UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

 

 

 

 

 

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL INTERATIVO COM FLASH PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – RESTRIÇÕES DE CAMPO DE TEXTO

 

 

 

 

Tarcisio Monegat de Almeida

Tânia Michel Pereira

Juliane Sbaraine Pereira Costa

 

 

 

 

Ijuí, Março de 2011

Figura 1: Tela do exemplo restricao.swf

 

Passos para implementação do objeto:


 

Passo1: Abra o programa e escolha a opção ActionScript 2.0.

Figura 2: Tela inicial do Flash.


 

Passo2: Depois de aberto o programa Flash, salve-o pela primeira vez para facilitar o trabalho de salvamentos futuros. Veja como fazer isto na figura abaixo.

Figura 3: Como salvar.

 

Depois de salvo uma vez, você poderá sempre salvar usando o atalho de teclado ctrl + s.
Passo 3: Siga os passos mostrados na figura 4, para criar um Keyframe

Figura 4: Criando um Keyfreme em branco.

1)          Clique com o botão direito do mouse em cima do primeiro frame (uma bolinha branca) que está na linha do tempo.

timeLine0

Figura 4.1: Linha do tempo antes de criar o Keyframe

2)         Selecione a opção Insert Blank Keyframe.

timeLine1

Figura 4.2: Linha do tempo depois de criado o novo Keyframe

Passo 4: Vamos fazer 6 campos de texto estático, que conterão as instruções e os exercícios para o aluno.

Figura 5: Sua tela depois que os textos estáticos forem escritos.

Para fazer eles, faça o seguinte:

1)           Clique na ferramenta de texto.

Figura 5.1: Ferramenta de texto selecionada.

 

2)               Escolha a opção Static text, conforme indica a figura 5.

Figura 5.2: Propriedade Static Text selecionada.

 

3)               Clique na tela e escreva um texto. Nós escrevemos: Classificação de triângulos quanto a medida dos lados:”.

Figura 5.3: Escrevendo um dos textos.

Repita os passos mostrados acima e faça mais 5 campos de texto com os seguintes textos (distribuindo-os na tela conforme mostra a figura 5):

- Se todos os lados tiverem as mesmas medidas, o triângulo é denominado equilátero.

- Se dois lados tiverem as mesmas medidas e um deles for diferente, o triângulo é denominado isósceles.

- Se todos os lados tiverem medidas diferentes, o triângulo é denominado escaleno.

- 1) Classifique cada triângulo de acordo com a medida dos lados. Digite a resposta abaixo de cada figura.

- 2) Faça a soma dos ângulos internos de cada triângulo. Digite as respostas correspondentes utilizando somente números.

Passo 5: Vamos desenhar os triângulos do exercício 1

Passo 5.1: Triângulo equilátero.

1)    Clique e segure o botão do mouse em cima da caixa de ferramentas Rectangle Tool até que apareça para você escolher a ferramenta polyStar Tool. Como mostra a seguinte figura.

Figura 6.1: Pegando a ferramenta PolyStar.

2)            Clique em Options digite o número de lados (3) e clique em OK.

Figura 6.2: Definindo o número de lados do seu desenho.

 

3)            Clique no local indicado para escolher a cor de fundo do triângulo (por favor, escolha a cor que quiser e de preferência uma cor para cada triângulo).

      No numero um (1) escolhe a cor do fundo, e no numero dois (2) a borda do triangulo.

Figura 6.3: Escolhendo a cor de fundo para seu desenho.

4)            Desenhe o triângulo. Tente fazer com que o desenho fique com todos os lados iguais.

Figura 7: Triângulo equilátero.

 

             

Passo 5.2: Triângulo isósceles.

1)   Clique e segure o botão do mouse em cima da caixa de ferramentas polyStar Tool até que apareça para você escolher a ferramenta Rectangle Tool. Como mostra a seguinte figura.

Figura 8: Pegando a ferramenta Rectangle Tool

 

2)   Escolha uma cor.

3)   Desenhe o retângulo.

