UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA
E MATEMÁTICA
COMO USAR OS MATERIAIS DO
LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA (LVM) DA UNIJUÍ
Tânia
Michel Pereira
Juliane
Sbaraine Pereira Costa
Ijuí, abril de 2011
Introdução
Nesta apostila, você terá oportunidade de conhecer o material disponível no
Laboratório Virtual de Matemática (LVM) da UNIJUÍ. Estaremos disponibilizando explicações
sobre a organização e distribuição dos materiais.
Informações
sobre o Laboratório Virtual de Matemática (LVM) da UNIJUÍ
O endereço
do LVM/UNIJUÍ está disponível em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/. Na página temos links
para tutoriais correspondentes a atividades interativas, para acesso ao
material interativo envolvendo atividades para o ensino de matemática, nos
diversos níveis de ensino - desde os anos iniciais do ensino fundamental até os
anos finais e ensino médio. Nessa página temos ainda algumas apostilas, trabalhos
de modelagem matemática, links relacionados com o ensino da matemática e links
para cursos de formação continuada em matemática.
Figura 1 – Página Inicial do Laboratório Virtual de Matemática da UNIJUÍ
Para visualizar os
materiais, você deverá escolher qual o nível de
ensino que deseja explorar, clicando sobre os respectivos links. Em cada um dos
links dispostos nesta página principal você irá encontrar o material
respectivo ao nível de ensino indicado.
, você encontrará material
desenvolvido computacionalmente para trabalhar com a matemática nos anos
iniciais do ensino fundamental.
Os materiais para os
anos iniciais do ensino fundamental contemplam o estudo dos números naturais,
sistema de numeração e números racionais, exploração da base 10 e valor
posicional, além da identificação de números naturais e racionais no contexto,
quantificação, ordenação e/ou comparação de elementos de um conjunto,
exploração de frações equivalentes, operações com frações.
Figura 2 – Página do link Anos Iniciais
No bloco espaço e forma,
os materiais exploram a propriedades de quadrados, retângulos, triângulos,
círculos e cubos além de semelhanças e diferenças entre polígonos usando como
critério número de lados e número de ângulos. Em relação a grandezas e medidas
são abordados perímetro, área e volume de figuras desenhadas em malhas.
, material desenvolvido para se
trabalhar com os anos finais do ensino fundamental, sendo
que este material se encontra separado de acordo com os conteúdos
respectivos a cada ano.
Figura 3 – Página do link 5° ao 9° ano
No link , você tem
acesso ao material para se trabalhar com os
anos finais do ensino fundamental a partir de conteúdos, assuntos ou temas.
Figura 4 – Página do Por Assunto
Cada link desta página dá acesso aos
materiais relacionados ao bloco de conteúdos ou temas,
nomeados nos respectivos links.
Em relação aos
conteúdos, os materiais destinados aos anos finais do ensino fundamental, tanto
no link como no link
,
compreendem o reconhecimento, utilização em operações e localização na reta
numérica dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais, além da exploração
de potências de diferentes bases, construção de expressões algébricas, cálculo
das diagonais de um polígono, resolução de equações de primeiro e segundo grau,
além do cálculo de regra de três, juros e porcentagem.
Em relação ao espaço e
forma é abordada a identificação da posição de pontos e de seus deslocamentos
no plano cartesiano, estudo das representações em um sistema de coordenadas
cartesianas, classificação de figuras tridimensionais e bidimensionais,
composição e decomposição de figuras planas e identificação de diferentes
planificações de alguns poliedros.
No estudo de grandezas e
medidas é explorada noção de medida de superfície, equivalência de figuras
planas, cálculo da área de figuras planas bem como da área total de sólidos
geométricos, além da exploração das variações do perímetro e da área de um quadrado
em relação à variação da medida do lado. No tratamento da informação, os
materiais envolvem leitura, compreensão e interpretação de dados expressos em
gráficos e tabelas.
No Link , temos disponíveis materiais para trabalhar com o ensino médio. Os materiais para este nível
de ensino referem-se ao bloco de conteúdos que envolvem cada um dos
conteúdos/assuntos expostos nos links.
Figura 5 – Página do link Ensino Médio
Nesta página encontram-se alguns links
que explicitam o que o material explora, bem como descrevem sucintamente o que
a atividade traz e como funciona.
