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Universidade
Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de
Tecnologia Educacional/Ijuí |
NTE/Ijuí |
Curso: Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da
Matemática na Educação Básica
O Uso Pedagógico dos Materiais do Banco Internacional
de Objetos Educacionais do Ensino da Matemática na Educação Básica
Juliane Sbaraine Pereira Costa
Tânia Michel Pereira
Ijuí, abril de 2011
Nesta apostila o enfoque está relacionado com materiais
classificados, no BIOE, como hipertextos na área de matemática, para as séries
finais do ensino fundamental e para o ensino médio. É importante entrar no endereço eletrônico de
cada recurso deste tipo antes de baixá-lo, pois nos endereços indicados podem
ser encontrados outros materiais similares. Será mostrado o layout de cada um, brevemente
especificado sobre o que tratam, como funcionam e para que finalidade podem ser
utilizados. Constam nesta apostila os softwares disponíveis em 14/11/2011.
Ensino Fundamental – Anos finais
Para acessar os recursos do tipo hipertextos na área de matemática,
para as séries finais do ensino fundamental você pode seguir o caminho abaixo:
1 – entre no endereço http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/;
5 – escolha ;
Após estes passos aparecerá
um quadro com os títulos disponíveis.
A seguir será mostrado o
endereço e os dados de cada um destes recursos e as principais informações que
podem ajudar na identificação de materiais do seu interesse.
Círculos,
polígonos e razão diatônica
O objetivo deste recurso
é mostrar através de animações como os teoremas são construídos
Apresenta definição
sobre escala diatônica e explica seus teoremas com cada demonstração. O aluno é
convidado a aplicar os conhecimentos adquiridos em uma animação que apresenta
uma demonstração como os teoremas são construídos. Endereço do material:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15675
Geometria
linear
Está em língua espanhola.
O endereço das informações sobre o recurso estão no endereço:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10465.
Neste recurso é mostrado
o conteúdo acompanhado de exercícios que podem ser resolvidos diretamente na
página. Os conteúdos envolvidos são: noções de ponto, reta, curva,
segmento reta, ângulos (reto, agudo, obtuso), ângulos consecutivos, adjacentes,
complementares. Para analisar o material entre no endereço eletrônico para
acesso direto ao material: http://www.aplicaciones.info/decimales/geoeleme.htm
Mesmo sendo em espanhol é possível planejar aulas a partir
deste material.
Geografia e medidas
Este recurso está em português e seus metadados podem ser encontrados
diretamente no endereço
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15717.
Apresenta uma sugestão de atividade para o professor
realizar com os seus alunos, que consiste em criar um mapa de uma praça
respeitando as dimensões de todos os elementos presentes no local. O objeto
contém um trecho de um vídeo da Coleção Tv Escola com duração de 2 min e 03
segundos Observação: Para utilizar este recurso é necessário que esteja
instalado no computador o plugin Adobe flash-player atualizado.
Polígonos equidecomponíveis
Este recurso está em português e seus metadados podem ser encontrados
diretamente no endereço
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7905.
Disponível em
24/05/09
Apresenta explicações sobre polígonos equidecomponíveis, ou
seja, polígonos que podem ser decompostos igualmente. Dinamicamente, é possível observar o processo
de decomposição de polígonos. O objetivo
é mostrar a possibilidade de se decompor um polígono de modo a compor
outro. Vale a pena olhar a fonte destes recursos http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_diversas_geometria.php
Teorema de Pitágoras
Este recurso está em português e seus metadados podem ser encontrados
diretamente no endereço
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14127.
Apresenta breve introdução teórica sobre o Teorema de
Pitágoras. O recurso propõe uma demonstração prática com quebra-cabeças que
devem ser impressos e recortados para o aluno fixar os conceitos mostrados
Ensino
Médio
Para acessar os recursos do tipo hipertextos na área de matemática,
para o ensino médio, você pode seguir o caminho abaixo:
1 – entre no endereço http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/;
2 – clique em ;
3 – escolha ;
4 – escolha ;
O quadro com os títulos
disponíveis em 14/04/2011 segue abaixo:
Seguem algumas
informações que podem ajudar na identificação de materiais do seu interesse.
Geometria
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10396
Salve o
arquivo e descompacte-o. Após a descompactação abra a pasta geometria, dentro
desta você irá encontrar uma página com nome de geometria. Crie um atalho para
esta página, pois esta é a página inicial do hipertexto.
O layout da
página aparece na figura abaixo. A partir desta página pode-se obter a parte
teórica da geometria plana.
Geometria dos canudos
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10314
O hipertexto
explica como se monta poliedros utilizando canudos e faz alguns esclarecimentos
a respeito do conteúdo referente a poliedros.
O layout da
página aparece na figura abaixo.
Geometria da posição http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10483
Apresenta um hipertexto sobre Geometria da Posição
(Geometria Espacial)
Objetivo: Tornar compreensivo em uma linguagem simples às
definições que estão inseridas na Geometria Espacial
Poligonos equidecomponiveis
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7905
Este recurso é o mesmo apresentado na listagem do ensino
fundamental. Sugerimos que seja acessado o endereço
http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_diversas_geometria.php
, pois neste local, além do referido recurso, encontram-se outras
atividades relacionados com geometria plana e espacial que podem ser utilizados
na educação básica.