Figura 9: Retângulo desenhado.

 

4)   Selecione o retângulo que você desenhou e pressione ctrl + b.

Figura 10: Retângulo “quebrado”;

5)   Largue ele e depois clique em cima da linha superior, e ajuste o seu tamanho para a metade do seu valor atual.

Figura 11: Retângulo depois de ter sua linha reduzida.

 

6)   Pegue a ferramenta Line Tool.

Figura 12: Pegando a ferramenta Line Tool.

 

7)   Agora desenhe sobre o retângulo dessa forma:

Figura 13: Triângulo desenhado dentro do retângulo.

Obs: se estiver muito pequeno o objeto, dificultando a precisão neste passo, você pode aumentar o objeto, sem mexer no tamanho dele, ou seja, apenas dar um zoom no objeto, como mostra a figura abaixo:

Figura 13.1: aumentando o objeto.

 

8)   De dois cliques na parte central (já tem forma de um triângulo) do nosso ex-retângulo. Ele selecionará o triângulo, como mostra a figura a seguir.

Figura 14: Triângulo selecionado.

 

9)   Arraste o triângulo para fora do retângulo.

Figura 15: Triângulo (pronto) extraído do retângulo.

 

10)  Selecione e apague o que sobrou do retângulo.

 

Passo 5.3: Triângulo escaleno.

1)   Pegue a ferramenta de texto Pen Tool.

Figura 16: Pegando a ferramenta Pen tool.

 

2)   Para desenhar apenas clique (não clique e arraste), cada clique aparece um ponto, então você clicará em três locais diferentes e depois em cima do primeiro ponto para fechar o triângulo.

OBS: Esse triângulo deve ter todos os lados com tamanhos diferentes.

Figura 17: Triângulo escaleno pronto.

 

3)   Seu triângulo escaleno está pronto.

 

Passo 5.4: Mais um triângulo escaleno (só que esse será um triângulo retângulo).

1)    Pegue a ferramenta de fazer retângulos.

Figura 18: Pegando a ferramenta Rectangle Tool.

 

2)    Desenhe um retângulo como esse da figura abaixo.

Figura 19: Retângulo pronto.

3)    Trace um risco na diagonal do retângulo, com a ferramenta Line Tool.

Figura 20: Retângulo dividido ao meio.

 

4)    Selecione e apague um dos triângulos formados e pronto.

Figura 21: Triângulo retângulo pronto.

 

Passo 6: Transformando os triângulos em clipes

1)   Selecione um dos triângulos (com a borda junto), clique com o botão direito do mouse em cima da seleção e clique em Convert to Symbol...

Figura 22: Aparece quando se clica com o botão direito do mouse em cima de um item.

 

2)   Aparecerá uma janela onde você colocará o nome e o tipo do símbolo.

Figura 23: Convertendo para um Movie Clip.

 

3)   Depois de escolhido o tipo e o nome, clique em OK e pronto.

 

Agora repita os passos acima para converter os outros triângulos.

Quanto aos nomes, nós usamos:

tri_equilatero: para o triângulo equilátero;

 tri_isosceles: para o triângulo isósceles;

 tri_escaleno: para o triângulo escaleno;

tri_ret_esc: para seu triângulo retângulo.

* Não use acentos e cedilhas.

 

Passo 7: Colocando campos de texto dinâmico

Eles servirão para que o computador mostre a medida de cada lado do triângulo.

1)           Clique na ferramenta de texto.

Figura 24: Pegando a ferramenta Text Tool.

 

 

2)           Escolha a opção Dynamic Text. (Não é necessário sabermos se ele é Multiline ou Single line)

Figura 25: Configurando sua caixa de texto para texto dinâmico.

 

3)           Coloque uma caixa de texto dinâmico em cada lado de cada triângulo.

Figura 26: Depois de colocar todas as caixas necessárias para mostrar as medidas dos lados dos triângulos.

 

4)           Coloque mais uma caixa de texto dinâmico para cada figura só que mais embaixo. Esta será para o computador dizer se a resposta está certa ou errada.