Nos
materiais destinados ao ensino médio, é contemplado o bloco Álgebra – números e
funções através do estudo da forma algébrica e gráfica das funções polinomiais,
trigonométricas e transcendentes, além da utilização da trigonometria para o
cálculo de distâncias. A Matemática financeira é explorada através de planilhas
eletrônicas. Em relação à geometria e medidas são exploradas figuras
geométricas planas bem como alguns sólidos geométricos, além do cálculo de
áreas e volumes. Através de representações no plano cartesiano, é possível
explorar equações e posições relativas de figuras. Na análise de dados, os
materiais abrangem representações gráficas, análise de dados e problemas de
contagem.
No Link encontram-se objetos
de aprendizagem para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Estes
materiais proporcionam maior interatividade ao usuário e possuem animações e/ou
simulações, que visam estimular o ensino/aprendizado dos conteúdos abordados.
Figura 6 – Página do link
Unijuí/Fábrica
O diferencial destes materiais, é
que além de confrontarem os educandos com conteúdos específicos de matemática,
os referidos conteúdos são abordados de forma contextualizada e integrada a
outras disciplinas, evidenciando a utilidade e necessidade do conhecimento
matemático em atividades contextualizadas. Para que as atividades desta página
funcionem é necessário ter instalado o Flash Player.
Tarefa 1 – LVM – Laboratório Virtual de Matemática
Essa atividade tem como
objetivos: conhecer os conteúdos disponíveis no LVM; verificar quais os links
de materiais que não funcionam em seu computador e/ou no Laboratório de
Informática Educativa (da escola ou NTE). A tarefa que estamos propondo é uma atividade de interação a partir
da navegação pelos links anteriormente apresentados e o envio de um relatório com a sua impressão em relação aos
materiais e o registro das páginas que
apresentaram problemas de navegação. Para isso, você deve entrar em cada um
dos links, mencionados anteriormente e
chegar às páginas interativas para o ensino da matemática.
Procure conferir se os
links funcionam, para isso, procure para
cada página interativa para o ensino da matemática, verificar se esta abre/funciona.
Neste momento você não precisa desenvolver nenhuma atividade ali encontrada,
você só precisa verificar e anotar se alguma página não funciona.
Para as páginas que não
funcionam proceda da seguinte forma: para
cada um dos links que não funciona, copie o endereço a partir da barra de
endereços do navegador, cole num editor de textos, faça uma cópia da tela (captura
da tela), e cole-a abaixo do referido endereço. Para fazer a captura da tela,
visualize a tela e aperte a tecla “Print Screen”, em
seguida, ative o editor de textos e cole esta tela caso você esteja utilizando
Windows.
Exemplo:
Não
funciona: “só consigo arrastar uma peça de cada cor”.
Para o sistema Linux, abra a página
http://www.linuxeducacional.com/mod/forum/discuss.php?d=58 e observe os passos necessários
para captura da tela.
Observe em que caso
você se enquadra:
1) Caso você trabalhe num Laboratório
de Informática Educativa, em uma escola, faça a atividade conforme o seu caso,
entre os citados abaixo:
·
Se
sua escola é de Ensino Básico completo (Ensino Fundamental e Médio), então você
deve entrar em cada um dos links até chegar nas
páginas interativas encontradas a partir do link principal, citados acima;
·
Caso
sua escola seja apenas do Ensino Fundamental, explore os links ,
e
, sendo que neste último, você deve
explorar apenas as duas primeiras colunas;
·
Caso
sua escola seja apenas do Ensino Médio, explore os links e
, sendo que neste último, você deve
explorar apenas as três últimas colunas.
2) Caso você esteja trabalhando
3) Caso você seja professor de
matemática, você deve escolher:
·
Caso
você atue no Ensino Básico completo (Ensino Fundamental e Médio), então você
deve entrar em cada um dos links até chegar às páginas interativas encontradas
a partir do link principal, citados acima;
·
Caso
você atue apenas no Ensino Fundamental, explore os links ,
e
, sendo que neste último, você deve
explorar apenas as duas primeiras colunas;
·
Caso
você atue apenas no Ensino Médio, explore os links e
, sendo que neste último, você deve
explorar apenas as três últimas colunas.
Bom Trabalho!