TRABALHO PRÁTICO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL VIRTUAL INTERATIVO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA COM FLASH

                                                                                                                                                            Tânia Michel Pereira

Introdução

Esta apostila apresenta uma seqüência e etapas para elaboração de material virtual interativo para o ensino da matemática com Flash que vocês devem seguir para cumprir a tarefa 5 deste tópico que se refere a um trabalho prático de elaboração de material virtual interativo para o ensino da matemática com Flash. A seqüência de etapas apresentadas aqui foi baseada na metodologia da Rede Interativa Virtual de Educação (http://www.rived.mec.gov.br/) para elaboração de objetos de aprendizagem, porém não seguem rigorosamente todas as recomendações desta.

 

Descrição das etapas para Elaboração do Material

Durante o processo de elaboração de material virtual interativo para o ensino da matemática com Flash, para este curso, devem ser produzidos e apresentados os seguintes documentos com os respectivos formatos:

·        Design pedagógico – DOC

·        Roteiro com a descrição do layout e funcionalidades de cada planilha - DOC

·        O material interativo - formatos swf, fla e html.

·        Tutorial para o professor – DOC

 

Cada um dos documentos será descrito a seguir.

 


Design pedagógico

O design pedagógico, como atividade deste curso, deve ter pelo menos os seguintes itens e informações descritos a seguir.

1- Definição dos usuários

Definam os usuários indicando uma série do Ensino Fundamental ou Médio, um ciclo ou uma modalidade (Educação de Jovens e Adultos...) para os quais o material que vocês irão criar poderá ser útil. Exemplo: 9ª ano do ensino fundamental.

 

2- Escolha do tópico de um conteúdo de matemática

 Escolham um tópico de algum conteúdo de matemática adequado para os usuários escolhidos. Exemplo: Operações com Radicais.

 

3- Escolha de uma Aplicação

Procurem encontrar várias aplicações deste conteúdo que possam ser entendidas pelos usuários definidos no item 1, através de pesquisa em livros didáticos, pela internet e/ou através de entrevista com profissionais que utilizam o referido conteúdo. Escolham uma das aplicações que melhor se adapta aos usuários definidos no item 1, para contextualização do conteúdo a partir do estudo do conteúdo que será introduzido e/ou motivado ou reinicie esta atividade a partir do item 1 ou 2 no caso de não encontrar uma aplicação adequada para o conteúdo.

 

4- Definição do objetivo

Decidam para qual situação poderá servir o material interativo virtual que vocês irão desenvolver: escolha um ou mais itens entre os citados a seguir:

·                   Introduzir o conteúdo;

·                   Aprofundar o conteúdo;

·                   Revisar o conteúdo;

·                   Reforçar o conteúdo;

·                   Fixar o conteúdo.

 

5-Pré-requisitos

Verifiquem quais são os pré-requisitos que os alunos devem ter, caso seja necessário que o aluno/usuário conheça antes de utilizar o material que vocês se propõem a construir.

 

6-Descrição geral do material

Façam uma descrição geral do layout e do funcionamento do material com relação ao que será mostrado ao aluno, o que este deve fazer enquanto usuário e aprendiz de um conteúdo de matemática que, para este curso, devem conter pelo menos quatro partes distintas que são: aplicação que não precisa ser interativa; exemplos, onde o aluno possa colocar dados e o computador mostra os resultados e/ou o desenvolvimento; exercícios onde o computador pergunta e o aluno responde e uma atividade de investigação onde o aluno deve “descobrir” alguma propriedade, alguma fórmula ou um procedimento. 

O documento deverá ser salvo com a seguinte denominação: Flash5_design_SeuLogin.doc onde SeuLogin deve ser o login do coordenador do grupo, necessariamente aluno deste curso. 

 

Roteiro detalhado para a construção do material

Desenvolva, num editor de textos, uma descrição com todos os detalhes para cada uma das partes indicadas neste roteiro para a construção do material, considerando a utilização deste com alunos durante uma ou duas horas de aulas desenvolvidas num Laboratório de Informática Educativa.