Figura 27: Caixas de texto dinâmico para o computador dizer se a resposta informada estava certa ou errada.

 

Passo 8: Colocando campos de texto de entrada

É onde o aluno digitará a resposta.

1)           Clique na ferramenta de texto.

Figura 28: Pegando a ferramenta Text Tool.

2)           Escolha a opção Input Text.

Figura 29: Configurando sua caixa de texto para caixa de entrada de texto.

3)           Veja se a borda do campo esta ativa ou não. Deixe-a ativa.

Figura 30: Tornando a borda da sua caixa de texto visível.

 

 

4)           Coloque uma caixa de entrada em baixo de cada triângulo. Sua tela deverá ficar como a figura abaixo.

Figura 31: Inserindo os campos de texto de entrada no objeto.

 

Passo 9: Vamos fazer os triângulos do exercício 2

Desenhar de novo? Se nós podemos copiar...

1)           Selecione todos os clipes dos triângulos (segure a tecla shift e clique em cima dos triângulos). Quando selecionados eles ficam com uma caixa azul em volta deles, como mostra a figura abaixo.

Figura 32: Clipes de triângulos selecionados.

2)           Depois de selecionados, clique com o botão direito do mouse em cima de qualquer um deles e depois clique em copy (ou pressione ctrl+c).

Figura 33: Menu aberto depois que você clica com o botão direito do mouse.

 

3)           Agora clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da tela e depois clique em Paste (ou pressione ctrl +v) para colar normal ou Paste in Place (ou pressione ctrl+shift+v) para colar exatamente em cima do local de origem deles.

4)           Arraste eles até o local onde eles devem ficar, que é abaixo da caixa de texto que diz o seguinte: 2) Faça a soma dos ângulos internos...

Figura 34: Local onde se deve colocar as cópias dos triângulos.

5)           Agora vamos duplicar os clipes, selecione (apenas um por vez) um dos triângulos copiados e clique com o botão direito do mouse sobre ele e depois clique em Duplicate Symbol... como mostra a figura abaixo.

Figura 35: Menu que aparece depois que se clica com o botão direito do mouse em cima de um dos triângulos.

6)            De um nome diferente do anterior para a sua duplicação, nós usamos nome_do_clip_anterior_2 como padrão para todos os nomes (por exemplo: tri_escaleno2). Veja a figura abaixo.

Figura 36: Nomeando o seu novo clip.

7)           Faça o mesmo com os outros triângulos (apenas com as cópias, nos originais você não deve mexer).

 

Passo 10: Desenhando os ângulos

Olhe na figura abaixo como deverão ficar depois de desenhados os ângulos.

Figura 37: Triângulos já com os desenhos de ângulo.

Como fazer isso:

1)   De dois cliques em cima de um triângulo (isso irá abrir o clip), agora você está dentro dele.

 

2)   Vamos fazer aqueles desenhos usando círculos.

 

a)    Faça um circulo em cada vértice do triângulo, como mostra a figura abaixo:

Figura 38: Dentro do clip de um triângulo, foram desenhados círculos nos vértices do mesmo.

Para fazer o circulo use a ferramenta Oval Tool, sem cor de fundo.

Figura 38.1: Selecionando a ferramenta Oval Tool e deixando sem cor de fundo.

b)    Agora clique em cima da parte externa do círculo e pressione o botão delete para apagar-la. Ficando assim:

Figura 39: Triângulo depois que a parte dos círculos que ficavam fora foram apagadas.

3)   Vamos colocar os valores dos ângulos. Esses valores não são nem de longe exatos (em relação ao ângulo na figura), com exceção do triângulo equilátero.

Crie 3 campos de texto estático por triângulo, como foi mostrado no começo dessa apostila e coloque os seguintes valores dentro de cada triângulo (você deve fazer um por vez).

a)     Triângulo equilátero: 60º, 60º, 60º.

b)    Triângulo isósceles: 40º, 40º, 100º.

c)     Triângulo escaleno: 20º, 45º, 115º.

d)    Triângulo escaleno (triângulo retângulo): 30º, 60º, 90º.

