon - Ijuí/RS:

 

 

 

 

 

 

Fonte:

            Associação Hospital de Caridade de Ijuí - CACON

            Entrevista realizada no dia 31 de outubro de 2005 com o médico oncologista coordenador do CACON, Fábio André Franke. Realizada por Daiane Bertasso Ribeiro - Jornalista do HCI.

 

 

Voltar