Nome dos Autores

Nomes completos de todos os envolvidos na elaboração do material.

Nome da(s) instituição (ões) dos autores

Nome completo da escola/NTE ou outra instituição relacionada com ensino onde vocês trabalham.

Usuários

Descrição dos usuários conforme definido no design.

Conteúdo de matemática

Conteúdo e/ou tópico escolhido no design.

Nome do material

É preciso dar um nome para o material de modo que este seja atraente e que dê uma ideia da aplicação utilizada e/ou conteúdo/tópico de matemática envolvido no mesmo e para que possa ser referenciado em publicações diversas.

Contextualização

Coloquem aqui a aplicação escolhida no design.

Objetivo

Objetivo do material conforme definido no design.

Duração da atividade

Coloquem aqui, uma previsão do tempo em horas que os alunos/usuários devem ficar envolvidos com as atividades do material que vocês vão desenvolver.

Descrição da apresentação da aplicação

Nesse momento vocês deverão pensar numa situação que irá apresentar o conteúdo, descreva o funcionamento e ilustre com figuras como vocês desejam apresentar o conteúdo dentro do contexto/aplicação escolhida no design no Flash, de modo que o aluno fique motivado a desenvolver as atividades que serão apresentadas nas planilhas seguintes.

Descrição dos exemplos

Descrevam e ilustrem com figuras como vocês desejam apresentar exemplos do tópico do conteúdo dentro do contexto/aplicação escolhida no design, com possibilidade de interação no Flash.

Descrição dos exercícios

Descrevam e ilustrem com figuras como vocês desejam apresentar exercícios do tópico do conteúdo dentro do contexto/aplicação escolhida no design, com possibilidade de interação no Flash.

Descrição da atividade investigativa

Descrevam e ilustrem com figuras como vocês desejam apresentar a atividade investigativa do tópico do conteúdo dentro do contexto/aplicação escolhida no design, com possibilidade de interação no Flash.

Descrição da apresentação da autoria

Descrevam e ilustrem com figuras como desejam apresentar os créditos de seu trabalho onde devem aparecer os nomes, as fotos (caso queiram colocá-las), suas instituições, bem como a forma de citar os nomes das pessoas que porventura irão auxiliar vocês até que a tarefa de implementação seja finalizada, caso necessitem auxílio seja de algum professor ou tutor voluntário deste curso ou de outra pessoa do seu convívio, que vocês possam envolver para executar o planejamento, mesmo que estas não façam parte do curso.

Salve o arquivo nomeando-o da seguinte forma: Flash5_roteiro_SeuLogin.doc.

 

Elaboração de um material com Flash

Elaborem o material virtual interativo utilizando pelo menos 5 telas formato swf,fla e html seguindo o roteiro detalhado para a construção do material. O arquivo deverá conter pelo menos cinco arquivos com os seguintes tipos:

·                    Aplicação;

·                    Exemplos;

·                    Exercícios;

·                    Investigação;

·                    Créditos/Autoria;

Sigam rigorosamente a descrição da apresentação da aplicação, a descrição dos exemplos, a descrição dos exercícios e a descrição da apresentação da autoria conforme constam no roteiro para implementar o material virtual interativo para o ensino da matemática com Flash.

Salve o arquivo nomeando-o da seguinte forma: Flash5_SeuLogin.fla.

 

Tutorial para o Professor

Após concluir e testar o material com uma turma de alunos, faça um Tutorial para o Professor com um editor de textos (Word ou similar) destinado a professores para que estes possam utilizar o material que vocês construíram mostrando tela por tela e explicando o que deve ser feito em cada uma das planilhas e como a aula pode ser desenvolvida, sugerindo o que pode ser feito antes, durante e depois de utilizar o material com os alunos.

