|
Universidade
Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de
Tecnologia Educacional/Ijuí |
NTE/Ijuí |
Curso: Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da
Matemática na Educação Básica
O Uso Pedagógico dos Materiais do Banco Internacional
de Objetos Educacionais do Ensino da Matemática na Educação Básica
Eliane dos Reis Dias
Juliane Sbaraine Pereira Costa
Tânia Michel Pereira
Ijuí, abril de 2011
Sumário
Apresentação................................................................................................................................... 3
Missão............................................................................................................................................. 3
Política do Acervo........................................................................................................................... 4
Colaboração..................................................................................................................................... 5
Localização dos objetos educacionais............................................................................................. 6
Atividades
para exploração e tarefas para entrega........................................................................ 12
BANCO
INTERNACIONAL DE OBJETOS
Este
trabalho foi elaborado com a finalidade de introduzir o tópico “O uso
pedagógico dos materiais do Banco Internacional de Objetos Educacionais no
ensino da matemática na educação básica” no curso: Materiais Virtuais
Interativos para o Ensino da Matemática na Educação Básica. Para isto foram
selecionadas algumas informações consideradas importantes entre as encontradas
no endereço http://objetoseducacionais2.mec.gov.br para: obter uma visão geral do que é este banco; saber
qual a sua missão; qual a política de acervo; como colaborar com o banco e como
encontrar os objetos educacionais para serem utilizados como recursos
pedagógicos nas aulas de matemática.
O Banco Internacional de Objetos Educacionais é um repositório
criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em parceria com o
Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais
Educacionais - RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI e outros.
Esse Banco Internacional tem o propósito de manter e compartilhar recursos
educacionais digitais de livre acesso, mais elaborados e em diferentes formatos
- como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional - além de
imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da
comunidade educacional local, respeitando-se as diferenças de língua e culturas
regionais. Este repositório está integrado ao Portal do Professor, também do
Ministério da Educação.
Espera-se ainda com este repositório estimular e apoiar
experiências individuais dos diversos países, ao mesmo tempo
que se promove um nivelamento de forma democrática e participativa.
Assim, países que já avançaram significativamente no campo do uso das
tecnologias na educação poderão ajudar outros a atingirem o seu nível.
Uma vez que este repositório conta com recursos de diferentes
países e línguas, professores de qualquer parte do mundo poderão acessar os
recursos em sua língua materna, traduzir os que estão em outra língua, assim
como publicar as suas produções em um processo colaborativo.
Os materiais publicados neste espaço estão disponíveis para os
gestores de políticas educacionais locais, gestores escolares, gestores de
repositórios educacionais, bem como os professores da Educação Básica,
Profissional e Superior, além dos produtores de recursos pedagógicos digitais,
pesquisadores e da população em geral.
O acervo disponível para consulta neste endereço eletrônico http://objetoseducacionais2.mec.gov.br é composto de recursos que se
encontram em domínio público ou que contam com a devida licença por parte dos
titulares dos direitos autorais para visualização, cópia, distribuição ou
tradução - para os que possuem os fontes disponíveis.
Essa licença é em caráter parcial, gratuito e não exclusivo. Assim, o autor
continuará a utilizar suas produções como desejar, podendo inclusive
negociá-las comercialmente, uma vez que não é dado ao Ministério da Educação o
direito exclusivo de utilizar e explorar as obras cedidas. É vedado ao usuário
do Banco Internacional a utilização dos recursos digitais encontrados nesse
endereço para fins lucrativos. Reiteramos a nossa política de uso estritamente
educacional dos recursos cedidos.
O Banco Internacional de Objetos Educacionais tem envidado
esforços para que nenhum direito autoral seja violado. Contudo, caso seja
encontrado algum arquivo que, por qualquer motivo, esteja violando direitos
autorais de versão, tradução, exibição ou quaisquer outros, informe a equipe do
Repositório para que a situação seja imediatamente regularizada.
Você pode colaborar com o Banco Internacional de Objetos
Educacionais:
Enviando os recursos sobre os quais possua a titularidade dos
direitos autorais:
podem ser enviados via CD-ROM, DVD, entre outros meios - pelo correio ou
entregue pessoalmente no endereço:
Ministério da Educação
Secretaria de Educação a Distância
Departamento de Produção e Capacitação
de Programas em EAD
Esplanada dos Ministérios - Bloco L -
Edf° Sede - Sobreloja - Sala 103 - CEP: 70047-900 - Brasília - DF
Além dos recursos, também deverá ser enviado o termo de cessão
assinado com a relação anexa dos títulos e formatos cedidos. Solicite o
documento pelo email do repositório.
Ao entrar no endereço
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ aparecerá à página inicial conforme mostrado a seguir. É
importante que você entre no endereço e navegue pelo menos nos locais mostrados
nas figuras abaixo.
Não é necessário
Cadastrar-se no Banco para fazer consultas e recuperar objetos educacionais.
Utilizando o Menu lateral podemos selecionar o objeto por nível de
ensino,assunto, título , autor, tema, data.
O
site ainda possui em sua página inicial:
No menu que fica na parte interior da página inicial encontram-se
os links para missão, política, colaboração, comitê editorial, manuais BIOE e
fale conosco. Missão, Política e colaboração constam na parte inicial da apostila.
Para maiores esclarecimentos sobre a navegação no BIOE, consulte o guia do endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/retrievefile/guia
1)
Acesse o endereço http://objetoseducacionais2.mec.gov.br e
escolha Ajuda do menu lateral. Entre as opões que aparecem, clique sobre o link
Encontrar
Objeto Educacional e leia
este tópico. Volte para a página inicial pela seta voltar do navegador.
2)
Selecione um objeto educacional de acordo com o
nível de ensino e tema que melhor atenda suas necessidades, no momento de
qualquer país, apresentado em português, que seja de matemática, do tipo
Animação/simulação. Para encontrar objetos com estas características organize a
ferramenta de busca do seguinte modo:
Atividade
para ser entregue
1) Teste
antecipadamente o material a ser utilizado no referido laboratório;
a. Elabore
um planejamento ou roteiro para utilização do objeto selecionado onde deve
constar:
- o endereço do objeto;
- nível de ensino, série, ano ou ciclo;
- momento do processo de ensino/aprendizagem que será utilizado este
material, ou seja, para introduzir conteúdo, para reforçar ou verificar
aprendizagem; objetivos da aula;
- maneira que pretende conduzir a aula;
- o que os alunos levarão para o laboratório (caderno, lista de
atividades a serem realizadas, calculadora,...).
b. Caso você
consiga aplicar o planejamento, registre os pontos positivos e negativos que
encontrou ao aplicar o objeto educacional, deixando inclusive, sugestões para
enriquecimento do objeto, se for o caso. Caso não seja possível a aplicação
neste período, registre de acordo com sua experiência quais são suas
expectativas quanto ao uso do mesmo e/ou dúvidas que o deixem inseguro quanto a utilização – enumerando-as;
2) Leia o
material disponibilizado: “Manual de Procedimentos - Normas e Procedimentos
para Validação de Obras Intelectuais.”
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/retrievefile/procedimentos e
escreva sua impressão sobre o que considerou mais interessante sobre questões
de direitos autorais.
3) Dê sua
opinião sobre este módulo; avalie quanto a material, aplicabilidade, clareza
quanto a situações propostas, e solução de dúvidas, etc.
No link
Tarefa 1 – BIOE, no ambiente interno do curso, você deve enviar um único
arquivo no formato doc, com o seguinte conteúdo: planejamento da aula conforme
atividade 1 item a e b; texto referente atividade 2 e
texto referente a atividade 3.