4)   Agora vamos sair de dentro do clip. Clique no local indicado pela figura.

Figura 40: Botão que serve para sair de dentro dos símbolos.

5)   Faça os mesmos passos com todos os triângulos!

 

Passo 11: Colocando campos de texto

1)    Campos de texto dinâmico: Vamos colocar um para cada triângulo, eles servirão para o computador dizer se a resposta está certa ou não.

a)    Selecione a ferramenta de texto.

Figura 41: Pegando a ferramenta Text tool.

 

b)    Escolha dynamic Text.

Figura 42: Configurando a caixa pra textos dinâmicos.

c)    Deixe a borda da caixa de texto desativada.

Figura 43: Borda do campo de texto desativada.

d)    E coloque uma caixa de texto abaixo de cada triângulo

Figura 44: Locais onde se devem colocar as caixas de texto dinâmico.

 

2)    Campos de texto de entrada: Será onde o aluno escreverá a resposta.

a.    Selecione a ferramenta de texto.

Figura 45: Pegando a ferramenta Text Tool.

 

b.    Escolha a opção Input Text

Figura 46: Configurando a caixa para texto de entrada.

c.    Deixe a borda da caixa de texto ativada.

Figura 47: Borda da caixa de texto ativada.

d.    E coloque uma caixa de texto abaixo de cada triângulo.

Figura 48: Locais onde se devem colocar as caixas de texto de entrada.

Passo 12: Declaração de variáveis

Cada campo de texto (de entrada ou dinâmico) terá que ter uma variável.

1)   Selecione um campo de texto e digite o nome da variável no local indicado pela figura abaixo.

Figura 49: Local onde se deve escrever o nome da variável.

1 – ferramenta de seleção

2 – objeto selecionado (borda azul)

3 – local para colocar o nome da variável.

 

Nomes usados nas caixas que indicam as mediadas dos triângulos (apenas atividade 1):

a)    Triângulo equilátero: as três caixas de texto dinâmico têm o mesmo nome que é l1.

b)    Triângulo isósceles: as caixas que estão nos lados que devem ter o mesmo tamanho foram nomeadas como l2, e a outra como l22.

c)    Triângulo escaleno: cada caixa deve ter um nome, foi usado l31, l32, l33. O lugar que você vai colocar cada uma depende do seu desenho. (olhe no código fonte como foram distribuídos os valores).

d)    Triângulo escaleno (triângulo retângulo): a hipotenusa devera se chamar l43, o cateto menor será l42 e o cateto maior será l41.

 

Nomes usados nas caixas de texto que indicam se a resposta esta ou não correta (para ambas as atividades):

a)    Triângulo equilátero (1): Resposta1;

b)    Triângulo equilátero (2): Resposta7;

c)    Triângulo isósceles (1): Resposta2;

d)    Triângulo isósceles (2): Resposta5;

e)    Triângulo escaleno (1): Resposta3;

f)    Triângulo escaleno (2): Resposta6;

g)    Triângulo escaleno (triângulo retângulo 1): Resposta4;

h)    Triângulo escaleno (triângulo retângulo 2): Resposta8;

 

Nomes usados nas caixas de texto de entrada (para ambas as atividades):

a)    Triângulo equilátero (número 1): vcampo1;

b)    Triângulo equilátero (número 2): vcampo7;

c)    Triângulo isósceles (1): vcampo2;

d)    Triângulo isósceles (2): vcampo5;

e)    Triângulo escaleno (1): vcampo3;

f)    Triângulo escaleno (2): vcampo6;

g)    Triângulo escaleno (triângulo retângulo 1): vcampo4;

h)    Triângulo escaleno (triângulo retângulo 2): vcampo8;

 

Passo 13: Fazendo botões

Vamos fazer botões para o nosso objeto!

1)           Primeiramente vamos desenhar.

a)   Pegue a ferramenta de fazer retângulos.

