ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL INTERATIVO COM FLASH PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - ANIMAÇÃO COM UTILIZAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO DE FORMA COM FLASH 8

Tânia Michel Pereira

 

1)    Abra o programa e escolha a opção Flash Document.

Figura 1

 


2)    Siga os passos descritos na Figura2, construindo um círculo de diâmetro 100 pixels. Ajuste as medidas, conforme o passo 8. Verifique se o cadeado aparece sem a marcação de proporcionalidade. Para desativar a marcação de proporcionalidade, clique sobre o mesmo e digite as medidas de largura e altura.

 

Figura 2


3)    Construa um raio para o círculo, conforme os passos indicados na figura abaixo:

 

Figura 3

 

 

4)    Transforme o raio em um clip, selecionando este e logo após clicando em Modify>>Convert to Symbol. Nomeie o clip como “raio”.

Figura 4

 

5)    Salve o arquivo com o nome de exemplo_apostila6.fla  .


6)    Transforme a parte interna do círculo em um clip. Para fazer isto, selecione o círculo, pressione a tecla Ctrl e acione B, clique fora do círculo, clique no centro do círculo e logo após clicando em Modify>>Convert to Symbol. Nomeie o clip como “circulo”.

 

Figura 5

 

 

7)    Insira uma nova camada (Layer) e arraste-a para baixo.

Figura 6

 


8)    Troque o nome das camadas. A primeira, de baixo para cima que está com o nome “Layer 2” e que está vazia  coloque o nome “fundo_circulo” e a segunda  de baixo para cima,  e que está com nome “Layer 1”, coloque o nome de “circunferencia”.

9)    A figura 7 mostra somente os passos para renomear uma das camadas. Não é a única forma de fazer isto.

 

Figura 7

 

 

10)                      Selecione o frame 1 da camada “circunferencia”, e recorte o clip “circulo” clicando sobre este.

Figura 8

 

11)                      Selecione o quadro 1 (frame 1) da camada  fundo_circulo e cole o clip “circulo” recortado recentemente pela opção “ paste in place”

 

12)                      Crie uma camada para o clip “raio” de forma similar como foi criada uma camada para o círculo. Recorte o raio da camada “circunferencia" e cole-o na camada raio.

 

13)                      Esconda a camada fundo_circulo. Vamos fazer uma transformação do contorno da circunferência para um segmento de reta com o mesmo comprimento da circunferência.

14)                       Para dar melhor visualidade para esta transformação enquanto estamos implementado este efeito, vamos “esconder” as camadas fundo_circulo e raio. Veja como fazer isto na figura seguinte:

 

Figura 9

 


15)                      Apague uma parte bem pequena da circunferência encolhendo a menor borracha, conforme mostra figura a seguir.

 

Figura 10

 


16)                      Construa um segmento de reta com o comprimento igual ao do comprimento da circunferência abaixo do círculo. Neste caso 314.

Figura 11

 

17)                      Clique no frame 60 da camada “circunferencia” com o botão direito do mouse e escolha a opção Insert Blank Keyframes.

Figura 12

 


18)                      A tela ficará assim:

Figura 13

 

19)                      Recorte o segmento do frame 1 da camada circunferência, e cole-o no frame 60 desta camada pela opção Paste in Place.

Figura 14

 


20)                      Utilizando o mouse e a tecla Shift, selecione os frames da camada da circunferência e do segmento de mesmo comprimento desta e escolha a opção Shape do Tween para fazer transformação de forma da circunferência para o segmento de mesmo comprimento.

 

Figura 15

 

21)                      Após isto, a mudança que ocorre na linha do tempo pode ser vista na figura seguinte:

Figura 16

 

Acione CTRL e ENTER para ver como funciona.

 

22)                      Clique sobre as marcas de ocultar frame que aparecem com x vermelho e insira Frames nas camadas do raio e do fundo conforme mostram as figuras 17,18,19 e 20.

Figura 17

 

Figura 18

 

Figura 19

 

Figura 20

 

Acione CTRL e ENTER para visualizar o objeto. 

 

23)                      Clique no Frame 60 da camada “circunferencia” e escreva o comando “stop( )” neste frame.

Figura 21

 

24)                      Digite o comando stop(); conforme aparece na figura 22.

Figura 22

 

Acione CTRL e ENTER para visualizar o objeto. 

 

25)                      Está pronta a linearização da circunferência através do recurso de transformação de forma do Flash.

 

26)                       A partir de agora vamos colocar alguns textos e um botão para transformar esta animação num objeto de aprendizagem que relaciona o raio e o comprimento de uma circunferência e pode ser utilizado numa atividade de investigação para “descobrir” quantos raios são necessários para formar um comprimento da circunferência. Siga os passos da figura 23.

Figura 23

 

27)                      Siga os passos da figura 24 para construir um texto estático no objeto.

Figura 24


28)                      Para inserir uma caixa de textos, onde o aluno colocará a dimensão do raio, siga os passos da figura abaixo.

Figura 25

 


29)                      Para inserir uma caixa de textos, onde aparecerá a dimensão do raio digitado pelo aluno, siga os passos da figura abaixo.

Figura 26

 


30)                      Para inserir a caixa de textos, onde o objeto fornecerá a resposta, observe os passos da figura 27.

Figura 27

 


31)                      Vamos construir um botão retangular denominado “botao” identificado para o usuário com a palavra Calcular.  Desenhe um retângulo conforme os passos descritos na figura abaixo.

Figura 28

 


32)                      Selecione o retângulo com a borda para transformá-lo em botão.

Figura 29

 

33)                      Clique duas vezes sobre o botão recém construído.  Na linha do tempo aparecerá da seguinte forma:

 

Figura 30

 

34)                      Clique no frame Up da camada existente e acione F6 até obter mais três cópias do conteúdo deste frame.

 

Figura 31

 

35)                      Vamos inserir uma nova camada dentro do botão para colocar um texto estático “Calcular”, conforme os passos da figura abaixo:

Figura 32

 

36)                      Após sair do botão a visualização será similar à figura 33.

Figura 33

 

37)                      Vamos colocar o código dos cálculos direto no botão, por ser um objeto muito simples e com pouco código. Para isto selecione o botão e abra o editor de códigos Actions.

Figura 34

 

 

 

Código do botão:

on(press){

        var r=parseFloat(raio);  // transforma o valor da variável raio para número.

        var c=3.1416*r*2;

        if(isNaN(c)== false){      // Se for falso que c não é número então ...

        comprimento="O comprimento da circunferência é "+ c+"u."

        } else{  // senão

                comprimento="Digite somente números. Use ponto em vez de vírgula."

                }

}

 

38)                      Ajuste o tamanho da caixa de texto da variável comprimento e defina-a como multi-line caso o texto não seja exibido totalmente. Ajuste o tamanho do palco para 400x200 pixels ou para outro tamanho.

Figura 35