TRABALHO PRÁTICO DE ELABORAÇÃO DE
MATERIAL VIRTUAL INTERATIVO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA COM FLASH
Tânia Michel Pereira
Durante
o processo de elaboração de material virtual interativo para o ensino da
matemática com Flash, para este curso, devem ser produzidos e
apresentados os seguintes documentos com os respectivos formatos:
·
Design
pedagógico – DOC
·
Roteiro
com a descrição do layout e funcionalidades de cada planilha - DOC
·
O
material interativo - formatos swf, fla e html.
·
Tutorial
para o professor – DOC
Cada um dos documentos será
descrito a seguir.
O design pedagógico, como atividade deste curso,
deve ter pelo menos os seguintes itens e informações descritos a seguir.
1- Definição dos usuários
Definam os usuários indicando uma série
do Ensino Fundamental ou Médio, um ciclo ou uma modalidade (Educação de
Jovens e Adultos...) para os quais o material que vocês irão criar
poderá ser útil. Exemplo: 9ª ano do ensino fundamental.
2- Escolha do tópico de um conteúdo
de matemática
Escolham um
tópico de algum conteúdo de matemática adequado para os usuários escolhidos.
Exemplo: Operações com Radicais.
3- Escolha de uma Aplicação
Procurem encontrar várias aplicações deste conteúdo
que possam ser entendidas pelos usuários definidos no item 1, através de
pesquisa em livros didáticos, pela internet e/ou através de entrevista com
profissionais que utilizam o referido conteúdo. Escolham uma das aplicações que
melhor se adapta aos usuários definidos no item 1, para contextualização do
conteúdo a partir do estudo do conteúdo que será introduzido e/ou motivado ou
reinicie esta atividade a partir do item 1 ou 2 no caso de não encontrar uma
aplicação adequada para o conteúdo.
4- Definição do objetivo
Decidam para qual situação poderá servir o material
interativo virtual que vocês irão desenvolver: escolha um ou mais itens entre os citados a seguir:
·
Introduzir o
conteúdo;
·
Aprofundar o
conteúdo;
·
Revisar o
conteúdo;
·
Reforçar o
conteúdo;
·
Fixar o
conteúdo.
5-Pré-requisitos
Verifiquem quais são os pré-requisitos que os
alunos devem ter, caso seja necessário que o aluno/usuário conheça antes de
utilizar o material que vocês se propõem a construir.
6-Descrição geral do material
Façam uma descrição geral do layout e do
funcionamento do material com relação ao que será mostrado ao aluno, o que este
deve fazer enquanto usuário e aprendiz de um conteúdo de matemática que, para
este curso, devem conter pelo menos quatro partes distintas que são: aplicação que não precisa ser
interativa; exemplos, onde o aluno
possa colocar dados e o computador mostra os resultados e/ou o desenvolvimento;
exercícios onde o computador
pergunta e o aluno responde e uma atividade de investigação onde o aluno deve “descobrir” alguma propriedade,
alguma fórmula ou um procedimento.
O documento deverá ser salvo com a seguinte
denominação: Flash5_design_SeuLogin.doc onde SeuLogin deve ser o login do
coordenador do grupo, necessariamente aluno deste curso.
Desenvolva, num editor de textos, uma descrição com
todos os detalhes para cada uma das partes indicadas neste roteiro para a
construção do material, considerando a utilização deste com alunos durante uma
ou duas horas de aulas desenvolvidas num Laboratório de Informática Educativa.
Nome dos
Autores
Nomes completos de todos os envolvidos na
elaboração do material.
Nome da(s)
instituição (ões) dos autores
Nome completo da escola/NTE ou outra instituição
relacionada com ensino onde vocês trabalham.
Usuários
Descrição dos usuários conforme definido no design.
Conteúdo
de matemática
Conteúdo e/ou tópico escolhido no design.
Nome do
material
É preciso dar um nome para o material de modo que
este seja atraente e que dê uma ideia da aplicação utilizada e/ou
conteúdo/tópico de matemática envolvido no mesmo e para que possa ser
referenciado em publicações diversas.
Contextualização
Coloquem aqui a aplicação escolhida no design.
Objetivo
Objetivo do material conforme definido no design.
Duração
da atividade
Coloquem aqui, uma previsão do tempo em horas que
os alunos/usuários devem ficar envolvidos com as atividades do material que
vocês vão desenvolver.
Descrição
da apresentação da aplicação
Nesse momento vocês deverão pensar numa
situação que irá apresentar o conteúdo, descreva o funcionamento e ilustre com
figuras como vocês desejam apresentar o conteúdo dentro do contexto/aplicação
escolhida no design no Flash, de modo
que o aluno fique motivado a desenvolver as atividades que serão apresentadas
nas planilhas seguintes.
Descrição
dos exemplos
Descrevam e ilustrem com figuras como vocês desejam
apresentar exemplos do tópico do conteúdo
dentro do contexto/aplicação escolhida no design, com possibilidade de
interação no Flash.
Descrição
dos exercícios
Descrevam e ilustrem com figuras como vocês desejam
apresentar exercícios
do tópico do conteúdo dentro do contexto/aplicação escolhida no design,
com possibilidade de interação no Flash.
Descrição
da atividade investigativa
Descrevam e ilustrem com figuras como vocês desejam
apresentar a atividade investigativa do tópico
do conteúdo dentro do contexto/aplicação escolhida no design, com possibilidade
de interação no Flash.