Figura 50: Pegando a ferramenta Rectangle Tool.

 

b)   Escolha a cor de fundo.

Figura 51: Escolhendo uma cor de fundo para o botão (retângulo).

c)    Desenhe um retângulo.

Figura 52: Retângulos pronto.

d)   Pegue a ferramenta de texto, escolha a cor da fonte e escreva em cima do retângulo a função dele. Nós usamos verificar para o botão que faz a verificação da resposta e Trocar para o botão que troca as medidas dos triângulos.

Figura 53: Texto escrito em cima dos botões.

2)           Agora vamos transformar nossos desenhos em botões.

a)   Selecione o desenho (o texto também) e clique com o botão direito do mouse em cima dele. Clique em Convert to Symbol... na janela que abrir.

Figura 54: Convertendo as figuras em um símbolo.

b)   Coloque um nome para o botão (nós usamos verificar e trocar), escolha a opção Button e clique em OK.

Figura 55: Colocando o nome (trocar) e o tipo de símbolo (Button).

c)    Repita este processo para o botão Verificar.

 

Passo 14: Instanciando os campos de entrada

1)           Selecione o campo de texto de entrada do triângulo equilátro (número 1).

2)           Escreva campo1 no local indicado pela figura abaixo.

Figura 56.1: Selecionando o campo de entrada (imput text) do primeiro triangulo (passo 1) e instanciando (passo 2).

3)           Faça o mesmo com os outros triângulos, mas com os seguintes nomes:

a.    Triângulo equilátero (1): campo1;

b.    Triângulo isósceles (1): campo2;

c.    Triângulo escaleno (1): campo3;

d.    Triângulo escaleno (triângulo retângulo 1): campo4;

e.    Triângulo isósceles (2): campo5;

f.    Triângulo equilátero (2): campo7;

g.    Triângulo escaleno (2): campo6;

h.    Triângulo escaleno (triângulo retângulo 2): campo8;

 

Passo 15: Inserindo o código

1)           Clique no frame 1 da linha do tempo para selecioná-lo,  pois a primeira parte do código deve ficar lá.

Figura 57: Achando o local onde você escreverá o código.

 

2)           Pressione a tecla F9 ou se for Notebook pressione FN + F9.

3)           Aparecerá um local para digitar, veja a figura abaixo:

Figura 57.1: Actions é o local onde se deve escrever o código.

4)           Você pode copiar o seguinte código para o action – frame, mas leia-o, é muito importante.

a=int(Math.random()*10+1);

l=a*100;

// Math.round(num) = arredonda o número.

// Math.tan(num) = tangente de um número (em radianos).

// Math.PI = 3.1415....

// Math.sqrt(num) = Raiz quadrada d um número.

//Math.cos(num) =  cosseno de um número (em radianos).

// Math.random() = número aleatório de 0 a 1.

// int(num) = apenas a parte inteira do número.

//Os valores atribuídos aos lados dos triângulos foram baseados de forma //proporcional às figuras apresentadas.

l1=l; //Valor dos três lados do triângulo equilátero.

l2=int(l*(1.5/Math.cos(Math.PI*40/180))/2);// Valor dos dois lados iguais do //triângulo isóscels.

l22=1.5*l; // Valor do outro lado do triângulo isósceles;.

 

l32=2*l;// valor do maior lado do triângulo escaleno ( e não é o retângulo).

l31=int(l*Math.sqrt(2.5)); // valor do lado intermediário do triângulo escaleno.

l33=int(l*Math.sqrt(2)/2); // valor do menor lado do triângulo escaleno.

l42=0.5*l;// Valor do menor CATETO do triangulo escaleno ( esse é um //triângulo retângulo)..

l41=Math.round(l42/Math.tan(Math.PI*30/180));// Valor do maior cateto ( sendo //que os angulos são 30 e 60)

l43=Math.round(Math.sqrt(l42*l42+l41*l41));// Valor da hipotenusa.

