UNIVERSIDADE
REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO
DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA
UTILIZANDO A PLANILHA ELETRÔNICA CALC
NA PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO
BÁSICA: Trabalho Prático de Elaboração de Material Virtual Interativo para o
Ensino da Matemática com planilhas do Calc
Tânia
Michel Pereira
Juliane
Sbaraine Pereira Costa
Ijuí, outubro de 2010
Durante o
processo de elaboração de material virtual interativo para o ensino da
matemática com planilhas do Calc, para este curso, devem ser produzidos e
apresentados os seguintes documentos com os respectivos formatos:
Cada um dos documentos
será descrito a seguir.
O design
pedagógico, como atividade deste curso, deve ter pelo menos os seguintes itens
e informações descritos a seguir.
1-
Definição dos usuários
Defina os usuários
indicando uma série do Ensino Fundamental ou Médio, um ciclo ou uma modalidade
(Educação de Jovens e Adultos...) para os quais o material poderá ser
útil. Exemplo: 9ª ano do ensino fundamental.
2-
Escolha do tópico de um conteúdo de matemática
Escolha um tópico de algum conteúdo de
matemática adequado para os usuários escolhidos. Exemplo: Operações com
Radicais.
3-
Escolha de uma Aplicação
Procure
encontrar várias aplicações deste conteúdo que possam ser entendidas pelos
usuários definidos no item 1, através de pesquisa em livros didáticos, pela
internet e/ou através de entrevista com profissionais que utilizam o referido
conteúdo. Escolha uma das aplicações que melhor se adapta aos usuários
definidos no item 1, para contextualização do conteúdo a partir do estudo do
conteúdo que será introduzido e/ou motivado ou reinicie esta atividade a partir
do item 1 ou 2 no caso de não encontrar uma aplicação adequada para o conteúdo.
4-
Definição do objetivo
Decida para
qual situação poderá servir o material interativo a ser desenvolvido: escolha um ou mais itens entre os citados a
seguir:
·
Introduzir
o conteúdo;
·
Aprofundar
o conteúdo;
·
Revisar
o conteúdo;
·
Reforçar
o conteúdo;
·
Fixar
o conteúdo.
5-Pré-requisitos
Verifique
quais são os pré-requisitos que os alunos devem ter, caso seja necessário que o
aluno/usuário conheça antes de utilizar o material a ser construído.
6-Descrição
geral do material
Faça uma
descrição geral do layout e do funcionamento do material com relação ao que
será mostrado ao aluno, o que este deve fazer enquanto usuário e aprendiz de um
conteúdo de matemática que, para este curso, devem conter pelo menos quatro
partes distintas que são: aplicação que
não precisa ser interativa; exemplos,
onde o aluno possa colocar dados e o computador mostra os resultados e/ou o
desenvolvimento; exercícios onde o
computador pergunta e o aluno responde e uma atividade de investigação onde o aluno deve “descobrir” alguma propriedade,
alguma fórmula ou um procedimento.
O documento
deverá ser salvo com a seguinte denominação: Calc3_design_SeuLogin.doc onde
SeuLogin deve ser o login do coordenador do grupo, necessariamente aluno deste
curso.
Desenvolva,
num editor de textos, uma descrição com todos os detalhes para cada uma das partes
indicadas neste roteiro para a construção do material, considerando a
utilização deste com alunos durante uma ou duas horas de aulas desenvolvidas
num Laboratório de Informática Educativa.
Nome dos Autores
Nomes completos
de todos os envolvidos na elaboração do material.
Nome
da(s) instituição (ões) dos autores
Nome completo da
escola/NTE ou outra instituição relacionada com ensino onde vocês trabalham.
Usuários
Descrição
dos usuários conforme definido no design.
Conteúdo de matemática
Conteúdo e/ou
tópico escolhido no design.
Nome do material
É preciso
dar um nome para o material de modo que este seja atraente e que dê uma ideia
da aplicação utilizada e/ou conteúdo/tópico de matemática envolvido no mesmo e
para que possa ser referenciado em publicações diversas.
Contextualização
Coloquem aqui
a aplicação escolhida no design.
Objetivo
Objetivo do
material conforme definido no design.
Duração da atividade
Coloquem
aqui, uma previsão do tempo em horas que os alunos/usuários devem ficar
envolvidos com as atividades do material que vocês vão desenvolver.
Descrição da apresentação da
aplicação
Nesse
momento vocês deverão pensar numa situação que irá apresentar o conteúdo, descreva
o funcionamento e ilustre com figuras como vocês desejam apresentar o conteúdo
dentro do contexto/aplicação escolhida no
design, de modo que o aluno fique motivado a desenvolver as atividades que
serão apresentadas nas planilhas seguintes.
Descrição dos exemplos
Descrevam e
ilustrem com figuras como você deseja apresentar exemplos
do tópico conteúdo dentro do contexto/aplicação escolhida no design, com
possibilidade de interação nas planilhas eletrônicas do Calc.
