Atividade para o dia 08/08/2005 


1)Abra o programa Internet Explorer clicando no ícone ;
 
2)Na barra de endereços do internet explorer aberto digite: 

3)Responda a seguinte pergunta através de uma mensagem no ambiente AMEM

O curso “O uso da informática no Ensino da Matemática na Educação Básica” está proporcionando alguma mudança em você? (A mudança se refere a mudança de opinião sobre o uso ou possibilidade de uso; perda, redução ou aumento do medo ou insegurança de usar...) ?
Envie a resposta individualmente para a professora Tânia ( login tmichel).

4) Feche o programa Internet Explorer.
5)Clique em   Iniciar => Programas => Matemática => Cabri Geométre II.

6)Vamos construir polígonos regulares de 3 a 14 lados numa única vez utilizando os seguintes passos: 

a)mostrar eixos do menu do último botão do cabri II.

b)Definir grade também do último botão. Após ativar Definir Grade, é preciso clicar sobre uma das marcas de medida de unidades de um dos eixo.

c) Ative o 2º botão e escolha Ponto sobre Objeto e coloque o ponto A no III quadrante, sobre um pondo da grade.
d)Faça uma reta paralela ao eixo x, passando por A. Para tal escolha o 5 º botão e ative Reta Paralela , clique sobre o ponto A e no eixo x.

e)Faça um segmento sobre a reta, iniciando 3 unidades após o ponto A, da esquerda para direita, e com final 15 unidades após o ponto A.

f)Esconda as extremidades do segmento, esconda também a reta ativando Esconder/Mostrar do último botão.

g)Coloque um Ponto sobre  a grade que pertence ao segmento  construído no item anterior,  para que este ponto “pule“ de um em um. 

h)Ative o Ponteiro do primeiro botão e mova o último ponto para conferir se anda sobre  a grade. Caso contrario elimine-o e recoloque-o sobre a grade que fina debaixo do segmento. 

i) Nomeie o último ponto de Arraste utilizando Rótulo do penúltimo botão.

j)Coloque a distância do ponto A até o ponto Arraste, utilizando Distância e Comprimento do 3º botão da direita para esquerda.

l) Ative o Ponteiro do primeiro botão, clique sobre a medida e arraste esta medida para uma extremidade superior da tela do Cabri. 
m)Construa uma circunferência a qual será utilizada para construção dos polígonos inscritos. Ative Circunferência do 4º botão.

n)Coloque a medida do comprimento da circunferência, utilizando Distância e Comprimento do 3º botão da direita para esquerda.

o) Ative o Ponteiro do primeiro botão, e mova o botão Arraste até que a medida deste até o ponto A seja 15 cm.

p)Faça um segmento de comprimento 1 cm. Coloque a medida do comprimento do mesmo.

q)Abra a calculadora do terceiro botão da direita para a esquerda. Clique na medida do ponto A até o ponto Arraste, clique na 
barra de divisão em seguida na medida 1cm do ultimo segmento construído. Clique duas vezes no sinal de igualdade da calculadora e leve o número obtido para a parte inferior do primeiro segmento construído. 

r) Ative o Ponteiro do primeiro botão clique no último resultado e substitua a palavra resultado por “Número de lados“.

s)Ative novamente a calculadora, clique no comprimento da circunferência e divida pelo  número de lados, clicando neste e não digitando este. Clique duas vezes no sinal de igualdade da calculadora e mova o resultado para perto da circunferência. Substitua a palavra Resultado por Comprimento do Arco.

t)Coloque um ponto sobre a circunferência a través da opção Ponto sobre Objeto do segundo botão. 

u) Escolha Transferência de Medida do 5º botão.

v)Clique no comprimento do arco, na circunferência longe do ponto, em seguida no último ponto sobre a circunferência. Repita este procedimento até que se complete os 15 pontos cobre a circunferência, sempre utilizando o ponto que apareceu por último sem repetir nenhum ponto utilizado anteriormente.

x) Inicie a construção de 14 triângulos iniciando pelo primeiro ponto colocado sobre a circunferência. O último não deve ter lado em comum com o primeiro. 

z) Coloque a medida de um raio, um lado do polígono, e os ângulos internos de um dos triângulos. Pinte os 14 triângulos. Esconda os objetos desnecessário. 

w) Experimente mover o ponto Arraste sobre o segmento e explique porque está funcionando ou porque não está funcionando. 

 Salve este arquivo no disquete com o nome poligono.



Código da uma página escrita em HTML, que chama o arquivo do Cabri-Gèométre II  poligono.fig e o arquivo CabriJava.jar. Este último sempre devera acompanhar o arquivo da figura construída no Cabri II.


1º)Copie o código do quadro abaixo utilizando o bloco de notas, que está no seguinte endereço: -> Programas -> Acessórios -> bloco de notas

2º)Após a digitação, salve este código do seguinte modo: 
Clique em Arquivo -> Salvar como do bloco de notas e aparecerá uma janela conforme figura a seguir. Siga os passos conforme mostrado nesta figura.


3º) Clique em depois em    ,     em         e em 
aguarde para ver a figura abre e se o ponto indicado pode ser movido.

7)Construa as seguintes figuras:

a)Um triângulo retângulo com as medidas dos lados e dos ângulos internos cujos lados podem ser alterados, sem que deixe de ser triângulo retângulo. Anote os passos que você seguiu.

b) Um retângulo cujos lados podem ser alterados, sem que este deixe de ser  retângulo. Coloque as medidas dos lados, do perímetro e da área. Anote os passos que você seguiu.

c) Um triângulo eqüilátero em que os lados podem ser alterados sem deixar de ser eqüilátero. Coloque a medida dos lados, dos ângulos da altura e dos lados. Anote os passos que você seguiu. 

Sugestão: ponto A no plano; reta r passando pelo ponto A e paralela ao eixo x; segmento a partir de A e sobre a reta r; círculo com centro numa extremidade e raio até a outra extremidade; outro círculo com centro na outra extremidade e raio até a primeira extremidade ; triângulo com extremidades do segmento e uma intersecção das circunferências).

d)Construa um triângulo qualquer e coloque as três alturas. Coloque as medidas dos lados e das alturas. Encontre a área de 5 modos diferentes. Utilize cada uma das alturas, a fórmula de Heron e a área dada pelo próprio programa.

f) Uma casa com portas e janelas que pode ser ampliada e reduzida. Considere uma casa que tenha as dimensões da casa desenhada, considerando uma escala de 1/100, e calcule a área das paredes externas, do telhado. Anote os passos da construção e a listagem dos conceitos de geometria utilizados

g) Construa figuras espaciais: cubo, paralelepípedos...

8) Para atividade a distância do dia 15/08/2005 faça o seguinte:

a)Construa um objeto “complexo” que pode ser ampliado ou reduzido mantendo a razão entre as dimensões. 

b)Reproduza a figura através da translação um vetor ou por cópia e colar. 

c)Anote os passos da construção e os conceitos de geometria utilizados na construção.

d)Escreva em que a figura pronta pode ser utilizada no ensino da matemática. 

e)Grave a figura do Cabri em disquete para entregar dia 22/08.