 

Agora vamos colocar o código que ficará no segundo frame, para fazer isso, clique no segundo frame da linha do tempo.

Figura 57.2: Selecionando o Segundo Frame, onde devemos colar a segunda parte do cógido.

Pressione a tecla F9 ou se for Notebook pressione FN + F9. Para abrir o local onde devemos escrever ou copiar o código (ACTIONS - FRAME).

Aqui está o código:

stop();

// restrict = propriedade de um campo de texto que restringe a entrada de caracteres.

// Quando colocado apenas os caracteres em aspas ( “0-9”), significa que ele só aceita //esses caracteres.

//EX: meu_campo_de_texto.restrict=”0-9”; (aceita apenas os números)

//mas quando antes dos caracteres tem o acento circunflexo “^0-9”, significa que ele não aceitará nenhum desses caracteres.

// EX: meu_campo_de_texto.restrict=”^0-9”; (exclui os números)

campo1.restrict="a-záó";//Aceita de “a” até “z” e os caracteres “á” e “ó”.

campo1.maxChars=15; // Limita o número de caracteres que cabe na caixa de texto.

 

campo2.restrict="a-záó";

campo2.maxChars=15;

 

campo3.restrict="a-záó";

campo3.maxChars=15;

 

campo4.restrict="a-záó";

campo4.maxChars=15;

 

campo5.restrict="0-9";

campo5.maxChars=5;

 

campo6.restrict="0-9";

campo6.maxChars=5;

 

campo7.restrict="0-9";

campo7.maxChars=5;

campo8.restrict="0-9";

campo8.maxChars=5;

 

// Atribui o texto “” (nada) aos campos, para que não apareça a resposta digitada no //exercício anterior.

vcampo1="";

vcampo2="";

vcampo3="";

vcampo4="";

vcampo5="";

vcampo6="";

vcampo7="";

vcampo8="";

Resposta1="";

Resposta2="";

Resposta3="";

Resposta4="";

Resposta5="";

Resposta6="";

Resposta7="";

Resposta8="";

 

 

Vamos colocar o código que confere as respostas do aluno no botão Verificar, para fazer isso, clique em cima do mesmo e depois abra o espaço destinado a códigos (o mesmo dos passos anteriores) e cole lá o seguinte código:

Figura 58: Deverá estar escrito Actions – Button no locar assinalado, se não tiver, é porque você não selecionou o botão.

1)   Selecionando o botão Verificar e pressionando F9 (se for Notebook FN + F9);

2)   Colando o código fonte no ACTIONS - BUTTON.

on(release){

         if(vcampo1=="equilátero")

         {Resposta1= "Certo";} else{ if(vcampo1!="") Resposta1="Errado";}

         if(vcampo2=="isósceles")

         {Resposta2= "Certo";} else{ if(vcampo2!="") Resposta2="Errado";}

         if(vcampo3=="escaleno")

         {Resposta3= "Certo";} else{ if(vcampo3!="") Resposta3="Errado";}

         if(vcampo4=="escaleno")

         {Resposta4= "Certo";} else{ if(vcampo4!="") Resposta4="Errado";}

        

        

         if(vcampo5==180)

         {Resposta5= "Certo";} else{ if(vcampo5!="") Resposta5="Errado";}

         if(vcampo6==180)

         {Resposta6= "Certo";} else{ if(vcampo6!="") Resposta6="Errado";}

         if(vcampo7==180)

         {Resposta7= "Certo";} else{ if(vcampo7!="") Resposta7="Errado";}

         if(vcampo8==180)

         {Resposta8= "Certo";} else{ if(vcampo8!="") Resposta8="Errado";}

         }

 

E por ultimo o código que faz trocar os valores dos lados dos triângulos. Esse vai ficar no botão trocar. Selecione o botão, vá ao local onde se digita códigos e cole o seguinte código:

on(release){

gotoAndPlay(1) //Volta para o frame 1, fazendo com que os valores seja alterados

         }

 

Salve e pressione ctrl + enter para testar.