 

Conteúdo do Tutorial para o Professor

O Tutorial para o Professor, como atividade deste curso, deve conter pelo menos os seguintes itens:

·                    Nome do Autor;

·                    Nome da instituição, município e unidade federativa;

·                    Usuários para os quais o material é destinado;

·                    Conteúdo e tópico de matemática envolvido;

·                    Nome do material;

·                    Contextualização que o material apresenta;

·                    Objetivo(s);

·                    Pré-requisitos;

·                    Duração;

·                    Descrição do funcionamento de cada planilha precedida pela imagem da captura da tela da referida planilha;

·                    Sugestões sobre o que fazer antes, durante e depois da atividade computacional.

Formato do documento para entrega da tarefa: salve o arquivo nomeando-o da seguinte forma: Flash 5_guia_SeuLogin.doc.

Ao concluir os itens de 1 a 7 vocês devem criar uma pasta denominada Flash 5_SeuLogin e colocar ali o planejamento descrito na atividade 6, o arquivo do Flash  com o material pronto descrito na atividade 7 e o Guia do Professor, descrito no item 8. Enviar num único arquivo compactado com extensão ZIP ou RAR, com o mesmo nome da pasta, ou seja, Flash5_SeuLogin.rar e/ou Flash 5_SeuLogin.zip.

Todos os cursistas deverão enviar a atividade mesmo que esta tenha sido feito em grupo. No local dos autores devem constar todos os envolvidos na elaboração do material.

Procure fazer um trabalho que sirva para ser utilizado por outros professores e ser submetido para avaliação da equipe ao Banco Internacional de Objetos Educacionais para ser publicado neste espaço ou divulgado pelo meio que vocês escolherem, por exemplo, no LVM da UNIJUÍ. Façam a vossa parte para melhorar o ensino da matemática do nosso país. Pelo menos teremos alunos mais interessados em aprender matemática. Isto será um avanço para prosseguirmos em direção a outros. Temos que ter o direito de aprender a dar o primeiro passo para avançar e dar o próximo passo em direção à melhoria da qualidade da educação. 

 

Formas de realização da Tarefa 5

Esta tarefa pode ser realizada individualmente ou em grupo com no máximo 4 componentes.

Trabalho individual

O trabalho individual é aconselhado para professores de matemática com bons conhecimentos de informática ou para um profissional da área de informativa com bons conhecimentos em matemática e com experiência na área pedagógica.

 

Trabalho em grupo

No caso de trabalho em grupo, cada cursista deve optar pela formação deste grupo dentre as seguintes mostradas abaixo.

·        Organizar o grupo com elementos da sua instituição com ou sem vaga na atual oferta do curso.

·        Postar uma chamada de candidatos para formar um grupo no fórum denominado “Fórum: trabalho prático de elaboração de Material Virtual Interativo com Flash” o qual se encontra dentro do curso. Neste caso quem fez a chamada deve responsabilizar-se pela coordenação do grupo.

·        Responder a uma chamada de candidatos para negociar formas de contatos com o coordenador do grupo, o qual postou a referida chamada.

 

Material destinado às series finais do ensino fundamental ou ensino médio

Caso o trabalho envolva conteúdos de matemática destinados às series finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, o trabalho deve ser realizado com o envolvimento de um professor de matemática, que trabalha com o conteúdo envolvido, seja ou não aluno deste curso.

 

Material destinado às series iniciais do ensino fundamental

No caso do material ser destinado às séries iniciais, aconselhamos que sejam envolvidos profissionais com pelo menos uma das seguintes características: ser professor de matemática, ser professor das séries iniciais com experiência na série ou ciclo para o qual o material se destina.

Utilizem os fóruns para colocar suas dificuldades. É possível anexar arquivos no fórum.

Outras informações úteis

Os cursistas que estiverem inscritos com horários de atendimento em mais de um dos tópicos relacionados com a elaboração de material devem optar por um destes para fazer a tarefa de produção de material seguindo  esta metodologia que consta  na Apostila 5 - Flash.

O envio definitivo  do Design, Roteiro, Tutorial do Professor e o Material interativo propriamente dito, deve ser realizada até última semana do curso.

Reúna todos estes documentos numa  única pasta e refaça a compactação com o nome objeto_flash_SeuLogin.rar .