Descrição dos exercícios
Descreva e
ilustre com figuras como você deseja apresentar exercícios do tópico do conteúdo dentro do contexto/aplicação
escolhida no design, com possibilidade de interação nas planilhas eletrônicas
do Calc.
Descrição da atividade investigativa
Descreva e
ilustre com figuras como você deseja apresentar a atividade
investigativa do tópico do conteúdo dentro do contexto/aplicação
escolhida no design, com possibilidade de interação nas planilhas eletrônicas
do Calc.
Descrição da apresentação da autoria
Descreva e
ilustre com figuras como serão apresentadas os créditos de seu trabalho onde
devem aparecer os nomes, as fotos (caso queiram
colocá-las), suas instituições, bem como a forma de citar os nomes das pessoas
que porventura irão auxiliar você até que a tarefa de implementação seja
finalizada, caso necessitem auxílio seja de algum professor ou tutor voluntário
deste curso ou de outra pessoa do seu convívio, que vocês possam envolver para executar
o planejamento, mesmo que estas não façam parte do curso.
Salve o arquivo
nomeando-o da seguinte forma: Calc3_roteiro_SeuLogin.doc.
·
Aplicação;
·
Exemplos;
·
Exercícios;
·
Investigação;
·
Créditos/Autoria;
Siga rigorosamente
a descrição da apresentação da aplicação, a descrição dos exemplos, a descrição
dos exercícios e a descrição da apresentação da autoria conforme consta no
roteiro para implementar o material virtual interativo para o ensino da
matemática com planilhas do Calc .
Salve o arquivo
nomeando-o da seguinte forma: Calc3_SeuLogin.xls.
Após
concluir e testar o material com uma turma de alunos faça um Tutorial para o
Professor com um editor de textos (Microsoft® Word® ou similar) destinado a
professores para que estes possam utilizar o material construído. No tutorial
deve ser mostrado tela por tela e explicando o que deve ser feito em cada uma
das planilhas e como a aula pode ser desenvolvida, sugerindo o que pode ser
feito antes, durante e depois de utilizar o material com os alunos.
Conteúdo
do Tutorial para o Professor
O Tutorial
para o Professor, como atividade deste curso, deve conter pelo menos os
seguintes itens:
·
Nome
do Autor;
·
Nome
da instituição, município e unidade federativa;
·
Usuários
para os quais o material é destinado;
·
Conteúdo
e tópico de matemática envolvido;
·
Nome
do material;
·
Contextualização
que o material apresenta;
·
Objetivo(s);
·
Pré-requisitos;
·
Duração;
·
Descrição
do funcionamento de cada planilha precedida pela imagem da captura da tela da
referida planilha;
·
Sugestões
sobre o que fazer antes, durante e depois da atividade computacional.
Formato do documento
para entrega da tarefa: salve o arquivo nomeando-o da seguinte forma: Calc3_guia_SeuLogin.doc.
Ao concluir
os itens de
Todos os
cursistas deverão enviar a atividade mesmo que esta tenha sido feito
Procure fazer
um trabalho que sirva para ser utilizado por outros professores e que possa ser
submetido para avaliação da equipe ao Banco Internacional de Objetos
Educacionais para ser publicado neste espaço ou divulgado pelo meio que vocês
escolherem, por exemplo, no LVM da UNIJUÍ.
Esta tarefa pode
ser realizada individualmente ou em grupo com no máximo 4 componentes.
Trabalho individual
O trabalho individual
é aconselhado para professores de matemática com bons conhecimentos de
informática ou para um profissional da área de informativa com bons
conhecimentos em matemática e com experiência na área pedagógica.
Trabalho em grupo
No caso de
trabalho em grupo, cada cursista deve optar pela formação deste grupo dentre as
seguintes mostradas abaixo.
·
Organizar o grupo com elementos da sua instituição
com ou sem vaga na atual oferta do curso.
·
Postar uma chamada de candidatos para formar um grupo no fórum
denominado “Fórum: trabalho prático de elaboração de Material Virtual
Interativo com Calc” o qual se encontra dentro do curso. Neste caso quem fez a
chamada deve responsabilizar-se pela coordenação do grupo.
·
Responder a uma chamada de candidatos para negociar formas de
contatos com o coordenador do grupo, o qual postou a referida chamada.
Material destinado às series finais do ensino fundamental ou ensino
médio
Caso o
trabalho envolva conteúdos de matemática destinados às series finais do Ensino
Fundamental ou Ensino Médio, o trabalho deve ser realizado com o envolvimento
de um professor de matemática, que trabalha com o conteúdo envolvido, seja ou
não aluno deste curso.
Material destinado às series iniciais do ensino fundamental
No caso do
material ser destinado às séries iniciais, aconselhamos que sejam envolvidos
profissionais com pelo menos uma das seguintes características: ser professor
de matemática, ser professor das séries iniciais com experiência na série ou
ciclo para o qual o material se destina.
Utilizem os
fóruns para colocar suas dificuldades. É possível anexar arquivos no fórum.