Coordenadas
no Plano
Apresenta brevemente a
definição de plano cartesiano, ou seja, um plano munido de um sistema de
coordenadas, utilizando exemplos de situações do nosso cotidiano. O texto
começa apresentando a ideia de localizar posições utilizando os números,
através de exemplos de situações da nossa vida, como localizar uma cidade no
mapa. Em seguida, apresenta a ideia do matemático francês René Descartes em
determinar posições utilizando as retas, escolhidas como referência.
Usualmente, uma dessas retas é horizontal (eixo das abscissas) e a outra é
vertical (eixo das ordenadas).
Endereço
do recurso: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16161
Distância
entre dois pontos do plano
Apresentar
o cálculo da distância entre dois pontos de um plano, que é sempre positiva e
tem a propriedade de que a distância de um ponto A até um ponto B é idêntica à
distância do ponto B até o ponto A.
O texto inicia
apresentando a representação e a definição da distância entre dois pontos. Em
seguida é apresentado um exercício para que o aluno possa fixar melhor o
conteúdo transmitido. Por último, é proposto um desafio em que a definição de
distância entre dois pontos do plano deve ser aplicada.
Endereço do recurso:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16143
Função
afim
O texto apresenta uma
introdução à função afim, através de aplicação de exemplos e exercícios para
uma melhor fixação do conteúdo. Inicia com um problema envolvendo tabela e
equações. Também são trabalhados exemplos com funções representadas por meio de
um gráfico no plano cartesiano.
Endereço do recurso:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16165
Funções
quadráticas
O texto apresenta,
através de um problema envolvendo um grupo de amigos, uma motivação para o
estudo das funções quadráticas.
Endereço do recurso:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16166
Raízes
de uma equação quadrática e números complexos
O texto inicia mostrando
como podemos calcular, através de fórmula padrão a(x-h)²+k, as raízes de uma
equação do segundo grau a partir dos coeficientes a, h e k. Além disso, mostra
que essas raízes podem ser de três tipos diferentes, determinados pelo sinal da
expressão b²-4ac. Em seguida, apresenta como obter uma relação simples entre os
coeficientes a, b e c de uma equação do segundo grau e suas raízes, além de
como é obtida a forma Soma-Produto da equação do segundo grau. São sugeridos
diversos exercícios no decorrer do texto para uma melhor compreensão e fixação
do conteúdo.
Endereço do recurso:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16113
Seções
Cônicas
O texto apresenta as
cônicas obtidas através da interseção de um cone e um plano inclinado, como a
elipse (cone interceptado por um plano inclinado em relação à base do cone, de
tal maneira a produzir como resultado apenas uma curva fechada), a hipérbole
(cone interceptado por um plano inclinado em relação à base do cone, de tal
maneira a produzir duas curvas abertas) e a parábola (cone interceptado por um
plano inclinado em relação à base do cone, de tal maneira a produzir apenas uma
curva aberta).
Endereço do recurso: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16158
Sólidos
geométricos
O hipertexto apresenta
os sólidos de forma específica e diferenciada. Além disso, demonstra tipos de
poliedros como forma de animação o que facilita a visualização dos objetos Observação:
Para a utilização da mídia é necessário descompactar o arquivo
SolidosGeometricos.zip
Endereço do recurso: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16565
Tipos
especiais de funções
O
texto inicia apresentando um tipo especial de função, a função injetiva,
através de sua definição, exemplos e da utilização de diagramas, que fornecem
uma melhor visualização do conteúdo que está sendo apresentado. Logo após,
apresenta as funções sobrejetiva e bijetiva, encerrando com um desafio.
Endereço do recurso: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16110
Transformações
e gráficos de funções: Reflexões
O texto apresenta
quadros constituídos por três funções, de modo que o aluno possa alterar o
valor da constante c e observar a transformação geométrica resultante.
Endereço do recurso: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16164
Tarefa 3 – BIOE
Após ler
toda a apostila faça o seguinte:
1) Acesse
pelo menos um dos recursos na forma de hipertexto entre os apresentados nesta
apostila ou outro que está disponibilizado no BIOE;
2) Elabore
um planejamento para uma hora de aula, para ser desenvolvido num LIE –
Laboratório de Informática Educativa para o software que você escolheu. Se você
não tem turmas de matemática neste semestre, ou nem um dos hipertextos
apresenta conteúdo compatível com os quais você está trabalhando você não
precisa aplicar o planejamento.
3) Faça um
texto registrando a sua impressão sobre os hipertextos de matemática do BIOE
mostrados nesta apostila e outros com destaque aquele que você escolheu para
acessar;
4) Coloque
num único arquivo no formato doc o planejamento da aula, conforme item 2 e o
seu texto, conforme item 3 e faça o
envio pelo ambiente no espaço da Tarefa 3 – BIOE.