Descrição
da apresentação da autoria
Descrevam e ilustrem com figuras como desejam apresentar
os créditos de seu trabalho onde devem aparecer os
nomes, as fotos (caso queiram colocá-las), suas instituições, bem como a forma de
citar os nomes das pessoas que porventura irão auxiliar vocês até que a tarefa
de implementação seja finalizada, caso necessitem auxílio seja de algum
professor ou tutor voluntário deste curso ou de outra pessoa do seu convívio,
que vocês possam envolver para executar o planejamento, mesmo que estas não
façam parte do curso.
Salve o arquivo nomeando-o da seguinte forma: Flash5_roteiro_SeuLogin.doc.
·
Aplicação;
·
Exemplos;
·
Exercícios;
·
Investigação;
·
Créditos/Autoria;
Sigam rigorosamente a descrição da apresentação da
aplicação, a descrição dos exemplos, a descrição dos exercícios e a descrição
da apresentação da autoria conforme constam no roteiro para implementar o material
virtual interativo para o ensino da matemática com Flash.
Salve o arquivo nomeando-o da seguinte forma: Flash5_SeuLogin.fla.
Após concluir e testar o material com uma turma de
alunos, faça um Tutorial para o Professor com um editor de textos (Word ou
similar) destinado a professores para que estes possam utilizar o material que
vocês construíram mostrando tela por tela e explicando o que deve ser feito em
cada uma das planilhas e como a aula pode ser desenvolvida, sugerindo o que
pode ser feito antes, durante e depois de utilizar o material com os alunos.
Conteúdo do Tutorial para o Professor
O Tutorial para o Professor, como atividade deste
curso, deve conter pelo menos os seguintes itens:
·
Nome do Autor;
·
Nome da
instituição, município e unidade federativa;
·
Usuários para
os quais o material é destinado;
·
Conteúdo e
tópico de matemática envolvido;
·
Nome do
material;
·
Contextualização
que o material apresenta;
·
Objetivo(s);
·
Pré-requisitos;
·
Duração;
·
Descrição do
funcionamento de cada planilha precedida pela imagem da captura da tela da
referida planilha;
·
Sugestões
sobre o que fazer antes, durante e depois da atividade computacional.
Formato do documento para entrega da tarefa: salve
o arquivo nomeando-o da seguinte forma: Flash 5_guia_SeuLogin.doc.
Ao concluir os itens de
Todos os cursistas deverão enviar a atividade mesmo
que esta tenha sido feito
Procure fazer um trabalho que sirva para ser
utilizado por outros professores e ser submetido para avaliação da equipe ao
Banco Internacional de Objetos Educacionais para ser publicado neste espaço ou
divulgado pelo meio que vocês escolherem, por exemplo, no LVM da UNIJUÍ. Façam
a vossa parte para melhorar o ensino da matemática do nosso país. Pelo menos
teremos alunos mais interessados em aprender matemática. Isto será um avanço
para prosseguirmos em direção a outros. Temos que ter o direito de aprender a
dar o primeiro passo para avançar e dar o próximo passo em direção à melhoria
da qualidade da educação.
Esta
tarefa pode ser realizada individualmente
ou em grupo com no máximo 4
componentes.
Trabalho individual
O
trabalho individual é aconselhado para professores de matemática com bons
conhecimentos de informática ou para um profissional da área de informativa com
bons conhecimentos em matemática e com experiência na área pedagógica.
Trabalho em grupo
No caso
de trabalho em grupo, cada cursista deve optar pela formação deste grupo dentre
as seguintes mostradas abaixo.
·
Organizar o grupo com elementos da sua instituição com ou sem vaga na
atual oferta do curso.
·
Postar
uma chamada de candidatos para formar um grupo no fórum denominado “Fórum:
trabalho prático de elaboração de Material Virtual Interativo com Flash” o qual
se encontra dentro do curso. Neste caso quem fez a chamada deve
responsabilizar-se pela coordenação do grupo.
·
Responder
a uma chamada de candidatos para negociar formas de contatos com o coordenador
do grupo, o qual postou a referida chamada.
Material destinado às series finais do ensino fundamental ou ensino
médio
Caso o
trabalho envolva conteúdos de matemática destinados às series finais do Ensino
Fundamental ou Ensino Médio, o trabalho deve ser realizado com o envolvimento
de um professor de matemática, que trabalha com o conteúdo envolvido, seja ou
não aluno deste curso.
Material destinado às series iniciais do ensino fundamental
No caso
do material ser destinado às séries iniciais, aconselhamos que sejam envolvidos
profissionais com pelo menos uma das seguintes características: ser professor
de matemática, ser professor das séries iniciais com experiência na série ou
ciclo para o qual o material se destina.
Utilizem
os fóruns para colocar suas dificuldades. É possível anexar arquivos no fórum.
Outras informações úteis
Os
cursistas que estiverem inscritos com horários de atendimento em mais de
um dos tópicos relacionados com a elaboração de material devem optar por um destes para fazer a tarefa de produção
de material seguindo esta metodologia que consta na Apostila 5 - Flash.
O envio
definitivo do Design, Roteiro, Tutorial do Professor e o Material
interativo propriamente dito, deve ser realizada até última semana do curso.
Reúna
todos estes documentos numa única pasta e refaça a compactação com o nome
objeto_flash_SeuLogin.rar .